Ajuda na compra de Range

npedro

New member
Boas

Em primeiro lugar uma pequena apresentação: O meu nome é Nuno, tenho 20 anos, neste momento sou de Leiria [:D] e sou estudante.

Agora como escrevi no titulo do tópico anda a pensar em comprar um Range, pelo que tenho visto os mais acessíveis são os que têm motor VM (penso que são os mais antigos). Já li que esses motores têm um coração muito sensível, mas que há gente que os venera..gostaria de ter algumas opiniões dos proprietários destes modelos. Será que vale a pena aguentar mais algum tempo e tentar encontrar um tdi? É que como sou estudante e tal os €€ não abundam, e queria um motor o mais fiável possível. A utilização que será dada ao bicho é diária, com alguns trilhos aos fds e qd houver tempo..nada de muito duro (por enquanto [:D]).

Como são os motores VM quanto a consumos? E que pontos verificar mais em profundidade ao ir experimentar uma maquina destas? não só de motor mas também a nível de caixas, transmissões e diferenciais?

Aguado vossas opiniões / conselhos.

Cumprimentos

Do que conheço dos motores LR sem dúvida que a escolha ia direitinha para um TDI. 200 ou 300 Tdi conforme o estado do jipe. Mais fiável e mais poupado sem dúvida. [;)]

Boas. Olha eu tive um VM de 1991 durante 7 anos, de 2000 até 2007, e nunca tive problemas. Agora tenho um Classic de 4 Portas de 94, dos primeiros, apenas pela versatilidade. O VM anda bem mais do que os Tdi, acelera mais, é mais rotativo, mais velocidade de ponta. O meu fazia 10,5-11/100km. Agora o 300tdi faz 8.5/9. Se o VM estiver bom mas mesmo bom dura imenso, o TDi talvez resista mais aos maus tratos, mas conheço muitos já reparados e cheios de problemas, enfim. A grande dificuldade é saber se o motor está bom! E isto aplica-se ao Tdi e ao VM.

Boa noite a todos,

aproveito para me apresentar. Sou Nuno Bettencourt e resido actualmente no porto.

Tenho andado a vasculhar algumas informações no vosso forum para tentar entender melhor o mundo dos jipes e do TT, e tenho apreciado deveras as vossas úteis informações.

Aproveitei este post também, pois de repente apeteceu-me comprar um jipe. Ainda não sei bem o que quero, mas assim como não quer a coisa encontrei um jipe. Como enquadrava-se neste tema, decidi reaproveitar este post, pois tem haver com RRs para colocar algumas das minhas dúvidas.

O jipe que encontrei é um RR 2.5 DT de 96. Tem 260.000 km e algumas moças. Sei que o motor é um 2.5 com 134cv e pouco mais.

As minha perguntas são simples, pois eu disto percebo pouco, então aqui vai:
1. Quais os maiores defeitos deste jipe em termos de ferrugens/motor/"podres".

2. Qual a diferença entre a versão DT e DSE?

3. Existem testes simples que se possam fazer para ver se o jipe está em condições? além dos testes normais dos "carros"?

4. Qual o tipo de suspensão deste jipe, é normalíssimo com eixos rígidos ou já é pneumática?

5. Que tipo de diferenciais ou caixas de transferências é que aquilo tem? dá para colocar aquilo que lá na minha terra chamam as redutoras, ou aquilo é activado automaticamente, etc...

6. e talvez mais importante... O motor ainda consegue fazer outros 260.000?

Como vêem, não tenho muita experiência nesta área, mas penso que com a vossa ajuda poderia perceber melhor se seria uma boa compra, e possivelmente também aprenderia mais alguma coisa convosco se também pudesse praticar em vez de apenas ler e dar ao dedo [;)]

De aspecto geral, não parece ter feito TT, e ainda não consegui ver quantos registos tem, apenas amanhã poderei confirmar esta situação. Como é óbvio, a compra não terá direito a garantia e como tal tenho algum receio. O preço que estão a pedir são 5.500€. Digam da vossa justiça, acham muito, pouco ou é razoável, já estou a ver (como sou um pouco miudinho) que tenho de guardar 2000€ de parte para substituir ou reparar inicialmente algum que seja necessário.

Podem indicar-me também s.f.f. que tipo de material é que lhe deveria trocar logo ao início, face à km avançada para não ter nenhum dissabor posteriormente?

Desculpem o enorme post, mas isto de ser maçarico, faz com que se tenha que dizer muito [8b], para tentar sistematizar o conhecimento [:D].

Ola benvindo nuno, ja andei num de 98 DSE e do pouco que conheço aqui vai

1. do motor n tenho nada a dizer, é um pouco lento para o peso do carro, mas sempre se aguentou bem

2. A diferença entre DT e DSE é o nivel de equipamento dos bichos, nao havendo diferenças mecanicas.

3. n percebo nada de mecanica mas ha-de haver ai quem te diga.

4. o jipe tem suspensao pneumatica que costuma dar buraco.

5. o jipe é de tracção permanente, tem 3 diferenciais, com o central autoblocante e tem redutoras accionadas por um botão no tablier.

6. depende do estado do bixo ... mas a pergunta principal é: queres o jipe para TT ou para uso diário? para TT aconselharia o RR Classic.

Cumprimentos

Olá,

obrigado pela informação e recepção. O pensamento já começa a tomar forma.

Eu queria começar e experimentar o TT. No entanto, como isso não seria justificação suficiente para comprar um jipe, neste momento tem de ser algo que dê para 4 pessoas, e que seja confortável e que dê para algumas incursões no TT, mas relativamente softs ou acessíveis.

Posteriormente e se o bicho pelo TT continuar a desenvolver-se então haveria de dar lugar a um jipe só para TT, mais duro e desconfortável para o dia mas mais eficiente no TT.

A escolha de momento recaiu sobre sobre este RR em particular, por causa da oportunidade e do preço. Vou também fazer o "trabalho de casa" e vasculhar o forum a procura de informações do RR Classic. Se me dissessem que o classic era relativamente confortável para o fora de estrada e eficiente no TT, também seria uma hipótese.

A escolha de momento recaiu sobre sobre este RR em particular, por causa da oportunidade e do preço. Vou também fazer o "trabalho de casa" e vasculhar o forum a procura de informações do RR Classic. Se me dissessem que o classic era relativamente confortável para o fora de estrada e eficiente no TT, também seria uma hipótese.

A minha opinião é suspeita pois tenho um Classic. Carros mais confortáveis com aquela idade, é difícil de encontrar, apesar do DT/DSE do início da produção provavelmente serem um pouco melhores devido a serem carros de concepção mais moderna e com suspensão pneumática.

Fazes TT e depois o percurso de regresso a casa, e chegas sem dores de costas (a não ser que a coisa tenha sido realmente dura)... Em TT tem um desempenho excelente. O meu não tem preparação nenhuma e até agora poucas vezes me deixou ficar mal. Quando isso aconteceu, na maior parte das vezes, o problema estava entre o banco e o volante [:D]

O motor 300 Tdi é super fiável.

Se fizeres uma pesquisa por aqui, vais encontrar diversos RR Classic. Deve dar uma ajuda a escolher :)

Quanto a isso, subscrevo na integra o que disse o Marco no post anterior.
O RR Classic é um veículo confortável e eficiente. Ainda no fim de semana passado fiz 1100kms com o meu, e na segunda feira estava fresco que nem uma alface. Tudo bem que não foi a fazer TT duro, mas de qualquer maneira foram bastantes kms num curto espaço de tempo, e o Range nesse aspecto consegue proporcionar um conforto muito bom, já para não falar no espaço para levar a "mobilia toda" [:D] , e com médias de consumo surpreendentes.

O meu último depósito, antes de ir ao Gerês, fez 877kms com 83,10L (já com luz de reserva acesa à algum tempo)
o que dá uma autonomia bem simpática

Boas. Para ajudar o candidato a Landrovista: O RR a que te referes é o P38 que saiu em Setembro de 1994 e que passou a coexistir com o então existente Range Rover e que se passou a denominar de Classic, para os diferenciar. A ultima versão do Classic, o qual eu sou possuidor de um dos primeiros, é de 12/94. Tem o conhecido motor 300tdi, motor Land Rover de injecção directa 2500cm3 4 cilindros em linha e 113CV. A suspensão é de eixos rigidos e molas helicoidais e tudo é mecânico, fácil de intervir e acessivel e ainda relativamente barato. Mesmo os Classic, apenas na versão V8 já tinham inaugurado a suspensão pneumática, embora haja poucos a rolar em Portugal, suspensão esta que passou a ser de série no P38. Nesta altura a Land Rover tinham sido comprada pela BMW e o motor que vem no Range Rover P38 é um 2500cm3 de 136CV e 6 cilindros em linha, o mesmo do BMW 525TDS. É conhecido por ser um pouco apático a baixa rotação, eu já experimentei e confirmo, o 300Tdi responde bem melhor, mas em alta é só pisar no acelerador... Este motor apenas sofreu pequenas adaptações para ser colocado no RR. No global é fiável embora não seja inédito aparecer alguns com a junta da cabeça queimada. O problema do P38 é de facto a suspensão pouco fiável, e a electronica, controlo do AC, ignição, etc que dão dores de cabeças e não são acessiveis de consertar em DIY e além disso sai caro. A diferença entre o DT e DSE sãos bancos de couro, jantes de 5 raios especificas, farois de nevoeiro integrados e mais uma coisitas que não me lembro, a nivel de equipamento portanto. Os modelos mais fiáveis são a partir de 99, onde foram corrigidos alguns pontos das primeiras séries. No UK há empresas que transformam a suspensão em molas helicoidais equivalentes ao Classic... De resto, muito espaçoso, ainda mais confortável e um verdadeiro salão ambulante, ah é verdade, com capaciaddes TT como sempre invejáveis....

Mais uma vez obrigado pelas respostas.

Estou a começar a perceber uma ligeira tendência na fuga aos DT/DSE com o motor bimmer.

Já agora elucidem-me: o 300 TDI era o motor anterior ao BMW? e o classic é o modelo anterior ao DT/DSE?

Resumindo e concluindo, embora numa conclusão muito prévia, o DT/DSE não seria bem vindo, correcto?

Já percebi que o modelo Classic acaba por ser superior. Desta forma, o DT/DSE será inferior. Em que aspectos é o DT/DSE inferior? Quais os piores problemas que sofreram ou sofrem?

p.s. andei a vasculhar preços do Classic e pelo que vi, devem ser realmente melhores, pois normalmente são o dobro do DT/DSE.

alguém que tenha DTs ou DSEs pode dar uma palavrinha a favor ou contra os mesmos?

Mais uma vez relembro que esta escolha também recaía pelo facto do DT 2.5 c/ 260.000km estar a um preço de 5.500€, possivelmente ainda negociáveis. Como apontava gastar até 7500/8000 significa que ficaria ainda com 2.5/3K euros para reparar alguns problemas. Mesmo assim aconselham a que desista do DT e procure um Classic 300TDI?

p.s.2 não estou fixado no DT, não foi amor à primeira vista. Pareceu-me apenas ser uma boa oportunidade. No entanto, está a revelar-se não uma oportunidade mas um buraco [:D]

Boas. Para ajudar o candidato a Landrovista: O RR a que te referes é o P38 que saiu em Setembro de 1994 e que passou a coexistir com o então existente Range Rover e que se passou a denominar de Classic, para os diferenciar. A ultima versão do Classic, o qual eu sou possuidor de um dos primeiros, é de 12/94. Tem o conhecido motor 300tdi, motor Land Rover de injecção directa 2500cm3 4 cilindros em linha e 113CV. A suspensão é de eixos rigidos e molas helicoidais e tudo é mecânico, fácil de intervir e acessivel e ainda relativamente barato. Mesmo os Classic, apenas na versão V8 já tinham inaugurado a suspensão pneumática, embora haja poucos a rolar em Portugal, suspensão esta que passou a ser de série no P38. Nesta altura a Land Rover tinham sido comprada pela BMW e o motor que vem no Range Rover P38 é um 2500cm3 de 136CV e 6 cilindros em linha, o mesmo do BMW 525TDS. É conhecido por ser um pouco apático a baixa rotação, eu já experimentei e confirmo, o 300Tdi responde bem melhor, mas em alta é só pisar no acelerador... Este motor apenas sofreu pequenas adaptações para ser colocado no RR. No global é fiável embora não seja inédito aparecer alguns com a junta da cabeça queimada. O problema do P38 é de facto a suspensão pouco fiável, e a electronica, controlo do AC, ignição, etc que dão dores de cabeças e não são acessiveis de consertar em DIY e além disso sai caro. A diferença entre o DT e DSE sãos bancos de couro, jantes de 5 raios especificas, farois de nevoeiro integrados e mais uma coisitas que não me lembro, a nivel de equipamento portanto. Os modelos mais fiáveis são a partir de 99, onde foram corrigidos alguns pontos das primeiras séries. No UK há empresas que transformam a suspensão em molas helicoidais equivalentes ao Classic... De resto, muito espaçoso, ainda mais confortável e um verdadeiro salão ambulante, ah é verdade, com capaciaddes TT como sempre invejáveis....

Visto que os 2 posts foram quase simultâneos, desculpa-me algumas das perguntas que fiz, ainda não tinha visto o teu post, está a escrever o meu apr:)

Eu sei que parece aliciante comprar um RR de 96 por 5.500€, mas se a mecânica e transmissão não estiverem em condições gastas 5.000/6.000 num instante. É experimentar!

Nesta altura a Land Rover tinham sido comprada pela BMW e o motor que vem no Range Rover P38 é um 2500cm3 de 136CV e 6 cilindros em linha, o mesmo do BMW 525TDS. É conhecido por ser um pouco apático a baixa rotação, eu já experimentei e confirmo, o 300Tdi responde bem melhor, mas em alta é só pisar no acelerador... No global é fiável embora não seja inédito aparecer alguns com a junta da cabeça queimada.

Estes problemas de juntas de cabeça estão relacionados com problemas de refrigeração ou construção do motor?
O facto do 300TDI responder a baixa rotação, pressuponho que seja melhor para o TT correcto? Isso significa que um BMW 2.5 não chega onde um 300TDI chega - não estou a tentar ser arrogante [:p], só estou a tentar perceber as limitações do bimmer?

O problema do P38 é de facto a suspensão pouco fiável, e a electronica, controlo do AC, ignição, etc que dão dores de cabeças e não são acessiveis de consertar em DIY e além disso sai caro.

A nível de electrónica quais os problemas que surgem? são relativos a alimentação do motor ou outros secundários a nível de consola? relativamente ao AC.. o DT já trazia AC?
o quanto caro é que estas reparações podem sair? basicamente implicam mudar o computador de bordo é?

No UK há empresas que transformam a suspensão em molas helicoidais equivalentes ao Classic...

Se tivesse problemas no sistemas pneumático, por quanto me ficaria mudar para um sistema de molas convencional?

Sei que são muitas perguntas, mas ainda tenho muitas mais na cabeça. tenho de tentar obter respostas a todas, para não cair neste poço ou ficar preso nas areias movediças daqui a pouco tempo [:D]

Eu sei que parece aliciante comprar um RR de 96 por 5.500€, mas se a mecânica e transmissão não estiverem em condições gastas 5.000/6.000 num instante. É experimentar!

A nível de mecânica e transmissão ía deixar a cargo do meu mecânico, até agora muito fiável em todos os meus veículos, especialmente grupo VAG. Também sei que ele está mais à vontade com os 300TDI do que com os BMW.

Existem alguns testes que possam ser feitos para testar este grupo mecânica/transmissão? especialmente a transmissão?

Pah..os DT/DSE, neste momento começam a aparecer por preços na ordem dos 9000-10000 euros...Esse de 5000 deve ter algum problema muito grave...

Os Classic 300Tdi andam entre os 7500 e os 10000, dependendo do estado (e da imaginação dos vendedores).

Os DT/DSE são excelentes máquinas de TT, mas precisam de muitos miminhos e manutenção preventiva. Não é normal encontrá-los no monte, pois têm muito aspecto de carro civilizado e a maior parte das pessoas não tem coragem de os meter no monte (acho que nem eu teria).

Eu queria comprar um DSE, mas era para "ir à missa". Para o TT tenho o Classic.

Voltar
Superior