[AJUDA]Ar Condicionados - Orçamento

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

ja fui a RP comprar. entregam quarta
Já consigo aceder ao site...

É o modelo AUS12H53R51B01 da ELECTRONIA :)

Penso que fizeste uma boa compra.

Eu até agora era um adepto ferveroso dos sistemas Inverter, mas com estes novos compressores muito mais económicos, penso que dará que pensar a qualquer um em futuras aquisições, dada que a vantagem evidente, o consumo, está esbatida...

E como digo, não há razão nenhuma, volto a repetir, absolutamente nenhuma para os preços que se praticam nas ditas MARCAS de A/C.

Mas Portugal é um País de ricos, que só ficam entusiasmados quando podem afirmar que compraram algo por 4 ou 5 vezes que o preço do vizinho. Desculpem lá, não é para ofender ninguém, mas se todos nós forçássemos os distribuídores, os preços vinham cá para baixo e deixavam de andar a mamar à conta dos incautos.

Estive ontem em casa do meu amigo que comprou o igual ao do NiGhTb0y e aquilo tem várias coisas boas:

1.Barato. 290€, já com IVA.
2.Bom. Podre de bom. No pior sítio da casa em termos de calor e aquilo estava fresquinho que nem uma alface.
3.Silencioso. A ôlho, não faz mais barulho que os de minha casa.
4.Consumo. Como é Classe A como os de minha casa, deve ser ela por ela.

Se é para mostrar aos vizinhos o melhor mesmo é comprar um BMW visto que se for numa casa pensada para ter um sistema de ac nem se vê o aparelho exterior :D

Quando são novos todos parecem bons, daqui a uns anos tira-se a prova dos nove.

Nem toda a gente precisa de ter um BMW para andar de automóvel, mas quem pode ter um deve aproveitar [:p]

citação:Originalmente colocada por Bolide

...

Quando são novos todos parecem bons, daqui a uns anos tira-se a prova dos nove.

...
Tenho um vizinho que há uns 8 anos comprou tudo Sanyo (cerca de 2.000€ por aparelho, tudo xpto) e que agora não dão conta do recado. Se os aparelhos é para deitar fora todos os 6 anos, qualquer um serve. Pelo menos, tenho em casa material coreano de uma marca conceituada, que custaram 1/4 do preço do meu vizinho e já vão a caminho dos 6 anos e lá fazem o que podem.

E podes ter a certeza que se um BMW custasse 50% a mais que um veículo similar, não comprava BMW. Agora, 3 a 4 vezes mais, há malucos para tudo, mas não devemos exagerar. :D [8D]

Não dão conta do recado porquê? Naturalmente devem estar a precisar de alguma manutenção como todas as máquinas precisam, mas será assim tão dispendiosa que valha a pena trocar por novos?

Foi-me prometida uma esperança de vida sem grandes problemas de cerca de 20 anos para os a.c. que comprei, espero que durem mais :D

Quanto ao preço obviamente que também não pagaria essa diferença, se tivesse essas opções em consideração.

A questão é que nas lojas de electrodomésticos (San Luis, Worten, Singer, etc) limitavam a minha escolha ao stock existente mas como o apartamento já tinha pré-instalação de a.c. estava condicionado por esse facto. Tinha de ser um sistema multi-split com uma unidade exterior para várias unidades interiores. Estava fora de questão andar a furar as paredes todas e colocar uma unidade exterior para cada divisão.

Pedi então orçamentos a várias empresas e acabei por optar pelos Daikin pois apesar de serem mais caros, a diferença para outras marcas não era assim tão grande (Panasonic, Mitsubishi, Carrier, etc).

citação:Originalmente colocada por Bolide

Foi-me prometida uma esperança de vida sem grandes problemas de cerca de 20 anos para os a.c. que comprei, espero que durem mais :D
Vê lá se foi o Sócrates a fazer essa promessa... :D [8D]

Tu tens um bom sistema de A/C, sem dúvida. ;)

Boa tarde,
Eu tenho duas maquinas multi-split da Panasonic com 3 splits internos cada, são inverter e neste momento com 3 anos de intenso trabalho, zero problemas, ainda tenho mais 2 anos de garantia. Relativamente ao ruido interior num funcionamento normal o meu portatil (Thinkpad) faz mais barulho que elas.

Peço desculpa, mas faltou-me falar de um ponto, que e o seguinte as multi-split têm uma grande vantagem relativamente as maquinas normais que e o consumo quando estamos a utilizar os split todos, e bastante baixo se comparado com os sistemas de uma unidade interna/unidade externa.

citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

e AC portateis, que aconselham?
Ainda há pouco estive a ver um com um amigo e chamei-lhe a atenção de que o tudo de descarga do ar quente dissipa muito calor dentro da habitação. Só a pessoa que está mesmo em frente do aparelho é que beneficia...

Mas por vezes é a única solução.

isso de andar a fazer buracos é que é um bocado mau!

mas já existem deles com 9000btu o que permite que mais do que uma pessoa tenha ar fresco!

Quando o Bolide refere que as melhores marcas são Daikin e Mitsubishi, temos aí de acrescentar Panasonic... é que a Daikin e a Panasonic têm acordos de cooperação e algumas máquinas domésticas Daikin são fabricadas pela Panasonic. Assim como a Daikin fabrica algumas máquinas industriais para a Panasonic.

Eu recentemente coloquei A/C em 4 divisões da minha casa. 2 independentes de 12000btu's cada, mais um multisplit de 9000+7000btu.
São inverter, eficientes energeticamente e muito silenciosos.

A quem interessar, as características são as seguintes (PANASONIC E12DKEW):
Delux e Delux Wide
Sistema Inverter
12.000 BTU´S
1 Unidade Int.+1 Unidade Ext.
Gaz R410A
Filtro Um so toque Anti-Bolor
Funçao Anti-Odores
Hot Star
Controlo da Direcçao Vertical do Ar
Telecomando
Modo Desumificaçao
Auto Restar
Temportizador on/off de 24H
Painel Removivel e Lavavel
Controlo Inverter
Modo Potente
Modo Silencioso
Filtro SUPER Alleru-Buster
Funçao Auto Diagnostico
Ioes Refrescantes
Sistema Purificaçao Ar Supersonico
Arrefecimento a Baixas Temperaturas Exteriores -15 C

Capacidade Arrefecimento
KW 3.50
Kcal/h 3.010
EER W/W 3.63

Capacidade Aquecimento
KW 4.80
Kca/h 4.130
COP W/W 3.81

Classificaçao Energetica
Classe Aquecimento A
Classe Arrefecimento A
Consumo Anual KW 485

Pressao Sonora
Interior (Hi/Lo) db 42/29
Exterior (Hi/Lo) db 48

Condensados L/h 2.0
Caudal de Ar M3/Min. 10.7
Voltagem 230 V
Dim.Unidade Int. Alt.xLarg.xProf. 280x799x183
Dim.Unidade Ext.Alt.xLarg.xProf. 540x780x289
Peso Unidade Int. 9.0 Kg
Peso Unidade Ext. 37.0 Kg

Cumps,

ca em casa ha um da panasonic a uma porrada de anos e sempre foi impecavel nunca deu problemas , depois comprou-se outro para o escritorio do meu pai de uma linha branca pricess hoje ia para o por a trabalhar e nepias o gas foi-se com cerca de 2 anos se tanto ja deu outros problemas ,agora vamos comprar um da lg para o sotao 18000 btus + montagem +iva fica em 724 €

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

citação:Originalmente colocada por NiGhTb0y

Vou fazer um upzinho a isto

Alguem recomenda alguma empresa para pedir um orçamento?

Procuro uma unidade só para o meu quarto, mas quero comprar algo minimamente decente.

Estava aqui a pensar... os inverter sao muito mais caros que os outros... quanto tempo é que será que demora a amortizar o investimento?
Os inverter são muito mais caros. Estamos a pagar o preço da novidade...

Noutro dia apresentaram-me uns modelos de A/C feitos na Turquia com tecnologia LG com um rendimento energético classe A (muito menos consumo de energia). O preço é uma autência surpresa. Na Rádio Popular andam a vender disso, mas com outra marca por cerca de 290#8364; por um aparelho de 12,000btu.

É menos de metade do preço de um 'inverter' e as diferenças de consumo já não serão tão exorbitantes.

Agora o problema, é na instalação.

Nesta altura do ano, os gajos fazem-se pagar a peso de ouro...

Na Rádio Popular, o preço da instalação ronda os 140#8364;, mas é um preço recomendado, pois os instaladores são independentes.

Geralmente, se não forem eles a vender o aparelho, levam cerca de 200#8364; por uma instalação 'normal'.

Se forem eles a vender, já ficam com uma margem na venda e reduzem o preço da instalação.

Mas olha que esses do género da Rádio Popular são uma boa opção. A qualidade é média (o comando é horrível...) e o preço do equipamento + instalação é de 290+140= 430#8364;. E 12,000btu já dá para uma boa sala.
Foi por esse caminho que eu fui e paguei quase metade do que pagaria por modelos equivalentes Daikin...

Sinceramente já não me recordo quanto paguei, mas lembro-me de a diferença ser nessa ordem de grandeza, e optei por um de 9000 BTU para o meu quarto e um de 18000 BTU para a minha sala, que são as divisões que apanham mais sol!

O rendimento energético é, de facto, classe A e do meu quarto produz mais um Db que o aparelho equivalente da Daikin, ou seja é suficientemente silencioso!

O defeito deles é, efectivamente, o telecomando, onde a LG podia ter primado um pouco, mas de resto tudo funciona bem e tem tido uso todos os dias!

Só mesmo quando começou a chover deixei de os ligar um pouco à tarde, pois a minha casa acumula muito calor nas paredes, mas durante o tempo quente funcionaram desde que chegávamos a casa até depois de nos deitarmos (com temporização para desligarem pouco depois). Nos fins de semana trabalharam o dia todo e o aumento de consumos eléctricos não foi nada de especial!:)

citação:Originalmente colocada por mcabral

citação:Originalmente colocada por smithico

citação:Originalmente colocada por Filas

E ar condicionado portátil? Têm o mínimo de eficiência?

São baratos e não exigem montagens. O que acham? Que opinião têm?

Obrigado.

Um abraço, by Filas

Não necessita de um tubo para a rua para libertar a água condensada ?

Acho que têm um depósito para a água condensada até porque funcionam como desumificadores (acho), o que deve ser mesmo necessário é uma saída de ar quente para o exterior...
Os AC têm uma função de desumidificação enquanto trabalham no arrefecimento ou aquecimento, podendo trabalhar apenas nesse modo.

Os portáteis (e tenho um no quarto da minha filha) precisam de um tubo extractor de calor e de um recipiente para recolher a água que resulta, precisamente, da desumidificação!

Voltar
Superior