Acidente num ponto negro

existe aí um problema nessa afirmação. é que entrar "rápido demais" implica obviamente que não é possível fazer a curva com essa velocidade, mas não é um valor absoluto.

o que as ajudas e a qualidade do chassis e pneus podem fazer é mudar a velocidade a partir da qual passa a ser "rápido demais", aumentar os limites de segurança.
um mau carro pode entrar "rápido demais" a 50km/h em determinada curva, e um bom carro pode só estar "rápido demais" se passar a mais de 60km/h na mesma curva.

temos de saber que carro conduzimos.

mas, conduzir sempre com uma margem de segurança, é conveniente.
eu sei que com o carro que tenho faço aquela curva a 80 sem sentir o carro a queixar-se.
se pegar num desportivo, Porsche, por exemplo. vou apalpando terreno e consigo fazer a curva a 110.
isto sempre na mesma curva com as mesmas condições.

depois temos as curvas que não conhecemos. essas é que são o grande problema.
temos de ter em consideração as variáveis, água, vento, etc.
uma coisa que me faz reduzir as velocidades é possíveis marcas na estrada, muros, árvores, cruzes, etc.

Tiff Nedell disse uma vez "não importa quão avançados sejam o sistemas de ajuda electrónica, qualidade do chassis, pneus, etc.... Não existe nada que salve quando se entra rápido demais numa curva!"

Ora aqui esta algo que concordo a 100%

Nem percebo porque chamam ponto negro aquela zona da estrada, é uma curva larga , bem sinalizada, logo nao ha motivo nenhum para acidentes.

Agora se entrarem na curva á muito mais velocidade é normal que se despistem tenho o carro ESP ou nao.

Ora aqui esta algo que concordo a 100%

Nem percebo porque chamam ponto negro aquela zona da estrada, é uma curva larga , bem sinalizada, logo nao ha motivo nenhum para acidentes.

Agora se entrarem na curva á muito mais velocidade é normal que se despistem tenho o carro ESP ou nao.

Tas cá com uma forma de escrever que valha-me Deus...[:)]

A curva chama-se ponto negro porque morreu lá uma pessoa, e por ironia do destino, a mãe dessa pessoa que morreu ao documentar em vídeo o local do acidente, captou outro acidente igualmente grave. Não foi nenhum user do AHO que lhe deu o nome [;)]

Conforme já foi dito, se o condutor tivesse deixado o ESP actuar provavelmente, e repito, provavelmente a coisa não teria este desfecho.

Não sabemos vários factores, estado dos pneus, se havia óleo...etc etc.

Contudo o toque no travão é que causou este acidente...o toque no travão baralhou o ESP todo.

Última edição:
Tas cá com o uma forma de escrever que valha-me Deus...[:)]

A curva chama-se ponto negro porque morreu lá uma pessoa, e por ironia do destino, a mãe dessa pessoa que morreu ao documentar em vídeo o local do acidente, captou outro acidente igualmente grave. Não foi nenhum user do AHO que lhe deu o nome [;)]

Conforme já foi dito, se o condutor tivesse deixado o ESP actuar provavelmente, e repito, provavelmente a coisa não teria este desfecho.

Não sabemos vários factores, estado dos pneus, se havia óleo...etc etc.

Contudo o toque no travão é que causou este acidente...o toque no travão baralhou o ES todo.

Quer dizer a culpa é do travão....:confused:

entao e a velocidade louca com que o jaguar entrou na curva com limite de 80 klm/h nao teve culpa para o despiste?[:blush:]

Quer dizer a culpa é do travão....:confused:

entao e a velocidade louca com que o jaguar entrou na curva com limite de 80 klm/h nao teve culpa para o despiste?[:blush:]

Velocidade louca ??

Pronto...já começa.

no máximo o Jag vai a 100km/h mais do que isso não irá.

O limite de 80km/h é um limite como os 120km/h da AE...contudo o que é que isso quer dizer ?

Despistas-te se andares a mais de 120km/h na AE ?

É como te disse há inúmeros factores que desconhecemos, contudo se ele não tivesse tocado no travão tenho quase a certeza que não tinha ido às couves.

Velocidade louca ??

Pronto...já começa.

no máximo o Jag vai a 100km/h mais do que isso não irá.

O limite de 80km/h é um limite como os 120km/h da AE...contudo o que é que isso quer dizer ?

Despistas-te se andares a mais de 120km/h na AE ?

.

Quer dizer um fiat uno ou qualquer outra caixa de fosfaros faz essa curva a 80 sem problemas....um jaguar a 100(apenas a 20klm/h a mais que o sinal) com elevados padrões de segurança a vai parar ás couves?[:blush:]

ta bem tá[:D]

Quer dizer um fiat uno ou qualquer outra caixa de fosfaros faz essa curva a 80 sem problemas....um jaguar a 100(apenas a 20klm/h a mais que o sinal) com elevados padrões de segurança a vai parar ás couves?[:blush:]

ta bem tá[:D]

Tu geralmente, quase sempre vah...distorces tudo.

Mas quando se fala em carros, és ZERO ohh Neph...

Queres perceber, percebes...caso contrário não tenho paciência para ti [;)]

Tu geralmente, quase sempre vah...distorces tudo.

Mas quando se fala em carros, és ZERO ohh Neph...

Queres perceber, percebes...caso contrário não tenho paciência para ti [;)]

Quer dizer eu vejo no video um jaguar que é um carro com padrões elevados de segurança entrar numa curva até se espetar e capotar...

e tu como és um perito em carros dizes que o carro ia a pouca velocidade.... o problema foi ter travado[:D]

Para mim e para muito gente ele ia com velocidade a mais, sentiu o carro a fugir, rodou o volante no sentido contrario demais para tentar controlar o carro mas perdeu o control e capotou....[;)]

Quer dizer eu vejo no video um jaguar que é um carro com padrões elevados de segurança entrar numa curva até se espetar e capotar...

e tu como és um perito em carros dizes que o carro ia a pouca velocidade.... o problema foi ter travado[:D]

Para mim e para muito gente ele ia com velocidade a mais, sentiu o carro a fugir, rodou o volante no sentido contrario demais para tentar controlar o carro mas perdeu o control e capotou....[;)]

Outra coisa que fazes melhor que ninguém é colocar palavras na boca dos outros...

Onde é que eu disse que o Jag ia a pouca velociade ?

Conforme já eu disse e outros...o problema dele foi ter travado, a deriva de traseira foi pequena, ele travão e enganou qualquer ajuda electrónica que actuasse ali...e depois para ajudar à festa contra-brecou como se não houvesse amanhã.

Outra coisa que fazes melhor que ninguém é colocar palavras na boca dos outros...

Onde é que eu disse que o Jag ia a pouca velociade ?

Conforme já eu disse e outros...o problema dele foi ter travado, a deriva de traseira foi pequena, ele travão e enganou qualquer ajuda electrónica que actuasse ali...e depois para ajudar à festa contra-brecou como se não houvesse amanhã.

Tive a ver o video outra vez...

ele vinha com muita velocidade e piso molhado, entra na curva sem travar.... no entanto sempre a meio da curva o carro começa a fugir de traseira e frente do carro a inclinar para a esquerda, aqui trava e contra-brecou para a direita e perde o controlo do carro...

Se ele nao tivesse travado tinha tido o acidente da mesma pois o carro ja estava a fugir de traseira e era inevitalmente um pião no minimo.

A causa disso é sem duvida excesso de velocidade[;)]

Neph, se percebesses do farelo percebias o que estávamos a querer dizer e onde todos quisemos chegar, mas se não consegues deixa-te ir com a corrente que a chuva hoje tá forte [;)]

Torres neste aspecto concordo contigo, que é a situação que acontece devido à falta de prática dos condutores, mas nunca é a ideal.
E só acabando com isto já tive em várias situaçoes com um carro meu em que se não travasse o carro perdia velocidade mais depressa do que se tivesse travado, logo ele "acelerou", no sentido em que se tivesse ficado quieto ele perdia velocidade e logo acabava por parar antes, percebeste agora o meu ponto de vista?

Mas até aí já eu cheguei, ora vê lá uns post's atrás...eu disse inclusivé que percebi que tas a "defender" a reacção normal...contudo essa reacção é incorrecta.

Não há carro nenhum que faço as coisas sozinho, quanto muito ajuda, mas mesmo com ESP/ASP/ABS etc etc...se eu quiser vira-lo ao contrário viro.
Estava a fazer um claro exagero ao dizer que ele faz tudo sozinho, como penso que entendes [;)]
De facto permite uma margem de manobra maior do que os que oferecem menos ajudas.

Exacto

Essa treta do ESP que ainda nao percebi bem a REAL utilidade pois ainda hoje vi 2 carros de topo(com ESP) que se despistaram, da mesma forma que todos se despistam.
Quanto a mim estas tretas só fazem é criar no condutor uma ideia de segurança virtual que o faz ainda é ter um acidente mais rapidamente.

E se em vez de ligarem ao ESP e a tretas do estilo, ligassem mais ao excesso de velocidade e ao facto de saberem se tem mãos ou nao para conduzirem, se calhar era mais seguro.[;)]
A REAL utilidade é dar-te "ferramentas" que te ajudam. Quando estás ciente dessas ajudas e de como te podem ajudar melhoram a tua própria capacidade. Não impedem que hajam acidentes e não resolvem as situações todas milagrosamente, mas oferecem-te mais hipóteses.
Pensa na coisa como tu querendo fazer um desenho. Se só tiveres um lápis e souberes desenhar bem fazes um desenho bom, mas se tiveres vários tipos de lápis terás um desenho melhor. No entanto, se tiveres os vários lápis mas não souberes desenhar não vai ser isso que te vai fazer o desenho bom. Entendes?

Neph, se percebesses do farelo percebias o que estávamos a querer dizer e onde todos quisemos chegar, mas se não consegues deixa-te ir com a corrente que a chuva hoje tá forte [;)]

Torres neste aspecto concordo contigo, que é a situação que acontece devido à falta de prática dos condutores, mas nunca é a ideal.
E só acabando com isto já tive em várias situaçoes com um carro meu em que se não travasse o carro perdia velocidade mais depressa do que se tivesse travado, logo ele "acelerou", no sentido em que se tivesse ficado quieto ele perdia velocidade e logo acabava por parar antes, percebeste agora o meu ponto de vista?
Sim [;)]

Se ele nao tivesse travado tinha tido o acidente da mesma pois o carro ja estava a fugir de traseira e era inevitalmente um pião no minimo.

bfo-rlmente.jpg

Voltar
Superior