Acidente e de quem é a culpa!

o sinal serve para dizer que perdes prioridade na proxima intersecção... não interessa o sítio onde está. é um aviso, não um localizador.

Diz-me então quem vem da rua do alto do arco carvalhão, que tem um sinal de cedência de passagem e um risco imediatamente antes da rua à qual eu venho em marcha, em relação a mim quem tem prioridade, é que existe um linha horizontal branca como eu coloquei no mapa. Pergunto para que serve essa linha, e pergunto ainda, se os sinais de cedência de passagem se encontram colocados exactamente no local onde se deve ceder passagem, ou apenas se deve parar quando existe a tal linha horizontal branca. Por exemplo, nas rotundas existe o triângulo invertido antes e só depois se encontra a linha horizontal branca.

Obrigado

A linha continua que assinalaste serve para proibir a ultrapassagem imediatamente antes do entroncamento e a tracejada delimita o limite direito da rua que sobe para Campo de Ourique.

A prioridade é dada não no local onde se encontra o sinal mas sim na intersecção das ruas.

Eu penso que desde que não se transponha / calcar a linha continua, pode-se realmente ultrapassar. Por exemplo, uma ultrpassagem a uma mota em que não se chegue a pisar o traço continuo, desde que não haja imposição por sinalização vertical. [;)]

Sim, claro, mas só não transpondo a linha.[;)]

A linha continua que assinalaste serve para proibir a ultrapassagem imediatamente antes do entroncamento e a tracejada delimita o limite direito da rua que sobe para Campo de Ourique.

A prioridade é dada não no local onde se encontra o sinal mas sim na intersecção das ruas.

Talvez não me tenha feito entender. A linha branca horizontal colocada na estrada a qual eu fiz um círculo a encarnado neste desenho desta tua mensagem serve para quê? E será esta linha que me referi no post ao qual me respondeste.

Anexos

• acidente3.jpg
    acidente3.jpg
    70,6KB · Visualizações: 0
Neste desenho, serve para as 2 intersecções, mas o local onde ocorreu o teu acidente nada tem a ver com este desenho.

Pois essa é a minha dúvida e quanto a mim não me parece que seja assim tão fácil de resolver. Agora o mesmo desenho que eu fiz, transpõe para as ruas do mapa, porque para mim isto é um cruzamento onde o carro verde vem do arco carvalhão, o carro amarelo a rua que vem do alto carvalhão e o azul a rua na qual eu estava. Mas é como eu disse à bocado, trata-se de um cruzamento complicado, e aqueles sinais de cedência de passagem e aquele traço horizontal estão lá por algum motivo.

Talvez não me tenha feito entender. A linha branca horizontal colocada na estrada a qual eu fiz um círculo a encarnado neste desenho desta tua mensagem serve para quê? E será esta linha que me referi no post ao qual me respondeste.

De facto, confesso que não me tinha apercebido da linha que agora assinalaste. No entanto, parece-me mais um caso de má sinalização, mas que não te será vantajoso. Isto porque os sinais lá atrás destinam-se á intersecção em "V" e não á intersecção com a rua de onde vinhas e, tal como o Metal King já disse, uma linha transversal sem sinalização vertical é igual a nada.

Concordo com a hierarquia, mas discordo em absoluto com a parte que coloquei a bold. Se terminar uma zona onde a sinalização vertical impedia a ultrapassagem mas se continuar a existir a linha continua não podes ultrapassar, a menos que a via comporte duas filas de trânsito nesse sentido.[;)]

Esta tive eu a experiência própria.
Tinha um sinal de final de proibição de ultrapassar, e só cerca de 200 metros mais à frente é que havia novamente a proibição de ultrapassagem.
Pelo meio, existia uma linha longitudinal contínua, e ue ultrapassaei um ''mata-velhos'', e por azar, ou talvez não, dois/três carros atrás vinha um jipe da GNR.
Acenderam logo os pirilampos e vieram atrás de mim.
Disseram que eu tinha transgredido e que me iam autuar.
Eu disse-lhes que tinha um sinal de final de proibição de ultrapassar e que esse sinal prevalecia sobre a linha longitudinal.
Fizeram-me ir mostra-lhes o sinal e depois disso, mandaram-me seguir.

mas tu não sabes se o outro tem ou não sinal de cedencia de prioridade, por isso se TU tens, TU tens de parar e deixar passar.

Por isso é que os sinais B1 e B2 do Código da Estrada são diferentes dos outros, que é para assim, nós os podermos distinguir.
Ao chegares a um cruzamento ou entrocamento, consegues perceber a exitência ou não destes sinais, s estes estiverem bem colocados, e não 100 metros antes da intersecção.

Esta tive eu a experiência própria.
Tinha um sinal de final de proibição de ultrapassar, e só cerca de 200 metros mais à frente é que havia novamente a proibição de ultrapassagem.
Pelo meio, existia uma linha longitudinal contínua, e ue ultrapassaei um ''mata-velhos'', e por azar, ou talvez não, dois/três carros atrás vinha um jipe da GNR.
Acenderam logo os pirilampos e vieram atrás de mim.
Disseram que eu tinha transgredido e que me iam autuar.
Eu disse-lhes que tinha um sinal de final de proibição de ultrapassar e que esse sinal prevalecia sobre a linha longitudinal.
Fizeram-me ir mostra-lhes o sinal e depois disso, mandaram-me seguir.

Ainda bem que assim foi, mas mantenho a discordância. Mais uma vez, concordo com a hierarquização dos sinais, mas o simples facto de um sinal vertical te dizer que deixa de ser proibido ultrapassar não te autoriza a cometer uma infracção grave, leia-se, transposição de traço continuo. E nós bem sabemos que os nossos agentes da GNR e PSP não são propriamente "barras" na matéria.[:D][;)]

E já que falaste na Hierarquia das prescrições, estás enganado.
Em primeiro lugar vem a ordem das autoridades; depois os semáforos; de seguida a sinalização temporária - ex. obras; depois a sinalização vertical, e em último caso a sinalização horizontal.

Dou-te o exemplo, se tiveres um sinal que permita a ultrapassagem, mas tiveres uma linha longitudinal contínua, nada te impede de ultrapassar.

Permite-me corrigir-te na hierarquia da sinalização.

É:

1º - Agente regulador de trânsito
2º - Sinalização temporária
3º - Sinalização luminosa
4º - Sinalização vertical
5º - Sinalização horizontal/ marcas rodoviárias
6º - Regras de trânsito

[;)]

Última edição:
Voltar
Superior