ÁGUA IMANTADA

citação:Luís Miguel Posted - 23/10/2006 : 13:27:19 Essa da água imantada faz-me lembrar um mail sobre uma sibstância "malévola" que anda por aí, o dihidrogenato de oxigénio.

:D:D:D[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

A diferença que um nome "sonante" faz não é verdade;)

citação:Originalmente colocada por ClioII

Há certos materiais que, quando submetidos a campos magnéticos, retêm de facto propriedades devido a alinhamento magnético.

Por exemplo, é devido a esta retenção magnética que é possível guardar dados num disco rígido ou numa cassette, por exemplo.

A água, definitivamente, não é um desses materiais e não retém propriedades magnéticas coisa nanhuma.

O texto que tirei da Net diz:

a água sofre sim, uma mudança com a polarização das moléculas de H20, bem como os sais minerais e elementos nela dissolvidos, tornando essas estruturas mais ordenadas em temos de organização molecular.

Isto pode ser verdade?

Não RETER propriedades magneticas INDUZIDAS experimentalmente é diferente de não TER propriedades magneticas ( que a agua tem...)

Foi o que se disse atras...

A agua não tem efeito de MEMORIA, se lhe retiram o que lhe está a conferir proepriedades electromagenticas adicionais, ela volta ao seu estado nativo natural sem qualqer tipo de alteração....

citação:Originalmente colocada por Foliv

Dado um compo electromagnetico, e visto que a molecula de água é uma polecula POLAR, pode de facto ocorrer a orientação das moleculas numa deterinada direcção..
...

É bastante comum ver pessoas que trabalham em ciência entrarem em fundamentalismos. Comum não, é mesmo constante.

Acontece que as pessoas param de pensar no conceito molécula, qt muito no electrão ou no protão... O que vai para lá disso é completamente ignorado.

Parte-se do princípio que há conceitos verdadeiros e fazem-se teorias sobre eles.

Ora pergunto eu: o que é que há dentro de um electrão? E dentro de um protão? São vazios são energia? O que é que conhecemos para lá do electromagnetismo clássico? Nada.

Vcs tentam explicar à luz do que sabem da química e física. Com base nisso dizem que é impossível a água ter determinadas propriedades. Tudo bem. Mas não se devem esquecer que a ciência não acaba nas moléculas nem nos átomos nem nos electrões. Há um mundo para lá disso (sou crente nesse aspecto) que desconhecemos.

Portanto, acho que podemos ser tolerantes com certas coisas que podem envolver este aspecto.

Bom depois há a estatística, e por causa dela os medicamentos homeopáticos são comparticipados em França. Se é uma questão psicológica, placebo ou outra coisa, não se sabe e portanto não se podem negar nenhumas das hipoteses.

A minha mensagem é tolerância e mente aberta.

neoxic

Mente aberta sempre é o lema da ciencia.....

Por isso é que a nossa socidade é que que é hoje, e não o que era no tempo da idade media com a cegueira imposta da igreja...

A mente aberta é que permitiu combater DOGMAS impostos, mas nunca demosntrados ou provados...

MAS, ma partir do momento em que algo que acreditamos, deixa de ser crença, e passa a ser facto provado, demostrado, estudado, e concreto, deixa de estar no campo das ideias e conceitos e passa a estar no reino dos factos, e é com factos demonstraveis e testaveis que vive a ciencia, e não do lirismo que vive a filosofia e as humanidades...

MAS mantem-se sempre a mente aberta...
A ciencia já te demosntrou categoricamente as propriedades da agua, MAS se achas que existem mais algumas ( podem existir) então tens mais é que as provar, demosntrar e testas, tens um campo de estudos enorme para explorares, e podes fazer um grande contrinuto para a humanidade....

O que não podes dizer é que " áhh e tal acredito que há mais para alem disso que estudaram.." e depois não concretizas e demosntras....

Ou para ti basta acreditares e dizeres que há mas depois não mostras como e porquê?

citação:Originalmente colocada por neoxic

Estamos de acordo no essencial. A única coisa que eu acho mal é tu dizeres que a áqua "não retém propriedades magnéticas coisa nanhuma".

O resto nem me interressa muito se é assim ou assado. Eu discuto só a filosofia da coisa. Química ou física é para cientistas...

1) OK, é bom haver um ponto de entendimento para podermos trabalhar a partir daí!

2) Permite-me discordar. Os argumentos que apresentei são materiais leccionados no 12º ano (pelo menos, há uma dúzia de anos eram...), portanto ao alcance da maioria das pessoas. O português não é só para literatos, nem o inglês só para guias turísticos nem a biologia só para médicos. Porque haveria de a química ou a física ser só para cientistas? A cultura geral tb passa por aqui! ;)

Quanto à mente aberta:

Bom, toda a gente que trabalha na área da investigação sabe que um teoria é boa na explicação de determinados fenómenos até aparecer uma melhor. Portanto, é de admitir que a teoria que usamos hoje pode estar dada como refutada amanhã. De acordo.

Mas para uma teoria ser refutada, é preciso que existam resultados cabais que a desmintam. À priori, se uma dada teoria já explicou um sem-número de fenómenos diferentes e a sua aplicação conduz a previsões correctas de outros fenómenos, é tida como boa. É preciso que apareçam casos que contradigam essa teoria. E esses casos têm que ser reproduzíveis, repetíveis e mensuráveis.

Que se saiba, o efeito da "água magnetizada" ainda não produziu resultados tangíveis para tal. Gostava de ver, por exemplo, o que sucederia num grupo de pessoas a quem dessem a beber "água del cano" persuadindo-as de que tinha propriedades curativas desde queda de cabelo até à unha encravada. Quase que aposto que metade das pessoas, uma semana depois, estava muito melhor (efeito placebo, como o neoxic apontou). Portanto, a "água magnetizada" não me parece grande advogado do diabo para refutar uma teoria já bem establecida.

É preciso ser-se muito cuidadoso ao usar estes resultados da área da saúde porque depende muito do grupo de teste e das opiniões das pessoas. Para mais, quando nos dói e nos prometem a cura...

Outra maneira de ver a coisa:

Como sabemos, o corpo tem 70% de água e um íman permanente tem um campo forte facilmente mensurável, ou seja, várias ordens de grandeza acima do (hipotético) campo da água magnetizada.

P: Se a água magnetizada é assim tão boa mesmo tendo um campo magnético tão fraco, mas tão fraco, que ainda hoje não se pode medir, o que acontece à mão se segurarmos num íman?

R: Na minha opinião, pelo menos, cicratizaria eventuais feridas e curaria queimaduras de terceiro grau a ainda alguns tipos de eczemas! (Resposta obviamente irónica, já que nunca ninguém se curou por segurar num íman).

Ainda outra maneira de ver a coisa:

Se o "alinhamento magnético" da água é assim tão bom, porque é que correm tantas notícias acerca de como são perigosos os telemóveis devido à radiação. Reparem que é radiação electromagnética, deveria ser um espanto em termos de saúde. ;)

Obrigado por lerem tudo! :)

citação:Originalmente colocada por Sansoni7

citação:Originalmente colocada por ClioII

Há certos materiais que, quando submetidos a campos magnéticos, retêm de facto propriedades devido a alinhamento magnético.

Por exemplo, é devido a esta retenção magnética que é possível guardar dados num disco rígido ou numa cassette, por exemplo.

A água, definitivamente, não é um desses materiais e não retém propriedades magnéticas coisa nanhuma.

O texto que tirei da Net diz:

a água sofre sim, uma mudança com a polarização das moléculas de H20, bem como os sais minerais e elementos nela dissolvidos, tornando essas estruturas mais ordenadas em temos de organização molecular.

Isto pode ser verdade?

É verdade, mas sabes, há uma coisa muito melhor e mais barata para alinhar os campos magneticos da agua e dos sais minerais nela contidos.

terra3-2.jpg

campo.JPEG

Não!
Os purificadores que falas ozonizam a agua, que por sua vez é um agente usado para desinfecção...

Esses purificadores, tem para alem de um filtro de agua, uma lampada UV que só por si já tem um efeito desinfectante, mas em reacção com a agua, essa radiação UV produz O3 a partir do O2 dissolvido.

O O3 é desinfectante pois é um agente oxidante, que actua sobre os microorganismos, destruindo-lhes as paredes extracelulares...

Depois dos ionizadores de combustivel, não me digam que agora temos
os ionizadores de água... [8)]

Quem quer acreditar em algo milagroso
sem fundamento nenhum, pode sempre acreditar na nossa senhora
de Fátima ou outro santo qualquer. Não dão dinheiro
a ganhar a burlões, e dá menos trabalho que ter que colocar
a água no tal aparelho. :D

A hemeopatia, para mim, é mesmo a fraude do século, até porque é alimentada
por muitos médicos. Provavelmente se os médicos tivessem uma
formação e uma atitude mais parecida com os físicos, no que
toca a comprovar novas teorias, e isso não aconteceria.

Mas cada um é livre de acreditar no que quiser. Não pode
é dizer que deve haver coisas que desconhecemos, quando
nem sequer sabem que a ciência já pode ter provado que ali não
existem bases nenhumas. Primeiro informem-se para depois
poderem dizer esse tipo de coisas.

XlPower:

A formação e atitude dos médicos e afins, é igual á atitude e formação dos fisicos isto porque são ramos da ciencia que se rege pelo METODO CIENTIFICO que bem conheces....

Simplesmente o obejecto de estudo é diferente ( a biologia) em que ao contrario da fisica, é impossivel ter controlo sobre TODAS as variaveis inerentes a um organismo.

Quanto á omeopatia estou de total acordo contigo, é uma total farça, pois alem de não ser comprovavel em laboratorio visto que em experiencias realizadas com ratos, os ratos em tratamento omeopatico são iguais em resultado aos ratos de controlo, pelo que se sugere que os diferentes resultados obtidos em humanos sejam devidos a factores psicologicos, factor placebo etc...e não ao factor de cura omeopatica, esta, não tem base cientifica nenhuma...

Já algumas terapias de massagens, acumpuntura, e outras terapias chinesas não quimicas ( mais no ramo de fisioterapia ) tem algum valor terapeutico real.

citação:Originalmente colocada por XlPower

Homeopatia é um assunto bastante interessante e muito controverso.
Apesar de eu ter formação científica e aceitar tb que a homeopatia pode ser mais uma forma placebo tenho 1 exemplo na família que dá que pensar.

O meu pai tinha asma, sem cura e passou muitos anos a fazer medicação normal para asmáticos e tinha todos os sintomas. A certa altura foi a um homeopata em frança e em 2 meses curou a asma. O médico de família não conseguiu explicar o fenómeno... Casos assim há milhares. Não existe fundamento ciêntífico, as teorias trezandam a pseudociência e na verdade as pessoas ficam curadas.

neoxic

fazendo a mesma experiencia mas com ratos ( sim eles tambem tem doenças ) os casos de testes de terapias omeopaticas com ratos foram sistematicamente todos falsos, ou seja nenhum rato ou outro animal testado em laboratorio sofreu melhorias ou cura por processos omeopaticos...

Leva-nos a concluir portanto que:

os animais testados são tao diferentes de nós que não se podem comparar os resultados
Ou
Que as terapias omeopaticas são terapias psicologicas

E como a experiencia nos demosntra que os animais de laboratorio são em termos de porcessos fisiologicos iguais a nos ( caso contrario os medicamentos que usamos, mas que previamente são testados em outros animais, não funcionariam em nós. logo resta concluir que os omeopaticos são placebos...

Apesar de eu ter formação científica e aceitar tb que a homeopatia pode ser mais uma forma placebo tenho 1 exemplo na família que dá que pensar.

O meu pai tinha asma, sem cura e passou muitos anos a fazer medicação normal para asmáticos e tinha todos os sintomas. A certa altura foi a um homeopata em frança e em 2 meses curou a asma. O médico de família não conseguiu explicar o fenómeno... Casos assim há milhares. Não existe fundamento ciêntífico, as teorias trezandam a pseudociência e na verdade as pessoas ficam curadas.

Na verdade as pessoas não ficam curadas. Apenas algumas ficam curadas
e por motivos psicológicos, e depende das doenças.
Uma pessoa com um cancro maligno em fase terminal, nem a acreditar
em todos os santinhos, na Homeopatia, e em tudo o que houver,
essa pessoa por mais que acredite não vai conseguir vencer
a doença. Pode durar mais algum tempo, mas não cura a doença.

Mas no caso em concreto do teu pai, supostamente a asma é uma
doença incurável. Pode é ser debelada com tratamentos correctos.
Se calhar o teu pai já tinha feito tratamentos com a medicina oficial,
e com mais um "empurrãozinho" psicológico serviu-lhe para
deixar de ter sintomas. Embora possam voltar no futuro,
pois como disse acima, a asma é uma doença incurável.

Eu também tinha crises de asma em criança. Já não tenho
nenhuma crise à quase 20 anos, e não foi preciso acreditar
em nada. E não digo que foi nenhum milagre. O único milagre foi o
da ciência e da medecina tradicional, pois andei
em traamento durante anos.
O desporto deve-me ter feito melhor que outra coisa
qualquer. No entanto, sei que no futuro posso voltar a
ter crises de asma.

Neoxic:

Depois deste teu relato percebo melhor a tua posição ao longo deste tópico e fico feliz por ti pelo bom desfecho que a história teve. :)

Agora, repara uma coisa: o caso que relatas é um caso isolado. No âmbito de experiências com saúde tem sempre de haver um número alargado de indivíduos (quanto mais alargado e heterogéneo for o grupo, melhor) para que estatisticamente se possa concluir alguma coisa.

Isto faz-me lembrar, de certa forma, certas discussões que há no Geral, onde um utilizador diz que tem um carro da marca "X" que teve um problema e, por arrasto, conclui que todos os carros da marca "X" são uma dor de cabeça. Depois, aparece logo alguém que diz possuir tb um carro (ou dois ou três) da marca "X" e que nunca teve problemas, por isso a história anterior só pode ser mentira.

Obviamente que tal raciocício está limitada ao quintal de cada um e é, por isso, inconcludente. Será que o teu pai não se curou porque, ao fim de tanto tempo, o tratamento que fez acabou por produzir os seus bons frutos e o homeopata teve a felicidade de o rematar?

Mesmo que haja milhares de casos de sucesso, é preciso ver: houve milhares de caso de sucesso na mesma área? Nas mesmas condições? Que factores foram observados? Existiu grupo de controlo? Os resultados foram repetíveis por outro grupo de cientistas com as mesmas conclusões? É que, só assim, se pode chegar a uma conclusão.

Bela discussão aqui está.
Até já se fala de Homeoterapia...e com tantos preconceitos...

Para os mais cépticos, não se esqueçam que, muitos dos medicamentos, incluindo os de combate ao cancro, são sintetizados a partir de plantas !
Como alguém escreveu, « ainda há muito por descobrir...».
Vamos manter as mentes abertas...« parar é morrer ! »

Para os mais cépticos, não se esqueçam que, muitos dos medicamentos, incluindo os de combate ao cancro, são sintetizados a partir de plantas !

Preconceitos, que preconceitos?

Então é provado sem ponta de dúvida que uma certa coisa
não funciona e tu queres manter a mente aberta para isso?

Pelo que escreveste, acho que nem sabes bem o que é a homeopatia.
E que tal uma pesquisa na net?
Sintetizar medicamentos a partir de plantas é uma coisa,
mas a homeopatia não é isso, é a partir de um composto
ir diluindo muitas vezes em água até praticamente não restar
nada do composto original, e no entanto, os homeopatas
acham que mantém as propriedades curativas originais. [8)]

Evidentemente, meu amigo, que há muito por descobrir.

Evidentemente que os actuais medicamentos são sintetizados a partir de qualquer coisa já existente, não aparecem do vácuo!

Evidentemente que sou crítico acerca da informação (não ser crítico não é ser crente, mas acéfalo).

E, no caso da "água imantizada" questiono o método de validação (?) do "tratamento". Eu, no meu trabalho, não me saio com uma qualquer teoria e toda a gente me bate palmas. Tenho de mostrar resultados concludentes.

Voltar
Superior