[AJUDA] Aprende a não ser burro - Queimei a junta da cabeça...

E fazes bem[;)]

Mas nem todos, diria a maioria, não o faz, além de não ter esse controlo, nem sabe muito bem qual a posição normal do ponteiro.

O caso do tópico parece-me fácil de admitir que o carro já teria uma avaria grave e, provavelmente, a junta queimada. Foi pena não ter descoberto antes de o comprar.

Avaria grave foi ter andado a 160 kmh.[:D] Isso em corsa b diesel é suicidio para o motor

A credito que o motor estava em bom estado..... andar a 160 num motor 1.5td já com 330 mil de 98 o que é que se espera?

Avaria grave foi ter andado a 160 kmh.[:D] Isso em corsa b diesel é suicidio para o motor

A credito que o motor estava em bom estado..... andar a 160 num motor 1.5td já com 330 mil de 98 o que é que se espera?
Aceito que foi uma "avaria" andar a 160, mas não espero por isso que a junta ceda...

Por curiosidade, tenho um amigo que tem um corsa B, mas o 1.7 D, também de 1998, e digo-te que anda nesse regime com frequência, na via do Infante. Inclusive, chegou a ser "agrafado" mais que uma vez. Conta com cerca de 250 mi kms e ainda não se passou nada. Agora, também sei que a manutenção que dá ao carro é boa, e conhecia de perto o antigo dono (avô). Tudo depende do estado do carro.

Eu tenho um 1.5td com uns 450 mil de 97 apesar de velho ainda anda direitinho de vez em quando ainda lá vai aos 160 mas sem apertar muito, tem é que ter revisoes todas em ordem principalmente refrigerante.
Esse possivelmente trazia alguma fuga de liquido ou já vinha doente e depois esse esticao matou-o

Não percebo qual o problema de esticar um motor velho aos 160...

Esse carro foi vendido já estragado!! E isso ninguem aqui veio valorizar. Na minha opinião o comprador foi enganado e deveria pedir algum tipo de explicação ao vendedor.

Tenho ali um carro com 409 mil e volta e meia tiro-lhe o carvão a essas velocidades. Só lhe faz bem.

Essa junta foi à vida com muita facilidade! Eu passava-me com quem mo tivesse vendido assim... Porque esse carro já vinha com problemas de certeza absoluta.

De resto se vais avançar para a compra de um motor, também aconselhava a Provmec, conheço bem e é de confiança, fazem entregas em todo o país, tens motoros usados ou reconstruidos e dão-te garantia.

E sempre é melhor que estar a comprar às cegas, porque ainda te sai mais um barrete.

Mas porque é que a temperatura do motor subiu? Essa é a questão. Um motor saudável não sofria esse aumento de temperatura drástico.

Ficava sempre sem efeito. Porque o manómetro, apesar de importante para evitar males maiores, nunca poderá ser apontado como a causa primária para uma queima de junta.

Há sempre algum problema por trás, e é isso que tem de ser averiguado. Como já disse, se me acontecesse isso num automóvel recém-adquirido, ia haver molho para o vendedor.

Esse carro foi vendido já estragado!! E isso ninguem aqui veio valorizar. Na minha opinião o comprador foi enganado e deveria pedir algum tipo de explicação ao vendedor.

Tenho ali um carro com 409 mil e volta e meia tiro-lhe o carvão a essas velocidades. Só lhe faz bem.

Tens de ler melhor antes de falar companheiro. [;)]

Tens de ler melhor antes de falar companheiro. [;)]

Tens razão. Falaste e bem.

Mas no inicio da discussão quando o user veio colocar o problema ninguém reparou (nem eu) que ele começa por dizer: "comprei há 3 semanas". O pessoal falou da parte tecnica do aquecimento, das juntas, dos preços... mas ninguem merece passar por isto ao fim de 3 semanas, seja um carro de 1000 ou de 10000 euros. Até porque a lei que se aplica é igual. E o dinheiro custa a todos.

Pois, eu por acaso reparei e tentei chamar à atenção, mas ninguém me ligou [:D] :(

Fora de brincadeiras, é ridículo apontarem a queima da junta aos 160km/h. Um motor diesel com 300.000 km está em meio de vida, não é nada do outro mundo.

Não é a mesma coisa ir a 160 com um motor com mais de 300 000 kms , com o motor com oleo em condições mudado a tempo e horas , com liquido refrigerante no circuito, que andar a 160 num motor com mais de 300 000 kms , com um motor que tem oleo mineral dentro ha mais de 12 000 kms , e ter agua da torneira no radiador.
Não sei se este é o caso , mas estas coisas influem muito.

Olha que eu também mencionei isso[;)]

Cheguei a uma conclusao..... a maior parte dos users percebe ou conhece pouco estes motores.

E eu cheguei à conclusão que não percebes rigorosamente nada deste motor. Foi naquela altura, um dos motores mais fiáveis, e nesta altura, com a manutenção em dia continua-o a ser. Vendi um à 2 meses atrás, com cerca de 250.000km e passava de ponteiro dos 170km/h (a descer) e não aquecia ao ponto de rebentar, a temp normal é 90/92, nessa velocidade sobe aos ~94º, e fez-lo várias vezes Stb - Lx sempre no prego, e nunca rebentou.

jpmb, não leves a mal, mas mesmo não conhecendo ao pormenor o motor em questão não consigo entender de que forma é que chegar aos 160km/h queima uma junta da cabeça.

Antes de mais, dizer que ele não fez os 160 reais, terá feito no velocímetro, o que corresponderá na realidade a uns 150km/h. Segundo, o motor que é não fará essa velocidade a subir de certeza.. nem mesmo a direito, ou seja o user provavelmente ia a descer. E terceiro, duvido que tenha batido na redline, e portanto não vejo onde está o problema.

Viva,

Na passada segunda-feira, dia 8, lá fui eu em direcção à oficina do meu mecânico, MAS FEITO ESTÚPIDO decidi pelo caminho puxar pelo motor, na auto-estrada quando já ia a 160, comecei a ver o ponteiro da temperatura a subir e não descia... Foi aí que senti um cheiro a queimado e comecei a ficar preocupado. Reduzi a velocidade e uns kilometros antes de chegar à oficina já o carro deitava fumo pelas bordas do capo. Fui o resto do caminho em ponto-morto, pois era quase sempre a descer.

Quando cheguei à oficina, o carro continuava com o ponteiro perto dos 100 graus, desliguei o motor imediatamente e abri o capo, reparei logo que havia uma poça de óleo que escorreu para cima da transmissão, abri o reservatório da água e estava seco, nem uma gota. Tentei por o carro a trabalhar mas já não pegava.

eu praticamente andei cerca de 5km com o carro após detectar o incidente causado por mim, será que foi o suficiente para estragar mais componentes além da junta?

Cumprimentos
jpr89

Vamos por partes , nao é de forma nenhuma um problema para a carrinha andar a 160 ponto . Nao é isso que irá fazer o motor aquecer !

O Teu problema que é mais grave foi TERES continuado com o motor a trabalhar como tu indicas depois de teres visto os 100 graus ! O teu problema foi apenas e só esse de teres continuado a andar quando DEVIAS ter imediatamente desligar o motor .

Nao é por ires em ponto morto ( que até aquece mais já que vai a rotaçoes baixas e circulaçao de agua mais baixa ) que o problema ia desaparecer , apenas foste matar mais o motor pois o mesmo teve um problema de refrigeraçao ..... Podia ser radiador entupido que castrou a circulaçao de agua , pode ter sido o termoestato que bloqueou fechado , pode ter sido uma fuga repentina , pode ter sido uma bomba de agua danificada and son on .

Quando um motor começa a aquecer é desligar o motor e leva-lo para a oficina de reboque de modo a averiguar a origem do problema . Sao casos em que se gasta 30 euros deste modo ou se gasta 2000 euros na forma que fizeste .

Mas para a proxima já irás saber , é com os erros que se aprende [;)]

Em relaçao ao arranjo , se a carrinha está em excelente estado como parece estar pela imagem , apostaria num motor "novo" 1.5 TD e fazer uma manutençao rigorosa e estava a andar .

Depois de casa roubada...

Agora que aconteceu isso eu preferia vender isso e juntar algo para comprar outra coisa melhor ou com mias conhecimentos (vulgo opiniões aqui do pessoal).

Pelo menos era o que fazia no meu caso!

E eu cheguei à conclusão que não percebes rigorosamente nada deste motor. Foi naquela altura, um dos motores mais fiáveis, e nesta altura, com a manutenção em dia continua-o a ser. Vendi um à 2 meses atrás, com cerca de 250.000km e passava de ponteiro dos 170km/h (a descer) e não aquecia ao ponto de rebentar, a temp normal é 90/92, nessa velocidade sobe aos ~94º, e fez-lo várias vezes Stb - Lx sempre no prego, e nunca rebentou.

Eu tenho dois 1.5td com 180 mil e outro com 320 mil ,tambem tenho um 1.7d com 235 mil todos eles a circular com inspeçao e seguro em dia.
Ando com motores destes diariamente á mais de 15 anos seguidos.

Nao sou mecanico e nunca fui, no entanto faço todas as manutençaoes-revisoes aos meus veículos incliundo distribuiçao ,e TÚ? ...........OK REALMENTE EU NAO PERCEBO NADA DESTES MOTORES.

Eu tenho dois 1.5td com 180 mil e outro com 320 mil ,tambem tenho um 1.7d com 235 mil todos eles a circular com inspeçao e seguro em dia.
Ando com motores destes diariamente á mais de 15 anos seguidos.

Nao sou mecanico e nunca fui, no entanto faço todas as manutençaoes-revisoes aos meus veículos incliundo distribuiçao ,e TÚ? ...........OK REALMENTE EU NAO PERCEBO NADA DESTES MOTORES.
E o teus também aquecem quando puxas por eles?

Boas pessoal,

Desde já agradeço a todos pelas vossas dicas/opiniões/ajudas que foram fundamentais!

Upgrade:

O mecânico como é óbvio e isso nem estava em causa, disse-me que o carro já teria vindo para as minhas mãos com defeito na mecânica, pois quando ele abriu o motor já havia outros componentes deteriorados e não foi por puxar por ele uns 3/4 km que os deteriorou... Ele disse que devia ligar à pessoa que me vendeu o carro e pedir que pagasse pelo menos metade do arranjo, mas não cheguei a faze-lo, até porque me sentia culpado e o carro sempre se portou bem nas 3 semanas até decidir puxar pelo carro antes de ver como ele estava.

Anunciei o carro conforme estava, a precisar de reparação ou motor novo e consegui despacha-lo a um mecânico que veio de Tomar, tinha um motor 1.5TD lá guardado em casa. Vendi-o por 800 euros (perdi com isto 200€).

Agora fui buscar outro Opel Corsa B mas desta vez um pouco mais velho (1994), e sem turbo, motorização Isuzu 1.5D com 228.000km, por 550 euros.

O carro a nível de chapa está razoavelmente bom, interiores também razoáveis e a nível de motor trabalha bem, pega bem, anda bem mas desta vez não irei andar a puxar por ele sem antes lhe fazer uma revisãozita[:D]

Acham que fiz uma boa compra?:confused:

Aspetos positivos: Arranjei solução e fiquei com alguns trocos no bolso...
Aspectos negativos: Trata-se de um carro mais antigo e sem direcção assistida[s)]

Fotos:
http://s9.postimg.org/cvbeocvi7/20140924_150132.jpg
http://s9.postimg.org/miewy2ohr/20140924_150144.jpg
http://s9.postimg.org/xthkmfvcv/20140924_150202.jpg

Cumprimentos,
jpr89

Acho que disseste tudo, ou quase. Esse corsa é pré-restyling e não tem piores travões e suspensão que o outro, tornando menos seguro. Em contrapartida é capaz de ser mais fiável...no final de contas até que te safaste bem[;)]

Boas pessoal,

Desde já agradeço a todos pelas vossas dicas/opiniões/ajudas que foram fundamentais!

Upgrade:

O mecânico como é óbvio e isso nem estava em causa, disse-me que o carro já teria vindo para as minhas mãos com defeito na mecânica, pois quando ele abriu o motor já havia outros componentes deteriorados e não foi por puxar por ele uns 3/4 km que os deteriorou... Ele disse que devia ligar à pessoa que me vendeu o carro e pedir que pagasse pelo menos metade do arranjo, mas não cheguei a faze-lo, até porque me sentia culpado e o carro sempre se portou bem nas 3 semanas até decidir puxar pelo carro antes de ver como ele estava.

Anunciei o carro conforme estava, a precisar de reparação ou motor novo e consegui despacha-lo a um mecânico que veio de Tomar, tinha um motor 1.5TD lá guardado em casa. Vendi-o por 800 euros (perdi com isto 200€).

Agora fui buscar outro Opel Corsa B mas desta vez um pouco mais velho (1994), e sem turbo, motorização Isuzu 1.5D com 228.000km, por 550 euros.

O carro a nível de chapa está razoavelmente bom, interiores também razoáveis e a nível de motor trabalha bem, pega bem, anda bem mas desta vez não irei andar a puxar por ele sem antes lhe fazer uma revisãozita[:D]

Acham que fiz uma boa compra?:confused:

Aspetos positivos: Arranjei solução e fiquei com alguns trocos no bolso...
Aspectos negativos: Trata-se de um carro mais antigo e sem direcção assistida[s)]

Fotos:
http://s9.postimg.org/cvbeocvi7/20140924_150132.jpg
http://s9.postimg.org/miewy2ohr/20140924_150144.jpg
http://s9.postimg.org/xthkmfvcv/20140924_150202.jpg

Cumprimentos,
jpr89

Olha desde já te digo que tiveste sorte, encontraste comprador a perder "apenas" 200€ e consegues arranjar um similar por menos dinheiro...

A idade é relativa, prefiro um carro com 20 anos e saber como foi estimado, do que um com 5 anos e que não se sabe como aquilo andou...

Se fosse a ti agarrava na diferença dos 550e para os 800€ e fazia-lhe uma bela revisão...

Óleos, filtros e liquido de refrigeração para começo de conversa, para isso com 100€ a 150€ és capaz de fazer a festa, caso o faças em casa, e depois andas mais descansado...

Eu comprei um DV também de 94 e mesmo tendo o histórico do carro, eu tratei de lhe fazer a revisão, nada como sabermos o que metemos lá dentro!

Manda esse carro para a sucata ou vende ás peças e arranja outro veiculo em melhores condições.
Há á venda tanto punto, clio outras marcas a preços acessiveis.
Por 1000 euros ou menos se procurares arranjas algo melhor que esses corsas.

Voltar
Superior