[Sociedade] Alimentação nas escolas

Além de a comida ser de má qualidade ainda enchem o prato com 90%massa/arroz etc, e 10 % de proteína... salada então nem vê-la..isso sempre me revoltou...é que até parece que estão a servir porcos.

Agora, no refeitório é 1,46€, excepto quando é com multa (1,76€, salvo erro).
Por 3€, posso ter um prato cheio de batatas fritas e duas entremeadas, no café-restaurante à frente da escola. E se eu estiver com vontade de andar, posso ir ao centro da vila comer uma alheira pelo mesmo preço.

Ou então, por 2,50€, fico com uma bifana, um cheeseburger, ou um cachorro-quente.

Se estiver na onda da poupança, por 1€ vou lá ao cafézito e peço um saco de batatas fritas feitas lá (não são aquelas Lays, cheetos, etc. de compra todas artificiais, mas sim os palitos feitos na hora). E fico bem alimentado de todas as maneiras! Portanto, dá para todos os bolsos.

Para andares a comer esse lixo, mais vale começares a levar de casa...

Almoçar só batatas fritas???

Para andares a comer esse lixo, mais vale começares a levar de casa...

Almoçar só batatas fritas???

Eles lá no restaurante têm mais comida de outros géneros, algumas coisas mais saudáveis... Mas não posso enumerá-las porque nunca comprei coisas desse género, gosto do que me sabe bem à boca. [:p] E para mim, pagar para comer peixe fora de casa é absurdo..

E sim, é isso que muitas vezes faço, levo uma sandes.. Mas também já almocei só um saquinho de batatas fritas..

A minha prole está no privado. Uma cena dessas e no dia seguinte tinham de meter as instalações à venda para indemnizar os pais.

Se forem para o público vão ter cartão refeição para irem onde quiserem.

Sempre comi mal em todas as escolas que andei.

Não comia frango cru dessa maneira, mas notava-se perfeitamente que era tudo do mais artificial que há.

Como dizia o meu avô: "Esfrega-me aqui na Culatra!" [:D]

Este tema é pouco importante, os reformados não têm filhos na escola, os políticos têm os filhos em escolas privadas, o que interessa é defender as reformas e as progressões automáticas, as criancinhas que vão comer a casa dos pais se quiserem...

Eu tenho uma prima que foi proibida de almoçar na cantina porque não tinha a senha.
Isso é estúpido. Nem a um adulto se nega um prato de comida, quanto mais a uma criança.

Quando eu andava na mesma escola, aquilo era do Estado (hoje em dia é cantina concessionada) e sempre comi bem, como o Ruibadboy, também cheguei muitas vezes a repetir a comida. E às vezes até nos chamavam lá para dentro para comer.
Na Secundária, apesar de estatal, a comida era pior e dizem que um rapaz da minha terra, pediu para repetir e as mulheres a servir riram-se na cara dele.
Do que tenho conhecimento, mesmo que uma criança esteja a passar mal, essas empresas, nem um cházito dão.

Nas cantinas da Universidade já me aconteceu por 2 vezes uma costeleta vir ainda com sangue, mas foi só. De resto, sou de um tempo em que na Universidade mudavam a ementa de 3 em 3 meses, mas toda a gente ia às cantinas e estavam sempre cheias.
Hoje em dia mudam a ementa todas as semanas e é raro o dia em que enchem a sério.

Tenho a mais velha na escola pública, e todos os dias tenho perguntado o que foi o almoço e se ela gostou.

Ela tem dito que sim, mas ou não gostou do feijão, ou era peixe, ou tinha ervilhas, enfim, o que também faz em casa... Em conversa com outros pais, ninguém ainda ouviu as crianças a queixarem-se do que quer que fosse, mas sabemos como são as crianças.

Já "dei o toque" à Associação de Pais, para fazerem uma visita e depois darem feedback a todos os pais. A ver se o fazem.

Relativamente ao que o LIC escreve, lá na escola é:
- Se o aluno não tiver senha, deixam tirar senha com multa (com o dinheiro no cartão)
- Se não tiver dinheiro no cartão, telefonam aos pais para ir buscar a criança

Isto é na teoria, porque na prática a simpática senhora da reprografia carrega o cartão com 2€ e aponta no livro, depois as crianças pagam. Nunca soube de caso nenhum que negassem.

Da cantina da universidade tenho boas recordações da comida. Como era comum ir almoçar tarde (14h30) já queriam era despachar a comida, e raras vezes não repeti ou comi prato de peixe e depois de carne, apenas com 1 senha... a única coisa que não deixavam repetir eram as sobremesas doces (fruta era uma peça para a sobremesa e duas para o lanche). Bons tempos!

Hoje, por aqui o almoço foi esparguete com carne de vaca. A carne estava com bom aspecto e cor, tinha molho, e o esparguete estava normal. Portanto, hoje a comida estava especialmente boa.

@LIC, isso não é assim.. Quem quer almoçar na escola, tem senha. Sem senha, nada feito. É assim que funciona, não podem oferecer almoços a todos. Já há os mais carenciados que têm subsídio e não pagam a senha. Se não têm senha, foi porque se esqueceram. Claro que há sempre o argumento de que "ah e tal, há sempre carenciados que não têm subsídio e não podem pagar as senhas".. Pá, isso é uma questão da segurança social, não da cantina do eb2,3, a qual só tem a obrigação de dar a refeição a quem passar o cartão e tiver a senha.

- Se o aluno não tiver senha, deixam tirar senha com multa (com o dinheiro no cartão)

Isto é na teoria, porque na prática a simpática senhora da reprografia carrega o cartão com 2€ e aponta no livro, depois as crianças pagam. Nunca soube de caso nenhum que negassem.

Por aqui também existe uma multa, acho que acresce 30 centimos, se for comprada no dia antes. Acho que no próprio dia já não dá, acho. Nem com multa nem sem multa.. Mas não tenho a certeza dessa situação.

Por aqui também existe uma multa, acho que acresce 30 centimos, se for comprada no dia antes. Acho que no próprio dia já não dá, acho. Nem com multa nem sem multa.. Mas não tenho a certeza dessa situação.

Na "minha" podes "comprar" senhas pela Net, acho que 1,46€. Se for no dia, só no bufete, e acresce 0,30€ ou 0,40€, já não sei, mas deixam comprar até às 12h.

Sim, por aqui também. Aqui é 1,46€, e com a multa (para quem comprar no dia antes) acresce 30 cents.

Bufete não há aqui..

O site é este, e já agora, aqui fica a ementa de amanhã (com a multa):

Tenho a mais velha na escola pública, e todos os dias tenho perguntado o que foi o almoço e se ela gostou.

Ela tem dito que sim, mas ou não gostou do feijão, ou era peixe, ou tinha ervilhas, enfim, o que também faz em casa... Em conversa com outros pais, ninguém ainda ouviu as crianças a queixarem-se do que quer que fosse, mas sabemos como são as crianças.

Já "dei o toque" à Associação de Pais, para fazerem uma visita e depois darem feedback a todos os pais. A ver se o fazem.

Da cantina da universidade tenho boas recordações da comida. Como era comum ir almoçar tarde (14h30) já queriam era despachar a comida, e raras vezes não repeti ou comi prato de peixe e depois de carne, apenas com 1 senha... a única coisa que não deixavam repetir eram as sobremesas doces (fruta era uma peça para a sobremesa e duas para o lanche). Bons tempos!

Na Uni como era teso tinha sempre dezenas delas. Os serviços davam.
[:cool:]

@LIC, isso não é assim.. Quem quer almoçar na escola, tem senha. Sem senha, nada feito. É assim que funciona, não podem oferecer almoços a todos. Já há os mais carenciados que têm subsídio e não pagam a senha. Se não têm senha, foi porque se esqueceram. Claro que há sempre o argumento de que "ah e tal, há sempre carenciados que não têm subsídio e não podem pagar as senhas".. Pá, isso é uma questão da segurança social, não da cantina do eb2,3, a qual só tem a obrigação de dar a refeição a quem passar o cartão e tiver a senha.
Sim, concordo que tem que haver algum rigor. Mas nas situações referidas foi uma por estar meia doente e uma das funcionárias que, por acaso, conhece bem a criança em questão, não fez nada. Mas isso sim, seria mais da mentalidade da pessoa que responsabilidade social da empresa. De acordo.
Quanto à questão da minha família. Não sabia que não dá para comprar senhas no próprio dia.
Concordo com o ZylmhuinVII. Poderia-se comprar no próprio dia (em vez do meio-dia digamos 10 e 30 da manhã).
Agora deixar a criança sem almoço só porque se esqueceu de comprar/levantar senha no dia anterior. Nem que tivesse que pagar o valor de 2 senhas.

Eu tenho uma prima que foi proibida de almoçar na cantina porque não tinha a senha.
Isso é estúpido. Nem a um adulto se nega um prato de comida, quanto mais a uma criança.

Quando eu andava na mesma escola, aquilo era do Estado (hoje em dia é cantina concessionada) e sempre comi bem, como o Ruibadboy, também cheguei muitas vezes a repetir a comida. E às vezes até nos chamavam lá para dentro para comer.
Na Secundária, apesar de estatal, a comida era pior e dizem que um rapaz da minha terra, pediu para repetir e as mulheres a servir riram-se na cara dele.
Do que tenho conhecimento, mesmo que uma criança esteja a passar mal, essas empresas, nem um cházito dão.

Nas cantinas da Universidade já me aconteceu por 2 vezes uma costeleta vir ainda com sangue, mas foi só. De resto, sou de um tempo em que na Universidade mudavam a ementa de 3 em 3 meses, mas toda a gente ia às cantinas e estavam sempre cheias.
Hoje em dia mudam a ementa todas as semanas e é raro o dia em que enchem a sério.

Como já disse atrás, nunca comi de forma razoável numa cantina, fosse ela estatal ou concessionada.

Quanto ao repetir, há quase 20 anos foi - me proposto pela presidente da escola que passasse a adquirir duas senhas, porque comia muito.

Na faculdade, só no 1o ano recorria à cantina. Nos outros dois ia a casa.

Voltar
Superior