Ajuda na compra de Range

Pah..os DT/DSE, neste momento começam a aparecer por preços na ordem dos 9000-10000 euros...Esse de 5000 deve ter algum problema muito grave...

Pois, relativamente ao problema grave, eu ainda tenho de o ver, e renegociar o preço. Se vir que o preço continua a descer, é porque tem algum problema e a pessoa quer desfazer-se dele, caso contrário, vou recorrer à 2ª arma, o mecânico.

p.s. segundo o que ouvi por outras vias, também parece que o dono em causa está meio "enrascado" em alguma dívidas.

Entretanto apareceu uma oportunidade de um RR Classic de 93. Alguém sabe se esse será o 200 ou 300 TDI? os valores são praticamente os mesmos que para o RR DT 2.5 de 96, embora o classic tenha + 3 anos, mas tem menos km (200.000km).

De 93 é um 200Tdi, nada inferior ao 300Tdi. Apenas ainda não é o modelo denominado Classic, não tem o tablier "soft-dash" e apenas tem 3 portas. Mas é óptimo. Mais de 6.500/7.000€ é muito.

Pois é, hoje à tarde fui experimentar o dito 2.5 DT.

Como nunca fiz TT, e também como é óbvio não o pude experimentar (nem queria) nessas condições, limitei-me a uma voltinha de cidade, por estradas de paralelos, com buracos/lombas e por fim, coloquei-o numa subida de +- 30º de paralelos, daquelas onde não dá muito sol e está sempre cheia de erva.

Resultado:
1º Algo esquisito, já tive um rover e foi fácil de resolver, neste caso não sei: uma luz vermelha no tablier a dizer SRS, e um mensagem a passar a dizer airbag fault. Sei que pode ser muita coisa, mas de qualquer forma, alguém sabe o que é normalmente?

2º O carro pegou à primeira, a frio, e tinha a bateria descarregada. Foi um bom começo. De qualquer forma, vi que a junta do que suponho ser a tampa das válvulas tinha sido mudada recentemente, e que babava-se um bocadito perto da zona dos parafusos.

3.º Luz amarela do ABS juntamente com outra vermelha qualquer. Estavam acesas até se travar pela primeira vez. A partir deste momento, lá de vez em quando quando pressionava a fundo o pedal do travão, acendiam-se, mesmo com o carro parado.

4.º Ar condicionado funcionava, hehe, aleluia :D

5.º Ponto pior do teste, mas como não percebo nada de TT, aqui vai o que fiz. Parei o jipe neste subida de +30º (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade relativamente à inclinação). Comecei a arrancar e ele lentamente (muito lentamente - quase parecia o meu já ex-ex-ex-ex-ex-ex-ex-ex- AX 1.4D, que não passava do parque -2 para o -1) começou a desenvolver. Agora veio o teste estúpido que se calhar não faz sentido: arranquei mais a fundo entre 2500 e 3000 rotações, largando a embraiagem para ver se as rodas puliçavam, supostamente isto não deveria acontecer e se acontecesse, com as ditas redutoras ligadas também não deveria acontecer correcto? Infelizmente não deu para testar nada disto, pois quando larguei a embraiagem ela começou a patinar feita maluca. Cheira-me que o disco ou não é grande coisa, ou já teve dias melhores.

6.º O controlo pneumático não sei como funciona. Tinha um botão no tablier que supostamente permitia subir ou descer o jipe. A verdade é que com ele parado, aquilo estava colado ao chão, e depois de trabalhar estava em posição de jipe. Tentei ainda subir mais o jipe carregando no botão (acendia luz no tablier) e népias, não se parecia mexer do sítio. Tentei descer e népias. É preciso fazer mais alguma coisa? Reparei que ao lado do indicador de altura existia outro botão. para que serve?

7.º De 1ª para a 2ª, arranhava caso não se desse "um jeitinho" ou esperasse pelo "tempo certo", penso que é da anilha sincronizadora.

Afinal o jipe já conta com 268.000 e apesar de extremamente confortável, penso que quando a esmola é demais, o santo desconfia.

Vale a pena dar alguma coisa pelo jipe, face a tudo o que disse? nem que seja por valores mesmo mais baixos?

Eu é que não conheço pessoalmente ninguém aqui do forum e do porto, senão acho que tinha convidado alguém que percebesse disto para ir comigo. Quiçá para a próxima, se houver voluntários, são bem vindos, não tenho problemas com isso, aliás até agradeço:)

O pior mesmo é a suspensão e a elcetrónica que pelo que dizes, já não funcionam. O botão da suspensão é para regular a altura ao solo, se não funciona, tens de mudar as válvulas e o controlo, uma pipa de massa. As luzes acesas são tipicas da electrónica a fazer das suas, o AC até pode funcionar , mas o seu controlo frio e quente é electrónico e também costuma avariar, de Verão queres frio e tens quente... O resto é pacifico, mas só isto já é uma dor de cabeça. Mas por esse valor podes gastar até aos 10.000€ para ter o carro impec.

Boas :)

1 - Esses carros são conhecidos pelos problemas electrónicos. Muitas dessas luzes indicam avarias, mas na verdade o que ele às vezes precisa é de ir à máquina fazer um reset. Mas cada caso é um caso.

2 - É melhor um mecânico ver isso.

3 - Mesmo que em 1)... Ou não. Pode mesmo ser avaria.

4 - Menos mal :)

5 - Rodas a plissar (ou pliçar) num carro destes? Acho que não vale a pena fazer esse teste. Ainda por cima com as redutoras ligadas.

6 - O botão ao lado do da regulação, serve para, se não estou em erro, bloquear o carro na altura em que ele se encontra.

7 - Os Classic também têm esse problema. Por acaso não sei se as caixas são iguais (ou sequer parecidas).

Pah..eu sou do Porto, mas conheço pouco esse carro, mas se puder ajudar em alguma coisa, fica à vontade.

Acho que o melhor que tinhas a fazer era levar o carro à LR, ligar à máquina e pedir para eles darem uma olhada geral. É que esse Range está mesmo muito abaixo dos preços que se praticam por aí.

Eu n o queria pelas razões que alguns dos "Land Rovistas" já aqui disseram, e olha que essa malta dos Inglêses tem muita dificuldade em dizer que ha coisas ke a Land rover fez que n pestam pra nada. Se eles tão a dizer imagina o chaço que isso não é! hehehehehhehe

Brincadeira.

Mais a serio eu ja andei com um DSE da 2ª geração ja com alguns dos gremlins resovidos em relação á versão DT.

É mto bom para estrada, mas para TT n preta por n ter baixa.

Para alem do mais segundo os mestres dos Land Rovers, dão mtos problemas, pelo que te aconcelho a esqueceres isso e comprares um disco/range 200/300 tdi, um terranoII ou um pajero que tb ha nesse preços.

Acho que o senhor_VX enganou-se. Por aquilo que sei, os DT/DSE têm redutoras (ou baixas)... Inclusivé, os que têm controlo de tracção são uns maquinões em TT.

Acho que o senhor_VX enganou-se. Por aquilo que sei, os DT/DSE têm redutoras (ou baixas)... Inclusivé, os que têm controlo de tracção são uns maquinões em TT.

Eh pá, maquinão em TT é o teu!!!! [;)]

O controlo de tracção é burro em areia, por exemplo. Para ficar bom tens de meter auto-blocantes tipo truetrac nos diferenciais....

Eu quando falava em baixas é mesmo força em baixas rotações. Esse motor quem o conhece bem sabe que so acorda ( e com mta força) lá para as 2000 rpm, tipico dos motores Turbo Diesel mais antigos, ainda mais sendo um motor idealizado para carros de estrada, com um turbo grande a mtos cavalos. Ora isto prejudica o comportamento em TT que queremos e força em baixas. Para TT, bom é turbo pikeno, com pouca inercia que acorde bem cedinho logo pela fresca.... [:D]

No meu por exemplo consigo andar as 800 rpm em areia e o gajo n vai abaixo....

Em estrada é mto bom, estavel, confortavel e espaçoso e anda mto bem! Com caixa auto ainda é melhor.

Eh pá, maquinão em TT é o teu!!!! [;)]

O controlo de tracção é burro em areia, por exemplo. Para ficar bom tens de meter auto-blocantes tipo truetrac nos diferenciais....

Eu quando falava em baixas é mesmo força em baixas rotações. Esse motor quem o conhece bem sabe que so acorda ( e com mta força) lá para as 2000 rpm, tipico dos motores Turbo Diesel mais antigos, ainda mais sendo um motor idealizado para carros de estrada, com um turbo grande a mtos cavalos. Ora isto prejudica o comportamento em TT que queremos e força em baixas. Para TT, bom é turbo pikeno, com pouca inercia que acorde bem cedinho logo pela fresca.... [:D]

No meu por exemplo consigo andar as 800 rpm em areia e o gajo n vai abaixo....

Em estrada é mto bom, estavel, confortavel e espaçoso e anda mto bem! Com caixa auto ainda é melhor.

é como no eu monterey, faço quase todos os obstaculos ao relantin.... tem uma força brutal em baixas mas depois em altas ....... ja é so derreter motor porque nao tem rendimento!!

Quanto ao P38 é dos meus jipes preferidos, não me pergumtem porque mas adoro o jipe.

O xaruto não é assim tão mau como o pintam [:D], o que é preciso é ir tendo atenção à sua manutenção, que deve ser feita por quem sabe, e não o deixar chegar ao estado em que esse exemplar chegou [s)] [8b]

Conheço que tenha, e sem razões de queixa ...

Conheço que tenha, e sem razões de queixa ...
Eu acho que você tem alguma razão no que diz, e embora o Classic seja aquela máquina (que pelo que já percebi e todos vocês sabem melhor que eu) de eleição para o TT, a minha "maria" não vai muito com as suas linhas, prefere as linhas mais arredondadas do modelo seguinte.

Isto de agradar a gregos e troianos é difícil [s)].

De qualquer forma, e após a experiência traumatizante do contacto com o chaço do 2.5 DT, fui ver outro, que apenas teve 2 donos, primeiro até aos 100.000 - segundo até aos 170.000 actuais do jipe. Encontra-se em muito melhor estado que o outro que vi antes.

A suspensão funciona e bem a olhos visto, desce e sobe primeiro à frente e depois no eixo traseiro. A nível de motor, existem alguns vestígios de óleo especialmente na parte direita do motor (quem vê o jipe de frente) mas na junta de válvulas, não existe nenhum babanço. Mais para baixo, torna-se difícil de ver.

O jipe está em boa condições o 2º dono, apenas efectuou em 70.000km manutenção preventiva e nenhuma de reparação no jipe.

Não tem quaisquer anomalias de electrónica, pelo menos por enquanto, tem tudo a funcionar, apenas apresenta alguns riscos na chapa de algumas incursões pelo mundo do TT e dos ramos/silvas/etc, nada que não saia com polimento.

Desta vez gostei, o jipe é muito confortável, as baixas funcionam, tive oportunidade de experimentá-las, embora em plano e paralelos. O jipe peca por ser muito molengão, mesmo muito, e apenas reage a partir das 1800-2000rpm ou algo do género. Penso que se fosse para só fazer TT, teria que andar sempre com as baixas ligadas, ou se calhar ficaria sem embraiagem cedo.. a dedução está correcta?

O valor pedido são 7.900€, vindo limpinho e polido, 7.500€ tal como está, sem polimentos. Penso que 7000 seria o valor justo para o jipe! o que acham?

Achei algo estranho nas ópticas, em ambas. Se carregar para dentro no canto superior interior, perto da grelha plástica preta, as ópticas mexem-se, e deslocam-se aí para dentro, saltando um pouco para fora ao pé dos piscas. Isto é defeito ou feitio? Acontece exactamente o mesmo comportamento com as duas, pelo que se fosse apoio partido seria coincidência não?

Olá a todos,

não queria que pensassem que o vosso esforço em ajudar-me a decidir tivesse sido em vão.

Agradeço a vossa ajuda, pois com este thread e com a leitura de muitos outros colocados por vocês, comecei aos poucos a falar a linguagem do TT [kiss].

Até a "maria" já notou isso, pois por vezes passo por um RR e digo-lhe olha este tem isto e aquilo, etc, é melhor neste aspecto pior naquele e como seria evidente, ela ouve-me durante 1 minuto e depois manda-me calar ou muda de conversa [:cool].

No entanto, gostaria de dizer que já teria comprado um RR, mas ainda não, infelizmente, pois felizmente a "maria" mete os travões no que toca à compra de carros e disse que enquanto um dos da casa não marchasse, não haveria RR para ninguém.

Por enquanto vou continuar a olhar atentamente aos vossos posts noutras threads e continuar a crescer o bichinho do TT, até conseguir vender o carro.

keep up the good work apr:)

Última edição:
Olá a todos,

(...)
No entanto, gostaria de dizer que já teria comprado um RR, mas ainda não, infelizmente, pois felizmente a "maria" mete os travões no que toca à compra de carros e disse que enquanto um dos da casa não marchasse, não haveria RR para ninguém.
(...)

Como eu te entendo [:)] [:)]

Voltar
Superior