Apenas para "génios"...

Lanço um dado uma vez. Recebo 1 euro por cada pinta que sair. Qual o valor esperado ?

Agora, se tiver a oportunidade de, se não estiver contente com o numero que saiu, voltar a lançar, e ganhar o numero que saiu nesse novo lançamento (se ficar por ai), isto até ao máximo de dois novos lançamentos (ou seja no total um máximo de 3 lançamentos), qual o valor esperado desse jogo ?

Não percebi logo a 1ª. Se lanças o dado uma vez, como podes ter um "valor esperado"?

Se é para receber, espero sempre muito [:D]

Não percebi logo a 1ª. Se lanças o dado uma vez, como podes ter um "valor esperado"?

Se é para receber, espero sempre muito [:D]
aqui o valor esperado é a "esperança matemática".

assim sem pensar muito, parece-me ser 7/2

edit: antes que digam coisas, cheguei a 21/6 e simplifiquei.

Última edição:
mas o crescimento É exponencial! no tempo t tem 2^t bactérias!

Sim tens razão eu é que nem prestei atenção no que escrevi, eu corrigi com exponencial mas tinha feito uma quadrática, a ver se da próxima faço com mais calma e penso com mais clareza.

Edit já fiz com calma e deu me 57,9... Arredondado dá 58 segundos, mas gosto mais de problemas que as coisas dêem certinhas nada de numeros grandes...

Última edição:
X variável aleatória discreta que conta os pontinhos na face i. a probabilidade d sair a face i é 1/6
a esperança vai ser
1*1/6+2*2/6+....+6*1/6
isto é
1/6*(1+2+3+4+5+6)=21/6=7/2

e agora vou trabalhar [:p]

Não está correcto. :)

Estaria correcto se houvesse apenas 1 lançamento, mas há a hipótese de melhorar a probabilidade pois o jogador tem a opção de ter mais 2 lançamentos.

Um comboio de 1000 toneladas, segue a 200 Km/h numa reta, quando a 500 metros, é avistada uma vaca de 500 Kg no meio da linha.

Calculem.

mas não eram 2 questões? eu só respondi à primeira! à segunda é calcular a esperança condicionada.

Eu reformulo a pergunta.

"Lanço um dado uma vez. Recebo 1 euro por cada pinta que sair.
Se tiver a oportunidade de, se não estiver contente com o numero que saiu, voltar a lançar, e ganhar o numero que saiu nesse novo lançamento (se ficar por ai), isto até ao máximo de dois novos lançamentos (ou seja no total um máximo de 3 lançamentos), qual o valor esperado desse jogo ?"

Última edição:
Um comboio de 1000 toneladas, segue a 200 Km/h numa reta, quando a 500 metros, é avistada uma vaca de 500 Kg no meio da linha.

Calculem.

Calculo que, se o maquinista for distraído a falar ao telemóvel e se a vaca não se mexer, dentro de 9 segundos vamos ter carne picada suficiente para pagar um almoço de hamburguers à malta toda do FAHO.

Eu reformulo a pergunta.

"Lanço um dado uma vez. Recebo 1 euro por cada pinta que sair.
Se tiver a oportunidade de, se não estiver contente com o numero que saiu, voltar a lançar, e ganhar o numero que saiu nesse novo lançamento (se ficar por ai), isto até ao máximo de dois novos lançamentos (ou seja no total um máximo de 3 lançamentos), qual o valor esperado desse jogo ?"

Então, ninguém arrisca? :)

Apenas para "génios"...

Então, ninguém arrisca? :)

4,66666€ ?

uby7ysav.jpg

Última edição:
Três Deuses, A, B e C, são chamados sem nenhuma ordem em concreto. Sincero, Mentiroso e Aleatório.
O sincero fala sempre verdade. O Mentiroso, mente sempre. O Aleatório, nunca sabemos se está a falar verdade ou não.

O vosso objectivo é saber a identidade dos deuses A, B e C, perguntando apenas 3 questões de resposta "SIM" ou "NÃO".
Cada questão deve ser colocada a apenas 1 Deus.

Os Deuses percebem Português, mas vão responder na língua deles, em que as palavras "SIM" e "NÃO", são "KE" e "TE", mas não sabemos qual corresponde a qual.

Voltar
Superior