Alfa 4c

Talvez porque seja verdade! Ou agora só podemos julgar um carro pelo seu comportamente? Eu, que não sou nenhum Fangio, dou bastante importância á estetica de um veiculo, de que me serve ter o carro com a melhor dinâmica do mundo se depois de cada vez que abro o portão da garagem e olho para ele não me agrada o que vejo?
O carro em si é bonito, mas de cada vez que olho para isto:

Não me parece que este carro seja pensado para Fangios. Creio sim que será pensado para quem gosta de guiar, independentemente dos seus skills.

Mas no limite, basta ter a vontade e o dinheiro para o comprar, nem precisa de se conduzir.

Na estética, há as coisa óbvias e as que não são. Há aquilo que logo à primeira nos agrada e aquilo que demoramos tempo a digerir.

Da minha experiência são as coisas que ao principio nos deixam na dúvida que com o tempo aprendemos a gostar que perduram. As que gostamos à primeira, muitas vezes fartam ao fim de algum tempo.

Eu só vi este carro em fotografias e detesto fazer avaliações desta forma, mas aprendi a gostar das opticas, como disse não pela sua beleza, mas pela sua originalidade.

Mas eu assumidamente não procuro beleza num carro, procuro adequação ao que se propõe fazer, duma berlina posso esperar elegância ou imponência, de um desportivo dinâmica e agressividade, etc.

o que estraga o 4c são mesmo aquelas ópticas da frente, tendo em conta que antes era assim

alfa-romeo-4c-pictures-2011-10.jpg

Eu não queria estar a discutir novamente os faróis mas porr@...eu não gosto mesmo nada destes "olhos azuis".
Parece um alien.

O único apontamento que faço relativo ao concept são mesmo os espelhos retrovisores.Isso sim chateia-me um bocado...mas como nem eu nem ninguém conduz espelhos retrovisores nem faróis, interessa-me mesmo é como se porta o carro na estrada.[:cool:]

Última edição:
Hoje em dia os farois são uma parte importantissima do design de um automovel ... o Alfa desenhou muito bem no concept ... mas na pratica colocou aqueles horriveis e para mim ultrapassados ... lembro-me da TVR usar aquilo há 10 anos atras.

Eu acho que o problema dos faróis de produção acaba por ser o facto de terem feito no protótipo o que se previa vir a traduzir-se nuns faróis mais normais no modelo de produção. Se não o tivessem feito, talvez não se "dissesse [tanto] mal" dos faróis.

Depois, e já que o reckoner00, foi buscar o Pagani e o Wiesmann, sendo a Alfa uma construtora maior e inserida num grupo automóvel, talvez daí se pedir uns faróis "normais" (embora esses dois exemplos sejam de carros que se fazem pagar bem, principalmente, o Pagani).

Já foi dito aqui umas 1000x: Fica extremamente caro homologar conjuntos ópticos dianteiros

Por isso estas marcas de nicho utilizam esses "sealed beams", como a Wiesmann, Pagani etc...

Só estou ansioso pelas reviews, mas de certeza será fantástico(com esta receita é difícil errar)

E é um ALFA[:cool:]

Até podes dizer 2000x ... vai sempre ficar feio [:D] A Lotus faz um carro equivalente com opticas "normais" , tambem é uma marca de nicho.

A Pagani certamente nao equipou o carro com "sealed Beams" devido ao preço ... alias a ultima preocupação deles , é o preço.

Mas na questão do Pagani, é o mesmo tipo de óptica do que no 4C, mas não se pode deixar de frisar que eles fizeram aquelas ópticas mais subtis, encaixam muito melhor no design do carro.

Eu não queria estar a discutir novamente os faróis mas porr@...eu não gosto mesmo nada destes "olhos azuis".
Parece um alien.

O único apontamento que faço relativo ao concept são mesmo os espelhos retrovisores.Isso sim chateia-me um bocado...mas como nem eu nem ninguém conduz espelhos retrovisores nem faróis, interessa-me mesmo é como se porta o carro na estrada.[:cool:]

Também temos de ver que as luzes do carro estão acesas nessa foto, e eu pessoalmente gosto, mais do que na versão final... as luzes do concept, acesas à noite haviam de mandar um efeito bem porreiro. E concordo contigo também na parte dos espelhos.

Última edição:
Já foi dito aqui umas 1000x: Fica extremamente caro homologar conjuntos ópticos dianteiros

Por isso estas marcas de nicho utilizam esses "sealed beams", como a Wiesmann, Pagani etc...

Só estou ansioso pelas reviews, mas de certeza será fantástico(com esta receita é difícil errar)

Mas a Alfa não é uma marca de nicho, e é financeiramente suportada pelo gigante grupo Fiat-Chrysler, para quem esse tipo de valores seriam trocos.

Mas na questão do Pagani, é o mesmo tipo de óptica do que no 4C, mas não se pode deixar de frisar que eles fizeram aquelas ópticas mais subtis, encaixam muito melhor no design do carro.

Também temos de ver que as luzes do carro estão acesas nessa foto, e eu pessoalmente gosto, mais do que na versão final... as luzes do concept, acesas à noite haviam de mandar um efeito bem porreiro. E concordo contigo também na parte dos espelhos.

Aquelas luzes eram muito giras, muito giras, mas salvo erro não tinham feixe de projecção, ou seja, inúteis, a não ser para dar ambiente no salão.

De qualquer forma ninguém me tira da cabeça que algo correu mal ali... e acabaram por optar por uma solução de recurso. Funciona, choca, põe a malta a falar daquilo, resta saber se fará mais mal ou bem, na volta acaba por ser inócuo face ao conjunto final, mas continuo a achar que existiria uma outra solução que foi "ditched" à ultima da hora por qualquer razão fundamental que desconhecemos.

Eu diria antes: Com esta receita é difícil errar, mas é um Alfa.

A razão são os 4 milhões de euros que o Marchionne queria poupar... :sh) Considerando que o grupo FIAT tem um lucro diário de 11 milhões de € é uma decisão no mínimo ridícula. Quem diz faróis diz espelhos, etc. Mas são coisas apenas com função estética.

Mas isso não me preocupa se for O Iceberg, se for só a ponta de um cem número de poupanças mecânicas então já é mais gravoso.

Por exemplo percebo mal a falta de um autobloqueante e espero que a sua falta não estrague a dinâmica do carro. A não oferta de uma caixa manual como opcional também é algo que chateia um pouco. Especialmente considerando que a TCT tem +35 kilos que uma caixa manual.

Mas pronto, não quero bater muito, pelo menos desta vez estão a fazer um Alfa como deve de ser (leve, bonito, desportivo e de tracção traseira).

O que me parece é que a Alfa Romeo decidiu construir o 8C com plena consciência de todos os "compromissos" que lhe são apontados, não só porque não decidiu fazer um veículo de "competição" ou para "competir", mas porque fez um GT com enorme carisma e suficientemente dinâmico, mas nunca ao ponto de "destronar" um simples Maserati, muito menos um Ferrari.

Há que ter em conta a idiossincrasia do grupo Fiat, que divergirá em função da marca:

- Fiat
- Lancia
- Alfa Romeo
- Maserati
- Ferrari

Todas têm que coexistir, sem que uma ultrapasse a outra, fazendo concorrência directa dentro do próprio grupo.

Tal como o Jeremy Clarkson disse no famoso teste ao AR 8C:
"Eu penso que o poderiam ter feito muito mais rápido do que é (e mais dinâmico), mas depois seria muito mais rápido do que um Ferrari e, em Itália, isso seria uma espécie de NÃO social. Seria como vomitar em cima do Papa!"

[:D]

Esse é, para mim, um dos dramas fundamentais do grupo FIAT, as marcas querem tanto não competir entre si que ficam estagnadas e pobres no seu adn. Especialmente a Alfa, que está para ali encruzilhada de tal maneira a tentar não pisar os calcanhares das outras que acaba por se pisar a ela própria. As decisões para a Alfa dentro do grupo nos últimos 20 anos têm sido no mínimo risíveis de tão desatinadas (no mau sentido) que são. Não é de admirar o estado a que as coisas chegaram. Onde está o ADN da Alfa? Só no passado. E também não se vê um futuro muito promissor. O 4C é excepção e o MX-5 está-se para ver se sempre avança. Já as berlinas é para ir adiando mais algumas décadas como todos sabemos.

O marchionne está a tentar devolver algum fulgor à marca, mas não é homem de arriscar e de investir muito sem garantias.

Última edição:
No grupo FIAT eu sou daqueles que acho que só devia haver Fiat para os carros "normais" e Alfa para os "premium". Competiam no mesmo segmento, mas com qualidade diferente, com melhor construção e escolha de materiais nos Alfas, como é lógico.

A Lancia para mim já há muito tempo que está a mais... bateram no fundo quando passaram a ser Chryslers "transvestidos"

A razão são os 4 milhões de euros que o Marchionne queria poupar... :sh) Considerando que o grupo FIAT tem um lucro diário de 11 milhões de € é uma decisão no mínimo ridícula. Quem diz faróis diz espelhos, etc. Mas são coisas apenas com função estética.

Mas isso não me preocupa se for O Iceberg, se for só a ponta de um cem número de poupanças mecânicas então já é mais gravoso.

Por exemplo percebo mal a falta de um autobloqueante e espero que a sua falta não estrague a dinâmica do carro. A não oferta de uma caixa manual como opcional também é algo que chateia um pouco. Especialmente considerando que a TCT tem +35 kilos que uma caixa manual.

Mas pronto, não quero bater muito, pelo menos desta vez estão a fazer um Alfa como deve de ser (leve, bonito, desportivo e de tracção traseira).

O Elise também não precisa de um autobloqueante para ser o carro que é mas quanto à caixa, segundo eles é por causa de 1) colocar a cablagem seria um desafio bastante complexo 2) a TCT será aceite em todos os pontos do globo e provavelmente ajudar nas vendas (eles estão conscientes do aumento de peso por causa da caixa ser mais pesada) e 3) porque todos os grandes desportivos actualmente estão equipados com isso e, supostamente, é o "futuro".

É claro que eu não concordo com o 3), mas até a Lotus teve de se render e passar a oferecer uma opção de caixa automática/semi-manual.

Quanto aos faróis e aos espelhos, este carro, apesar de ser um "halo car", foi feito para trazer a Alfa de volta ao factor WOW, seja ele pelo lado dinâmico, seja pelo lado estético e pelo choque causado por algumas decisões. Se eles decidiram poupar milhões com os faróis e com os retrovisores, é porque devem ter tido uma forte razão, o carro não vai ser melhor ou pior naquilo que vai realmente interessar, mas também é verdade que não vai ser para toda a gente gostar e, quer se queira quer não, estes faróis vão virar cabeças, já colocam toda a gente a falar no carro. De noite ou de dia não vão enganar ninguém, quando virem esta carro atrás de vocês vão reconhecê-lo logo :)

Última edição:
Tenho curiosidade é por ver se vai vender bem por cá e se haverá quem faça dele carro único.

Por exemplo os Lotus são uma raridade. Vêm-se mais ferraris, lamborghinis ou maseratis do que Lotus.

O Elise também não precisa de um autobloqueante para ser o carro que é mas quanto à caixa, segundo eles é por causa de 1) colocar a cablagem seria um desafio bastante complexo 2) a TCT será aceite em todos os pontos do globo e provavelmente ajudar nas vendas (eles estão conscientes do aumento de peso por causa da caixa ser mais pesada) e 3) porque todos os grandes desportivos actualmente estão equipados com isso e, supostamente, é o "futuro".

É claro que eu não concordo com o 3), mas até a Lotus teve de se render e passar a oferecer uma opção de caixa automática/semi-manual.

Quanto aos faróis e aos espelhos, este carro, apesar de ser um "halo car", Se foi feito para trazer a Alfa de volta ao factor WOW, seja ele pelo lado dinâmico, seja pelo lado estético e pelo choque causado por algumas decisões. les decidiram poupar milhões com os faróis e com os retrovisores, é porque devem ter tido uma forte razão, o carro não vai ser melhor ou pior naquilo que vai realmente interessar, mas também é verdade que não vai ser para toda a gente gostar e, quer se queira quer não, estes faróis vão virar cabeças, já colocam toda a gente a falar no carro. De noite ou de dia não vão enganar ninguém, quando virem esta carro atrás de vocês vão reconhecê-lo logo :)

Concordo contigo, excepto na oferta de caixas. As razões que dizes é tudo treta do departamento de marketing, a única razão pela qual não é também oferecida uma caixa manual é financeira. Tal como os faróis e as peças daqui e dacolá. Não as fizeram de origem, não por o carro ficar com um ar mais bruto ou mais raw (como tenho ouvido dizer), mas apenas e só para poupar uns trocos. É claro que nada disso retira mérito ao carro que acho excelente (houvesse dinheiro), mas faz recordar o velho hábito da Alfa negligenciar os seus produtos e de fazer as coisas sempre de maneira que fica aquém do que podem e sabem fazer, e tudo apenas por motivos financeiros. A austeridade na Alfa tem destruído a marca, tal como destrói tudo em quanto é aplicada.

Tenho curiosidade é por ver se vai vender bem por cá e se haverá quem faça dele carro único.

Por exemplo os Lotus são uma raridade. Vêm-se mais ferraris, lamborghinis ou maseratis do que Lotus.

Por cá vai vender algumas unidades e para os "do costume".
Infelizmente parte dos 4C's Portugueses vão andar muito muito pouco.

Voltar
Superior