Ano Zero - o que é? (ensino superior)

E pronto, hoje ficaram as dúvidas quase todas tiradas.

Fui com o meu amigo à UM logo de manhã e fiquei com sensação que na secretaria ainda sabiam menos que nós :)
De qualquer forma, disseram-nos que não havia lá disso, mas ainda vamos tentar saber por outro lado...
Depois fomos ao ISEP e lá disseram-nos que realmente tinham. Ficou feita a pré-inscrição.

E se por acaso não terminar o ensino superior, fica com o ensino secundário completo?

"antigamente" não!

O ano zero não tinha equivalência externa ao 12º ano, servia apenas de trampolim para garantir uma vaga no superior....

...mas agora até é capaz de ter, com tanto facilitismo que agora aplicam....

Informa-te bem junto das escolas ou instituições que o pratiquem, para não teres duvidas...

"antigamente" não!

O ano zero não tinha equivalência externa ao 12º ano, servia apenas de trampolim para garantir uma vaga no superior....

Informa-te bem junto das escolas ou instituições que o pratiquem, para não teres duvidas...

Foi só mesmo por curiosidade, eu tenho o secundário completo. [;)]

A a ideia que eu tenho é que antigamente não tinha equivalência, actualmente estava curioso para saber.

se não conseguem fazer o 12º ano não pensem que conseguem fazer a faculdade [:D]
Isso é discutivel, muito discutivel!

Há muita gente que faz um curso superior à custa do "marranço" como se não existisse mais nada no mundo. Tem umas palas nos olhos de tal forma que nem sabem quem é o 1º ministro ou o Presidente da República.

Há a cultura, a inteligência e o marranço, o ideal são as três juntas, o que é raro.

Pelo que estou a perceber é um sistema semelhante ao acesso ao ensino superior para maiores de 23 anos que não tenham o 12º ano, antigo had-oc, digo antigo porque penso que foi substituido. Sendo que neste caso pode, o ano zero, ser de acesso a todos que não tenham o 12º completo.

"antigamente" não!

O ano zero não dá equivalência ao 12º?
Então como é que quem não concluiu o secundário pode entrar no ensino superior depois?
Só se for para os exames nacionais como auto-proposto... A menos que quem frequenta o ano zero tenha vaga garantida no ano seguinte...

E pronto, hoje ficaram as dúvidas quase todas tiradas.

Fui com o meu amigo à UM logo de manhã e fiquei com sensação que na secretaria ainda sabiam menos que nós :)
De qualquer forma, disseram-nos que não havia lá disso, mas ainda vamos tentar saber por outro lado...
Depois fomos ao ISEP e lá disseram-nos que realmente tinham. Ficou feita a pré-inscrição.

É normal... sempre que lá vou para ver se me tiram uma dúvida, algumas vezes a resposta é "... leia o RIAPA.." ou então "vá a Braga, eles respondem a isso..."

O que vale é eu ser de Braga... [:)] [:)]

Mas não posso dizer que eles não saibam das coisas... podem é não saber tudo...

Isso é discutivel, muito discutivel!

Há muita gente que faz um curso superior à custa do "marranço" como se não existisse mais nada no mundo. Tem umas palas nos olhos de tal forma que nem sabem quem é o 1º ministro ou o Presidente da República.

Há a cultura, a inteligência e o marranço, o ideal são as três juntas, o que é raro.

Mas esses cursos de marranço, estão associados a cursos das humanidades, pelo que esses alunos de 12º frequentam o 12º de humanidades, que é diferente do 12º de ciências...

Logo, se não acabam o 12º de humanidades, muito dificilmente acabam um curso superior em humanidades...

( o mesmo raciocínio se aplica ás ciências, com as devidas diferenças)

O ano zero não dá equivalência ao 12º?
Então como é que quem não concluiu o secundário pode entrar no ensino superior depois?
Só se for para os exames nacionais como auto-proposto... A menos que quem frequenta o ano zero tenha vaga garantida no ano seguinte...

Antigamente, o ano zero existia SOMENTE nas privadas, para captar o cliente/aluno a frequentar esse estabelecimento, e se acabasse o ano zero ficava automaticamente colocado no curso superior desejado dentro do estabelecimento....

Se abandonasse com o ano zero "concluido" mas sem frequentar o superior, então não tinha equivalência ao 12º...

Mas bastava frequentar um semestre do superior privado dessa instituição para já ter frequência universitária que dá a tal equivalência ao 12º

Er

Antigamente, o ano zero existia SOMENTE nas privadas, para captar o cliente/aluno a frequentar esse estabelecimento, e se acabasse o ano zero ficava automaticamente colocado no curso superior desejado dentro do estabelecimento....

Se abandonasse com o ano zero "concluido" mas sem frequentar o superior, então não tinha equivalência ao 12º...

Mas bastava frequentar um semestre do superior privado dessa instituição para já ter frequência universitária que dá a tal equivalência ao 12º

Er

Ok [;)]

E nos anos zeros que agora existem nas públicas, sabes alguma coisa quanto a isso? (em termos de equivalência ao 12º, digo)

Eu estive no ISEP para me inscrever no 'ano-zero'!
O que me foi dito é que o ano zero apenas se aplica aos alunos que ja concluiram o ensino secundario mas que nao conseguiram obter nota minima na disciplina especifica!´
Existem cadeiras que sao impostas ao aluno e outras, as do curso que o aluno pertende seguir,sao escolhidas pelo mesmo.
Se no final do ano zero obtiver aprovaçao as cadeiras, entao eles dao equivalencia ao 1º ano!!!

Cumps

Mas esses cursos de marranço, estão associados a cursos das humanidades, pelo que esses alunos de 12º frequentam o 12º de humanidades, que é diferente do 12º de ciências...

Logo, se não acabam o 12º de humanidades, muito dificilmente acabam um curso superior em humanidades...

Mesmo em cursos de ciencias há cadeiras só com marranço, embora não tenha nada a ver com humanidades.

O que me foi dito é que o ano zero apenas se aplica aos alunos que ja concluiram o ensino secundario mas que nao conseguiram obter nota minima na disciplina especifica!´
Existem cadeiras que sao impostas ao aluno e outras, as do curso que o aluno pertende seguir,sao escolhidas pelo mesmo.
Se no final do ano zero obtiver aprovaçao as cadeiras, entao eles dao equivalencia ao 1º ano!!!

Cumps

Salvo erro na minha faculdade há o ano zero também para quem não tem o secundário completo.

Cumps

Mas essa informação foi-te dada lá na secretaria do ISEP ou disseram-te?

Eu já ouvi as duas versões, que era para quem não tivesse acabado o 12º e para quem não tivesse passado nas específicas e também já ouvi que era só para quem não tivesse aprovação nas específicas.
No site do ISEC diz lá que é para as duas situações mas no do ISEP não tem informação nenhuma relativa a isso.
Na secretaria chegamos lá, perguntamos se havia ano zero e disseram-nos que sim. Antes que perguntássemos mais alguma coisa perguntaram ao meu amigo se se queria pré-inscrever e que depois o contactavam.
Não nos disseram mais nada, mas também gostava de saber isso...

Cumps
Não te dão equivalência ao 1º ano, dão apenas a essas mesmas cadeiras.

Cada curso tem um plano de estudos, só quando completares todas as cadeiras desse plano é que te dão o diploma.

Marranço nas Humanidades?! Eu tenho uma licenciatura nessa área (com óptima média) e se há coisa que eu não fiz foi marrar. Aliás, quem mais marrava pior notas tinha!!!!

Vejo (moro com 2) mais marranço em Medicina, por exemplo, do que via no meu curso.

Voltar
Superior