Ano Zero - o que é? (ensino superior)

TILT

New member
Boas!
Há bocado numa conversa com uns amigos, soube de uma rapariga que vai para a Universidade do Minho fazer um "ano zero" (não sei em quê). Ora, um dos meus amigos na conversa chumbou no exame de matemática (e consequentemente no ano porque fez a 100%) e ficou interessado nisso, pois do muito pouco que sei, tenho ideia que é uma espécia de hipótese de se fazer o 12º numa faculdade.
Alguém sabe exactamente o que é o ano zero?
Em que faculdades existe?
O que é preciso para se inscrever lá?

Outras informações que possam ter, também são benvindas...

Já não é a primeira vez que ouço falar nisto e não consigo achar muita informação sobre o assunto...

Última edição:
É isso mesmo, também é chamado de "ano preparatório", no fundo é o 12º ano, mas feito numa instituição do ensino superior.

O normal é teres disciplinas do 12º (Matemática, Física, etc., dependendo da área/curso/faculdade) e 2 cadeiras do 1º ano de uma licenciatura/mestrado (não sei se são à escolha ou não).

Faculdades não sei, mas no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) por exemplo já existe há 2 ou 3 anos e pelo que sei as pré-inscrições já começaram há algum tempo (basta preencheres uma folha com nome/morada/contactos). As aulas começam mais tarde (ou Setembro ou Dezembro).

Ah, e é importante referir que (pelo menos no ISEP) as propinas (sim, já se pagam) são pagas por inteiro.

Creio que isso só existe nas privadas....:sh)

Era uma forma de angariar "clientes" e se o aluno por ventura fize-se o ano zero e saisse da instituição sem frequentar um curso superior, nem sequer tinha equivalência ao 12º.:confused:

Mas é natural que agora seja diferente, houve tantas mudanças que já não digo nada...:rolleyes:

Creio que isso só existe nas privadas....:sh)

Era uma forma de angariar "clientes" e se o aluno por ventura fize-se o ano zero e saisse da instituição sem frequentar um curso superior, nem sequer tinha equivalência ao 12º.:confused:

Mas é natural que agora seja diferente, houve tantas mudanças que já não digo nada...:rolleyes:
O ISEP é público...

No ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra) tens ano zero:

Retirado do site deles (http://www.isec.pt/anozero/)
------------------------------------------------------
Objectivo:

Permitir aos alunos que não obtiveram nota suficiente nas provas especificas
frequentar disciplinas que lhes permitam aprofundar conhecimentos na área
das disciplinas base de Engenharia (Matemática, Física e Química).

Muito interessante...
Pelo que estou a ver, é mesmo muito bom para o meu amigo, já que afinal só tem matemática para fazer...
Amanhã de manhã então vou com ele à UM a Guimarães e vamos ver se lá também há disso... A dúvida dele, quando entrar na faculdade, é entre o ISEP e a UM, por isso se houver num desses dois establecimentos já é óptimo. Pelo que li, no ISEP há mesmo e se houver também na UM, melhor, sempre são mais opções de que dispõe.
Quanto a ter de pagar propinas, claro que nunca ninguém gosta de gastar dinheiro mas comparando com a possibilidade de uma para um colégio privado, que é o que muita gente faz, é muito mais interessante (e barato)...

Obrigado pelo esclarecimento :)

Última edição:
se não conseguem fazer o 12º ano não pensem que conseguem fazer a faculdade [:D]

Lol! [:D]
Mas olha que não é assim, no meu curso o que não falta é quem não tenha feito o 12º à primeira (alguns até ficaram dois anos a acabá-lo) e depois chegaram e fizeram tudo, ou quase tudo. Por outro lado, eu fiz o secundário nas calmas e cheguei lá e espetei-me em grande, no 1º ano [:D]:sh)
É tudo uma questão de atitude na faculdade e de empenho...

O ano zero, se não me engano, é fazer cadeiras em falta que são especificas do curso que se quer , e faz-se na faculdade em que se quer entrar.
Na minha há o ano preparatório, com as cadeiras de matemática, quimica e fisica, especificas de engenharia.
Não sei se há em todas as faculdades.

Lol! [:D]
Mas olha que não é assim, no meu curso o que não falta é quem não tenha feito o 12º à primeira (alguns até ficaram dois anos a acabá-lo) e depois chegaram e fizeram tudo, ou quase tudo. Por outro lado, eu fiz o secundário nas calmas e cheguei lá e espetei-me em grande, no 1º ano [:D]:sh)
É tudo uma questão de atitude na faculdade e de empenho...

É isso, quando se entra numa faculdade parece que há mais sentido de responsabilidade...eu andei dois anos no 12º, mas já fiz as analises e algebra...e quem fez o 12º à primeira e ainda não as fez. Depende muito.

Voltar
Superior