Apresentação - Monterey

lmpl

New member
Apresentação - Monterey

Olá,

O meu nome é Luis, sou de Odivelas e finalmente tenho o meu primeiro TT.
É um Opel Monterey, de 1993, marca 160.000km e parece-me em bom estado.
Problemas detectados:
- Folga grande na direcção
- Pneus Fedima Extreme 265-70-16 em muito mau estado, não de altura de borracha, mas sim com cortes, com bolhas e gretados.
- Zoada enorme ao andar, mas pelo que já várias pessoas me disseram, é dos pneus.
- Sofagem demora bastante tempo a ficar quente
- Manometro da temperatura não deve estar bom, após meia hora a andar ainda está no minimo, como se tivesse acabado de colocar o carro a traalhar. Será o termostato?
- Ar condicionado não funciona (deve ser só recarregar)
- Rádio perde as memorias quando se desliga. Deve estar mal ligado à bateria.
- Colunas traseiras não funcionam.

Proximos passos:
- Colocar urgentemente pneus 245-70-R16 - medida do livrete(estou à procura de uns pneus usados baratos, para desenrascar, como não é carro pra andar no dia a dia, não é grave. Se alguem quiser vender, diga)
- Procurar solução para a folga na direcção
- Ver a questão do manometro da temperatura
- Arranjar o rádio e as colunas traseiras
- Retirar a bola de reboque
- Lá mais para o verão... o ar condicionado

Ainda não tenho fotos dele em acção (no mato), vou tentar colocar uma que tenho aqui no PC.

DSC00832.jpg

Espero ser bem recebido e aprender com os mais experientes.

Cumprimentos

Bem vindo e bela maquina, o unico senão é mesmo o preço das peças na Origem ( por vezes só mesmo lá ).

Se precisares de peças a bom preço e não te importares de mandar vir de UK tens o milnersoffroad. Por acaso acho que vi para lá o termostato a preço decente ( 13€ + portes ) como é apanagio de lá, já na Opel deve ser na casa das centenas [8b][8b][8b].

Boa sorte com a maquina, eu tenho tido algum azar com a minha mas também deve ter lavado uns bons tratamentos antes junto com manutenção bastante descuidada. Mas aos poucos vai indo ao ponto.

Como exemplo 4 foles de transmissão na Opel custam a modica quantia de 540€ ( sim, é mesmo 540 ), e arranja-se ai fora a 6€ cada ( no meu caso foi culpa do mecanico que os mudou que decidiu por sua vontade ir busca-los á Opel ).

Última edição:
Bem vindo e bela maquina, o unico senão é mesmo o preço das peças na Origem ( por vezes só mesmo lá ).

Se precisares de peças a bom preço e não te importares de mandar vir de UK tens o milnersoffroad. Por acaso acho que vi para lá o termostato a preço decente ( 13€ + portes ) como é apanagio de lá, já na Opel deve ser na casa das centenas [8b][8b][8b].

Boa sorte com a maquina, eu tenho tido algum azar com a minha mas também deve ter lavado uns bons tratamentos antes junto com manutenção bastante descuidada. Mas aos poucos vai indo ao ponto.

Como exemplo 4 foles de transmissão na Opel custam a modica quantia de 540€ ( sim, é mesmo 540 ), e arranja-se ai fora a 6€ cada ( no meu caso foi culpa do mecanico que os mudou que decidiu por sua vontade ir busca-los á Opel ).

Eu no meu tb já mudei os foles e meti da concorrencia e sinceramente para já tem-se portado bem, com muito tt á mistura

Habitat natural

Agora sim, fotos da maquina no mato. Já deu para ver que se safa bem

17012009008.jpg

17012009263.jpg

17012009007.jpg

Aconteceu-me uma situação que não sei se me conseguem ajudar. Depois da volta, onde andei em 2, 4 altas e 4 baixas, apareceu-me a luz de Anti Lock sempre acesa. Desligando a chave a luz apagava, colocando o carro atrabalhar, tudo ok, mas quando o colocava a andar a luz voltava a acender.
Fui lavar o carro, e quando estou a chegar a casa faço novo teste. Desligo o carro, volto a ligar, começo a andar e já não acendeu a luz.

Fui ver os fusiveis e estão ok.

O que será? Sensores do ABS sujos? Será que a lavagem do carro ajudou?

Já aconteceu a alguem? Como resolveram?

Vamos ver como se porta nos proximos dias...

..

Caro amigo muito bem vindo, em relação á luz é normal ela ligar pois é o abs e em lama pior ainda faz como eu tiras o fusivel(k desliga o abs) antes k dês cabo da maquina e de ti, mas a luz vai permanecer sempre ligada depois de o teres tirado. com o abs ligado nao consegues parar em lado nenhum a nao ser em tapete mas ja deves ter reparado. Boa sorte

bem vindo e boa sorte com a máquina,
em relação ao ABS aconselhote mesmo a desligálo retirando o fúsivel mas só para o mato ,
eu já apanhei um grande susto a sair de dentro de uma ribeira.
como não consegui sair a primeira assim que pos o pé no travão fui parar lá abaixo outra vez sem qualquer controle, pois com o ABS activado e com lama aquilo não trava.

O teu ainda funciona! O meu já não e sinceramente não faz falta nenhuma na minha opinião, o monterey tem uns travões muito bons ( quando funcionam [s)] ). O meu deve estar avariado porque inclusive tiraram a luz do tablier referente ao ABS, e eu se tivesse paciencia e conhecimentos tirava era tudo o que tivesse a ver com ABS e AC no meu que sempre lhe retirava uns bons quilos de peso [:p].

Talvez depois da valente revisao que está programada ( apenas falta tempo €€€ ), lhe retire tudo o que não interessa.

Última edição:
Botão ABS

Viva,
Obrigado pelas respostas.
Acho que a melhor solução era instalar um botão para activar/deseactivar o ABS.
O problema é que não sei quem faça isso, nem quanto pode custar.
Se alguem já o tiver feito, diga.

Agora o mais prioritário é mudar os 4 pneus, mas esta medida 245-70-16, não é muito facil encontrar...

Olá Luís, boa sorte com o Monterey.
O que te posso dizer é que tens aí um excelente jipe, com um motor brilhante, com um binario brutal, contudo tem alguns pontos fracos. A direcção é um. O conselho que dou é alterares o sistema de direcção porque se vais reparar o original passado pouco tempo vai acabar por ficar igual.
Há casas que te transformam a direcção numa mais fiável.
O ABS basta colocares realmente um interruptor. Qualquer electricista te instala isso barato.
Tem atenção ao Turbo, manda fazer uma verificação. O meu levou um novo aos 160.000. Digo-te isto porque depois de começarem a fazer barulho não há nada a fazer porque não têm reparação.
De resto é meter gasóleo e mais nada. As peças não são assim tão caras como dizem. Olha que comprei os rolamentos para as rodas de trás mais caros fora da marca do que se tivesse comprado na Opel.
Boa sorte com a maquina.

O conselho que dou é alterares o sistema de direcção porque se vais reparar o original passado pouco tempo vai acabar por ficar igual.
Há casas que te transformam a direcção numa mais fiável.

Boas,

Que preços estamos a falar e onde fazem isto. Estou interessado em algo do genero, já estava para mandar vir uma caixa de direção reparada mas sendo assim......

Boas,

Que preços estamos a falar e onde fazem isto. Estou interessado em algo do genero, já estava para mandar vir uma caixa de direção reparada mas sendo assim......

Digo-te que não era barato. Mas entre comprar uma igual reparada que deve andar no mesmo, mais vale mandar alterar.
Não te sei dizer a casa porque quem sabia isso era o meu mecânico, mas acho que é uma casa conhecida e conceituada, que mexe só em caixas de direcção.
Se descobrir digo-te.

Viva,
Obrigado pelas respostas.
Acho que a melhor solução era instalar um botão para activar/deseactivar o ABS.
O problema é que não sei quem faça isso, nem quanto pode custar.
Se alguem já o tiver feito, diga.

Agora o mais prioritário é mudar os 4 pneus, mas esta medida 245-70-16, não é muito facil encontrar...

Boas

Isso é muito facil de se fazer (eu não sei fazer....) qualquer electrecista te faz isso, eu fiz no meu e paguei prai 10 ou 15 euros, e é das coisas que mais faz falta no monterey para TT, principalmente em Lama!!!. Isso de acender a luz do ABS deve ser uma ficha das rodas a fazer mau contacto, aconteceu-me no meu e andei que tempos até descobrir que era uma ficha a fazer mau contacto devido aos kilos de lama acumulada, a minha era na roda da frente lado direito.
Em relação aos pneus eu tenho uns BF MT na medida 245/75/16 e estou super contente com eles. Apesar de a medida não ser a do livrete passa na IPO sem problemas.

Espero que tenha ajudado.

abraço

Última edição:
Voltar
Superior