Pois é, hoje à tarde fui experimentar o dito 2.5 DT.
Como nunca fiz TT, e também como é óbvio não o pude experimentar (nem queria) nessas condições, limitei-me a uma voltinha de cidade, por estradas de paralelos, com buracos/lombas e por fim, coloquei-o numa subida de +- 30º de paralelos, daquelas onde não dá muito sol e está sempre cheia de erva.
Resultado:
1º Algo esquisito, já tive um rover e foi fácil de resolver, neste caso não sei: uma luz vermelha no tablier a dizer SRS, e um mensagem a passar a dizer airbag fault. Sei que pode ser muita coisa, mas de qualquer forma, alguém sabe o que é normalmente?
2º O carro pegou à primeira, a frio, e tinha a bateria descarregada. Foi um bom começo. De qualquer forma, vi que a junta do que suponho ser a tampa das válvulas tinha sido mudada recentemente, e que babava-se um bocadito perto da zona dos parafusos.
3.º Luz amarela do ABS juntamente com outra vermelha qualquer. Estavam acesas até se travar pela primeira vez. A partir deste momento, lá de vez em quando quando pressionava a fundo o pedal do travão, acendiam-se, mesmo com o carro parado.
4.º Ar condicionado funcionava, hehe, aleluia
5.º Ponto pior do teste, mas como não percebo nada de TT, aqui vai o que fiz. Parei o jipe neste subida de +30º (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade relativamente à inclinação). Comecei a arrancar e ele lentamente (muito lentamente - quase parecia o meu já ex-ex-ex-ex-ex-ex-ex-ex- AX 1.4D, que não passava do parque -2 para o -1) começou a desenvolver. Agora veio o teste estúpido que se calhar não faz sentido: arranquei mais a fundo entre 2500 e 3000 rotações, largando a embraiagem para ver se as rodas puliçavam, supostamente isto não deveria acontecer e se acontecesse, com as ditas redutoras ligadas também não deveria acontecer correcto? Infelizmente não deu para testar nada disto, pois quando larguei a embraiagem ela começou a patinar feita maluca. Cheira-me que o disco ou não é grande coisa, ou já teve dias melhores.
6.º O controlo pneumático não sei como funciona. Tinha um botão no tablier que supostamente permitia subir ou descer o jipe. A verdade é que com ele parado, aquilo estava colado ao chão, e depois de trabalhar estava em posição de jipe. Tentei ainda subir mais o jipe carregando no botão (acendia luz no tablier) e népias, não se parecia mexer do sítio. Tentei descer e népias. É preciso fazer mais alguma coisa? Reparei que ao lado do indicador de altura existia outro botão. para que serve?
7.º De 1ª para a 2ª, arranhava caso não se desse "um jeitinho" ou esperasse pelo "tempo certo", penso que é da anilha sincronizadora.
Afinal o jipe já conta com 268.000 e apesar de extremamente confortável, penso que quando a esmola é demais, o santo desconfia.
Vale a pena dar alguma coisa pelo jipe, face a tudo o que disse? nem que seja por valores mesmo mais baixos?
Eu é que não conheço pessoalmente ninguém aqui do forum e do porto, senão acho que tinha convidado alguém que percebesse disto para ir comigo. Quiçá para a próxima, se houver voluntários, são bem vindos, não tenho problemas com isso, aliás até agradeço