Aprendam a guiar sff!

Rodrigo estou contido.

É pena que haja gentinha que ainda acha que não se deve facilitar as ultrapassagens/manobras.
O certo é que vem no codigo.

Se nem o codigo sabem, qto mais saber conduzir.

O estado infelizmente a unica coisa que faz é reforçar a caça à multa. Apesar de tudo e todos dizerem/saberem que não se aprende a conduzir com o actual método de ensino.

Será que custava mto ao Estado obrigar as escolas a ensinar a conduzir. Nem que para isso as cartas ficassem um pouco mais caras.

Por exemplo as aulas de condução defensiva que existem em Palmela deveriam já fazer parte das aulas de condução básicas.

Boa tarde a todos...

Sinceramente, e depois de ter lido todo o tópico, fico com a sensação de que existem pessoas que não têm o minimo de responsabilidade e respeito para com os outros...e efectivamente é nestas, e noutras situações, que revemos muito dos nossos comportamentos civicos (ou falta deles). É também por estas situações que leio nos paineis informativos das AE que em agosto de 07 morreram 86 pessoas nas estradas...e desde 15 de Julho do corrente até agora já vamos também com umas largas dezenas...

Aqui já consegui ler um pouco de tudo:
Desde o condutor que não facilita a ultrapassagem porque vai na sua vidinha e não tem nada que facilitar, ao que compra carros "bué" da potentes para não ser "entubado" e logo de seguida dar um ensinamento ao mal comportado, até ao condutor que diz que o outro se vai com pressa devia ter-se levantado 5 minutos mais cedo...blá blá, blá, blá,...

Bom, não pretendendo ser nenhum moralista, longe disso, mas tenho que reconhecer que estes comportamentos me irritam solenemente...
Também cometo os meus erros, também gosto de, por vezes, andar de pressa, mas tento sempre ser o mais respeitador na estrada (como em tudo o resto na vida) e facilitar ao máximo a vida/condução dos outros...

Tenho carta há mais de 11 anos (tirei aos 18) e desde o inicio me recordo de facilitar sempre as ultrapassagens, de ligar os máximos para facilitar a ultrapassagem do outro veiculo (e de os desligar logo que ele se coloca a minha frente, como é obvio :)), de me encostar o mais á direita possivel, não aumentar a velocidade, etc...

É que isto parece-me tão elementar e normal quanto ter que parar para abastecer quando o carro está na reserva...
Erros todos cometemos, e eu também já cometi muitos, mas o que é grave é não reconhecermos que procedemos mal e que devemos "corrigir" os nossos comportamentos mais desviantes...

Talvez assim fosse mais fácil andarmos todos na estrada...

P.S.- Este fim de semana prolongado estive fora (andei mais de 1.200 km) e também passei por algumas situações em que alguns condutores ou não facilitaram a condução ou efectivamente tentaram dificultá-la (vá-se lá saber se por incuria ou ignorância).
O que consegui retirar de tudo isso, fruto de alguma experiência e também dos conselhos do pendura (vulgo Maria), foi o de que, devemos estar o mais alerta possivel, desvalorizar alguns comportamentos, e seguir a nossa vida...

Depende do carro. Hoje conduzi um Lupo e era tudo na provocação, há quem provoque dependendo do carro se que tenha, oras no Daewoo Matiz ninguém me chateava a moina (Por ser um carro banal). No Citroen AX lá dava uma apita dela ou duas, Desculpem mas é verdade, a marca e modelo do carro influenciam a moina dos condutores!

Última edição:
Não te chamei street-racer, esse pensamento veio unicamente do teu raciocinio...

Simplesmente acho que as tuas 3 ultimas frases ( É por essas e por outras que quis um carro com mais cavalagem, deixei de ter esses problemas...
Eles bem tentam, mas não adianta...E a maioria a seguir tem o devido troco, se a estrada o permitir.
) reflectem seguramente uma grande parte dos condutores portugueses.

Está para nascer o condutor que me faça "mostrar" que tenho um carro muito potente, principalmente por não facilitar uma ultrapassagem!

Não estou com isto a dar razão a quem não facilita, longe disso!

Sim, será uma interpretação possivel das minha palavras.

Mas a questão é simplemente a seguinte. No carro que tinha, se um desses espertinhos que estão a ser ultrapassados acelerar, estava tramado, pois o carro não tinha poder de resposta.
Neste momento não tenho esse problema, pois o carro actual responde muito melhor nesse aspecto.

Não disse, que por ter mais cavalos, ando por ai feito louco a ultrapassar tudo e todos e querer chegar primeiro á curva seguinte.

Mas cada um lê como quer.

Realmente, dos vários comentários que tenho visto neste tópico, este forum está a ficar cheio de falsos moralistas.

Ou seja, um acelera porque quer ultrapassar, o outro acelera porque não quer ser ultrapassado, andam ali a medir pilinhas e entretanto já cometeram dezenas de infracções ao código da estrada e ainda se habilitam a provocar um acidente apenas porque alguém está cheio de pressa.

Ou seja, um acelera porque quer ultrapassar, o outro acelera porque não quer ser ultrapassado, andam ali a medir pilinhas e entretanto já cometeram dezenas de infracções ao código da estrada e ainda se habilitam a provocar um acidente apenas porque alguém está cheio de pressa.

Quem tira a carta com 3 aulas de condução e passar no exame, ficas à espera do quê? É sempre bom ver o mal a calhar aos outros e a nós a rir-mos. Eu pelo menos não sou assim, mas prontos.

Depende do carro. Hoje conduzi um Lupo e era tudo na provocação, há quem provoque dependendo do carro se que tenha, oras no Daewoo Matiz ninguém me chateava a moina (Por ser um carro banal). No Citroen AX lá dava uma apita dela ou duas, Desculpem mas é verdade, a marca e modelo do carro influenciam a moina dos condutores!

Isso é uma constante ao longo do tempo.
O modelo que conduzimos, acaba por afectar sempre o comportamento de um ou outro condutor mais malandreco. ...o que reflecte o espírito competitivo que existe em tantos condutores.
Pessoalmente, não me incomodam desde que não façam disparates, o que infelizmente nem sempre é verdade.

Michael

Voltar
Superior