Afinação de valvulas

Jared

Banido
Boas pessoal,
Eu tenho um puma 1.4 com 125.000kms já li em foruns de vários clubes britanicos de proprietarios de ford pumas que chegando a esta kilometragem deveria fazer isto. será verdade? e se for quanto sairá uma brincadeira destas?

Penso que n será obrigatório afinar... mas... passas num mecanico de confiança e perguntas. Esse carro deve ter touches hidraulicas, pelo que n precisa de afinação, mas o melhor é perguntares. As valvulas afinam-se quando se começa ouvir um matraquear diferente... penso eu.
Se precisar mm... é coisa ai para uns 20/30€ e uma junta da tampa das valvulas(convem mudar)

Isso é uma coisa de 30 a 45 minutos (máximo) de trabalho, já com o tirar e voltar a colocar a tampa das válvulas.

Normalmente tem é de ser feito com o carro completamente a frio, o que implica o carro estar parado antes umas boas horas.

Quando as válvulas começam a ficar desafinadas, ouvem-se mais, ou seja, ouve-se mais o bater delas.
Num caso extremo de desafinação (mas é mesmo extremo), pode fazer o carro trabalhar mal, particularmente ao ralenti.

Depois há os carros em que o sistema é hidráulico e não há nada para afinar (e pelo que julgo saber, a Ford teve motores assim).

Sim nesse carro tens de afinar! com essa quilometragem já devia ter afinado algumas vezes... ouves um barulho de máquina de costura a vir do motor?

os valores são:
Folga válvula admissão: 0.17-0.23 frio
Folga válvula escape: 0.27-0.33 frio

se isto diz alguma coisa podes fazer em casa, se não leva a um mecânico [;)]

Já agora, esse dito barulho de máquina de costura (folga nas válvulas), verifica-se sempre ou somente quando o carro está frio?

Verifica-se sempre. Aliás, no meu clio até ouvia mais a quente do que a frio (tirando os primeiros segundos de funcionamento).

No entanto, quem não estiver habituado a ouvir um determinado modelo, não consegue com grande precisão dizer se estão desafinadas ou não (de ouvido).

Há carros que fazem mais barulho do que outros.

Falando da Ford mas recuando uns bons anos, o motor 1.1 (8v) do Fiesta parecia quase um carro a diesel a trabalhar, tal era o barulho de válvulas que fazia.

Mas era mesmo assim.

E alguém me sabe dizer mais ou menos quanto sai um trabalho destes? e se não for pedir muito alguém saber se o puma 1.4 já tinha "touches" hidraulicas ou seria só o 1.7vct

E alguém me sabe dizer mais ou menos quanto sai um trabalho destes? e se não for pedir muito alguém saber se o puma 1.4 já tinha "touches" hidraulicas ou seria só o 1.7vct

Já te resp as tuas dúvidas sobre o motor 1.4 no post acima [;)]

o 1.7 também precisa afinar (pelo menos o ano que vi)

Falando da Ford mas recuando uns bons anos, o motor 1.1 (8v) do Fiesta parecia quase um carro a diesel a trabalhar, tal era o barulho de válvulas que fazia.

Mas era mesmo assim.

Uns bons anos? ainda hoje passam por mim e penso logo "aquele precisa afinar as válvulas ontem!!" [:D]

Um motor engraçado [;)]

Em frente onde eu trabalho existia uma oficina, e cheguei a ver quase todos os dias, e pelo que dava para ver, eles punham os carros com as luzes todas ligadas, os 4 piscas e ficavam a acelerar continuamente quase a fundo durante algum tempo, perto de 4 a 5 minutos, eu achei aquilo estranho e colegas meus sempre me disseram que estavam a afinar as valvulas porque eram hidraulicas e era assim que se afinavam, nunca tirei a limpo a veracidade do que me disseram.

acho que te enganaram

uma válvula hidráulica ou está boa ou está rebentada (o hidráulico)

mais parece que estavam a verificar o alternador

Ai verificar o estado do alternador é assim ???? [:)][:)][:)]

Omg , para ver se o alternador esta a carregar é facil , das umas acelaradelas minimas e se a luz ficar mais intensa quer dizer que esta a carregar pronto , agora luzes todas ligadas e acelarar a fundo uns 4 min é para desgastar o motor [:)]

Voltar
Superior