Acidente + seguro + culpado = Multa

Caro Paulo:
Infelizmente neste país as coisas processam-se assim.
Um amigo meu, teve um acidente nas mesmas circunstâncias que o teu, só no caso, houve perda total dos 2 veículos, felizmente sem danos corporais a lamentar.
O meu amigo ia a sair de um STOP, e como a pessoa que bateu contra ele ia claramente em excesso de velocidade (penso que poderia ser provado pelas travagens, e pelo estado em que ficaram as 2 viaturas).
Para teres uma ideia o carro dele era um Opel Kadett de 5 portas e ficou tipo ferradura, o outro carro era um Opel Corsa penso que o C que ficou tipo lomba.
Onde eu queria chegar, na altura o meu amigo tirou fotos às marcas de travagem, ele parou no STOP, fez 30 por uma linha e ficou com a culpa, precisamente porque estava a sair de um STOP.
Sem querer desanimar, mas já desanimando, temo que vás ficar mesmo cm a culpa do acidente, agora em relação à multa, penso que ele não pagou qualquer multa, mas deste facto não tenho certeza.
Infelizmente é neste país que a gente vive.
Abraço e que isso se resolva pelo melhor.

pois, o meu mediador tem me dito isso, assim como os colaboradores da fildelidade que estão encarregues do meu processo , já sei que tou tramado!

a multa é que ainda me aborrece mais...:sh)

Paulo há cias que para marcação da peritagem e contactos utiliza o envio de sms, até para salvaguardar o cumprimento de prazos.
A tua é a fidelidade não sei se usa, qual é a contrária?

Quanto à multa, quando chegar a casa contesta...

Isto é uma festa, aqueles em quem supostamenta deviamos confiar (autoridade) são os maiores mafiosos que este país tem... [8b]

Isto dá-me uma raiva! Esses geninhos deviam era ser enchidos de porrada até à exaustão!!! :mad:

Paulo há cias que para marcação da peritagem e contactos utiliza o envio de sms, até para salvaguardar o cumprimento de prazos.
A tua é a fidelidade não sei se usa, qual é a contrária?

Quanto à multa, quando chegar a casa contesta...

não me recordo qual é a contrária!

mas é normal mandarem sms sem se identificarem ?? e metendo o *conf# (embora meteram mal e apareceu o nº)?

ainda mais mandam-me aquilo ás 18 e tal de sexta feita, ao menos esperavam por segunda...lol!

Isto é uma festa, aqueles em quem supostamenta deviamos confiar (autoridade) são os maiores mafiosos que este país tem... [8b]

Isto dá-me uma raiva! Esses geninhos deviam era ser enchidos de porrada até à exaustão!!! :mad:

devia era existir um orgão para podermos fazer uma queixa! o problema disto é como em tudo...até como no meu acidente, provar aquilo que dizemos...

:sh)

Paulo, faz uma descrição tão pormenorizada quanto possível (tempo, modo e lugar...) e remete-a à tua companhia de seguros, avisando, desde já que vais meter o Instituto de Seguros de Portugal ao barulho se eles não fizerem as diligências de obtenção de prova que têm obrigação de fazer, sendo evidente que a mudança de companhia deverá ser, ainda, mais uma "adenda" à coisa!

Faz a descrição, vai ao local e faz reportagem fotográfica em condições, elabora croquis legendado e claro, explicando bem os timings "faz-lhes um desenho" para ver se percebem que a prova contra ti não existe. Há apenas a palavra do outro que vale o que vale!...

Explica a essas "sumidades" que a arte da adivinhação não existe em direito estradal, nem na estrada, e que, precisamente por isso, tanto podias ter parado e esperado dez segundos, como dez minutos que não podias adivinhar quem e a que velocidade podia vir alguém dessa estrada de onde veio o maluco que te bateu.

Ninguém é obrigado a ficar à espera ilimitadamente num sinal STOP, como é evidente.

Queres um local para fazer queixa? Tribunal. Na altura não reuniste logo as diligências que a PSP devia ter feito e não fez e, por isso, agora é mais difícil articular a coisa com processo crime (que, do que dizes, o que eles mereciam e não era pouco...). Mas um processo cível, se estiveres disposto a isso (...), é sempre uma possibilidade e, no caso, a única forma de tentares que se faça justiça.

Procura na net situações semelhantes a essa, se houver dessa via tanto melhor, procura jurisprudência, casos julgados, reclamações, pareceres dos diversos ministros dos transportes ou de quaisquer figuras públicas que tenham opinado sobre situações semelhantes ... pesquisa, faz muita pesquisa e, no fim, junta tudo.

Argumenta bem, sem "poesias", mas sê directo, objectivo e inequívoco e pede, se ainda assim tiverem dúvidas, uma reconstituição das circunstâncias em que os factos se passaram dizendo que ela se torna imprescindível para se perceber que te era inevitável escapar, naquelas circunstâncias específicas, ao acidente!

Faz-lhes a vida negra, pois, e do que dizes, só podes ter razão! Na pior das hipóteses não aceites menos do que a divisão de culpas e leva o caso à SIC se preciso for, dizendo-lhes com convicção que estás disposto a fazer isso mesmo!

Boa sorte. [;)]

Paulo, faz uma descrição tão pormenorizada quanto possível (tempo, modo e lugar...) e remete-a à tua companhia de seguros, avisando, desde já que vais meter o Instituto de Seguros de Portugal ao barulho se eles não fizerem as diligências de obtenção de prova que têm obrigação de fazer, sendo evidente que a mudança de companhia deverá ser, ainda, mais uma "adenda" à coisa!

Faz a descrição, vai ao local e faz reportagem fotográfica em condições, elabora croquis legendado e claro, explicando bem os timings "faz-lhes um desenho" para ver se percebem que a prova contra ti não existe. Há apenas a palavra do outro que vale o que vale!...

Explica a essas "sumidades" que a arte da adivinhação não existe em direito estradal, nem na estrada, e que, precisamente por isso, tanto podias ter parado e esperado dez segundos, como dez minutos que não podias adivinhar quem e a que velocidade podia vir alguém dessa estrada de onde veio o maluco que te bateu.

Ninguém é obrigado a ficar à espera ilimitadamente num sinal STOP, como é evidente.

Queres um local para fazer queixa? Tribunal. Na altura não reuniste logo as diligências que a PSP devia ter feito e não fez e, por isso, agora é mais difícil articular a coisa com processo crime (que, do que dizes, o que eles mereciam e não era pouco...). Mas um processo cível, se estiveres disposto a isso (...), é sempre uma possibilidade e, no caso, a única forma de tentares que se faça justiça.

Procura na net situações semelhantes a essa, se houver dessa via tanto melhor, procura jurisprudência, casos julgados, reclamações, pareceres dos diversos ministros dos transportes ou de quaisquer figuras públicas que tenham opinado sobre situações semelhantes ... pesquisa, faz muita pesquisa e, no fim, junta tudo.

Argumenta bem, sem "poesias", mas sê directo, objectivo e inequívoco e pede, se ainda assim tiverem dúvidas, uma reconstituição das circunstâncias em que os factos se passaram dizendo que ela se torna imprescindível para se perceber que te era inevitável escapar, naquelas circunstâncias específicas, ao acidente!

Faz-lhes a vida negra, pois, e do que dizes, só podes ter razão! Na pior das hipóteses não aceites menos do que a divisão de culpas e leva o caso à SIC se preciso for, dizendo-lhes com convicção que estás disposto a fazer isso mesmo!

Boa sorte. [;)]

ehehe Obrigado pelo Incentivo ![;)]

Todavia isso parece-me tudo muito dificil para um resultado quase certamente irrelevante...(que pessimismo eu sei [:D] )...

eu vou tentar fazer o que puder, no tempo que tenho disponivel e com os recursos que tenho!

mas não estou com muitas esperanças! a Multa é que não consigo encarar de forma leve.....[;)]

É engraçado que neste tópico, acima de 50 km/h já é considerado velocidade excessiva...

E nos outros, menos que 90 é para meninos...:sh)

dentro das localidades? mais de 90? [:D]

eu só te digo...no sitio que foi, se fores a 90, o mais provável é que nem a curva consigas fazer!

já agora, pesquisei pelo nº de telefone da mensagem que me enviaram, e deu o resultado como sendo da Ocidental seguros.

é o seguro do outro.

Epá, eles que me liguem se quiserem, mandam-me uma msg sem se identificarem, e quase 2 semanas depois lol

dentro das localidades? mais de 90? [:D]

eu só te digo...no sitio que foi, se fores a 90, o mais provável é que nem a curva consigas fazer!

já agora, pesquisei pelo nº de telefone da mensagem que me enviaram, e deu o resultado como sendo da Ocidental seguros.

é o seguro do outro.

Epá, eles que me liguem se quiserem, mandam-me uma msg sem se identificarem, e quase 2 semanas depois lol
Afinal eles não estão assim tão seguros...

dizia "*conf# Dado que não conseguimos entrar em contacto com Vossa Excelência para marcar uma peritagem, pedimos-lhe que entre em contacto com os nossos serviços para o nº XXXXX"
Pede à tua companhia para fazer a peritagem primeiro!

Afinal eles não estão assim tão seguros...

Pede à tua companhia para fazer a peritagem primeiro!

mas eles já não podem fazer peritagem nenhuma! o carro já tá na oficina todo desmontado, lol!

epá, eu falei com eles ao telefone, e ninguém me soube dizer nada! não me disseram nadinha....

eu é que tive que pedir para irem ao local do acidente etc!

tinha uma janela partida e água a entrar, queriam o quÊ? que eu esperasse eternamente que me pedissem peritagem?

eu até mandei um email a explicar que compreendia que com a situação das cheias e afins eles podiam ter mais trabalho, mas que pelo menos me indicassem o que fazer ou não.

Eu tirei fotos pormenorizadas ao carro de vários ângulos.

é a unica coisa que tenho agora! e os paineis amolgados, lol![;)]

mas eles já não podem fazer peritagem nenhuma! o carro já tá na oficina todo desmontado, lol!

...

Eu tirei fotos pormenorizadas ao carro de vários ângulos.

é a unica coisa que tenho agora! e os paineis amolgados, lol![;)]
É o suficiente... se eles tiverem boa vontade. De todo o modo essa peritagem agora apenas se destinaria a aferir a velocidade que o outro marmanjo trazia!... [;)]

É o suficiente... se eles tiverem boa vontade. De todo o modo essa peritagem agora apenas se destinaria a aferir a velocidade que o outro marmanjo trazia!... [;)]

pois, mas segundo toda a gente que falo sobre isto e que está por dentro dos seguros, diz-me que as velocidades são quase impossiveis de aferir no pós acidente com os meios que existem!

:(

pois, mas segundo toda a gente que falo sobre isto e que está por dentro dos seguros, diz-me que as velocidades são quase impossiveis de aferir no pós acidente com os meios que existem!

:(
E são mesmo impossíveis se os cavalheiros das seguradoras não procurarem fazer isso...

Se não têm técnicos especializados para também esse tipo de testes (...), como era suposto, afinal pagamos os seguros que até são obrigatórios, que os encomendem a quem os faz e, claro, paguem-nos!... Ai, que comigo estavam bem "licsados"...

E são mesmo impossíveis se os cavalheiros das seguradoras não procurarem fazer isso...

Se não têm técnicos especializados para também esse tipo de testes (...), como era suposto, afinal pagamos os seguros que até são obrigatórios, que os encomendem a quem os faz e, claro, paguem-nos!... Ai, que comigo estavam bem "licsados"...

eu vou continuar a fazer pressão......![;)]

Não me quero muito desviar o sentido do tópico, mas a pessoa alega que conhece o local e sabe da existência do stop para o terceiro, e que circulava devagar... e depois?
E a forma diferente do sinal.

Isso é sempre um risco. Na minha zona alteraram algumas vezes a sinalização existente e num dia a via tinha prioridade sobre a outro e no dia a seguir, pela remoção da sinalização vertical, esta deixou de ter prioridade. Ainda no outro dia ia sendo esbarrado por um taxi porque ele julgava que eu tinha um triangulo invertido do meu lado quando este tinha sido removido há quase duas semanas antes. O "costume" é fonte de direito mas isso não se pode aplicar à incúria na apreciação constante do trânsito em nosso redor.

Quanto ao caso, é muito complicado apreciar a tua passagem pelo STOP e seres esbarrado dessa forma no carro. O mais importante foi ninguém se ter aleijado a sério. A atitude da polícia pode parecer suspeita mas eles simplesmente aplicaram a Lei sem verificarem nada. A multa podes reclamá-la invocando com alguma facilidade que tu paraste no STOP.

Não percebo sinceramente o comportamento de certos condutores que têm um comportamento completamente homicida nas estradas. E se ele não tivesse travado?... :confused: Enfim....

Boa sorte, é o que te desejo!

Alguém sabe me dizer qual a coima por não parar no sinal de STOP? (já sei que é muito grave, mas não sei a coima)

e se uma pessoa quiser contestar uma multa, e perder, tem que pagar os custos de ter contestado(tribunais etc)?

EDIT: a multa já vi que é de 100€

Última edição:
Aperta com os gajos do seguro, e contesta a multa, com o Pé Leve disse....

Na pior das hipóteses, ficas como estás agora, e sempre ganhas algum tempo em relação à multa, para não teres que pagar o arranjo e a multa assim de uma vez[8b]

Não desistas, sê persistente![;)]

Começa já a escrever cartas, e a enviar, porque se não começas agora, vais perdendo "a pica", e acabas por não fazer nada......

Aproveita a "pica", e vê lá se arranjas maneira de "apertar" com os senhores da oficina da moto[8b] [8b]

Boa sorte!!!

Voltar
Superior