Aquariofilia!

citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris

citação:Originalmente colocada por carrilhoni

citação:Originalmente colocada por Renas

Desde já agradeço as ajudas.

Mas tudo isto me parece confuso e caro.

1º O movel parece estar resolvido. Neste momento tenho um que parece aguentar o peso e estou a meio de uma compra de um próprio.

2º Já decidi que vou querer plantas naturais e adornos. Algumas artificiais talvez. Verifiquei que os preços dos adornos são absurdos. Alguém me pode ajudar?

3º Os peixes, verdadeira confusão. Alguém me pode dar uma dica para começar o que devo comprar? Poucos eu sei. Mas quais?

:)

A tua primeira preocupação é medires o pH da água á saida da torneira, e só aí decidires que tipos de peixes a colocar no Aqua.

Se por exemplo, a água tiver um pH ácido, o que gastas em paciência, tempo e €€€€ para a água ficar com um pH neutro, é complicado e anti-natura, logo a melhor opção é tratares de montar o Aqua a pensar em ciclideos africanos.

Se tiveres um pH neutro, mais ou menos 6.5/7 podes sempre fazer um comunitário, mas atenção ás necessidades dos peixes, não tentes juntar peixes de necessidades diferentes ( temperatura e pH ) e atenção se são compativeis.

Começa com espécies de fácil habituação e manutenção.

Quanto aos adornos artificiais, não os coloques, aposta em plantas e ou troncos e ou pedras, que não alterem o pH da água

Podes tirar duvidas aqui:

http://faq.thekrib.com/pt/

Cmpts
isso não é assim tão linear,por exemplo o PH da agua da torneira aqui nesta zona é de 7.5/8 o que éra exelente na altura que tinha o de agua salgada mas nem por isso tenho qualquer problema em ter peixes de agua doce acida,alias são todos os que tenho(todos da bacia amazonica) como ramirezis e tetras corydoras etc sem qq problema;),caso não saibas o aquario depois de ter atingido a "maturidade" a acção constante das bacterias nitrificantes utiliza procesos bio-quimicos que tendem a baixar o PH e o KH da agua,dai que por vezes se não houver o cuidado de mudas de agua com alguma frequencia o PH pode inclusivamente baixar bastante(demasiado).;)
alias basta ver a quantidade de pessoas que conheço aqui na margem sul que têm discos sem qq problema inclusive com desovas com PH entre os 6 e 6 e pouco,sem qq preocupação com o PH da agua da torneira das mudas.;)
eu por ex. na agua da torneira,só adiciono o aqua plus para neutralizar os metais pesados,de resto é direta e tenho um PH estavel de 6.6 e só não é mais baixo pq eu não quero.;)
por isso atenção aos conselhos que se dão pq apesar de neste caso eu compreenda que se queira alertar um principiante de alguns riscos,é preciso manter o rigor nas afirmações.:)

citação:agua doce acida,alias são todos os que tenho(todos da bacia amazonica) como ramirezis e tetras corydoras etc sem qq problema

O problema é eles não estarem nas condições ideais, tambem tenho por exemplo Guppies e Neóns e as necessidades, são diferentes, algum deles está menos bem

citação:alias basta ver a quantidade de pessoas que conheço aqui na margem sul que têm discos sem qq problema inclusive com desovas com PH entre os 6 e 6 e pouco,

Ideal para Discus;)

citação:eu por ex. na agua da torneira,só adiciono o aqua plus para neutralizar os metais pesados,de resto é direta e tenho um PH estavel de 6.6 e só não é mais baixo pq eu não quero.;)

Se não estão em excesso, tambem são muito uteis no Aqua;)

citação:por isso atenção aos conselhos que se dão pq apesar de neste caso eu compreenda que se queira alertar um principiante de alguns riscos,é preciso manter o rigor nas afirmações.:)

Aponta uma afirmação onde tenha sido incorrecto:)
incorreto só aqui:
Se por exemplo, a água tiver um pH ácido, o que gastas em paciência, tempo e €€€€ para a água ficar com um pH neutro, é complicado e anti-natura, logo a melhor opção é tratares de montar o Aqua a pensar em ciclideos africanos.

se tiver um aquario bem amadurecido,não vai gastar nem paciencia nem €€€ a tentar ter o PH acido,vai conseguir tê-lo naturalmente.;)
o problema é mesmo ter peixes de necessidades diferentes no mesmo aquario[xx(],o que leva a que alguns não estejam nas condições ideais.:(
os meus como se trata de um aquario de biotopo,estão na melhor das formas e crescem a ólhos vistos é rarissimo morrer-me um peixe.;)
té logo...lunch break.:D

Quando falei em pH ácido, é mesmo pH ácido, sim porque existem torneiras em alguns pontos do País em que o pH á saída é superior a 8

E quando assim é torna-se complicado fazer alterações de pH, mas não impossivel, mas complicado para quem se quer iniciar

Poderia ter falado no oposto, mas o corrente é os pH acidificados

Penso que não postei uma monumental asneira, e ando cá neste mundo sempre a aprender, pelo menos tento;)
só agora é que percebi,onde é que estavamos a discordar,é que onde falas em PH acido,eu estava a pensar em alcalino[8],lol.
realmente ai sim é mais dificil ao ter agua acida conseguir ter valores neutros ou alcalinas(por isso é que dizia que o contrario é facil).
mas penso que o renas o que quererá de inicio será peixes de facil manutenção e esses em geral já suportam algumas diferenças á sua agua ideal.;)
atenção quando falas nos ciclideos Africanos,esses precisam de agua muito alcalina,mais até que em agua salgada,valores perto de 9.[xx(]
tenho planos para montar um desses de 1.000lt e conto com a habital alcalinidade da agua nesta zona para dar uma ajuda,juntamente com uma decoração com o tipo de rocha ideal.:)
um abraço.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

A madeira pode ser de qualquer espécie? Troncos! :)

eu não aconselho nada troncos ainda para mais como 1ª experiencia.

adornos tb acho horrivel poe só coisas naturais como de 1 segmento de um rio se tratasse á vista e não com mergulhadores a fazerem bolhinhas e outras tretas[:o)]

faz o que disse o carrilhoni.

de qualquer modo com um aquario de 60cm eu colocava areiao com fartura e plantas naturais e um bom sistema de iluminação e um filtro que pode ate ser interior para um aquario dessas dimensões e peixes pequenos.

Filtro, iluminação e aquecimento pelo que percebi estou bem servido. Resta-me mesmo saber como deverei decorar. Não quero nada artificial. Mas os troncos que vi na loja eram caros. Pedras, idem. As plantas tem o problema do co2. [8)]
atenção se vais querer ter plantas naturais,tens que ter um numero muito reduzido de peixes;),pq para as plantas poderem vingar a agua terá que ter um bom nivel de CO2,o que só se consegue com a agua parada ou quase,pq todo e qq oxigenio injectado na agua(por pedras difusoras ou saidas de filtros etc)obrigará o CO2 a escapar-se para a atmosfera,mas como por sua vez os peixes respiram o oxigenio dissolvido na agua,este tanbem não póde estar num nivel muito baixo,dai que é sempre um equilibrio delicado.[xx(]

é esta a razão de quem quer á viva força usar plantas naturais,optar por um sistema de CO2,para estar sempre a compensar o que se escapa para a atmosfera.
outra coisa muito importante é a iluminação,mais importante que a quantidade é a qualidade da mesma,se usares lampadas com um tipo de espectro visivel pouco adequado,vais ter problemas,as plantas começam a definhar e as algas vão proliferar,por isso não é boa ideia ir ao continente comprar duas lampadas e já está,usar unicamente lampadas proprias para aquario e dentro destas escolher as que tem um espectro visivel que mais promova o crescimento,como a Flora-Glo por ex..

actualmente por varios motivos optei por não ter plantas naturais,mas escolhi uma nova geração de plantas artificiais feitas em seda que nada têm a ver com as antigas em plastico,têm um ar muito natural,as folhas são muito finas e até translucidas como as naturais e até ondulam com o movimentos da agua no aquario.:)
graças a isto posso ter num aquario pequeno um nr. muito razoavel de peixes com imensa oxigenação e se começarem a ficar sujas é só lavar e pronto.;)
como és principiante aconselhava-te a ponderar esta opção.:)
sempre que tenhas duvidas tenho o maior prazer em ajudar-te,coisa que ninguem fez por mim á mais de 15 anos atrás,fui aprendendo com os erros e fracassos.[8)]
grande abraço Renas.:)

ps-deixo aqui uma foto do aqua,acho que é dificil fazer muito melhor com um aqua tão pequeno(40cm).
lpolf3.jpg

Filtro, iluminação e aquecimento pelo que percebi estou bem servido. Resta-me mesmo saber como deverei decorar. Não quero nada artificial. Mas os troncos que vi na loja eram caros. Pedras, idem. As plantas tem o problema do co2. [8)]
atenção se vais querer ter plantas naturais,tens que ter um numero muito reduzido de peixes;),pq para as plantas poderem vingar a agua terá que ter um bom nivel de CO2,o que só se consegue com a agua parada ou quase,pq todo e qq oxigenio injectado na agua(por pedras difusoras ou saidas de filtros etc)obrigará o CO2 a escapar-se para a atmosfera,mas como por sua vez os peixes respiram o oxigenio dissolvido na agua,este tanbem não póde estar num nivel muito baixo,dai que é sempre um equilibrio delicado.[xx(]

é esta a razão de quem quer á viva força usar plantas naturais,optar por um sistema de CO2,para estar sempre a compensar o que se escapa para a atmosfera.

ps-deixo aqui uma foto do aqua,acho que é dificil fazer muito melhor com um aqua tão pequeno(50cm).
lpolf3.jpg

[/quote]

Carrilhoni permite-me uma critica pois já vi que tens peixes e até percebes do assunto.
Mas não concordo contigo nisso das plantas e da forma como está montado o aquario.
Isto é apenas a minha opiniao pessoal daquilo que sei por experiencia em aquarios.

Isso que falas do oxigenio é correctissimo:) mas na realidade é possivel e facil fazer sem plantas artificiais.

Eu tive aquario de 60cm com isso tudo claro que terei de ter peixes pequenos, isso do oxigennia a fazer bolhuinhas é disensavel basta a agua ser um pouco agitada á superficie com a saída do filtro.
O areao tem de ser bom e a iluminação tb e claro plantas acessiveis como o feto de java ou musco etc essas garanto-te que crescem

ps-deixo aqui uma foto do aqua,acho que é dificil fazer muito melhor com um aqua tão pequeno(50cm).
lpolf3.jpg

Eu vou te dizer isto pk sei pela maneira que falas que gostas batante de aquariofilia;)

Mas não gostei do teu aquario.
Acho que podes faze mto melhor esse aquario está mto artificial e mto aquario de "loja"
Acho que o encanto da aquariofilia não é só ter uns peixes mas sim criar um habitat enfim criar um segmento de um rio de 60cm ou 1.00 um seja o que for mas um rio.
Que a olhar parece o mais natural possivel:)

Como tal é bem decorado naturalmente para não se ver o vidro atraz nem o equipamento e plantas naturais claro com um areao diferente(esse é mto cascalho).

O objectivo é se tirar uma foto e a foto parecer mesmo um bocado d um rio.

acredita é é outra onda...tenho fotos em papel de alguns aquario a ver se digitalizo para quem gosta o que vale a pena é assim é outra onda outra sensibilidade.

esses peixes da mancha na barriga visto daqui 2 ou 3 parecem kribensis? será?

Desculpa lá critica mas como és entendido na coisa em alguns aspectos espero que a compreendas, vê como um elogio;):)

compreendo e concordo com a tua opinião pelo menos em parte;),o motivo de este aquario estar assim é simples,foi montado de modo a dar-me o menos trabalho e despesa possivel e ao mesmo tempo tempo manter os peixes saudaveis e não deixar morrer o bichinho.alem disso o aquario é mesmo muito pequeno,e só tem 25cm de fundo (alias o aquario é de 40cm e não 50 como indiquei por engano)o que condiciona e muito a arrumação de uma decoração mais "natural"num espaço tão pequeno se é que me faço entender.
e como não me apetecia gastar dinheiro em iluminação dedicada num aquario tão pequeno,optei por não lhe colocar plantas naturais.
sei bem de outros tempos o que acontece quando se tenta ter plantas naturais sem ter toda a montagem orientada para esse fim,dai que no futuro,com um aquario de outras dimensões e uma montagem mais dedicada talvez,de momento não.
até pq nem sou grande fan dos aquarios de agua doce plantados,prefiro uma decoração á base de rocha num aquario grande e tenho planos para montar um assim para ciclideos africanos,alias a preferencia pela decoração rochosa já vem do tempo em que tive um de 300lt de agua salgada cheio de rocha "viva".
abraço Nephilim.:)

nephilim:

só uma pequena correcção acerca do que disseste sobre o CO2 e sobre a quantidade de peixes/plantas:

Quer o CO2 quer o O2 são gases, e como tal difundem-se do local onde se encontram em maior concentração para um local onde se encontrem em menor concentração.

Esta difusão irá durar até que o sistema atinja uma determinada concentrção de equilibrio, ou seja a quantidade de CO2 perdido será igual á de CO2 ganho.

Evidentemente que podemos alterar o equilibrio gerando um factor de desiquilibro permanente no sistema ( pastilhas de O2, pedras difusoras, ou pastilhas de CO2).

Mas creio que até este ponto estamos de acordo!

Já não concordo contigo na parte da perda de CO2 por agitação da agua no contexto referido.

partindo do principio que a concetração gasosa do aquario está em equilibrio com a atmosferica:

A agitação irá afectar de igual modo todos os gases disolvidos, fazendo ganhar ou perder, conforme as concentrações atmosfericas respectivas ( factores abioticos, as proporçoes gasosas irão ser mantidas), portanto com ou sem agitação, as concetrações gasosas não se alteram.

Restam então as hipoteses de desiquilibrio gasoso do sistema face á atmosfera, e que pode ser de 2 origens:

artificial: por intermedio da intervenção humana (sob forma de pastilhas de um ou outro gas por exemplo)
natural: por desiquilibrio entre a quantidade produzida vs consumida de determinado gas por parte dos organismos.

Existe uma renovação efectiva das concentrações quer de CO2 quer de O2 por parte dos peixes e das plantas.
as plantas durante o dia irão consumir CO2 libertando O2, mas durante a noite o processo inverço ocorre, ou seja as plantas durante a noite consomem O2 e libertam CO2 ( sendo positivo o saldo de produção de O2 face ao consumido pela planta), enquanto os peixes consomem O2 e libertam CO2 durante todo o dia.

No entanto, estas situações de desequilibrio ( natural ou artificial ) são de duração limitada, e durarão apenas enquanto existir o factor de desiquilibrio, visto que o sistema irá recuperar naturalmente e sem intervenção, um novo equilibrio gasoso.

Por fim todas estas considerações são validas uma vez que o aquario é um sistema aberto, ou seja recebe materia e energia directamente do exterior, não está limitada a disponibilidade nem de CO2 nem de O2, podendo a qualquer momento ser alterada a proporção dos gases.

Se pelo contrario, o aquario fosse estanque ( como um termos ) as concentrações iniciais e finais dos gases ( e não só ) estariam á partida definidas, sendo que neste caso o equilibrio estabelecido seria favoravel áquele organismo que melhor tolerásse a concetração mais baixa do factor limitante.

Então só faria sentido referir as proporções de plantas/peixes num aquario, se este fosse um sistema fechado, o que regra geral não o são, pelo que a quantidade de peixes ou plantas num aquario é independente uma da outra exepto pelo factor espaço naturalmente ( quanto mais peixes existirem, menos plantas cabem )

já agora Renas que tipo de filtro é que estás a pensar usar e com que massas filtrantes??[:0]

O Aquário trazia um filtro. Em termos de capacidade penso que pelo que li adaptado ás necessidades minimas do aquário. Tem um filtro de esponja e um bloco penso que de carvão activo. Será isto? [8)]

já agora Renas que tipo de filtro é que estás a pensar usar e com que massas filtrantes??[:0]

O Aquário trazia um filtro. Em termos de capacidade penso que pelo que li adaptado ás necessidades minimas do aquário. Tem um filtro de esponja e um bloco penso que de carvão activo. Será isto? [8)]

Provavelmente;), mas a utilização do carvão activado, dito por experts só deve ser utilizado para retirar os taninos , qualquer medicamento que se tenha utilizado ou por quem utilize turfa para diminuir o pH, sempre clarifica a água

Provavelmente;), mas a utilização do carvão activado, dito por experts só deve ser utilizado para retirar os taninos , qualquer medicamento que se tenha utilizado ou por quem utilize turfa para diminuir o pH, sempre clarifica a água

Huuuum, então devo tirar aquele pequeno bloco! Aquilo realmente parece-me carvão. Ou pequenas pedras. Sinceramente é tudo tão confuso! Desculpem a ignorância mas vocês estão a ser uma excelente ajuda. Obrigado a todos! :)

exacto!

o carvão serve para absorver componentes da agua..

usar o carvao só 1/2 dia no inicio ou entao nem isso e só se a agua tiver algum medicamento a ser retirado ou algo assim

tensd portanto um filtro interior de esponja... mas usa paralelamente com esse um de fundo pois esse de fundo é biologico e importante para o equilibrio do aquario com uma bom areao.

citação:Originalmente colocada por Foliv

Já não concordo contigo na parte da perda de CO2 por agitação da agua no contexto referido.

Se o aquario tiver mta agitação na agua e mtas pedras difusoras cheias de bolhas etc não perde mais CO2? sempre li que sim...[:I]

a agitação do meu era uma ligeira ondulação que era da agua que saia do filtro de fundo:)

tensd portanto um filtro interior de esponja... mas usa paralelamente com esse um de fundo pois esse de fundo é biologico e importante para o equilibrio do aquario com uma bom areao.
com o não usar mais do que nos primeiros dias carvão activado,concordo pois o carvão filtra demasiado a agua e tanben lhe tira compostos que lhe são uteis,só deve ser utilizado se se quiser retirar da agua algum tipo de medicamento que se tenha utilizado,em condições normais não deve ser utilizado.;)
já não concordo contigo Nephilim,no uso de placa(filtro) de fundo,isso está muito desactualizado,em nenhum livro sobre aquarofilia moderno se aconselha esse tipo de filtro e a razão é simples chegou-se á conclusão que apesar de realizar alguma filtragem biologica tinha graves inconvenientes,como a compactação em demasia do solo(que geralmente faz apodrecer as raizes das plantas) o que provoca uma concentração de gases nocivos e de bacterias anaeróbicas nocivas,o que podia matar todos os peixes na altura de se fazer uma aspiração do fundo,caso a concentração de gases fosse demasiada,o que se usa acualmente são as chamadas bio-bolas que promovem uma grande proliferação de bacterias nitrificantes(aeróbicas)na sua superficie e que devem ser colocadas no filtro no sitio onde levaria o carvão,se esse espaço fôr demasiado pequeno há a possibilidade de se usar um filtro exterior cheio delas ou em ultimo caso(tanbem resulta)colocar uma boa porção delas num pedaço de meia de nylon e escondelo na decoração.;)
e isto sem entrar nos filtros profissionais do tipo seco/humido,que esses são fantasticos mas em geral bastante caros.[xx(]
por isso,filtro de fundo actualmente,nem pensar.:)

ps-atenção ao lavar a esponja do filtro,nunca usar agua da torneira pois esta contem muito cloro e vai matar quase toda a concentração de bacterias nitrificantes,as bio-bolas não devem ser lavadas no entanto se fôr mesmo preciso,só com agua do aquario pelas mesmas razões.;)

Vamos lá a ver então coloco o filtro sem o carvão. A água ainda é inicial e tem muitos reziduos. O filtro deve devolver a água na linha de água abaixo ou acima? Devo então comprar as bio-bolas? [8)]

Vamos lá a ver então coloco o filtro sem o carvão. A água ainda é inicial e tem muitos reziduos. O filtro deve devolver a água na linha de água abaixo ou acima? Devo então comprar as bio-bolas? [8)]
nos primeiros 4/5 deixas o filtro trabalhar com carvão,depois disso fora e no sitio dele coloca bio-bolas,se o espaço for pequeno tenta pôr mais quantidade das pequenas é preferivel que que meteres só 4 ou 5 das grandes,tanbem há umas pecinhas de ceramica porosa que fazem o mesmo que as bio-bolas,ainda assim gosto mais das bio-bolas,mas se quiseres até podes misturar as duas coisas,ou que é preciso é arranjar o maximo de superficie para as bacterias nitrificantes se desenvolverem.;)
por agora é indiferente a altura da saida de agua do filtro,mas quando tiveres peixes é boa ideia colocar a agua a sair mesmo ao nivel da superficie da agua do aquario,de modo a fazer uma ligeira ondulação á superficie,é o suficiente para oxigenar a agua,não há necessidade de repuxos ou de bolhinas etc.

com o não usar mais do que nos primeiros dias carvão activado,concordo pois o carvão filtra demasiado a agua e tanben lhe tira compostos que lhe são uteis,só deve ser utilizado se se quiser retirar da agua algum tipo de medicamento que se tenha utilizado,em condições normais não deve ser utilizado.;)
já não concordo contigo Nephilim,no uso de placa(filtro) de fundo,isso está muito desactualizado,em nenhum livro sobre aquarofilia moderno se aconselha esse tipo de filtro e a razão é simples chegou-se á conclusão que apesar de realizar alguma filtragem biologica tinha graves inconvenientes,como a compactação em demasia do solo(que geralmente faz apodrecer as raizes das plantas) o que provoca uma concentração de gases nocivos

Sobre o filtro de fundo já há uns anos era controverso...eu dei-me bem com ele e as plantas tb...

mas acredito no que dizes pois é prejudicial no caso de sr mal usado principalmente.
Eu no meu aquario grande era um filtro exterior e o de fundo apenas com a agua a passar ligeiramente usando a bomba de ar...assim resultava pk a agua passa mto mas mto ligeiramente e acaba até por ajudar as plantas.
Mas como dizes e bem usar o fundo como filtro apenas é mau e ultrapassado.

O ideal é a filtragem estar num filtro biologico exterior.

é relativo mas penso que o ideal é na linha provocando uma ligeira ondulação...

Olha que tópico tão bonito, já cá não espreitava faz tempo fica aqui uma foto do meu (que hoje em dia está diferente (Optei agora por uma tecnica iwagumi e não correu nada mal para primeira tentativa). Depois coloco uma foto actual do aqua, por enqunto fia aqui uma antiga:
HPIM1661.jpg
Depois coloco o setup actual.

já não concordo contigo Nephilim,no uso de placa(filtro) de fundo,isso está muito desactualizado,em nenhum livro sobre aquarofilia moderno se aconselha esse tipo de filtro e a razão é simples chegou-se á conclusão que apesar de realizar alguma filtragem biologica tinha graves inconvenientes,como a compactação em demasia do solo(que geralmente faz apodrecer as raizes das plantas) o que provoca uma concentração de gases nocivos

Sobre o filtro de fundo já há uns anos era controverso...eu dei-me bem com ele e as plantas tb...

mas acredito no que dizes pois é prejudicial no caso de sr mal usado principalmente.
Eu no meu aquario grande era um filtro exterior e o de fundo apenas com a agua a passar ligeiramente usando a bomba de ar...assim resultava pk a agua passa mto mas mto ligeiramente e acaba até por ajudar as plantas.
Mas como dizes e bem usar o fundo como filtro apenas é mau e ultrapassado.

O ideal é a filtragem estar num filtro biologico exterior.
se houver cacau pra isso um seco/humido profissional da Eheim profissional é o melhor que existe,tive um para agua salgada é éra fabuloso.[^][^][^]

200610419412_fi.jpg

ps-que saudades dos meus peixes palhaço e cirugiões amarelos.
17.gif

Voltar
Superior