[Acidente] 'Acidente' estranho

trtl

New member
Passou-se há dias lá em casa uma situação muito estranha que passo a relatar. Isto aconteceu em Coimbra e o carro em causa é um Opel Corsa C.

Resumidamente, o meu irmão usou o carro até perto das 14h, hora em que o estacionou em frente a casa. Não lhe voltou a pegar e às 20h outra pessoa da família ainda viu o carro no mesmo sítio. Por volta das 21h o meu irmão quis arruma-lo na garagem e o carro já lá não estava: estava uns 100m mais à frente, tinha batido numa carrinha e subido um passeio indo bater no muro.

O sítio onde estava estacionado o carro é plano embora a estrada comece a descer um pouco mais a frente.

O meu irmão diz que deixou o carro travado (tanto é que se aguentou das 14 as 20 no mesmo sítio) e quando o fui tirar do muro diz que ele estava também travado e com as portas trancadas. Quando meteu a chave na ignição acendeu-se a luz de tecto e os limpa para brisas.

Provavelmente foi uma tentativa, pouco inteligente, de roubo. Mas é estranho que se tenham dado ao trabalho de travar e trancar o carro. Também não havia marcas de arrombamento nem desapareceu nada de dentro o carro...

Será possível que o carro tenha destravado sozinho? Já aconteceu alguma coisa semelhante a alguém?

É a hipótese mais provável. Mas sinceramente parece-me uma tentativa MUITO estúpida. Não havia quaisquer sinais de roubo... para além da própria natureza do acidente claro.

Estavam óculos de sol, cds, dinheiro, até o comando da garagem lá estava, e lá continuou tudo.

Isso parece uma tentativa falhada de roubo!

concordo...roubo do carro

Quanto aos 'óculos de sol, cds, dinheiro'...qdo levaram o carro..isso estava lá dentro e não fazia sentido guardar, quando bateram no muro, talvez assustado(s), não tiveram tempo pra mais.

E quanto a deixarem o carro travado...uma questão de hábito!
não deve ser ninguem das oficinas...esses raramente travam os carros [;)]

Sem ser tentativa de roubo...

Soube de uma pessoa que se queixava q o carro andava à noite (sózinho e a subir a entrada da garagem) e acabava sempre encostado ao portão da garagem.

Até q um dia ficou a janela a ver quem mexia no carro.

Não era ninguem, era um prob de um contacto electrico q fazia arrancar o motor (sem pegar realmente), como o carro estava engatado...ia andando :sh)

Dizes que o sítio onde estava o carro é plano. Plano, mesmo plano? Ou
seja, se lá deixares o carro sem estar travado ele fica parado?

Viste se existem marcas no pára-choques traseiro (ou marcas de mãos
na traseira)?
O carro pode ter sido empurrado. Ou seja, o travão-de-mão pode ter
sido puxado mas não ter sido BEM puxado.

Pode até ter acontecido sem haver empurrão.

Se o carro tiver sido "esmifrado" antes de ter sido estacionado, os discos
e travões podiam estar quentes e "justos". O travão-de-mão mal puxado
pode mantido o carro parado até que o arrefecimento dos travões e discos
tivesse reduzido o atrito entre eles. E nessa situação pode ter começado
a rolar sozinho. Ou com uma rajada de vento. Ou pequeno encosto.

Há quem deixe o carro engatado, para evitar situações semelhantes.
Eu costumo deixar as rodas viradas contra o passeio.

Em Vale de Cambra um carro do padre esteve uma tarde inteira parado e começou a rolar passado umas horas sozinho. Infelizmente com consequências bem mais graves, pois o avô e uma amiga minha foi atropelado e não resistiu.

Por isso é tratar de arranjar o carro e esquecer, podia ter sido bem pior.

Outras hipóteses é roubo ou alguém que não gosta do teu irmão.

Dizes que o sítio onde estava o carro é plano. Plano, mesmo plano? Ou
seja, se lá deixares o carro sem estar travado ele fica parado?

Viste se existem marcas no pára-choques traseiro (ou marcas de mãos
na traseira)?
O carro pode ter sido empurrado. Ou seja, o travão-de-mão pode ter
sido puxado mas não ter sido BEM puxado.

Pode até ter acontecido sem haver empurrão.

Se o carro tiver sido "esmifrado" antes de ter sido estacionado, os discos
e travões podiam estar quentes e "justos". O travão-de-mão mal puxado
pode mantido o carro parado até que o arrefecimento dos travões e discos
tivesse reduzido o atrito entre eles. E nessa situação pode ter começado
a rolar sozinho. Ou com uma rajada de vento. Ou pequeno encosto.

Há quem deixe o carro engatado, para evitar situações semelhantes.
Eu costumo deixar as rodas viradas contra o passeio.

O sítio é plano mesmo, para ajudar a berma da estrada tem algumas irregularidades que até ajudam a travar o carro.
Também verifiquei a parte de trás do carro e não tinha sinais de nada.

Essa questão do arrefecimento dos travões também me passou pela cabeça, mas calculo que nas 6h que esteve parado eles tiveram mais que tempo para arrefecer, se tivesse sido só 1h ainda acreditava mas assim...

Estou mais inclinado para a tentativa de roubo, mas como já disse o facto de não aparentar entrada forçada, nada ter desaparecido, e travarem e trancarem o carro no final a mim causa-me estranheza!

Quanto a não gostarem do meu irmão duvido, ele é um rapaz simpático e não faz mal a ninguém [:p]

Eu tenho um vizinho que têm um Opel Signum e o carro dele também andou sozinho. Aliás está num diferendo com engenheiros da OPEL, até tive testemunhas. Só não ficou sem carro, porque bateu num calhau enorme e não caiu numa ribanceira.
Quando ele contou a história, nem queria acreditar...

No meu carro (o do avatar...) houve um recall da Honda a todos os primeiros modelos por causa de uma deficiência no travão de mão, por isso a hipótese de o carro ter andado sozinho não me surpreenderia, não fosse ser um carro que já está há uns 5 anos lá em casa e nunca ter dado problemas a esse nível...

Esses recalls foram para o Corsa D. O carro em causa é um Corsa C, geração anterior portanto.

Obrigado pela info de qualquer forma :)

Esses recalls foram para o Corsa D. O carro em causa é um Corsa C, geração anterior portanto.

Obrigado pela info de qualquer forma :)

Estes problemas apareceram em 2002, acho eu. Pelo menos acho que é
a data mais antiga que me lembro de ter visto nesses links. A mais recente
foi de 2008.

Se o carro estava fechado e trancado e se as chaves não foram roubadas como é que entraram dentro do carro, mas mais importante, como é que o fecharam?

Soube de uma pessoa que se queixava q o carro andava à noite (sózinho e a subir a entrada da garagem) e acabava sempre encostado ao portão da garagem.

Até q um dia ficou a janela a ver quem mexia no carro.

Não era ninguem, era um prob de um contacto electrico q fazia arrancar o motor (sem pegar realmente), como o carro estava engatado...ia andando :sh)

Qual era o carro?

Por acaso tenho um Corsa C de 2002 e nunca gostei do travão de mão. Parece que está no máximo, mas há sempre mais um clique...

Se o carro estava fechado e trancado e se as chaves não foram roubadas como é que entraram dentro do carro, mas mais importante, como é que o fecharam?

Não sei se é o caso, mas alguns carros trancas a porta do condutor fechada, sais pela do passageiro e trancas essa com a porta aberta.

Isso era assim pelo menos nos carros mais antigos.

No meu carro quando foi assaltado, forçaram a fechadura, entraram, foram à mala, fecharam as portas todas e fecharam o carro e foram-se embora.

Voltar
Superior