[AJUDA!!] ISEL vs. IST vs. FCT

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

citação:Originalmente colocada por neoxic

citação:Originalmente colocada por joao
Ainda estou para conhecer um director de recursos humanos que não reconheça olhar para um CV de um aluno do IST com outros olhos.

Não é assim q funcionam as empresas de RH. Nenhuma empresa de RH que se prese iria fazer um processo de seleção excluindo candiatos pela origem do curso. Isso não acontece. O q tu estás a dizer acontece em empresas médias em que o selecionador é um gajo qq q não entende nada de RH.

Pensas tu...
Eu não penso. Tenho a certeza que em empresas de RH decentes não há exclusão por via do curso.

A minha irmã é técnica de RH e como é evidente, grande parte das amigas tb o são. Na verdade tem pessoas conhecidas nas maiores empresas de RHs que aparecem no expresso emprego.

O que é q acontece? Qd o cliente pede um gajo da faculdade X é imediatamente convencido a não o fazer pois está comprovado que é um erro básico. Qq técnico junior sabe isso.

Saliento que estou a falar de empresas de RH (Egor etc...).
Dpartamentos de RH de empresas são normalmente uma fantochada.
Não cunfundir.

O que é uma empresa de RH??[8)][8)][8)][8)][8)]

Pelo que percebi, faz as entrevistas de emprego para outras empresas que os contratam...é isso?!

desculpem a ignorância...[8)]

cumps;)

citação:Originalmente colocada por Carlos_Junior

O que é uma empresa de RH??[8)][8)][8)][8)][8)]

Pelo que percebi, faz as entrevistas de emprego para outras empresas que os contratam...é isso?!

desculpem a ignorância...[8)]

cumps;)
RH - Recursos Humanos.

Tens a Select por exemplo.

Basicamente fazem recrutamento/selecção de colaboradores para empresas.

Quanto ao tópico não te posso ajudar... se pudesses sair de Lisboa recomendava sem qualquer dúvida a FEUP.

ps: Third Certificate ou CPE?

Carlos a questão q está a colocar não faz muito sentido uma vez q sabemos que é evidente que queres escolher o IST (inconscientemente).

Essa questão do fato e gravata não faz sentido nenhum. Isso são MITOS urbanos. Com sorte aprendes aproximadamente a mesma coisa no ISEL ou no IST com vantagem do IST ser um pouco melhor para o CV.

Sim, é verdade, até a maior parte dos professores já até pressupoem que quem tem boas notas vai pró IST...na área em que estou ( agupamento científico, com específicas de química, física e DGD (desenho e geometria descritiva)), vejo que o IST é para a maior parte, uma meta a atinjir e que distingue os bons dos maus alunos[xx(] Muitos davam tudo pra ter média pro IST e eu que tenho média estou com dúvidas...[xx(]

"média para o IST" isso nao é bem assim..
Para muitos o tecnico é o tecnico para outros isso já passou..

O tecnico nao já nao é "O" sonho..

Eu fui dos tais que tinha média para o IST e escolhi nao ir! Sim, é verdade, nem todos os alunos de engenharia de outras faculdade são tecnicó-frustrados..:D

Estou numa faculdade muito porreira, a malta é cinco estrelas, os professores bestiais! [:I]

Claro que se falares com muita gente, nomeadamente os sempre actualizades e grandes conheçedores do mundo que são os professores do secundários todos te vão falar do tecnico..

Eu não penso. Tenho a certeza que em empresas de RH decentes não há exclusão por via do curso.

A minha irmã é técnica de RH e como é evidente, grande parte das amigas tb o são. Na verdade tem pessoas conhecidas nas maiores empresas de RHs que aparecem no expresso emprego.

O que é q acontece? Qd o cliente pede um gajo da faculdade X é imediatamente convencido a não o fazer pois está comprovado que é um erro básico. Qq técnico junior sabe isso.

Saliento que estou a falar de empresas de RH (Egor etc...).
Dpartamentos de RH de empresas são normalmente uma fantochada.
Não cunfundir.

Uma grande empresa provavelmente até tem um departamento de RH (como aquela em que eu estou). E o recrutamento é simples, o chefe diz aos RH: mandem-me os currículos e eu selecciono-os. Na entrevista para além da pessoa dos RH está um dos chefes (ou subchefes) da secção para onde vais trabalhar. A meu ver a interferência da pessoa dos RH para o recrutamento é de uns 20%, se tanto.

E não é assim só naquela empresa. Noutras passa-se o mesmo. É essa a realidade.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

neste momento o curso de mecanica no IST é apenas isso, status. ja foi, nao à mt tempo atras, um excelente curso.

no extremo oposto tens o curso do politecnico de setubal, que ja foi uma bela bosta mas que melhorou bastante e é neste momento dos mais completos que conheço.

a FCT (monte da caparica) tem um excelente departamento de eng. mecanica. o problema do curso sao as matematicas. ha um limite imposto dentro do departamento, nao passam mais de 5% dos alunos (nao interessa a nota, nao passam). nos "bons velhos tempos" cheguei a ver percentagens de aprovaçao de menos de 1%. conheço quem tenha ido para o IST fazer as matematicas (fez mais uma ou outra so) e depois transferiu-se para a FCT para fazer o resto.

a FEUP tem fama de ser boa mas como nao conheço, nao me pronuncio.

pessoalmente, se tivesse perante a tua escolha hoje, iria para setubal. 2ª hipotese, fazer as matematicas na fac de ciencias ou qqr coisa assim (mesmo que nao seja em eng. mecanica mesmo, desde que seja parecido) e dps transferir para a FCT.

de tanta asneira so consegui perceber que nao andas no ist:D

O problema da FCT é que até ha bem pouco tempo andavam com problemas de creditação na ordem, mas entrtanto nao sei como está a situação..

Agora também não interessa muito a creditação dos cursos em vigor, em setembro em principio os maiores estabelecimentos de ensino superior vão remodelar os cursos todos [8)][8)].

Vai ser lindo vaiii [8)][8)]

citação:Originalmente colocada por Mysterious

citação:Originalmente colocada por 3com
Contudo, o ISEL deixou o IPL e actualmente pertence à Universidade de Lisboa. Por isso não sei como será no futuro a sua componente cientifica, talvez consiga manter a componente prática e útil e, juntar uma nova dose de genes cientificos.
Tens que me dizer onde é que ouviste isso....

O ISEL pretence ao IPL, o que existe é interesse parte a parte para passar para o Universidade de lisboa, no entanto existe muita pressão por diversas entidades para que isso não aconteca....

Já não é interesse.... o ISEL é UL[:p]
Devias prestar mais atenção aos comunicados da "reitoria".;)

A realidade é que aquilo que um aluno aprende no IST dificilmente um aluno de outra faculdade aprende na via activa, enquanto que aquilo que, supostamente, um aluno p.ex do ISEL aprende durante o curso, um aluno do IST tem a oportunidade de facilmente aprender à medida que vai ganhando experiência!
Olha rapaz... Trabalho desde 1998... É pouco eu sei... Mas é o suficiente para ver os Engenheiros cairem de para quedas, sem o mínimo de preparação para o mundo do trabalho... [:p] [:p] [:p]

E venhas de onde vieres... Quando começares a trabalhar num mundo que te é "hóstil" vais começar a abrir os olhos...

Quanto a arranjar trabalho, esquece! Um aluno do IST à partida tem muito mais probabilidades de arranjar emprego! Ainda estou para conhecer um director de recursos humanos que não reconheça olhar para um CV de um aluno do IST com outros olhos.
O ISEL sempre teve altas taxas de empregabilidade. Ainda mais quando a cambada de proxenetas das Ordens do Engenheiros nos começaram a reconhecer os cursos...

Quem sai do ISEL não fica a ver navios...

Em princípio tenho o curso todo "patrocinado" pelo meu pai, não vou precisar trabalhar, mas estou ligado a um outro projecto que me consome algum tempo...mas acho que não vai ser necessário estudar à noite....
Se assim fôr, aproveita bem! :) ;) :)

Nem todos se podem gabar disso...

Outra coisa...

No agora processo de Bolonha e com a adaptação ao mesmo, o ISEL recebeu por parte do Ministério elevados elogios...

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Uma grande empresa provavelmente até tem um departamento de RH (como aquela em que eu estou). E o recrutamento é simples, o chefe diz aos RH: mandem-me os currículos e eu selecciono-os. Na entrevista para além da pessoa dos RH está um dos chefes (ou subchefes) da secção para onde vais trabalhar. A meu ver a interferência da pessoa dos RH para o recrutamento é de uns 20%, se tanto.

E não é assim só naquela empresa. Noutras passa-se o mesmo. É essa a realidade.

Como explicar isso sem ferir susceptibilidades…

Uma empresa bem montada deverá ter um dep. de RH competente. Se não tem é porque há uma falha grave de gestão. Isso é elementar. Pode até facturar os milhões q quiseres.

Agora deixa-me perguntar: se essa empresa onde tu trabalhas quer os melhores engenheiros informáticos explica-me por que carga de água não quer os melhores técnicos de RH e não investe numa boa prática de selecção e recrutamento?

Se tu és um profissional competente e exemplar na empresa X por que razão o técnico de RH irá ser incompetente ao ponto de escolher apenas gajos de umas determinas faculdades porque o boss diz q sim?

Uma organização bem montada não pode falhar nesse aspecto. No outro dia dizias ( tu) que havia falta de MO competente. Acredito que com um dep de RH como o da tua empresa não se consigam encontrar pessoas competentes.

Há empresas se julgam tecnicamente exemplares e no fim de contas nem sabem lidar com recursos humanos.

Entendes onde eu quero chegar?

Agora também não interessa muito a creditação dos cursos em vigor, em setembro em principio os maiores estabelecimentos de ensino superior vão remodelar os cursos todos [8)][8)].

Vai ser lindo vaiii [8)][8)]

Pois, a diferença é que uns estão preocupados, outros não... :D

Algumas é só status :D
A mentalidade dos que andam nessas " pseudo-status" até é diferente das outras :D e pronto têm melhor aproveitamento :)
Num país de status temos que ter gente de status [8D]
O que há mais é os engenheiros de letra, nem sequer se dignam a mexer em alguma coisa(Over-status:D) ou nao sabem?
Coisa que me ficou na cabeça nao sei se é assim tão linear e que tenho impressao que engenheiros como os alemaes e ingleses "nao têm medo de mexer" e que quando é preciso alterar alguma coisa são eles que vão lá nao mandam outros fazerem aquilo.
Claro que em PT tb os existe mas muito menos [xx(]

citação:Originalmente colocada por NLS___87

Rapaz, se queres ir trabalhar nas máquinas, tira um curso técnico de oficina mecânica. O trabalho dum engenheiro é no projecto, depois, se tiver tempo é que vai mandar "bitaites" para a produção [}:)]

Olha que já não é tanto assim..em coisas pequenas sim é normal isso , agr em coisas grandes onde o trabalhador nao ta apto pa certas coisas e o engenheiro tb nao as sabe fazer aí sim é de rir, pq letra tds têm mas fazer olha k já nao sao todos :P

Contudo, o ISEL deixou o IPL e actualmente pertence à Universidade de Lisboa. Por isso não sei como será no futuro a sua componente cientifica, talvez consiga manter a componente prática e útil e, juntar uma nova dose de genes cientificos.
Tens que me dizer onde é que ouviste isso....

O ISEL pretence ao IPL, o que existe é interesse parte a parte para passar para o Universidade de lisboa, no entanto existe muita pressão por diversas entidades para que isso não aconteca....

Já não é interesse.... o ISEL é UL[:p]
Devias prestar mais atenção aos comunicados da "reitoria".;)

[|)][|)]

É mentira que o ISEL é UL. O que existe é "namoro" parte a parte a pelo menos um ano.
Devias informar-te( ou ler melhor os comunicados ) antes de dizeres este tipo de coisas, é que as pessoas menos informadas que ainda acreditam.

E argumento-te com o que o eleito presidente do concelho directivo do ISEL acabou de dizer a 1 hora atrás numa RGA....

Voltar
Superior