Apresentação Ruidid

Bons upgrades Rui,

Aconselho-te desde já a alinhar a direcção, pois é absolutamente necessário depois de meteres a suspensão nova.

Quanto aos espaçadores eu comprei da Hoffmann 3cm no ebay e ficaram em 250€ os 4 o que é muito bom preço para o material em questão.

Essas protecções estão com muito bom aspecto.apr:)

Quanto à medida dos pneus e de forma a não teres problemas é melhor manteres a medida de origem (265/70/16). Os BF AT são pneus fantásticos para um uso misto. Serão os meus próximos pneus.

Cump

Grande maquina... um Pajero Did.... [br:)]

Tens de mostrar umas fottos da maquina na acção, uns pneus mais trialeiros ficam ai a matar!!!

Coloco mais umas fotos da suspensão e da protecção do carter já metida no jipe...

Neste modelo de jipe, os amortecedores da frente "correm" por dentro da mola.
Os entendidos na matéria, dizem que é melhor...[;)]
Daí também serem bem mais caros do que os normais, estes têm que ter um "prato", para apoiar a mola.

Agora a chapa já metida...

Cumprimentos a todos os membros.

Bem porreiro Rui.

O meu ficou um pouco mais duro com a suspensão OME. E o teu que tal?

Olá companheiro, o meu, os poucos kms que fiz, está soft, nos buracos quase que não se nota as rodas a entrarem e a sairem, a suspensão acompanha o relevo dos buracos sem saltar, (talvez os amortecedores de origem estivessem um pouco fatigados) está muito confortável. Em curva pouco "adorna".
O pessoal que montou o kit disse-me que ia notar grande diferença. ( e não se enganaram)apr:), e que não seria dinheiro mal gasto...
Estou mesmo muito satisfeito, o equilíbrio é perfeito.

Olá companheiro, o meu, os poucos kms que fiz, está soft, nos buracos quase que não se nota as rodas a entrarem e a sairem, a suspensão acompanha o relevo dos buracos sem saltar, (talvez os amortecedores de origem estivessem um pouco fatigados) está muito confortável. Em curva pouco "adorna".
O pessoal que montou o kit disse-me que ia notar grande diferença. ( e não se enganaram)apr:), e que não seria dinheiro mal gasto...
Estou mesmo muito satisfeito, o equilíbrio é perfeito.

Eu também fiquei satisfeito com o meu KIT que deve ser igual ao teu. O teu é o de dureza normal ou o mais duro? O meu é normal.

Noto é que ficou mais duro em estradas de paralelo que por aqui infelizmente existem muitas.[8b]

Tenho é que o testar nos estradões do Gerês que lá é que terei uma melhor ideia das diferenças.

Abraço e boas voltas com o DID.

Ola mais uma vez, vou aqui descrever mais uma alteraçao que fiz na minha maquina, e espero que seja a ultima...[:confuso]
Pode ser que sirva tambem para alguns membros, que optem por colocar um snorkel.
Optei por este modelo (tipo ROCA SILVA), porque quase que nao se nota no jipe. Eu gosto de fazer algumas alteraçoes, mas que passem despercebidas.
Sao gostos...[:D]

Primeiro o ensaio...

continua...

continuando...
reparem na cara de gozo deste "abrazado"apr:)
O tipo sabe e muito de transformaçoes de jipes, faz de tudo, principalmente em Suzukis. Organiza passeios TT, monta ar condicionados, etc, etc,[:D]
Resumindo...UM GRANDE AMIGO.

Depois começou a desmanchar o jipe e nao parava mais...[:vm)]
Para montar um Snorkel...[:cool]

Tinha que ser assim, para poder cortar a chapa que fica por dentro...

Aproveitou-se alguns tubos originais.

continua...

Última edição:
continuaçao...
Foi tudo montado fora do jipe.

Se nao fosse a antena, era tudo mais simples...

Agora tudo montado e o snorkel pintado da cor do jipe.

Noto que o jipe ficou com um pouco de menos "PICA", sera da tubagem por onde vai passar o ar, nao ser tao directa? Havera alguma coisa que se possa fazer em relaçao a isso?
Cumprimentos.

Em relação ao facto de o jipe ter ficado com menos "pica" deve-se ao facto de teres aumentado o comprimento da tubagem da admissão. Quanto maior for o comprimento mais perde, pois tem que fazer mais esforço para "pescar" o ar. Não há bela sem senão.

Para minimizares isso, mete um filtro KN (há quem não aconselhe para TT), eu só tenho a dizer bem, no verão quando faço percursos com muito pó troco para o de papel e noto bem a diferença para pior. Não havendo muito muito pó o KN melhora bastante a resposta do motor, fica mais vivo e desenvolve mais rápido.

Ah outra coisa que ajuda a dar mais um pouco de vida ao DID (caso não sejas muito ambientalista[:cool]) é retirar a panela traseira (grande) e o catalizador, para além do som mais bonito o pajero fica mais levezinho.[;)]

Tudo somado dá outra alegria ao DID.

Na mitsubishi onde levo o meu dizem que ele puxa pra burro, e quando lá vai às revisões, nunca leva a box, senão o que diriam. :)

Cumprimentos
Rui

Anulação da EGR no DID

Viva Rui,

Aqui tens o procedimento para desactivar a EGR no DID.

1º- Tirar a tampa do motor e de seguida tirar toda a tubagem desde o colector de escape até à EGR, sai a tubagem toda, incluindo o "intercooler" dos gases de escape que fica na tubagem. De forma a ficar assim:

Uploaded with ImageShack.us

Como podes ver só fica mesmo a EGR com o tubo de vácuo que a faz abrir ou fechar.

2º Fazer e colocar uma chapa de um material resistente ao calor com a forma e tamanho semelhante à junta que une a tubagem ao colector de escape. Convém usar um pouco de silicone de alta temperatura ou massa refractária para impedir que hajam fugas de gases de escape.

De forma a ficar assim:

3º Fazer uma chapa com o tamanho e furação da junta que fica por debaixo da EGR ( ou seja entre a EGR e o colector de admissão). De forma a impedir que entrem poeiras para o colector, uma vez que a EGR vai ficar a funcionar, contudo sem gases a entrar. Ver foto:

Aconselho a colocares um pouco de silicone no bordo desta chapa para ficar bem vedada entre a EGR e o Colector de admissão.

4º Por último é necessário um truque na borboleta da admissão, uma vez que já não temos os gases de escape a entrar na admissão é necessário compensar essa perda, visto que em certas condições de carga de acelerador, temperatura do motor entre outras a EGR está aberta e a borboleta de admissão está fechada. Logo falta-lhe o ar :) sem os gases provenientes da EGR.

Para resolver isto basta fazer o seguinte, colocar (colar) uma borracha com a espessura igual à da foto de forma a que quando a borboleta recebe a info da centralina para fechar ela não feche completamente devido ao batente (borracha) deixando assim entrar o ar necessário.

Com isto penso que já consegues fazer sem problemas.

Se tiveres dúvidas avisa.

Abraço
Rui

Última edição:
continuação...

Olá amigos deste forum, há muito tempo (1 ano) que não dou novidades nesta secção do forum, por isso vou colocar mais algumas fotos das pequenas alterações que fiz no meu jipe...:)
Mudança do filtro de ar normal para um K&N...mas não notei grandes diferenças...

e depois por necessidade foram mudados os terminais das suspenssões (superiores e inferiores).[:confuso]

A oficina do meu amigo David, onde tudo toma forma, de uma maneira ou de outra...[:D]

continua...

continuação...

Mais um presente para o Pajero, ficou mais porreiro.
Uns espaçadores BULLFACE.

E por fim e por agora...[kiss], a anulação da valvula EGR...
1º estava assim:

...foi ficando assim...[kiss]

Este coletor de admissão precisava de ser limpo, mas não foi desta vez...fica para a próxima.[:cool]
continua...

continuação...

o "artista" a fazer as junta "cegas" em inox...[kiss]

E depois ficou assim...apr:)

E sobrou isto...[:confuso]

continua...
Até breve e bons passeios.[;)]

Viva Rui,

Boas modificações. apr:) Só um apontamento, esses separadores não são os mais aconselhados para o DID, dado que não são de centragem dupla. Com esses separadores o peso do jipe fica somente nos parafusos da roda e não nos cubos.

Cumps

Voltar
Superior