Ajuda - como ler uma planta?

Acho que com isto já consigo resolver. Acho que as sugestões mais úteis são a cama e a porta.

Também pensei na banheira que aparece nas casas de banho. Aquilo também costuma ter uma dimensão standard, certo? 180?

Nem por isso, há de vários tamanhos para se acomodarem aos espaços (WCs maiores ou menores).

A porta é mais seguro, raramente foge dos 80 cm, pois uma porta demasiado grande ocupa espaço desnecessário a abrir, e demasiado pequena não cumpre com as acessibilidades. Além de que nos 80cm há todo o tipo de portas prontas a montar no mercado de todas as cores e feitios.

Outra coisa que joga a favor da porta: é um elemento de arquitectura, cujas dimensões em planta têm de bater certo na construção.

A cama aqui peca um bocado: não é um elemento de arquitectura e portanto não é vinculativo. Especialmente em vendas, vê-se por aí muita planta muito pouco séria (para não dizer pior): colocam em planta mobília "para anões" (com medidas muito inferiores ao normal) para que os espaços pareçam muito amplos ao olho do comprador menos avisado.

Que ferramenta usaste par medir?

Uma régua. [:D]

Depois de meter os óculos, as medidas são efectivamente de 2,377m (menos 3mm do que primeira avaliação a olho) x 4,387m (mais 4mm do que a primeira avaliação a olho), mas com 8mm de erro máximo.

Um cálculo mais preciso necessitaria de uma imagem de alta resolução para reduzir a margem de erro.

Não sei o objectivo, mas se for para montar uma bancada de cozinha e montar um estúdio, basta dar a medida por defeito e é tranquilo.
[:D]

Depois de meter os óculos, as medidas são efectivamente de 2,377m (menos 3mm do que primeira avaliação a olho) x 4,387m (mais 4mm do que a primeira avaliação a olho), mas com 8mm de erro máximo.

Um cálculo mais preciso necessitaria de uma imagem de alta resolução para reduzir a margem de erro.

Não sei o objectivo, mas se for para montar uma bancada de cozinha e montar um estúdio, basta dar a medida por defeito e é tranquilo.

Cum caneco, em construção civil não se medem mm! E mesmo assim.....[:D]

Bem a escala vai sempre depender.
Deves ter um PDF de uma folha (A4, A3, A2 ou A1) e uma escalada da impressão desse pdf em 1:1
Depois se fizeres print screens e afins, perdes a escala.

Por fim há regras para áreas uteis e não uteis. Mas também há maneiras diferentes de medir, e que aproxime ou não.
Eu por exemplo não gosto de ter as áreas ao cm2. Mas é uma questão pessoal.
Mas para os documentos da câmara a área útil e a área bruta vão ao cm2.

Vou dar outra oportunidade.

Mediste com uma régua no papel ou no écran.
Qual é o erro?

As medidas são de 2.38m x 4,383m.

Erro de +-1mm.

De nada.

Isto sim é precisão [:D][:D][:D]

Obrigado

Confirmem por favor se estou a fazer bem:

A porta começa no píxel 1082 e acaba no pixel 1234, portanto 80cm correspondem a 152 píxeis, e sendo assim posso usar 1px = 0.52631 cm

Como a régua do photoshop mantém-se na mesma posição, independentemente do zoom, ao usar a mesma planta consigo calcular a dimensão de qualquer linha reta.

Isto a acreditar que aquela porta tem exatamente 80cm. Já houve quem dissesse 90cm.. Há consenso?

Uie6Raz.png

Na minha opinião deverias usar o outro método usando a área para ter a certeza. A area é um valor fixo do qual não tens dúvidas... Já a porta tanto pode ser como não[:D]

Na minha opinião deverias usar o outro método usando a área para ter a certeza. A area é um valor fixo do qual não tens dúvidas... Já a porta tanto pode ser como não[:D]

O meu problema com a área é que eu não sei exatamente onde começa e acaba cada coisa. Por exemplo, aquela parte dos vidros, acho que ninguém respondeu até que ponto está incluída na área do quarto.

E já agora, a pequena área por baixo da porta, pertence ao quarto ou não? São estes pequenos detalhes que não percebo, e preciso de uma medida relativamente exata. Não pode falhar por 10cm, por exemplo.

Pelos meus cálculos de merceeiro, a porta tem 90cm e não 80cm

porque se tiver 80cm, não bate certo com outras coisas das quais tenho uma certa noção da dimensão.

Voltar
Superior