Ajuda com BSOD

Unreal

Well-known member
Companheiros...Estou aqui com um problema...
Desde à 2 dias atrás que o meu XP anda-me a mostrar uns BSOD's...Antes demoravam...Agora demoram pouco tempo a aparecer (uns minutos).
Já testei memórias com o memtest e esta tudo bem.

Os erros que já apareceram foram.

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

NTFS.SYS

SCSIPORT.SYS

Disse para fazer num dos erros o CHDSK no disco F...Mas não tenho disco F :confused:

O que poderá ser?Não instalei nenhum software/hardware recentemente.

Poderá ser a controladora sata (por causa do erro do SCSIPORT.SYS) ?

Cumprimentos

voltou a acontecer...Mas desta vez foi estranho...1/3 do ecra as letras estavam noutra côr...Poderá ser a gráfica a dar as ultimas (mas se assim fosse não seriam riscas verdes?)?

P4 1.7
1GB ram
Discos 200/320 Sata (ligados por uma controladora sata)
Board DFI NT-70 SC
Geforece 4 Mx440
SoundBlaster Live 5.1
placa de rede 10/100

Os drivers da grafica não são os mais recentes,mas só tem uns meses

Companheiros...Estou aqui com um problema...
Desde à 2 dias atrás que o meu XP anda-me a mostrar uns BSOD's...Antes demoravam...Agora demoram pouco tempo a aparecer (uns minutos).
Já testei memórias com o memtest e esta tudo bem.

Os erros que já apareceram foram.

IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

NTFS.SYS

SCSIPORT.SYS

Disse para fazer num dos erros o CHDSK no disco F...Mas não tenho disco F :confused:

O que poderá ser?Não instalei nenhum software/hardware recentemente.

Poderá ser a controladora sata (por causa do erro do SCSIPORT.SYS) ?

Cumprimentos

penso que não será chkdsk ao disco F mas sim chkdsk /f em que f é um parâmetro do chkdsk que vem da palavra fix, ou seja basicamente ele vai verificar o disco e (tentar) corrigir os erros que encontrar.

cps

Tenho quase a certeza que era o disco...Mas também vi isso a que tu te referes...

Eu fiz...Não deu nada de mais...O BSOD deu quando tava a fazer o chkdsk...Não me lembro é se já tinha acabado....
Vou experimentar outra vez a ver se aconteceu devido ao chkdsk

P4 1.7
1GB ram
Discos 200/320 Sata (ligados por uma controladora sata)
Board DFI NT-70 SC
Geforece 4 Mx440
SoundBlaster Live 5.1
placa de rede 10/100

Os drivers da grafica não são os mais recentes,mas só tem uns meses
Não eras tu que tinha um problema com esta grafica há uns meses?

Faz copias de segurança asap, depois actualiza o driver da grafica.

Qual é o tamanho da partição do so?

A controladora sata é qual é?

voltou a acontecer...Mas desta vez foi estranho...1/3 do ecra as letras estavam noutra côr...Poderá ser a gráfica a dar as ultimas (mas se assim fosse não seriam riscas verdes?)?

ja fizeste o chkdsk aos discos todos?
isso de aparecer com outra cor é normal se estiveres a jogar ou ver um filme.

Já fiz os chkdsk aos discos pelo modo de segurança.Deu tudo bem....
A grafica não era esta, era um 9700 pro (se foi à uns meses foi mesmo a 9700)
Isso das letras, sim estava a ver um video...
Agora para vir à net so mesmo pelo live cd do ubuntu :(
Vou experimentar desinstalar os drivers da gráfica.
A partição é de 20GB...Copias de segurança asap...Tou sem gravador de DVD (foi para a garantia) e estou com os discos cheios :(
A controladora é uma com chipset Silicon image 3112

Última edição:
Bem...Fui para modo de segurança...Entretanto chamaram-me e deixei o PC...
Volto, e mesmo em modo de segurança, outro BSOD, e outro erro :(

PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

em relação ao ficheiro win32k.sys

Que coisa...Nunca é o mesmo erro :(

(...)Copias de segurança asap...Tou sem gravador de DVD (foi para a garantia) e estou com os discos cheios :( (...)
Sem dúvida a primeira coisa a fazeres. Copia documentos e informação importante de um disco para o outro, de forma a teres tudo em duplicado.
Se necessitares de espaço apaga qualquer coisa que não seja imprescindível...

Já tentei por a dar o mini pe...Mas não corre (talvez por ser cd-rw, visto que o meu leitor de dvd's agora anda com manias de escolher o tipo de media que lê....Não lê DVD+/-R mas Rom já lê...tal como cd-roms...ou cd-r...)

Se a minha pen fizesse boot....Mas não faz....
Tou tramado...Tenho de ter uma página alojada no PC para ter uma melhoria de nota (se não tiver alojada tenho menos pontos) e tinha de vir isto agora [8b]

Cheira-me a memórias pois normalmente o IRQ NOT LESS OR EQUAL significa isso mesmo. Tira as que tens e arranja uma de um amigo para experimentares.

Se continuar ia para a placa gráfica ou controladora SATA. De qualquer forma, prepara-te para fazeres um format e instalares tudo de raiz para veres se será algum problema derivado ao Windows.

O estranho é que ao iniciar o Windows ele não me dá nenhuma mensagem de erro...
Vou pedir um minipe emprestado a ver se já consegue ler este CD...E vou formatar, apesar de achar que não vai resolver este problema.

Nthor, dizes que tenho vários problemas, mas vir tudo de uma vez só?Acho estranho...E sim, tenho um programa de torrents...Mas nem o estava a usar (é raro usar)

ciber007, já teste as rams com o memtest e fez os testes sem dar nenhum erro.

Se ainda tivesse peças que pudesse testar para ver qual era o problema....Da ultima vez a razão dos BSOD's era a fonte...Estou para ver o que será agora...
Só espero que seja algo software.

Voltar
Superior