Alfa Romeo

Convenhamos que essa experiência não é muita. E só me refiro a "mito" quando se entra em exageros, como dizer-se:

Basta comparar, em estrada, com outros 1.6 de pesos idênticos para se ter logo outra ideia e não se entrar em exageros!
Nos exageros começam os mitos.

Sim está bem.

Mas acredita que aquilo para 1.6 desilude muito quando comparado com carros 1.4 e 1.2. Não é que seja mais lento, simplesmente entramos dentro de um Alfa 1.6 a pensar que aquilo responde logo como um Alfa 33 e depois enganamo-nos... LOL

Na verdade, aquilo pode ser um bocado psicológico. Porque vais entrar dentro do carro a pensar : " Bem., isto deve andar pa caraças..."...e de facto anda, mas só depois das 4500 RPM...antes disso, é mole, muito mole para 1.6.

Sim está bem.

Mas acredita que aquilo para 1.6 desilude muito quando comparado com carros 1.4 e 1.2. Não é que seja mais lento, simplesmente entramos dentro de um Alfa 1.6 a pensar que aquilo responde logo como um Alfa 33 e depois enganamo-nos... LOL

Na verdade, aquilo pode ser um bocado psicológico. Porque vais entrar dentro do carro a pensar : " Bem., isto deve andar pa caraças..."...e de facto anda, mas só depois das 4500 RPM...antes disso, é mole, muito mole para 1.6.

O "problema" é que o 147 é um carro muito "filtrado" não transmitindo a mesma sensação de aceleração e velocidade do que 156, por exemplo. Mas se se olhar para o velocímetro a aceleração esta la. Eu também achava isso do meu 2.0, mas comparando com carros com potência similar ... a alma Alfa Romeo não engana [;)].

Se ainda não foi mudado, mudar quanto antes a correia de distribuição e o variador de fase.
De resto, penso q é um motor competente e que bem cuidado durará muitos km.

O "problema" é que o 147 é um carro muito "filtrado" não transmitindo a mesma sensação de aceleração e velocidade do que 156, por exemplo. Mas se se olhar para o velocímetro a aceleração esta la. Eu também achava isso do meu 2.0, mas comparando com carros com potência similar ... a alma Alfa Romeo não engana [;)].

Sim é verdade. É um facto que me esqueci de referir. Grande parte da sensação de fraqueza do 1.6 é devido à falta de sensações. Pois quando olhamos para o ponteiro, este já vai bem alto.

Boas, antes de mais deixa-me dizer que 80.000 km não são demais (então os 80.000 alemães ......) pela minha experiência com um carro desses, como já disseram é de trocar a distribuição e o variador de fase, de referir que apenas este último é uma nuance do 156 porque a troca de correia todos fazem uns mais cedo outros mais tarde, agora devido ao facto de no dia a dia andar com um diesel, para mim o grande problema no 156 é o volume de pontos no cartão da gasolina lol, mas mesmo assim quando ando no astra F do meu pai tenho a sensação que gasto o mesmo e já fiz uma viagem a par de um golf IV de um amigo meu e gastámos sensivelmente o mesmo. Boa compra.

Tem um GRANDE problema: o consumo :)

Eu fazia médias de 10 sem grandes preocupações...

A fazer por gastar pouco (em AE a 100Km/h) fazia menos de 8.

Mas como o meu pé é pesado, o mais normal era 12... e até cheguei a
fazer 14 em AE Lisboa-Porto!!! (imaginem a média dos Km/h... imaginem
porque eu não vou dizer qual foi...)

O que vos pergunto é se há problemas graves e conhecidos neste modelo, para que eu o possa informar e para que possa verificar.

Graves, que eu saiba, não há nenhum.

Falaram no variador de fase, mas isso é tudo menos grave. Podes andar
500.000Km com o variador de fase pifado. Gastas é mais a baixas rpm.

Alguns ALFA's podem é ter a anilha sincronizadora da 2ª velocidade
marada. Mas também não é grave. Até aposto que há pessoas que
fizeram centenas de milhares de Kms com a anilha marada e nunca
sequer repararam que estava marada. Normalmente só se nota quando
se puxa pela 1ª até ao RED LINE e se mete 2ª, ou então em reduções
de 3ª para 2ª com a 2ª a entrar perto do RED LINE.

Sendo esse de 2002, imagino que tenha o computador de bordo na
consola central, na saída central do A/C junto ao pára-brisas.
Eventualmente poderá ter o LCD com pouco contraste devido às
mudanças de temperatura (carro parado ao Sol, e depois ligar o A/C
quando se vai conduzir, por exemplo).

No meu antigo 1.6, só tive 2 problemas. Anilha marada de origem
(reparada na garantia), e um mínimo fundido ao fim de 60.000Km e 4
anos.

E não consegues sequer imaginar como conduzi aquele carro.

Os carros que mais me supreenderam (pela positiva) foram os que mais
"cacetada" levaram:
ALFA 156 1.6 TS SPORT
CITROËN ZX 1.1

Nunca um carro foi tão esmifrado... E SEMPRE A RESPONDER!!!

O 156 1.6 morreu num acidente...
O ZX passou a carro de "voltinhas" com 240.000Km... e morreu noutro
acidente...

Última edição:
Ola pessoal

Um amigo meu comprou recentemente um Alfa 156 1.6 usado, de 2002, com cerca de 80.000kms.

Eu acho que são muitos Kms... mas ele é apaixonado pelo carro, e viu varios, até que se decidiu por aquele.

O que vos pergunto é se há problemas graves e conhecidos neste modelo, para que eu o possa informar e para que possa verificar.

Alguém tem conhecimento de situações para as quais se deva ter atenção neste modelo ?

Obrigado a todos desde já.
Problemas não conhecidos é só meter gota e manutenção em dia, o meu 147 1.6 já rola á 90.000kms

Conheci um que rebentou a correia de distribuição ainda tinha cerca de 60 mil km. Abriu o motor e levou válvulas novas. Fora isso o carro é um espectáculo, então a versão com suspensão desportiva e o barulhinho desse motor...[br:)]

Ai se eu tivesse € para a gota... não andava agora atrás de um tractor![8b]

Estava em Algés (parado no meio de um trânsito de enlouquecer), e vejo
ao meu lado umas jantes com o logótipo da ALFA...

Olhei... ERA UM MITO!!! Branco!

Só consegui ver de lado e de traseira. Pareceu-me muito giro, mesmo em
branco!

Infelizmente ele estava na faixa para Lisboa, pelo que não tinha trânsito a
empatá-lo, pelo que... não há fotos, nem de telemóvel ranhoso...
[s)]

Mais alguma informação:

http://www.autocar.co.uk/News/NewsArticle/AllCars/229810/

Pelos vistos poderá vir a ter tracção traseira [br:)]

http://www.italiaspeed.com/2005/cars/alfa_romeo/10/941/3110.html

http://www.automobilemag.com/new_an...06_2010_alfa_romeo_169_sport_sedan/index.html

1214915972qc7.jpg

Voltar
Superior