::AJUDA::Acidente

alfamaniaco

New member
Boas,

Ontem ao final da tarde a minha namorada teve um acidente algo aparatoso, mas felizmente sem danos físicos.
Acontece que não houve acordo entre os acidentados em relação a quem se deveu a culpa, e eu, apesar de ter ideia que o culpado foi o condutor do outro veiculo, não tenho certezas. Posto isso, resolvi fazer um pequeno croqui e deixar aqui, para recolher as vossas opiniões.
O carro A estava parado, a aguardar que o portão da garagem se abri-se.Mas mostrando intenção através do pisca, que ia mudar de faixa.
Quando já está a executar a manobra, estando já perpendicular a estrada e já na outra faixa de rodagem na entrada do portão, o veiculo do carro B, que entretanto surgiu com alguma velocidade (pelos metros da travagem, tinha cerca de 20m até bater) e foi embater na lateral.Apanhou da porta do condutor para trás.
Na vossa opinião, quem tem razão?

o croqui:

croqui.JPG

Pelos vistos a zona do acidente é antecedida por uma curva de pouca visibilidade, ou não?

Diz o código que a velocidade é considerada excessiva quando não conseguimos imobilizar o nosso veículo no espaço visível à nossa frente (qualquer coisa deste género), portanto talvez o "outro" viesse um bocadinho depressa demais para as condições do local e ... pum.

Mas certezas certezas só indo ao local e fazendo medições, ouvindo os testemunhos dos 2 condutores envolvidos e de eventuais testemunhas oculares.

eu axo k a culpa é do B. ora se o A ja estava a dar pisca, significa k o B ja o tinha visto e deveria ter tirado pe do acelerador, mas tb podia vir destraido. o que e certo é k o embate deu-se quando o A ja esta prependicular a faixa de rodagem. o A tb tem alguma culpa pois deveria certificar-se que n vinha ninguem...

cumps

Então mas se o veículo A quer virar para a esquerda, não há nada no chão nem qualquer sinal vertical que o proíba, tem o pisca feito, ainda tem de ver se vem alguém na faixa contrária, no mesmo sentido que o seu veículo se encontra, a ultrapassar?

O veículo B é o culpado. Se o A já tinha pisca para virar, o B tinha mais era de estar sossegado.

Depreendo que a estrada apresentada é de dois sentidos, se for só de 1 a minha explicação não tem qualquer validade e o veículo A é o culpado.

a estrada é de dois sentidos.
o carro A ia a entrar em casa na garagem.
O B, é que não se deve ter apercebido que o A tava de pisca ligado e mal o viu meteu-se na faixa esquerda para o ultrapassar.
Se bem que o condutor do B admitiu que o pisca estava ligado, mas que o condutor do carro A fez a manobra repentinamente.
Mas entretanto o A já estava com a manobra iniciada para entrar em casa.
O carro B é que choca com o A, e não o contrário.

A pouco tempo ia tendo um acidente igualzinho.

Estava parado como a tua namorada a espera do portão, com o pisca. O portão abre, e olho, não vem ninguém, começo a fazer a manobra e um gajo que vinha tb depressa viu-me fazer a manobra, mas deve ter pensado que metia o carro no bolso e entrava em casa e pensou que conseguia passar no resto de estrada que sobrava e quase me bateu depois de uma travagem forte.

Penso que a culpa seria dele, mas de facto é complicado.

O A está a virar com indicação, quer seja para um cruamento quer seja para uma garagem. O B ao ultrapassar não respeita as necessidades de "atenção" e bate, logo penso que a culpa é do B.

Na minha opinião o culpado é o B. Se o A tinha a manobra sinalizada não há qualquer duvida nisso. o B vinha concerteza armado em piloto e não se apercebeu da intenção do A virar, mas isso é problema dele. 20 metros de travagem, vinha concerteza a mais de 50.

travagemly4.jpg

Testemunhas, há?
Chamaram a policia?

Última edição:
Na minha opinião o culpado é o B. Se o A tinha a manobra sinalizada não há qualquer duvida nisso. o B vinha concerteza armado em piloto e não se apercebeu da intenção do A virar, mas isso é problema dele. 20 metros de travagem, vinha concerteza a mais de 50.
Testumunhas, há?
Chamaram a policia?

Há testemunhas.
E chamou-se a policia.O agente da GNR disse-me que a partida não há duvidas e o culpado é o B. MAs entre seguros é uma chatisse, que eles nestas alturas querem é por o rabo de fora.
O argumento do condutor B era que o Carro A iniciou a manobra repentinamente.
Acontece é que entre a curva que antecede o acidente e o local de embate tem cerca de 60 metros.O carro B, mal sai da curva ao ver o A ainda parado nessa altura, mandou-se logo pra esquerda para o ultrapassar, só que entretanto o A já estava a arrancar para entrar na garagem.Como a velocidade era certamente superior aos 50, os 60 metros forma feitos rapido de mais e isso originou o embate, pois não deu tempo que o carro A entrasse na garagem.
Mas acima de tudo, volto a frisar, o B é que foi embater no A.E o A tinha a manobra sinalizada.
Se fosse o contrário, indicaria que o A só tinha virado com o B já estava com a ultrapasagem feita.E ai , julgo que pudesse realmente existir culpa do A.

o veículo antes de virar de direcção tem de verificar se vai ser ultrapassado ou não. foi essa a resposta da minha seguradora perante esse facto num acidente que tive, muito identico a esse, já lá vai quase uma década

se há testemunhas e essas confirmarem que o A já tinha a manobra sinalizada antes do B iniciar a ultrapassagem, acho que não vão existir grandes problemas (digo eu).

Só para perceber melhor:

1º o B ia no mesmo sentido que o A??

2º as duas faixas de rodagem são no mesmo sentido ou em sentidos opostos???

Eh pá isso vai ser confuso... mas se o B ia a ultrapassar o A que por sua vez estava a fazer uma manobra devidamente sinalizada eu aponto para o B como culpado...

Voltar
Superior