AdBlue

Ontem fui meter o AdBlue. Embora ainda pudesse andar mais 3.000 Km, o nível estava baixo.
Fui a uma bomba da Prio onde meti 18 litros e paguei 11,70 Euros, a 0,65 Euros o litro.
A operação é tão complicada como meter gasóleo: numa bomba assinalada, e apenas numa, há uma mangueira com uma pistola em plástico que encaixa na perfeição no buraco do carro e pronto! Está feito!

Li, no entanto, que de dois em dois anos é necessário retirar todo o AdBlue e meter novo porque cristaliza. Não percebi se esta operação se faz apenas nos carros que não o consomem porque andam pouco ou se tem que mudar como o óleo.

AlexG
É recomendado fazê-lo,mas de qualquer das maneiras existe um filtro,como se fosse um filtro de óleo de "cartuxo" a mudar a cada 24 meses também.

Depende dos sistemas e marcas das bombas do sistema de injeção de ureia.

Quem abastece com frequência o depósito de adblue não terá este tipo de problema.

Tem que se ter atenção especial aquando se faz uma intervenção de manutenção,ou reparação,no depósito,bomba e corpo do filtro principal,15 minutos chega para começar a cristalizar,e a bomba na maioria dos casos,seja por avaria ou má intervenção não tem salvação,pois dentro dela existem mais dois filtros minusculos(tipo uma redezinha em plástico)e é precisamente aí que cristaliza e nada a fazer.

No mês passado lidei com uma que congelou,até o depósito estalou,a serpentina que passa por dentro do depósito(esta está ligada ao sistema de refrigeração motor,garante uma maior fluidez do liquido a baixas temperaturas,claro que o motor tem que estar a trabalhar oara isso😏)

O adblue está garantido até -11C,e o respetivo motor esteve várias semanas sem trabalhar a temperaturas negativas.

Este tema interessa-me.
Podem partilhar aqui os posto de combustível onde dê para atestar com Adblue, na zona de Lisboa.
Acho que o mapa não estará atualizado... Há por exemplo um posto em Grândola da Repsol que tem e não aparece catalogado.

Este tema interessa-me.
Podem partilhar aqui os posto de combustível onde dê para atestar com Adblue, na zona de Lisboa.
Acho que o mapa não estará atualizado... Há por exemplo um posto em Grândola da Repsol que tem e não aparece catalogado.

Em Lisboa só tens duas hipóteses.

Prio do "eixo Norte-Sul"
Galp do Aeroporto

É normal o injector do abblue ir á vida? Em poucas semanas tive conhecimento de dois casos um C3 com 170.000km e um GLC com 100.000km.

Indo aqui ao baú... desenterrar este tópico!

Alguém utilizador de veículos com AdBlue utiliza algum aditivo para evitar a cristalização da ureia?

É essa cristalização que pode causar problemas graves no injector e bomba de AdBlue...

Só dei conta disso porque há cerca de uma semana enchi 10 litros de AdBlue na bomba e deixei o meu funil dentro de um saco de plástico na lateral do porta-bagagens e só há uns 2 dias o trouxe para casa e verifiquei que estava cheio de pintas brancas dos restinhos de AdBlue que lá ficaram em contacto com o ar...

Entretanto já me informei que há uns aditivos porreiros da Winn's, Motul, Bardhal e Moly, e eventualmente outros!

Da próxima vez irei experimentar o da Winn's.

Este tem 10 anos e certamente que nunca viu disso... mas lá que há bruxas, há! E eu não vou correr o risco!

Supostamente a válvula será estanque, enquanto for... Será que é uma ideia absurda trocar aquela válvula tipo a cada 10 anos? Se calhar não será assim tão absurdo... E não deve ser imensamente cara...

Basta o utilizador não apertar bem a tampa e phode o sistema todo. Isso ou qualidade do adblue e depois entope o injetor adblue. Ou quando fazem fapoff e "esquecem" de alinhar o adblue? Invés de fumo preto é fumo branco que arde nos olhos..

TOP.

Alguém utilizador de veículos com AdBlue utiliza algum aditivo para evitar a cristalização da ureia?

É essa cristalização que pode causar problemas graves no injector e bomba de AdBlue...

Só dei conta disso porque há cerca de uma semana enchi 10 litros de AdBlue na bomba e deixei o meu funil dentro de um saco de plástico na lateral do porta-bagagens e só há uns 2 dias o trouxe para casa e verifiquei que estava cheio de pintas brancas dos restinhos de AdBlue que lá ficaram em contacto com o ar...

Entretanto já me informei que há uns aditivos porreiros da Winn's, Motul, Bardhal e Moly, e eventualmente outros!

Eu tenho um carro que é manifestamente conhecido por ter problemas no adblue e tenho sempre uma série de cuidados.

Abasteço sempre com o carro a trabalhar e nunca atesto depósito de adblue. Dá o aviso e coloco sempre 5L.

A cada 2 depósitos adiciono um aditivo da Wynns para evitar a formação de cristais - não sei se funciona ou não, mas tendo em conta o preço prefiro ir metendo, do que aquela treta avaria e ficar a pensar que deveria ter posto.

Já pensei experimentar outros, mas isto é daquelas coisas que não se vê.

Eu comprei agora um aditivo da Facom para experimentar. Ao fim de 54 mil km noto que o registo do nivel de adblue já não é tão exato e demora mais a detetar os abastecimentos. Pode ser já um sinal de alguma cristalização.

De facto a tampa (azul no meu caso...) não é estanque nem poderia ser! Caso contrário, à medida que se vai gastando AdBlue o sistema começaria a ficar em vácuo! Impedindo o funcionamento da bomba...

De facto, essa válvula até se chama válvula de ventilação ou respiro.

Da próxima vez que necessite do AdBlue irei comprar esse Winn's na embalagem preta de 125 ml e deitar 1º no depósito antes de encher com 11 litros do AdBlue, para atingir uma superfície superior ao que tenho usado habitualmente, para limpar mais alguns resíduos...

Por norma, aquilo começa a avisar quando tem apenas uns 2 litros, mas como não vou imediatamente a correr encher o depósito, é natural que tenha cerca de 1 litro e meio quando adiciono os meus 10 litros da praxe, embora saiba que no concessionário me encheram aquilo uma vez bem acima, talvez pelos 15 litros.

Mal não fará! Ou não haveria tantos fabricantes de marcas bem conceituadas a produzir este aditivo! Que até é barato!

Até a Norauto já tem disto em embalagens de 100ml para utilizar em cada 10 litros de AdBlue.

Voltar
Superior