Alfa 4c

É normal o 4C aproximar-se do Boxster nas curvas pois é mais leve(trava mais tarde e tem mais velocidade em curva). Tem o mesmo ponte forte dos Lotus Elise/Exige. Mas uma pista não são só curvas [;)]. Naquela recta(que é bem grande) nota-se que não tem potência para ultrapassar o Boxster, mesmo estando no cone.

O que "matou" o Alfa era realmente isso, faltava-lhe pulmão para fazer frente ao Boxster em recta mas creio que quer um quer outro foram muito bem explorados em pista...

O que "matou" o Alfa era realmente isso, faltava-lhe pulmão para fazer frente ao Boxster em recta mas creio que quer um quer outro foram muito bem explorados em pista...

Eu acho que o que "matou" o alfa foi arrancar de trás.
Se arrancasse da frente, nas primeiras curvas "ia-se embora".
Pode não ter pulmão para passar em recta mas também não fica para trás e em curva parece que é muito mais rápido.

Deu-me ideia que o alfa tinha uma câmara no para-choques frontal mas não encontrei nenhum video... (ainda)...
O do Boxster só colocou os vídeos em que ficou "bem na fotografia"... esperto... [:D]

Acho que estão a descurar a bela máquina que o 981 S é.

Mas nada de novo, para alguns é impossível o 981 S ser bom e o 4C ser igualmente bom.

Enquanto isso eu vejo dois produtos excelentes e quem ganha é o consumidor.

Acho que estão a descurar a bela máquina que o 981 S é.

Mas nada de novo, para alguns é impossível o 981 S ser bom e o 4C ser igualmente bom.

Enquanto isso eu vejo dois produtos excelentes e quem ganha é o consumidor.

Exactamente!

Só um pormenor, andar em pista e em alta velocidade num carro como um 4C ou um Elise/Exige é uma experiência bem diferente de num Porsche, Ferrari, etc... pois nos primeiros as sensações são exponenciadas por se estar praticamente colado ao chão, pela insonorização praticamente nula, pelas vibrações e feedback constante transmitidos pelo volante, pela sensação de velocidade a 200 à hora parecer estarmos a 300 e o carro a desfazer-se (o que requer hábito e transmite uma sensação de falsa segurança juntamente com os anteriores motivos), pela forma como a adrenalina interfere na condução de um automóvel assim, pelo mínimo deslize o controlo de tracção ser pouco ou nada interventivo ficando o kit de unhas responsável por apanhar o carro (e apanhar um carro muito leve de motor central, sem ajudas que sai demasiado de traseira ou de frente é de experienciar pelo menos uma vez na vida pois não é nada fácil), pela dimensão minúscula do carro e a sensação que todos os outros carros são "camiões" ao nosso lado [:D]

É por isso que, depois de conduzir um Porsche Boxter/Cayman e um desses acima e tendo como objectivo principal ter algo realmente diferente e uma experiência mais parecida com um carro de corridas que dê para conduzir na estrada, por muito que gostasse de Porsches, a minha escolha seria fácil e nunca penderia para os germânicos, não pelo 981 S ser mau porque não o é, bem pelo contrário, mas sim pelo que um 4C ou um Elise/Exige nos transmite que é bem mais especial (e claro, também aqui depende o gosto e se preferimos conduzir um carro analógico ou algo com um feeling mais "Playstation" [:D] [kiss] )

Exactamente!

Só um pormenor, andar em pista e em alta velocidade num carro como um 4C ou um Elise/Exige é uma experiência bem diferente de num Porsche, Ferrari, etc... pois nos primeiros as sensações são exponenciadas por se estar praticamente colado ao chão, pela insonorização praticamente nula, pelas vibrações e feedback constante transmitidos pelo volante, pela sensação de velocidade a 200 à hora parecer estarmos a 300 e o carro a desfazer-se (o que requer hábito e transmite uma sensação de falsa segurança juntamente com os anteriores motivos), pela forma como a adrenalina interfere na condução de um automóvel assim, pelo mínimo deslize o controlo de tracção ser pouco ou nada interventivo ficando o kit de unhas responsável por apanhar o carro (e apanhar um carro muito leve de motor central, sem ajudas que sai demasiado de traseira ou de frente é de experienciar pelo menos uma vez na vida pois não é nada fácil), pela dimensão minúscula do carro e a sensação que todos os outros carros são "camiões" ao nosso lado [:D]

É por isso que, depois de conduzir um Porsche Boxter/Cayman e um desses acima e tendo como objectivo principal ter algo realmente diferente e uma experiência mais parecida com um carro de corridas que dê para conduzir na estrada, por muito que gostasse de Porsches, a minha escolha seria fácil e nunca penderia para os germânicos, não pelo 981 S ser mau porque não o é, bem pelo contrário, mas sim pelo que um 4C ou um Elise/Exige nos transmite que é bem mais especial (e claro, também aqui depende o gosto e se preferimos conduzir um carro analógico ou algo com um feeling mais "Playstation" [:D] [kiss] )

Excelente post OrDoS. Parabéns apr:)
Só quem conduziu um carro desses é que consegue realmente perceber as diferenças.

Eu vejo um Porsche com 315cv contra um Alfa com 240cv.
Naturalmente que ao Alfa faltaram cavalos para ultrapassar na recta, mas impôs-se sobremaneira no trajecto sinuoso. Percebe-se, aliás, que o Alfa teve que atrasar andamento à saída de algumas curvas...

Assim como o desporto automóvel não é só carros... "kit de unhas" também entra na equação.

Claro mas parecem ser ambos experientes.
Aliás, é mais difícil ir na liderança do que em 2º. Estás sempre sobre pressão e tens de te concentrar na tua trajectória e ao mesmo tempo defenderes-te dos ataques de quem vem atrás.

Eu acho que o que "matou" o alfa foi arrancar de trás.
Se arrancasse da frente, nas primeiras curvas "ia-se embora".

Tentou passar em algumas curvas e não conseguiu.
Se arrancar em 1º fosse sinónimo de vitória mais valia só fazerem qualificação no desporto automóvel [;)]

Têm de se decidir se o peso (a menos) é importante nas curvas
confused.png
icon_smile_big.gif

Isso já não conta [:D]

4C 9xxkg + rigídez da carbon tub
981 S 14xxkg

stock.

Última edição:
Isso é bastante redutor. A potencia isolada diz-nos zero.
Coloca pelo menos o peso aí. Já nem vou entrar pelo tuning porque isso não sabemos.

Aproveitando os numeros do topspeedPT:

4C: 900/240 = 3,75

981: 1400/315 = 4,44

Boa, então já se percebe que são carros diferentes, certo?
Por isso, redutoras sempre foram antes as comparações que insistem fazer entre um Porsche e este Alfa.

Claro mas parecem ser ambos experientes.
Aliás, é mais difícil ir na liderança do que em 2º. Estás sempre sobre pressão e tens de te concentrar na tua trajectória e ao mesmo tempo defenderes-te dos ataques de quem vem atrás.

Tentou passar em algumas curvas e não conseguiu.
Se arrancar em 1º fosse sinónimo de vitória mais valia só fazerem qualificação no desporto automóvel [;)]

Isso já não conta [:D]

4C 9xxkg + rigídez da carbon tub
981 S 14xxkg

stock.

A pergunta tem outro sentido.....era mais para saber se peso só importa quando dá jeito[:D]

Boa, então já se percebe que são carros diferentes, certo?
Por isso, redutoras sempre foram antes as comparações que insistem fazer entre um Porsche e este Alfa.

Não estamos a comparar nada, apenas a analisar um vídeo de dois carros num circuito

O 4C não é todo poderoso, nem está num pedestal onde não pode ser comparado com mais nenhum carro

Também é preciso coragem para andar com um 4C em pista porque já se sabe que vamos encontrar carros mais baratos, despidos e alterados que facilmente abanam o pequeno 4C

A pergunta tem outro sentido.....era mais para saber se peso só importa quando dá jeito[:D]

Eu acho que nem peso nem potência serão relevantes neste caso.
Como é uma prova desportiva, terão (por imposição do regulamento dessa prova) pesos e potências idênticos.
O não será assim? :confused:
Daí o equilíbrio entre ambos, um não consegue passar, o outro não consegue "ir-se embora"...

Por isso é que não percebi aquela "Coitado do Alfa..." :sh)

Voltar
Superior