Acidente

Peço desculpa por estar a invadir este topic. Mas queria expôr aqui uma situação que me aconteceu hoje e saber a vossa opinião.

Seguia atrás de um veículo numa avenida (no lado esquerdo do esquema) quando ele vira para a rua da direita (rua que eu deseja ir também). Sigo atrás dele. No entanto ele pára em cima de um passadeira logo no momento em que vira (como descrito no esquema). Para poder seguir tiver passa-lo pela direita (entre ele e um ibiza parado). Nesse momento o passageiro abriu a porta e o choque foi inevitável.
A minha porta do condutor, assim como o espelho retrovisor, ficaram bastante mal tratados... [s)]

Acabamos por preencher o contrato amigável...vamos ver como isto vai ficar.

No esquema estou representado pelo rectângulo azul, o carro que seguia à frente pelo preto e um carro que estava no local pelo cinzento.

Qual é a vossa opinião sobre este caso?

Estás tramado. Basicamente, o que fizeste foi uma tentativa de ultrapassar o veiculo que seguia à tua frente pela direita, depois deste parar numa passadeira, possivelmente para dar passagem a um peão. Cometeste uma infracção, por isso a culpa é tua.

Culpado

Não mantiveste a distancia de segurança do veiculo da frente, e a tua manobra pode ser considerada como uma tentativa de ultrapassar pela direita. Alem do mais o outro carro esta parada ( o cinza ) e tu estas em marcha

Peço desculpa por estar a invadir este topic. Mas queria expôr aqui uma situação que me aconteceu hoje e saber a vossa opinião.

Seguia atrás de um veículo numa avenida (no lado esquerdo do esquema) quando ele vira para a rua da direita (rua que eu deseja ir também). Sigo atrás dele. No entanto ele pára em cima de um passadeira logo no momento em que vira (como descrito no esquema). Para poder seguir tiver passa-lo pela direita (entre ele e um ibiza parado). Nesse momento o passageiro abriu a porta e o choque foi inevitável.
A minha porta do condutor, assim como o espelho retrovisor, ficaram bastante mal tratados... [s)]

Acabamos por preencher o contrato amigável...vamos ver como isto vai ficar.

No esquema estou representado pelo rectângulo azul, o carro que seguia à frente pelo preto e um carro que estava no local pelo cinzento.

Qual é a vossa opinião sobre este caso?

ha uma coisa que nao entendo, a rua para onde viraram era de sentido unico?? como e que o teu lado do condutor fica danificado??

- O carro representado pelo preto não parou para dar passagem a um peão. Simplesmente parou (não cheguei a questionar se era para deixar uma pessoa ou para estacionar) .
- O carro representado pelo cinzento estava estacionado;
- Aquela rua tem dois sentido mas é bastante larga e normalmente é usada como local de estacionamento um pouco aleatório.

Como seguia atrás e estava convencido que ele ia seguir a marcha. Como já tinha virado para aquela rua ( só tive a hipótese de de seguir por ali ).

não podes ultrapassar quando na presença de uma passadeira. por causa disso é que és o culpado.

se não estivesse lá a passadeira tu podias ultrapassa-lo pela direita, pois ele tinha sinalizado manobra para a esquerda (só nessas ocasiões se pode ultrapassar pela direita).

mas devido a passadeira tiveste a culpa nesse aspecto...

de qualquer forma ele não pode parar em cima de uma passadeira, nem tão menos largar um passageiro na via publica.

o passageiro tem de se certeficar das condições de segurança antes de abrir a porta...

no meu ver erraram os dois, logo o mais certo deve ser 50/50 ou tu 100% culpado e ele leva duas multas(uma por parar em cima da passadeira e outra por largar um passageiro na via publica).

quanto ao acidente com a ambulançia, a ambulançia foi dada como culpada e o meu amigo foi reacercido com perda total. (eram um bravo td)

Vamos esclarecer uma coisa. Eu só passei o veiculo na presença passadeira porque ele parou/estacionou em cima dela. Para contornar o veiculo pela esquerda obrigar-me-ia, a recuar um pouco (para efectuar a manobra) e a voltar a entrar na avenida para virar à direita a 20m (talvez nem tanto).
Na minha opinião além de não ter efectuado a devida sinalização da manobra no local onde estava impedia a passagem de veículos e peões.
Com isto não quero isentar-me de algumas culpas, já que ao passa-lo podia ter em atenção que depois de parar alguém podia abrir uma porta.

Não, tu passaste o veiculo pela direita porque não respeitaste a distância de segurança e porque o mesmo ao parar à tua frente obrigou-te a desviar a trajectória para a direita, senão enfaixavas-te na sua traseira.

Não, tu passaste o veiculo pela direita porque não respeitaste a distância de segurança e porque o mesmo ao parar à tua frente obrigou-te a desviar a trajectória para a direita, senão enfaixavas-te na sua traseira.

Por acaso até ia a uma distancia bastante razoável dele. Como a manobra dele foi completamente improvável (imobilizar-se em cima de uma passadeira, a par de uma avenida e num local de viragem para uma rua). Aliás, quando ele fez a manobra ainda me encontrava a alguns metros de distância, no entanto, já tinha divergido para esse rua contando que o outro veiculo continuasse a sua marcha, como não se veio a verificar.

Por acaso até ia a uma distancia bastante razoável dele. Como a manobra dele foi completamente improvável (imobilizar-se em cima de uma passadeira, a par de uma avenida e num local de viragem para uma rua). Aliás, quando ele fez a manobra ainda me encontrava a alguns metros de distância, no entanto, já tinha divergido para esse rua contando que o outro veiculo continuasse a sua marcha, como não se veio a verificar.

pois mas se não desviasses para o lado terias batido na traseira dele, logo segundo o codigo da estrada não levavas a distancia de segurança

pois mas se não desviasses para o lado terias batido na traseira dele, logo segundo o codigo da estrada não levavas a distancia de segurança

Eu nunca teria batido na traseira, já que velocidade que levava era mais do que suficiente para travar a tempo. Se tal acontecesse não teria espaço para fazer a manobra de uma só vez, além do transtorno de regressar à avenida (sejamos realistas). A porta que me raspou no carro até foi a da frente (por isso podem imaginar os metros que percorri).

É impossivel. Então porque é que não paraste ou abrandaste para ver o que o carro da frente ia fazer e simplesmente enfiaste-te à patrão entre o carro da frente e o outro que estava estacionado? Se fosses devagar ou com distância suficiente, tinhas tempo para tudo isso, agora como de certeza ias depressa demais e colado ao da frente, assim que o mesmo se desviou e parou o carro, só tiveste tempo para guinares para a direita e tentar passar entre os dois carros. Já vi muitos filmes como este e o ultimo acabou enfaixado no carro que estava estacionado. Tudo por causa das pressas. Aqui neste caso, por mais voltas que tentes dar, a culpa é toda tua.

As ambulâncias (aka veículos prioritários) só perdem prioridade às entradas das AE, entradas de vias reservadas a automóveis e motociclos, e sobre os veículos que saem das passagens de nível.

Perante a sinalização, são obrigados a parar perante o agente, perante o STOP, e obrigados a parar na sinalização luminosa (vermelho).

É óbvio que isto na realidade não acontece.. Mas é assim que está escrito no código.

pah faz um desenho em condiçoes. que acho que é ele que te ta a tramar.

entao o cinza tava estacionado paralelamente á passadeira?

e o preto parou paralelamente á passadeira?

a ambulância para assinalar a sua marcha de urgencia pode ter as luzes de perigo ligadas ou buzinar fortemente, caso não aconteça a ambulancia deixa de ser um veículo prioritário como todos os outros e cumprem-se as regras normais de cedência de passagem.

De relembrar que a ambulancia quando assinala a sua marcha de urgencia não tem prioridade na saída de caminhos particulares, à entrada nas auto-estradas e nas passagens de nível (quando outro veículo ja assinalou a sua manobra).

Voltar
Superior