Apartamentos e zonas calmas

Quem quiser morar no eixo Ericeira - Mafra - Malveira - Venda do Pinheiro e trabalhe em Lisboa, não precisa de carro, a menos que se desloque de madrugada, tipo das 2 às 5 da manhã. [:D]

Isto é como tudo, existe sempre vantagens e desvantagens, eu também vivo num apart e adorava trocar por uma casa, mas para conseguir o mesmo valor tinha de ter casa mais longe e depois o dinheiro que poupava gastava em combustível e depois não há dinheiro que compre a paciência que se perde em transito.

Vejo que há excelentes negócios de moradias em zonas calmas e longe, mas infelizmente não tenho possibilidades nem para uma casa de 150mil nem para 100km ao dia. Eide encontrar algo aqui por Almargem do bispo é afins. Ou mesmo negrais, etc.

Nunca compraria um apartamento em zona calma/longínqua em troca de um apartamento em zona agitada/central.
No caso de trabalhar no centro/arredores da metrópole, só equacionaria a compra de uma vivenda (mais longe) depois de avaliar bem os custos e tempos de deslocação.
A juntar a isso é analisar bem o presente e futuro profissional. Se passará sempre pela mesma zona de trabalho actual ou se poderá haver a possibilidade de se arranjar alguma coisa fora da cidade e mais perto da zona para onde se quer mudar.

Eu sempre vivi na "cidade" e em apartamentos. Estou muito familiarizado com esse conceito de vida.
Estou algo filtrado para os barulhos dos vizinhos e da cidade (quando não os tenho é que se calhar estranho... por mais estúpido que isto pareça).
Estou habituado a ter transportes à porta, o que implica pouco uso do carro (quer seja em klms ou em tempo), talvez por isso talvez seja dos poucos gajos que nunca teve carro a gasóleo em 15 anos de carta [:D].
Estou habituado a ter todos os serviços públicos à porta e a ver muitas pessoas.
Trabalho a pouco mais de 2klm do trabalho o que permite ir de carro, de bicicleta, a pé. Permite vir almoçar a casa. Permite ter mais tempo disponível para fazer o que me apetecer.

Portanto também é perfeitamente normal que quem vive ou viveu muitos anos numa vivenda, goste pouco de viver num apartamento e esteja habituado a tranquilidade, espaço, bricolages, jardinagem, etc...

Lá no fundo, até pode haver alturas da vida para ser mais apropriados ter uma coisa ou outra. Também acaba tudo por ser uma questão de dinheiro![:D]

Aqui e no teu post seguinte resumes bem o que eu disse...
Para ir para longe, nunca iria para um apartamento. Vivi em moradias até aos 19 anos e 12 anos depois ainda não me habituei a viver num apartamento. E viver num apartamento é mesmo isso, estar fechado de segunda a sexta e muitas vezes ao fim de semana. Se queres "apanhar ar", ou tens um grande terraço ou tens de ir para a rua.
Comprei o apartamento há menos de 1 ano, mas já começo a fazer contas para mudar-me. Pretendo ter filhos em breve e não os vou ter fechados num apartamento. Perder 2~3h por dia em estradas com 600~700€ mensais de custo de transporte também não entram nas minhas contas.

As únicas opções que pondero nesse momento são um apartamento num condomínio com piscina e espaço exterior em Lisboa ou uma vivenda nos arredores, o mais próximo possível.

Isto também vai um pouco da forma como a nossa vida e estrutura familiar está montada.
Nós não temos suporte familiar em Lisboa e os nossos empregos obrigam-nos a algumas ausências.

Aliado a isto, nenhum de nós pretende criar os filhos na AML, preferimos que cresçam num ambiente mais pacato, seguro e familiar.

Com o dinheiro que se gasta num apartamento mediano, faz-se uma boa vivenda. E com o dinheiro que se poupa em escolas decentes, paga-se os custos de deslocação.

São estas as razões que me levam a querer voltar ao campo.

Sei que perco no acesso a cinema (raramente vou), restaurantes, espectáculos, etc. Mas este tipo de coisas é menos importante para nós.

Eu bem investigo moradias.
Mas o meu orçamento é no máximo, a esticar 100k € para a casa, quanto menos melhor.
Se houver uma que me agrade a 60k € perfeito.
Uma moradia nestas condições é complicado e concordo que ir para a Malveira (...) viver num apartamento seja algo "estúpido", daí precisar de mais algum auxilio.

Não vejo um jardim como beneficio algum que me faça optar entre morar num bom apartamento e estar perto do trabalho e passar a fazer km e km... Não faz mesmo sentido tantos km para poder "ir para casa" todos os dias.

esta foi mesmo mal pensada.

Por exemplo, das coisas que o Ruie34 refere, as únicas que para mim sao argumento de compra de uma vivenda é mesmo nao ter vizinhos e nao ter de me preocupar com o condomínio. E isso nunca me faria ir para 30Km do local onde trabalho, porque também se perdem muitas coisas quando se vai para um sítio "isolado".

Última edição:
Isto também vai um pouco da forma como a nossa vida e estrutura familiar está montada.
Nós não temos suporte familiar em Lisboa e os nossos empregos obrigam-nos a algumas ausências.

Aliado a isto, nenhum de nós pretende criar os filhos na AML, preferimos que cresçam num ambiente mais pacato, seguro e familiar.

Com o dinheiro que se gasta num apartamento mediano, faz-se uma boa vivenda. E com o dinheiro que se poupa em escolas decentes, paga-se os custos de deslocação.

São estas as razões que me levam a querer voltar ao campo.

Sei que perco no acesso a cinema (raramente vou), restaurantes, espectáculos, etc. Mas este tipo de coisas é menos importante para nós.

Há outros equipamentos aos quais perdes acesso, como centros comerciais, lojas do cidadao, piscinas (eu ia a uma olímpica 3x por semana), uma oferta de lojas bastante superior em Lisboa, proximidade dos amigos, bons transportes públicos (como comboio e metro), escolas (na zona da Malveira só há 10o, 11o, e 12o em Mafra) e universidades. Nao é muito e é tudo uma questao de se ponderar os prós e os contras das zonas.

Companheiro

Vivo em Mafra e trabalho em Frielas.

Demoro 30 minutos em AE diariamente e não pondero sair de lá.

Os custos são os já mencionados, mas; daqui a 20 minutos saio do trabalho + demoro 30 minutos a chegar à escola das miúdas + 10 minutos até as conseguir arrastar para dentro do carro + 10 minutos até à praia da Foz do Lizando (ou qualquer outra na Ericeira) = às 18.50h já devo estar com os pés na areia a comer um Corneto de nata com as miúdas e a mulher...

If you see what I mean...

Um abraço

ny12xx

Faço o mesmo na margem sul e trabalho em Lisboa, demoro 25m a chegar a casa e a minha mulher demora 35/40. Ou seja quando saímos às 18h, no máximo às 19h temos os pés nas praias da Costa.

Eu também faço cerca 60 kms para o trabalho. Mas quando chego a casa e instalo-me na poltrona a fumar o meu charuto descansado, com o ruido do vento/bicheza e pouco mais, não me consigo ver a viver na cidade...

Ainda há a possibilidade de ter uma pequena horta digna desse nome, arvores, garagem para a bricolage, etc...

Depende sempre do que cada um valoriza[;)]

Cump.

Há outros equipamentos aos quais perdes acesso, como centros comerciais, lojas do cidadao, piscinas (eu ia a uma olímpica 3x por semana), uma oferta de lojas bastante superior em Lisboa, proximidade dos amigos, bons transportes públicos (como comboio e metro), escolas (na zona da Malveira só há 10o, 11o, e 12o em Mafra) e universidades. Nao é muito e é tudo uma questao de se ponderar os prós e os contras das zonas.

Mas eu vou continuar a trabalhar em Lisboa, e por enquanto a ter um apartamento em Lisboa, logo não perco o acesso a esses equipamentos que falas, no entanto...

- De centros comerciais, por razões profissionais, andamos nós fartos.
- Ias para uma piscina olímpica com mais umas 100 pessoas. No thanks... [;)] (Ok, de Inverno levas vantagem)
- Lojas - eu trabalho em Lisboa, numa zona central em que existem quase todas as grandes lojas.
- Escolas - para onde quero ir também só há até ao 12ºn (e apenas pública)... Fará como eu e sairá debaixo das asas dos papás. Faz-lhes muito bem!!
- Proximidade dos amigos - os meus estão quase todos lá, bem como a família.

Existem contras, como o acesso a formação de forma permanente, ter de me deslocar de carro para todo o lado (bancos, supermercados, serviços do estado), o factor segurança (que pode ser minimizado). Mas são contras com os quais já convivi e até os valorizo. Ao não ter isso junto de mim, também não tenho pessoas, nem trânsito ou ruído.

Voltar
Superior