ÁGUA IMANTADA

Sansoni7

Piloto de Karts
Pois é, falaram-me desta água como tendo propriedades essenciais ao bom funcionamento do Organismo.
Pode obter-se em casa á custa da utilização de umas «capas» que emitem campos magnéticos.
Alguém conhece ??

:(:(

citação:Originalmente colocada por Sansoni7

Pois é, falaram-me desta água como tendo propriedades essenciais ao bom funcionamento do Organismo.
Pode obter-se em casa á custa da utilização de umas «capas» que emitem campos magnéticos.
Alguém conhece ??

Treta... [:p]

citação:Originalmente colocada por Pedrocas

citação:Originalmente colocada por Sansoni7

Alguém conhece ??

Treta... [:p]

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Pergunta: Gostaria de saber se a ingestão de água imantada é realmente benéfica ao nosso organismo e quais os benefícios da placa de infra vermelho longo no interior do aparelho imantador.

Resposta 1:

O que um imã faz é alinhar os dominios magneticos de um material. A agua não é ao menos capaz de manter esses dominios alinhados. Esses dominios podem ser entendidos como grupos de imãs fundamentais de um material e a origem desses imãs esta relacionada aos spins. Beber agua imantada vai te fazer tão bem quanto cortar o cabelo de acordo com seu horoscopo ou de acordo com as fases da lua. Assim como a 'placa de infra vermelho' não tem efeito nehum sobre a agua. Isso é apenas uma maenira de tirar dinheiro das pessoas, usam certas terminologias cientificas e as pessoas leigas acreditam que aquilo é ciencia e que funcionara de fato.

http://www.searadaciencia.ufc.br/queremosaber/fisica/oldfisica/respostas/qr0777.htm

[:p][:p]

Acho que isso já existe à alguns anos. É tipo um recepiente de plástico tipo jarro, com uma base metálica revestida com o plástico do dito, e a àgua fica lá a a fazer tempo. Não percebi ao certo o que aquilo fazia....

citação:Originalmente colocada por andmiguel

Pergunta: Gostaria de saber se a ingestão de água imantada é realmente benéfica ao nosso organismo e quais os benefícios da placa de infra vermelho longo no interior do aparelho imantador.

Resposta 1:

O que um imã faz é alinhar os dominios magneticos de um material. A agua não é ao menos capaz de manter esses dominios alinhados. Esses dominios podem ser entendidos como grupos de imãs fundamentais de um material e a origem desses imãs esta relacionada aos spins. Beber agua imantada vai te fazer tão bem quanto cortar o cabelo de acordo com seu horoscopo ou de acordo com as fases da lua. Assim como a 'placa de infra vermelho' não tem efeito nehum sobre a agua. Isso é apenas uma maenira de tirar dinheiro das pessoas, usam certas terminologias cientificas e as pessoas leigas acreditam que aquilo é ciencia e que funcionara de fato.

http://www.searadaciencia.ufc.br/queremosaber/fisica/oldfisica/respostas/qr0777.htm

[:p][:p]

Obrigado.
Abri o link e também vi isto:

Assim como nestas respostas foram apresentados argumentos desfavoraveis aos efeitos magneticos sobre a agua, outros pesquisadores e fisicos, tem dado sua contribuicao favoravel ao efeito magnetizador sobre a agua. A agua imantada passa por uma reorganizacao de suas moleculas, separando os clusters, tornando-a mais facil a sua penetracao na celula para limpeza das mesmas, ativando grandemente o funcionamento dos rins. Se temos uma melhor eliminacao das toxinas, isto se torna logico que este fato ajudara a eliminacao de doencas e o fortalecimento do sistema imunologico. Diante tambem de tantos testemunhos positivos com respeito aos beneficios do uso da agua imantada, para alguem arriscar dizer alguma coisa contra, esta pessoa deveria faze-la cientificamente usando diversos experimentos, os quais levariam anos para se concluir.
Para efeitos de simplificação, chama-se a água exposta a um campo magnético de "água imantada", ou "magnetizada" no entanto, não se deve ter com isso a idéia de que a água, desse modo, adquira as mesmas propriedades magnéticas de um ímã. Longe disso, principalmente por não ser um composto diamagnético, ou seja, não se torna magnética, a água sofre sim, uma mudança com a polarização das moléculas de H20, bem como os sais minerais e elementos nela dissolvidos, tornando essas estruturas mais ordenadas em temos de organização molecular. Fazendo a água passar através de campos magnéticos possantes e alternados, modifica-se ao mesmo tempo o sentido e o deslocamento dos campos magnéticos por adição das cargas elétricas. A água torna-se então "imantada" e capaz de impedir a formação de micro cristais. A utilização da água sob ação magnética tem menção no ÍNDEX MEDICUS, fonte mundial de referências científicas mais completa que existe na área da saúde.

Assim sendo, o que eu quero saber é a opinião pessoal de um potencial utilizador ou conhecedor de um utilizador.
De qualquer forma obrigado pelo tempo que perdeu na pesquisa
.;)

Isso é apenas uma maneira de tirar dinheiro das pessoas, usam certas terminologias cientificas e as pessoas leigas acreditam</u> que aquilo é ciencia e que funcionara de facto.

:)

Pode não ser burla...

Como sabemos, há cientistas que têm teorias sobre determinado assuntos. Muitas vezes não se consegue comprovar a veracidade de uma teoria com base em ACTUAIS técnicas científicas. Isso não significa que dentro de 30 anos alguém consiga comprovar que a tal água imantada tem um efeito qualquer...

Normalmente os físicos e químicos recusam aceitar qualquer teoria que sai um pouco fora daquilo que aprenderem. Mas uma coisa se sabe: os campo magnéticos actuam sempre sobre a matéria. O problema está em quantificar essa actuação e os seus efeitos...

Se alinha ou não os dipolos, se se mantêm ou não alinhados ou se existem mesmo ( nunca vi nenhum…) : isso é outra questão. :-)

Eu nem sei do que se trata nem li nada sobre a tal água, apenas sei que em história da ciências há milhares de casos destes e muitas pessoas morrerem por afirmar ou defender coisas que no devido tempo eram consideradas burla e dps se verificou que não eram.

Há certos materiais que, quando submetidos a campos magnéticos, retêm de facto propriedades devido a alinhamento magnético.

Por exemplo, é devido a esta retenção magnética que é possível guardar dados num disco rígido ou numa cassette, por exemplo.

A água, definitivamente, não é um desses materiais e não retém propriedades magnéticas coisa nanhuma.

citação:Originalmente colocada por ClioII

A água, definitivamente, não é um desses materiais e não retém propriedades magnéticas coisa nanhuma.

Isso é puro fundamentalismo científico...

O correcto é dizer que: à luz dos meios e métodos actuais de caracterização e manipulação, não há evidências de que tal facto possa existir.

No entanto não se pode afirmar que simplesmente que não existe.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Isso é puro fundamentalismo científico...

O correcto é dizer que: à luz dos meios e métodos actuais de caracterização e manipulação, não há evidências de que tal facto possa existir.

No entanto não se pode afirmar que simplesmente que não existe.

Eiiii... daí até se chamar fundamentalismo... Moderaçãozinha, hã? :D

Pah, pronto, dentro do que é possível observar a água não retém essa propriedades.

Já agora, também podes magnetizar uma dada quantidade de limalhas de ferro. É muito comum pôr-se uma folha de papel em cima de um íman e polvilhar a folha de limalhas para se observar a distribuição de um campo magnético (linhas de campo).

P: Tiras o íman e agitas a folha. O que se reteve da figura antiga?
R: Nada. Perdeu-se totalmente o padrão.

A água é constituída por várias moléculas "soltas" e facilmente misturáveis por agitação. O que é que leva a concluir que as hipotéticas capacidades de retenção de propriedades magnéticas da água (que, a existirem, são tão diminutas que não conseguem ser observáveis) quando depois se agita a água ao deitá-la "goela abaixo"?

CLio II, aconselho-te a ler alguns livros sobre a àgua que vais ficar parvo com a quantidade de pessoas que defendem teorias sobre as propriedades da mesma ( na área da homeopatia por ex.). É certo que a maiorias dos cientistas de renome actuais acham que é pseudo-ciência. No entanto convém manter a mente aberta pois o que se aprende na escola e universidade pode não a verdade absoluta das coisas.

CLio II, aconselho-te a ler alguns livros sobre a àgua que vais ficar parvo com a quantidade de pessoas que defendem teorias sobre as propriedades da mesma ( na área da homeopatia por ex.). É certo que a maiorias dos cientistas de renome actuais acham que é pseudo-ciência. No entanto convém manter a mente aberta pois o que se aprende na escola e universidade pode não a verdade absoluta das coisas.

Neoxic:

1) É evidente que eu não nego a importância da água e das suas propriedade no organismo humano.

2) Eu tb posso aconselhar-te uma pilha de livros que chutam para canto a homeopatia como sendo a patranha do século (não sei se é nem quero saber).

3) O que eu nego é essa retenção de campo magnético nas moléculas de água. Boas razões para o fazer: Além das já expostas no post anterior, aqui vão mais algumas:

- Não é observável até ao momento, mesmo com sofisticados aparelhos de medida, que tal exista (Nota: do outro lado da parede, no laboratório, tenho aparelhos de medida que conseguem medir tranquilamente campos magnéticos da ordem de 1e-15 Tesla, e nem são dos mais sofisticados);

- Devido à partilha de electrões entre oxigénio e hidrogénio, a água não possui electrões desemparelhados na camada de valência de qualquer átomo segundo o Princípio de Exclusão de Pauli. É normalmente a presença de electrões desemparelhados na camada de valência que influi nas propriedades magnéticas de uma substância.

Neoxic:

1) É evidente que eu não nego a importância da água e das suas propriedade no organismo humano.

2) Eu tb posso aconselhar-te uma pilha de livros que chutam para canto a homeopatia como sendo a patranha do século (não sei se é nem quero saber).

3) O que eu nego é essa retenção de campo magnético nas moléculas de água. Boas razões para o fazer: Além das já expostas no post anterior, aqui vão mais algumas:

- Não é observável até ao momento, mesmo com sofisticados aparelhos de medida, que tal exista (Nota: do outro lado da parede, no laboratório, tenho aparelhos de medida que conseguem medir tranquilamente campos magnéticos da ordem de 1e-15 Tesla, e nem são dos mais sofisticados);

- Devido à partilha de electrões entre oxigénio e hidrogénio, a água não possui electrões desemparelhados na camada de valência de qualquer átomo segundo o Princípio de Exclusão de Pauli. É normalmente a presença de electrões desemparelhados na camada de valência que influi nas propriedades magnéticas de uma substância.

Estamos de acordo no essencial. A única coisa que eu acho mal é tu dizeres que a áqua "não retém propriedades magnéticas coisa nanhuma".

O resto nem me interressa muito se é assim ou assado. Eu discuto só a filosofia da coisa. Química ou física é para cientistas...

Dado um compo electromagnetico, e visto que a molecula de água é uma polecula POLAR, pode de facto ocorrer a orientação das moleculas numa deterinada direcção..

No entanto este fenomeno, NÃO ALTERA EM NADA as propriedades quimicas e fisicas da agua, não lhe conferindo qualquer vantagem ou desvantagem, é simplesmente uma constatação laboratorial engraçada e nada mais...

ALEM DISTO, a molecual de agua não sofre de EFEITO MEMORIA, isto é uma vez retirada a influencia do campo electromagentico a agua volta aos se estado "natura" não orientado, pelo que mesmo que passe ANOS num recipiente orientada, assim que sai para o copo ou é bebida deixa de sofrer qq influencia electromagnetica, passando a ser agua "comum".

O que foi dito anteriormente sobre o aproveitamento da ignorancia cientifica da maioria das pessoas, aliada a termos pseudo cientificos ou descontextualizados, faz com que as pessoas penssem que aquilo faz sentido, e acreditem em propriedades que podendo ou não ser verdadeiras, lhes tragam vantagens reais...

RESUMINDO: fraude fraude não é pois a agua "polariza", mas não tem, nem tras vantagens nenhumas...

Foliv, permite-me uma pequena correcção:

A água é, de facto, uma molécula polar devido à distribuição assimétrica dos átomos que compõem a molécula. Isso faz com que a molécula reaja à presença de campos ELÉCTRICOS mas não à presença de campos MAGNÉTICOS (a menos que se mova, estando pois sujeita a uma força de Lorentz).

Faço notar que é possível ter um campo magnético e ausência de um campo eléctrico (e vice-versa) desde que esse mesmo campo seja constante no tempo, isto é, não varie. (Se fizermos variar no tempo um campo eléctrico induz imediatamente a presença de um campo magnético e vice-versa).

De resto, estou de acordo.

ClioII:

Conconrdo inteiramente contigo! [^][:X]

Mas para manter o mais simples e inteligivel possivel este assunto, sempre se acaba por cometer alguns abusos de linguagem, usando termos e conceitos mais conhecidos pela maioria, mas não 100% correctos[8)]!

( LOL no fundo usei a artimanha que quem promove essa agua usa, que ironia não ? )[}:)];)

Voltar
Superior