Anticongelante

CL,
Em princípio só para Junho ou Julho é que vou fazer essa mudança de líquidos, é quando o carro faz 4 anos e aproveito o facto de ir à 1ª inspecção para lhe fazer uma revisão maiorzinha, até que tem as luzes de Ré sem funcionar e deve precisar de uma válvula de Ré, já andei a ver se descobria onde era, mas ainda não cheguei lá...

E nessa altura será um serviço quase completo, mudança de líquido de refrigeração (como o carro está a gás tem que andar sempre 100%), mudar velas (já tenho novas), a válvula de Ré (ainda não tenho) e mais umas coisinhas estéticas como lavar tapetes e estofos...

A correia de distribuição estava a juntá-la para quando mudar de pneus, já vão com mais de 76.000km e ainda são os de origem :)

Mas se na altura ainda tiveres o líquido posso ficar com ele, e o café será um prazer pagar-to :)

A correia é aos 6 anos ou 150 mil km, ainda tens muito tempo pela frente.

Também não sei onde fica a dita válvula de marcha-à-ré mas deve estar na caixa de velocidades... como não está na parte de cima... adivinha onde ela estará!? :D

Bruxo! No sítio mais inacessível que se possa pensar!

Pois, lavar estofos e tapetes, aspirar, lavar por fora, lavar as jantes... tenho que fazer isso um dia... (de São Nunca à tarde :D)

citação:O reservatório de expansão foi desmontado do local para ser bem lavado (com água, detergente em pó para a roupa e um escovilhão tipo daqueles utilizados para lavar os biberões), uma vez que apresentava alguns depósitos de ferrugem no fundo, alguns depósitos de sujidade nas paredes laterais e também um ligeiro filme de "nanha" creme no fundo:

Da próxima vez usa aguarrás de limpeza ("white spirit", not "thinner") com sal lá para dentro, chocalha vigorosamente e em menos de 2 minutos tens isso limpo, o aguarrás dissolve a porcaria e a gordura num instante, e não, não te ataca o plástico do reservatório nã senhor...[:p];)

ps eu uso o Glycoshell sf, é mais barato e também é um OAT!

citação:Originalmente colocada por jcc

e não, não te ataca o plástico do reservatório nã senhor...[:p];)

Quando li aguarrás imaginei logo o meu rico depósito a desfazer-se... :D

Mas aquilo com o OMO (ou lá que é que a patroa usa para as roupas à mão) foi em 10 minutos e ficou quase quase como novo.

De qualquer maneira vou mudá-lo daqui por um mês. Custa uns 54€ cá (44 e tal + IVA) e entregam de um dia para o outro mas, já agora, estou à espera que os ingleses me respondam sobre o preço lá. Logo se vê se compensa...

Boas!
Alguém me sabe dizer como proceder num volkswagen Polo coupe fox - 1,4 diesel de 1993??
Neste momento não tenho a certeza, mas dá-me a sensação que tem o liquido de cor acastanhada, o que é mau... (mistura de verde e vermelho?). comprei o carro à um mês e tenho estado com ele parado, estive a afinar o ponto do motor, montes de coisas electricas, e amanha finalmente leva dois pares de pneus novos...
mas agora fiquei preocupado com a cor do liquido, não faço ideia de há quantos anos está lá, e por isso vou trocar... como se faz a purga neste carro? que tipo de anticongelante leva? o Verde ou o OAT?

Desde já obrigado pela atenção.

Eu utilizo um concentrado com base no metanol ou etanol(penso eu... é uma coisa dessas)!
Na embalagem vem lá as misturas possiveis, como utilizo-o a 100%, dá-me até -30 ºC

Subject: DEX-COOL Engine Coolant Information #00-06-02-006C - (05/01/2006)

Models: 2007 and Prior GM Passenger Cars and Trucks (Including Saturn)

2007 and Prior HUMMER Vehicles

2005-2007 Saab 9-7X

Licensed Approved DEX-COOL® Providers
Important: USE OF NON-APPROVED VIRGIN OR RECYCLED DEX-COOL® OR DEVIATIONS IN THE FORM OF ALTERNATE CHEMICALS OR ALTERATION OF EQUIPMENT, WILL VOID THE GM ENDORSEMENT, MAY DEGRADE COOLANT SYSTEM INTEGRITY, AND PLACE THE COOLING SYSTEM WARRANTY UNDER JEOPARDY.

Following in Table 1 are the only current licensed and approved providers of DEX-COOL®. Products that are advertised as "COMPATIBLE" or "RECOMMENDED" for use with DEX-COOL® have not been tested or approved by General Motors. Non-approved coolants may degrade the coolant system integrity and will no longer be considered a 5 yr/150,000 mile (240,000 km) coolant.

Table 1 -- Approved and Licensed Providers of DEX-COOL Products Meeting General Motors GM6277M Specifications License #
Provider

DC 001
Chevron

DC 002
Prestone

DC 003
Shell

DC 004
Valvoline

DC 005
Recycled Fluid Technologies (Bulk Service)

DC 011
GM Vehicle Care

DC 011
AC Delco

Coolant Removal Services/Recycling
The following tables include all coolant recycling processes currently approved by GM. Also included is a primary phone number and demographic information. Used DEX-COOL® can be combined with used conventional coolant (green) for recycling. Depending on the recycling service and/or equipment, it is then designated as a conventional 2 yr/30,000 mile (50,000 km) coolant or DEX-COOL® 5 yr/150,000 mile (240,000 km) coolant. Recycled coolants as designated in this bulletin may be used during the vehicle(s) warranty period.

DEX-COOL® Recycling
The DEX-COOL® recycling service listed in Table 2 has been approved for recycling waste engine coolants (DEX-COOL® or conventional) to DEX-COOL® with 5 yr/150,000 mile (240,000 km) usability. Recycling Fluid Technologies is the only licensed provider of Recycled DEX-COOL® meeting GM6277M specifications and utilizes GM approved inhibitor packages. This is currently a limited program being monitored by GM Service Operations which will be expanded as demand increases.

Table 2 -- Approved Engine Coolant Recycling Services - DEX-COOL® Recycler
Equipment/Service
Recycled Products
Demographics
Contact

Recycling Fluid Technologies
Service
DEX-COOL® Licensed Provider (50/50 pre-mix)
IN, IL, MI, OH
800-474-4947

Conventional (Green) Recycling
Processes listed in the Table 3 are capable of recycling waste engine coolants (DEX-COOL® or conventional) to a conventional (green) coolant. Recycling conventional coolant can be accomplished at your facility by a technician using approved EQUIPMENT (listed by model number in Table 2), or by an approved coolant recycling SERVICE which may recycle the coolant at your facility or at an offsite operation. Refer to the table below for GM approved coolant recyclers in either of these two categories. Should you decide to recycle the coolant yourself, strict adherence to the operating procedures is imperative. Use ONLY the inhibitor chemicals supplied by the respective (GM approved) recycling equipment manufacturer.

Table 3 -- Approved Engine Coolant Recycling Services and Equipment - Conventional Green Recycler
Equipment/Service
Recycled Products
Demographics
Contact

Antifreeze Technologies Systems
Service
Conventional Green (50/50 pre-mix)
IL, IN, MA, MD, MI, NH, NJ, PA, TX, VA
800-474-4947

Asbury Environmental Services/Demenno Kerdoon - Trinity Brand
Service
Conventional Green (50/50 pre-mix)
AZ, CA, NV, OR, WA
800-974-4495

Automotive Environmental Service

citação:Em caso de dúvida, a água destilada é barata, a desmineralizada ou desionizada já não tanto, mas todas podem ser utilizadas no circuito de arrefecimento. Além disso, pelo menos a destilada, existem à venda em qualquer hipermercado em embalagens de uns 4-5 litros.

Só para chamar à atenção que a água destilada como deve de ser, é bastante corrosiva e bastante cara. e é obtida a partir de água desmineralizada depois de ser desionizada (só depois passa à fase seguinte de destilação). A que existe nos hipermercados tem a marca "Destilada" mas não passa de simples água desmineralizada, por vezes pouco desmineralizada, i.e quase do cano.

Já confirmei isto ao telefonar para um fornecedor que até sendo de louvar trazer o nº de telefone na embalagem, quando o contactei não procurou vender banha da cobra e confirmou que apesar do nome/marca ser "Destilada" a água era simplesmente desmineralizada. Sem dúvida pessoa séria que levarei em conta.

Água destilada é um termo para várias águas que começam pela água pura com condutividade muito próxima de zero, 10 µmhos/cm. Por exemplo a ultra pura tem de ter 0,1µmhos/cm.
A água potável normal andará (deveria andar) na casa dos 50 µmhos/cm).

Os inibidores de corrosão do produto penso que também ajudarão a aliviar a capacidade corrosiva da água destilada.
Portanto cuidado com as águas "destiladas" dos hipermercados...

Voltar
Superior