Açucar ou Adoçante ?

Avantgarde220

Active member
Boas,

Abro este tópico para tirar uma dúvida que me "faz confusão" há uns tempos. Comprei há já uns 2 ou 3 anos ou talvez mais, não sei precisar mas também não interessa, uma máquina da Nespresso cá para casa. Tudo muito bonito comprar as cápsulas e os pacotinhos de açúcar desde há uns tempos para cá. Sempre meti açucar e achei o café "amargo" ao inicio fazia-me impressão, mas depois habituei-me tanto que quando bebo café "na rua", meto pouco ou nenhum açúcar, e creio ainda que eles disponibilizem uma quantidade inferior de açúcar nos pacotes deles para que possamos "apreciar" mais a mariquice da diferença de umas cápsulas para as outras.
Posto isto, e com o passar do tempo, a malta cá de casa de forma a reduzir no açúcar comprou adoçante. Tinha eu presente na minha ideia que o "adoçante" como o nome indica servia para "adoçar" ou seja dar apenas um toquezinho e não ser tão doce quanto o açúcar, até que me dizem que aquilo na verdade é mais doce que um pacote de açúcar no café. Fiquei de pé atrás ao ouvir esta frase, mas hoje lembrei-me ao ler esse tópico do café aqui em baixo e quando fui tirar um café passei-me e tirei 2, meti uma rodinha de adoçante num e no outro um pacote de açúcar. Provei o do adoçante e o do açúcar a seguir, e nisto, o do açúcar estava completamente amargo e precisou de 3 pacotes para igualar uma rodinha minúscula de adoçante.

Posto isto.. fiquei na dúvida, como é que uma coisa tão pequena que supostamente serviria para dar um toque na bebida inferior ao açúcar, tem uma diferença enorme ao nível de gosto para um pacote de açúcar !! Será que faz melhor, ou pior ? O que costumam vocês utilizar ?

Eu prefiro o sabor do adoçante e raramente uso açúcar no café. E mesmo o adoçante, só uso uma pastilha e se for em pó, menos de metade. Só mesmo para cortar um bocadinho o travo amargo do café.

1º-Quanto à tua verdadeira dúvida:

Ele tem maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e é menos denso.

Aspartame = Edulcorantes = Aduçante

O aspartame é exactamente o edulcorante que se usa no café.

Se não tens problemas com diabetes e se não consomes muitos produtos açucarados e guloseimas e não és gordo e (...), é preferível usar açucar.

2º- Um pacote de açucar e continua amargo....? [:vm)] Há gostos para tudo. Conheço uma moça que para beber café tem de por dois pacotes, mas nesse caso eu desconfio mesmo que ela detesta café!

Última edição:
Café... bebo como é suposto ser bebido... não ponho açúcar no vinho, nem na cerveja, porque haveria de meter açúcar no café?

Café... bebo como é suposto ser bebido... não ponho açúcar no vinho, nem na cerveja, porque haveria de meter açúcar no café?

Não pões açucar no vinho nem na cerveja porque já o tem, secalhar, digo eu.............

Esse pensamento é muita parvo, desculpa que te diga.

O café não tem qualquer tipo de percentagem de sacarose, não tou a ver qual é o problema de se acrescentar alguma sacarose, substância presente em quase todas as bebidas excepto a água.

Tenho o mesmo pensamento exclusivamente para o chá e tisanas, excepto o chá preto.

Também não uso açúcar nessas bebidas.

Aliás, lá em casa só uso açúcar para fazer pão, na máquina comprada no LIDL.

Habituei-me a não usar açúcar/adoçante há uns anos e se for beber um café com açúcar fico logo maldisposto...

É tudo uma questão de hábito. Só uso mesmo pequenas quantidades de açucar no café (até me custa abrir um pacote de deitar quase tudo no lixo) só para deixar o sabor um pouco mais agradável... E porque gosto muito do sabor a café doce, não fosse eu viciada nesta porcaria:

rebucados-de-cafe-cafedry-kg.jpg

Adoçante, a longo prazo não é NADA bom para a saúde...
De preferencia café simples, sem adição de nada!

Mas eu cá meto a minha saqueta de açúcar [:p]

Não pões açucar no vinho nem na cerveja porque já o tem, secalhar, digo eu.............

Esse pensamento é muita parvo, desculpa que te diga.

O café não tem qualquer tipo de percentagem de sacarose, não tou a ver qual é o problema de se acrescentar alguma sacarose, substância presente em quase todas as bebidas excepto a água.

Podia dizer que o teu pensamento é parvo... mas não digo, porque é apenas ignorante! E a ignorância não é parvoíce!

Por norma utilizo o adoçante, mas também depende do humor, ora por vezes vai com açucar (quando o funcionário do café se esquece do adoçante), ou mesmo tomo o café azedo, neste caso tenho de deixá-lo arrefecer, para tomá-lo de rajada, tem de ser, adoro tudo o que seja doce, ou quase.

Voltar
Superior