[Saúde] Açucar ou adoçante?

WildChild

Well-known member
Carissimos,

Numa tentativa de diminuir o consumo de açucar, comprei adoçante para o café porque tem menos calorias e por isso é menos nocivo que o açucar, perdendo no sabor, ou pelo menos eu tenho essa ideia! Só que agora andam a dizer-me que o adoçante ainda faz pior que o açucar! Então afinal como ficamos? Se for assim o adoçante não tem vantagem nenhuma em relação ao açucar...

Digam-me as vossas opiniões

Já experimentaste beber o café sem açúcar? É bem melhor que com adoçante. A maior parte dos adoçantes são sintéticos por isso é sempre bom de evitar o seu consumo a não ser que sejas diabético.

Mais vale pores menos açucar no café, porque tal como o Zizo disse o adoçante é sintético e tudo o que normalmente é sintético não beneficia a saude.

Não são 8/ 16g a menos de Açúcar num café que te vão fazer perder peso ou ficar mais saudável.

Se queres fazer dieta de açúcar tens de cortar nos doces, bolos, bolachas, gelados etc.

Esquece o café e saboreia-o com prazer.

Adoçante no café é uma ilusão alem de adulterar o gosto do café.

Não são 8/ 16g a menos de Açúcar num café que te vão fazer perder peso ou ficar mais saudável.

Se queres fazer dieta de açúcar tens de cortar nos doces, bolos, bolachas, gelados etc.

Eu desde o ano passado que cortei principalmente na mousse de chocolate entre outras coisas que comia quase todos os dias. Com a ajuda de um bocado de exercicio (2 a 3 vezes por semana)perdi 16 kilos. No dia a dia é que conta porque entre comer batatas fritas por exemplo ou uma verdura com um bife por exemplo vai uma grande diferença. Há que ter força de vontade e resistir ás tentações.

Se quiseres comprar adoçante compra à base de aspartame que o sabor é mais parecido com açúcar do que aqueles se sacarina.

A sacarina apareceu em estudos relacionados com cancros...em ratos. Entretanto já foi desmistificado que tenha o mesmo efeito em humanos. O aspartame tem sido estudado intensivamente ao longo dos últimos anos e ainda não conseguiram relacionar com nenhum problema de saúde em doses normais.

Em doses muito elevadas pode fazer mal? Provavelmente. Mas se tiveres em conta que 1g de aspartame tem o mesmo poder adoçante que 200g de açúcar, eram preciso tomar muitos cafés. E aqui ocorre frequentemente uma grosseira falta de perspectiva, porque em doses muito elevadas não há nada que não faça mal (incluindo açúcar, vitaminas, minerais, até água), e é irónico fugirem das ínfimas doses de adoçante no café quando quase tudo o que comem contém substancias artificiais incluindo adoçantes (a não ser que se alimentem exclusivamente de alimentos biológicos).

Assim com o é esperar que faça alguma diferença apenas deixar de tomar o café com açúcar como já disseram, uma saqueta de açúcar na tua dieta é uma parcela quase insignificante.

Última edição:

Adultera tanto como o açúcar [:D]

Café é bom, forte e sem açucar/adoçante [br:)]

eu bebo o café sem açúcar. só assim se consegue apreciar o verdadeiro sabor do café além de se ficar com o gosto do café na boca muito mais tempo.

Duas coisas engraçadas:
1ª. Quando deixei de beber café sem açúcar, existiu uma revolução nas marcas de café que bebo. Com açúcar tinha umas marcas que gostava mais do que outras. Sem açúcar passei a gostar mais de umas marcas que até nem me diziam nada quando colocava açúcar.

2ª Uma pessoa que beba 3 cafés por dia, se os beber com açúcar, ingere cerca de 6 Kg de açúcar por ano. Que era a quantidade de açúcar que não gastávamos lá em casa. Passei a trazer os pacotinhos no bolso e de vez em quando lá estou a encher o açucareiro.

Como é que isto apareceu duplicado [:D]

eu bebo o café sem açúcar. só assim se consegue apreciar o verdadeiro sabor do café além de se ficar com o gosto do café na boca muito mais tempo.

Duas coisas engraçadas:
1ª. Quando deixei de beber café sem açúcar, existiu uma revolução nas marcas de café que bebo. Com açúcar tinha umas marcas que gostava mais do que outras. Sem açúcar passei a gostar mais de umas marcas que até nem me diziam nada quando colocava açúcar.

2ª Uma pessoa que beba 3 cafés por dia, se os beber com açúcar, ingere cerca de 6 Kg de açúcar por ano. Que era a quantidade de açúcar que não gastávamos lá em casa. Passei a trazer os pacotinhos no bolso e de vez em quando lá estou a encher o açucareiro.

Duas coisas engraçadas:

Faço exactamente o mesmo .

Mas de qual falas branquela!?

O mascavado é bem bom... Até sabe a caramelo...

Não é como aquela mixórdia branca que parece líxivia [:D]

Não gosto de açucar em geral, mas quanto mais doce pior. O mascavado é bom é nos mojitos! Hmmm mojitos!! Férias!! [br:)]

Voltar
Superior