Ajuda com o inglês

Porco

Banido
Preciso de uma pequena ajuda com o inglês, tenho de traduzir um texto no qual aparece a palava "momentum". Eu sei o que significa e o contexto da frase é a de um corredor que ia à frente, mas o segundo classificado tinha "momentum" e passou. Qual será o termo mais apropriado em português? Embalo?

Podes dar a frase completa que eu deixo aqui a tradução?

Abraço

"Bowyer, team battle back, build some momentum
Clint Bowyer can take a deep breath. For now.His fourth-place finish in Saturday night’s Irwin Tools Night Race at Bristol Motor Speedway helped cement a spot in the 12-driver championship Chase. "

b

​

Obrigado

​

"Bowyer, team battle back, build some momentum
Clint Bowyer can take a deep breath. For now.His fourth-place finish in Saturday night’s Irwin Tools Night Race at Bristol Motor Speedway helped cement a spot in the 12-driver championship Chase. "

b

​

Obrigado

​

Embalo parece-me ser a palavra que melhor encaixa nesse contexto. O corredor ganhou embalo.

A palavra portuguesa que traduz momentum é mesmo momento, é uma característica física de um objecto em movimento. Por exemplo, o momento angular de uma roda de bicicleta faz com que esta se equilibre sozinha, permitindo-nos andar apenas com duas (ou mesmo só uma) roda.

Traduzindo para português mais simples, pode-se falar em embalo, embora não seja totalmente correcto.

Iniciativa...A team builds momentum (toma iniciativa, avança).
Momentum

The sports announcer says, "Going into the all-star break, the Chicago White Sox have the momentum." The headlines declare "Chicago Bulls Gaining Momentum." The coach pumps up his team at half-time, saying "You have the momentum; the critical need is that you use that momentum and bury them in this third quarter."

Momentum is a commonly used term in sports. A team that has the momentum is on the move and is going to take some effort to stop. A team that has a lot of momentum is really on the move and is going to be hard to stop. Momentum is a physics term; it refers to the quantity of motion that an object has. A sports team that is on the move has the momentum. If an object is in motion (on the move) then it has momentum.

http://www.physicsclassroom.com/class/momentum/u4l1a.cfm

Ganhar embalo, terreno. Momentum é um termo que tem vários significados, depende sempre do contexto em que se insere. Pode signifcar energia, pujança, ímpeto, impulso, etc.

To gather momentum - Ganhar terreno
To have momentum - Ir de vento em popa
To gain momentum - aumentar de velocidade

Se fosse a ti (sou bilingue e falante nativo de inglês) escolheria ganhar embalo ou terreno.

É um termo muito utilizado nos comentários ao baseball.

E não é nada fácil transmitir o seu significado, pelo menos numa única palavra.

É como se fosse criada uma onda de entusiasmo, motivação, um ímpeto que não se pára. Depende muito do contexto mas não é fácil a sua tradução.

No contexto parece que "tomar iniciativa" será o mais correcto numa tradução que não a literal. Literalmente significa impulso...ora uma equipa toma impulso sobre a outra (em Português), contudo usamos muito a palavra iniciativa no sentido de ganhar vantagem. "A euipa A tem agora a iniciativa (as rédeas) do jogo."

É um termo muito utilizado nos comentários ao baseball.

E não é nada fácil transmitir o seu significado, pelo menos numa única palavra.

É como se fosse criada uma onda de entusiasmo, motivação, um ímpeto que não se pára. Depende muito do contexto mas não é fácil a sua tradução.

Isto!

É muito mais um termo aplicado em termos psicológicos que fisicos!

To Build momentum , é tipo ganhar embalo para a victória, aquela sensação que se tem quando embalas e reparas que tás a progredir e que te dá mais animo para continuar!

Ex: Uma equipa a perder 2-0 e marca o 2-1 com 20 minutos de jogo ganha o momentum final para perseguir o empate!

Voltar
Superior