Ambição na vida

iandrec

New member
Estive a ler a entrevista de Paulo Teixeira Pinto na Sabado e fiquei impressionado com a vida deste senhor. Pelo que li é daquelas pessoas que se destaca do cidadão comum, com uma abordagem da vida que no minimo é diferente. Na minha opinião é dequelas pessoas que fosse qual fosse a área que se dedicasse ira ser bem sucedido.

Depois de ler a entrevista comparei este senhor, e a postura deste senhor com a população portuguesa. A postura do portugues na vida(digo portugues porque é a sociedade em que vivo e que conheço melhor), o povo portugues apesar das dificuldades que tem, que não podemos negar, é um povo mesquinho, que só fala fala e pouco faz, existe um desinvestimento gritante na maioria dos portugueses, a maioria está espera que saia o euromilhoes para ficar rico e comprar o ferrari e a mansão e pronto, mantem-se na ignorância. A juventude é adepta da boa vida, da vida do prazer do momento com copos roupa bonita e estilo, muito estilo, depois não são empreendedores em nada e muitos que tem o privilégio ou não de nascer ricos vivem ao abrigo da fortuna dos pais sem nada fazer, são os meninos da noite.
Depois olham para pessoas que pelo trabalho conseguiram ser bem sucedidos e a primeira coisa que lhes em a cabeça é encontrar palavras para expressar a dor de cotovelo que tem, mesmo sabendo que nada fizeram para procurar o sucesso contentam-se com um trabalho mais pacato e pronto cá fico. Depois é a questão cultural, cá em Portugal tirando ler a bola, ir a bola, ler o correio da manha para ver os mortos do dia, depois a noite ser bombardeado com "excelentes" programas televisivos como aquele apresentado pela "excelente" apresentadora Diana Chaves e o outro com a Carolina Patrocinio, depois para acabar em grande uma boa novela. Depois esfolheamos a boa da revista caras e contemplamos as celebridades a dizerem que descobriram o amor da sua vida.

É o desabafo que tenho perante o país em que vivo, pode ter alguns exageros mas é o que sinto neste Portugal, quanto aos restantes só posso dar os meus votos de sucesso para a vida que estão a lutar. O mundo é grande a vida tem muitas surpresas e que batalha com alguma inteligência atinge de certeza o sucesso.[:blush:]

Última edição:
Mas que tópico, sim senhor!

Eu não sou daqueles de estar sempre a bater no país, e no povo, mas a verdade é que isso que disseste bate tudo certo. E questão não é o generalizar, é uma questão de estatística, se sairmos para a rua a avaliar o que por aí se passa...

Há imensas excepções, mas na generalidade assistimos ao que referes no tópico. Eu também gosto de me divertir, no entanto acho que para tudo tem que haver regra.

As pessoas hoje em dia limitam-se a viver, a poupar para o momento, e o que interessa é mostrar ao vizinho e aos amigos que está bem na vida com o casado da Hugo Boss, e o Audi A3 2.0 TDI. A estabilidade pouco ou nada interessa.

O pessoal geralmente procura é um emprego (não um trabalho) que dê para ganhar o suficiente para alimentar as modas, que permita trocar de telemóvel de 6 em 6 meses, e que não os rale muito com responsabilidades. Depois é aguardar, como dizes, e bem, que saia o EuroMilhões.

Quando se debate alguma coisa com essas pessoas, a conversa é sempre a mesma, o estado é ladrão, o chefe é uma besta, não ganho nada, isto está duro… mas a borga, o tabaco, e a bebedeira nas festas de Verão é que não pode faltar.

Depois tudo se queixa que o país não anda… Pois não, as pessoas entretêm-se a falar em vez de por mãos à obra, em vez de fazer algo.

Há muita falta de iniciativa por cá, de por as mãos ao trabalho, de tentar criar, desenvolver, de pensar, de explorar, de investigar. Acho que o povo Português devia pensar “mais além” e não se acomodar tanto.

Quanto a mim, não ligo a modas, não ligo muito a festas a não ser o S. Paio (que vou daqui a pouco para lá, eheh), não bebo, não fumo, gosto de conduzir, tenho um carro que gosto, gosto de ténis, gosto de mulheres, e sou um homem da electrónica. Dentro disto, o que posso explorar, é mesmo a electrónica, e por isso mesmo, tenho um sonho que espero realizar a longo prazo, e para já, é esse o meu objectivo de vida! Que será na área de desenvolvimento da electrónica automóvel, vamos a ver o que o futuro me reserva, mas para já, é o próximo patamar! E é por isso que por vezes ás 2 ou 3 da manhã, em pleno verão, estou fechado na minha “oficina” a explorar, a investigar, a fazer ensaios, a analisar comportamentos.

Há quem diga que sou doido, tolo, que não vou aproveitar a vida, etc. etc. Eu acho que vou, a fazer algo útil, algo que gosto, e algo que me faz bem.

Eu conheço imensa gente com este pensamento, e com esta atitude, que considero ser correcta, o problema é que também conheço imensa gente que funciona na base do – venha a nós, e os políticos é que são as bestas.

Eu já nem ligo a politica para não me chatear, eu quero é desenvolver e evoluir o meu conhecimento, a minha sabedoria para cumprir os meus objectivos.

Vocês já repararam que estão precisamente a ir de encontro ao que o autor do tópico refere?

Aquilo que ele critica, é precisamente aquilo, que neste caso o Pitest se encarregou logo de fazer.

Tudo barafusta, tenta-se sempre arranjar forma de criticar e atirar as coisas aos outros, mas dar ideias, opiniões, fazer algo... tá quieto.

Há, isto é só chulos, o chefe é uma besta comigo, bla bla bla. Vai-se a ver, e o chefe é uma besta porque o gajo é um calão, não faz nada, passa o dia de trabalho à conversa com os colegas, e ainda manda bocas ao chefe.

Depois a vida está complicada, e ganha mal...

é fácil apontar o dedo aos outros, mas apontar o dedo para si próprio, é mais dificil [8b]

Mas o que é que tem apontar o dedo aos outros? Não posso fazer uma reflexão dos outros? Do que me rodeia? Da postura das pessoas perante a vida? Será isso falar mal? Eu aponto o dedo também a mim muitas vezes até demais, e gosto de ver as coisas boas e as outras que tenho a melhorar e quantas vezes mais esta auto-análise acontecer desde que seja construtiva melhor, pois tento apesar de nem sempre conseguir construir-me numa pessoa melhor

Vocês já repararam que estão precisamente a ir de encontro ao que o autor do tópico refere?

Aquilo que ele critica, é precisamente aquilo, que neste caso o Pitest se encarregou logo de fazer.

Tudo barafusta, tenta-se sempre arranjar forma de criticar e atirar as coisas aos outros, mas dar ideias, opiniões, fazer algo... tá quieto.

Há, isto é só chulos, o chefe é uma besta comigo, bla bla bla. Vai-se a ver, e o chefe é uma besta porque o gajo é um calão, não faz nada, passa o dia de trabalho à conversa com os colegas, e ainda manda bocas ao chefe.

E é aquilo que tu estas a fazer neste momento, criticar, e falar, em vez de falar se todos colocassem as maos à obra, o resultado seria outro, mas é mais fácil apontar o dedo ao "tuga".

Mas o que é que tem apontar o dedo aos outros? Não posso fazer uma reflexão dos outros? Do que me rodeia? Da postura das pessoas perante a vida? Será isso falar mal? Eu aponto o dedo também a mim muitas vezes até demais, e gosto de ver as coisas boas e as outras que tenho a melhorar e quantas vezes mais esta auto-análise acontecer desde que seja construtiva melhor, pois tento apesar de nem sempre conseguir construir-me numa pessoa melhor

Uma coisa que não deves fazer é generalizar a sociedade em sim. Todos sabem aqueles que não fazem nenhum, e sabe-se quem trabalha e faz algo de positivo para o país.

Nem mais,
É por esta ideia de que uma critica não positiva ser falar mal que se assiste a uma degradação da sociedade e dos valores.
Basta ver o exemplo daqueles programas de tv que vai um zé da esquina cantar que não sabe nada daquilo, e já com um cd para apresentar, depois ouvimos o apresentador ou o juri dizer que foi exelente, e o coitado vive na ilusão que é um grande artista quando na verdade não vale nada. [:D] Este hábito do politicamente correcto e do ficar mal dizer alguma coisa contra que mantém este país numa ilusão.

Uma crítica, dependendo da forma como é feita, deve ser sempre levada como forma de nos evoluirmos e melhorarmos a nós próprios! E isto é outro defeito do povo Português, geralmente não gostam muito que critiquem as suas atitudes.

E depois vêm com a história do Generalizar.

O generalizar é uma questão de números. O problema do generalizar, é que se dissermos que o povo português se caracteriza pela hospitalidade, pela capacidade de “desenrasque”, fica tudo contente e aplaude, porquê? Porque estamos a falar bem, e aí podemos generalizar, mesmo que conheçamos 30 anti-sociais, mal-educados, e acanhados, ficamos sempre contentes que digam bem, e generalizar não faz mal.

Mas se dissermos que o povo Português também gosta muito de viver de aparência, não gosta muito de trabalhar, que passa a vida a arranjar desculpas para o seu nível de vida ser X ou Y, uuuui, aí a generalização já é um problema, e porquê? Porque não gostamos de receber críticas, ninguém gosta de ser corrigido.

E uma pessoa só evolui quando aceita, compreende, e corrige as suas falhas, ou erros.

Em tudo há generalizações, que são dadas por factos e números, se dissermos que os africanos são mais dotados para o desporto – é uma generalização! Se dissermos que os Russos gostam da pinga, é outra generalização.

E porquê? Porque há números e factos que nos mostram isso.

E é aquilo que tu estas a fazer neste momento, criticar, e falar, em vez de falar se todos colocassem as maos à obra, o resultado seria outro, mas é mais fácil apontar o dedo ao "tuga".

Antes de estar a falar, dei a minha opinião sobre o que se passa, e como é que se poderia resolver. E agora, estou a falar para te tentar fazer pensar de outra forma no assunto.

E mãos à obra, já as pus, ainda hoje de manhã, até à pouco, de forma a um dia conseguir concretizar aquilo que pretendo.

Uma crítica, dependendo da forma como é feita, deve ser sempre levada como forma de nos evoluirmos e melhorarmos a nós próprios! E isto é outro defeito do povo Português, geralmente não gostam muito que critiquem as suas atitudes.

E depois vêm com a história do Generalizar.

O generalizar é uma questão de números. O problema do generalizar, é que se dissermos que o povo português se caracteriza pela hospitalidade, pela capacidade de “desenrasque”, fica tudo contente e aplaude, porquê? Porque estamos a falar bem, e aí podemos generalizar, mesmo que conheçamos 30 anti-sociais, mal-educados, e acanhados, ficamos sempre contentes que digam bem, e generalizar não faz mal.

Mas se dissermos que o povo Português também gosta muito de viver de aparência, não gosta muito de trabalhar, que passa a vida a arranjar desculpas para o seu nível de vida ser X ou Y, uuuui, aí a generalização já é um problema, e porquê? Porque não gostamos de receber críticas, ninguém gosta de ser corrigido.

E uma pessoa só evolui quando aceita, compreende, e corrige as suas falhas, ou erros.

Em tudo há generalizações, que são dadas por factos e números, se dissermos que os africanos são mais dotados para o desporto – é uma generalização! Se dissermos que os Russos gostam da pinga, é outra generalização.

E porquê? Porque há números e factos que nos mostram isso.

Os que se queixa que a vida está mal, é com eles, parece que são muitos porque assim os media querem, falar bem de quem realmente esforça-se por ter uma vida melhor já não convém.

Depois temos aqueles que não tem capacidades para ter uma vida melhor (e não são poucos), não tem escolaridade para conseguirem ter uma vida mais desfogada.

Mas olha que esse senhor (ex líder do BCP ?) também não é grande exemplo [;)][:D]

É um gajo estranho... tirou a mesma licenciatura em duas universidades diferentes, ao mesmo tempo :sh) Não tem tido vida fácil, aquilo tá mau para os lados do PTP, foi a questão do BCP e a morte do filho tão de repente, deve ter ficado de rastos.

É um gajo estranho... tirou a mesma licenciatura em duas universidades diferentes, ao mesmo tempo :sh) Não tem tido vida fácil, aquilo tá mau para os lados do PTP, foi a questão do BCP e a morte do filho tão de repente, deve ter ficado de rastos.

É verdade, mas o que me chamou a atenção foi a abordagem da vida deste senhor, tem uma editora, esteve na presidência do bcp, é artista, é professor, presidente de vários grupos, lê montes de livros, e achei engraçado de estar a fazer um atiler em alfama. Mesmo com as adversidades da vida teve a capacidade de se adaptar e viver de uma maneira que muitos mesmo que pudessem não viviam ou tinham a visão aberta para viver. Pode ter tido algumas acções menos correctas, mas é um gajo que passa pela vida e soube aproveita-la e interessou-se por várias coisas que esta pode oferecer.

EXCELENTES! "Exelentes" não existe. E isto não é uma crítica nem falar mal do ser português. É mesmo uma correcção. Trabalho. [:D]

Estive a ler a entrevista de Paulo Teixeira Pinto na Sabado e fiquei impressionado com a vida deste senhor. Pelo que li é daquelas pessoas que se destaca do cidadão comum, com uma abordagem da vida que no minimo é diferente. Na minha opinião é dequelas pessoas que fosse qual fosse a área que se dedicasse ira ser bem sucedido.

Parei de ler aqui por me lembrar das minhas queridas acções do BCP.

Já agora, leram a Visão da semana passada e o artigo com as diferenças entre a MFL e o JS? Bem nascida, a senhora... Não sabia...

Voltar
Superior