Acidente com culpa + Seguro

HugoPaiva

New member
Olá Boa noite.

O que me leva a abrir este tópico é o seguinte:

Ontem passei um sinal vermelho e fui bater direitinho num Scirocco com 2 meses que ia a atravessar a minha rua.

A rua em questão tem um sem aforo recente, antes era uma direita a via onde eu circulava, e estava meio escondido atrás de uma carrinha. A juntar a isso, ia a caminho do hospital com febre, mas de qualquer das formas fui eu que passei o vermelho e tenho que arcar com as consequências.

O meu seguro é da Axa e é apenas contra terceiros. O outro veículo tem também seguro Axa.

A minha questão é a seguinte: Mesmo tendo passado o sinal vermelho, a seguradora paga o arranjo total do outro carro ou vai sobrar para o meu lado?

O carro/seguro estão no nome do meu pai. Há algum problema quanto a isso?

Obrigado desde já pelas respostas.

PS- Foi tudo tratado através da declaração amigável. A policia este no local mas não foi feita participação nem nada.

Pelos vistos ninguém se magoou e isso é mais importante. Não sei se o facto de não ser o teu pai ao volante, sendo ele o segurado, não colocará entraves, alguém dos seguros jávirá dar uma opinião mais válida.

Btw, aposto que te passou logo a febre não? :(

Cheguei ao hospital logo sem febre porque tive que estar ao frio a preencher as cenas.

Para todos os efeitos o seguro é feito ao carro e não à carta por isso não deve haver problema, digo eu. Na declaração amigável tem propositadamente nome do titular do seguro e nome do condutor no momento do acidente.

No caso do terceiro envolvido, o seguro está no nome de IMEDGAIA, que é uma clínica dentária em Gaia.

Na parte traseira da declaração amigável na parte de comunicação do sinistro pergunta novamente o nome do segurado e e do condutor no momento do sinistro. Tendo depois a pergunta se o condutor envolvido no acidente (eu) é o habitual condutor do veículo.

Uma coisa que aprendi é que, seja em que situação for, nunca nos devemos dar como culpados...

Já me dei como culpado num acidente e o gajo tinha estado a beber... Vim a saber disso mais tarde!

Se tiveres tudo legal no carro, não tens nada a perder, mantém a calma, deixa a seguradora ou a policia decidir quem é o culpado.

A seguradora, tanto quanto sei, paga o arranjo total do outro carro, a não ser que tenhas alcool no sangue ou situações desse género.

Uma coisa que aprendi é que, seja em que situação for, nunca nos devemos dar como culpados...

Já me dei como culpado num acidente e o gajo tinha estado a beber... Vim a saber disso mais tarde!

Se tiveres tudo legal no carro, não tens nada a perder, mantém a calma, deixa a seguradora ou a policia decidir quem é o culpado.

A seguradora, tanto quanto sei, paga o arranjo total do outro carro, a não ser que tenhas alcool no sangue ou situações desse género.

Há uma testemunha que ia com 3 pessoas no carro que me viram a passar o vermelho. Há outra testemunha que estava atrás do carro em que bati que assegura que passaram no verde, logo, quanto à culpa não pude fazer muito.

Não foi feito auto nas autoridades porque segundo o meu pai me disse, com testemunhas contra mim, ainda me tinha que dar com o facto de ter passado o vermelho.

Eu quando bati olhei de imediato para trás e vi que estava vermelho para os peões, logo verde para mim mas o senhor que vinha atrás de fim afirma que passei no vermelho.

A senhora em que bati não esteve a beber, quase de certeza, porque vinha ainda com a bata do trabalho no hospital. Tinha saído as 24h pelos vistos.

O que me aconselham a fazer então? Queria também saber se vou ter problemas por não ser eu o dono do carro e o titular do seguro. Devo dizer que a titulo excepcional estava a conduzir aquele carro, sendo que o condutor habitual é o meu pai?

Hugo o que podes tentar ver é se esse semáforo está de facto registado na rua em que se passou a ocorrência.
Para isso basta ires à câmara municipal e pedires isso!
Sei disto porque já se passou o mesmo com um conhecido meu que não parou num stop.

Visto não ter havido feridos (e ainda bem) a AXA irá (julgo eu) pagar o conserto do Sirocco, o facto de teres passado um vermelho será um assunto a tratar com as autoridades, mas isso podia-te ter sido informado por eles na altura.

Vai dando noticias sobre o caso por favor!

Cumps

Hugo o que podes tentar ver é se esse semáforo está de facto registado na rua em que se passou a ocorrência.
Para isso basta ires à câmara municipal e pedires isso!
Sei disto porque já se passou o mesmo com um conhecido meu que não parou num stop.

Visto não ter havido feridos (e ainda bem) a AXA irá (julgo eu) pagar o conserto do Sirocco, o facto de teres passado um vermelho será um assunto a tratar com as autoridades, mas isso podia-te ter sido informado por eles na altura.

Vai dando noticias sobre o caso por favor!

Cumps

Boas.

Não existiu participação nas autoridades. A policia teve lá e a senhora do Scirocco, um pouco por pressão do meu pai que foi ter comigo, não quis fazer participação nas autoridades para evitar chatices pelo vermelho. O meu problema é mesmo a Axa pagar ou não o arranjo do Scirocco porque ficou bastante amassado enquanto a minha mondeo de 95 só partiu uma óptica. O farol ficou intacto.

Então nem sequer foste multado certo?

Bom deixando isso de parte. Eu julgo que tu tendo assumido a culpa não terás problemas!
Os seguros têm que ter obrigatoriamente 3.250.000€ para danos corporais e materiais, sendo 750.000€ para materiais e 2.500.000€ para corporais!

Agora cuidado, se tiveres mais do que 2 sinistros por ano pode agravar o seguro!

Espero ter ajudado!

Bom deixando isso de parte. Eu julgo que tu tendo assumido a culpa não terás problemas!
Os seguros têm que ter obrigatoriamente 3.250.000€ para danos corporais e materiais, sendo 750.000€ para materiais e 2.500.000€ para corporais!

Agora cuidado, se tiveres mais do que 2 sinistros por ano pode agravar o seguro!

Espero ter ajudado!

750 mil certo? Então dá muito bem para arranjar o Scirocco. Sair do meu bolso é que ia ser do caraças.

Mais opiniões são precisas.

Edit: não, não recebi multa.

Última edição:

Espero ter ajudado!

O seguro agrava logo a partir do primeiro sinistro, não é preciso ter 2.

Quanto muito a seguradora pode "pegar" no facto de não ser o teu pai a ter o sinistro, mas é algo dificil de eles comprovarem que é que o conduz com regularidade; se o conseguirem por qualquer motivo é razão para anularem a apólice unilateralmente.

Eu andei assim quase 1 ano (nome do meu avô) e não tive problemas com eles, primeiro porque não tive acidente nenhum e depois mesmo a polícia a unica coisa que perguntava era o proprietário do carro.

Olá Boa noite.

Ontem passei um sinal vermelho e fui bater direitinho num Scirocco com 2 meses que ia a atravessar a minha rua.

A rua em questão tem um sem aforo recente, antes era uma direita a via onde eu circulava, e estava meio escondido atrás de uma carrinha. A juntar a isso, ia a caminho do hospital com febre, mas de qualquer das formas fui eu que passei o vermelho e tenho que arcar com as consequências.

O meu seguro é da Axa e é apenas contra terceiros. O outro veículo tem também seguro Axa.

A minha questão é a seguinte: Mesmo tendo passado o sinal vermelho, a seguradora paga o arranjo total do outro carro ou vai sobrar para o meu lado?

PS- Foi tudo tratado através da declaração amigável. A policia este no local mas não foi feita participação nem nada.

- O facto de teres passado com sinal vermelho: é irrelevante para a seguradora em termos de pagamentos. A não existir qualquer motivo para um direito de regresso contra ti (condução sob o efeito de álcool p.ex.) ou motivo de nulidade do seguro a seguradora paga tudo;

-O que leva segunda questão. O proprietário do carro e segurado (e presumivelmente tomador de seguro) é o teu pai. Isto pode ter implicações nestes, e SÓ nestes termos:

Se tiveres menos de 25 anos e ou carta há menos de 2 anos e FORES o condutor habitual da viatura e constar da apólice o TEU PAI como condutor habitual: o seguro pode ser considerado nulo desde o seu início por falsas declarações, desde que a seguradora descubra o facto.

Pode descobrir se assinalaste na participação ao seguro (verso na declaração amigável) que és o condutor habitual e na apólice constar o teu pai.

Numa declaração amigável não existe nada que seja dar-te como culpado. Deves preencher com os dados reais do incidente e entregar à seguradora. Eles sim vão apurar culpas e tratar dos pagamentos. Teres cometido uma infracção rodoviária não vai influenciar em nada o teu seguro, se ninguém cometesse infracções diria que a maioria das colisões não ocorriam.

A história de seres o condutor habitual da viatura não vai influenciar, nem nunca vi um seguro que estivesse minimamente interessado em apurar este facto.

Não percebo o ppl que anda aí a dizer, nunca se darem por culpados... não faço ideia o que é dar por culpado, o importante é ser VERDADEIRO na declaração. Se a culpa é nossa há que arcar com as consequências e deixar de ser menino/cobardolas (O que não me parece que seja o caso do tópico!).

A história de seres o condutor habitual da viatura não vai influenciar, nem nunca vi um seguro que estivesse minimamente interessado em apurar este facto.

É das primeiras coisas que um gestor de sinistros faz...por alguma razão está na participação ao seguro uma quadrícula para se assinalar esse dado.

Não tens qualquer problema ... a Axa vai pagar os estragos causados e agravar-te o seguro a ti.

Quanto ao seguro estar em nome do teu pai nao há problema. O seguro é do carro.

Como o Cuto explicou não parece haver nada para a companhia, caso assuma a responsabilidade, ir solicitar o direito de regresso.
Mesmo sendo uma perda total, o valor do VW está dentro dos limites do seguro, por isso, por aí podes estar descansado.

Atendendo às testemunhas etc., também não vejo muito volta a dar para não seres responsável, por isso é arcares com a reparação do teu carro.

Em setembro também tive uma acidente no qual fui dado como culpado, chamamos a GNR fizeram o croqui que depois foi enviado para as seguradoras.
O meu carro esta em nome da minha mãe, não tive quaisquer problemas pois eu disse logo que a minha mae me tinha emprestado o carro, ao GNR, ele disse que isso não tinha problema nenhum.
Fui dado como culpado, como não tinha bebido nada o seguro pagou os danos causados no outro veiculo, enquanto que no meu paguei eu.
Penso que não há motivos de preocupação, se perguntarem algo é só dizer que o condutor habitual é o que foi dado no momento em que o seguro foi feito.
A mim ninguem me perguntou nada, nos sabemos que cada um devia pagar o seguro consoante os riscos que pode causar mas também sabemos que o seguro pago por um recem encartado é quase o dobro.
Se o valor comercial do outro carro for inferior ao valor do arranjo (certamente não é o caso) tu não tens que te preocupar, o dono do carro, apesar de lesado é que tem de arcar com as despesas, sou contra isso, mas não há nada a fazer. Penso que seja assim, caso esteja a dizer alguma barbaridade corrijam-me.

Cumprimentos

Não é uma quadrícula, é no verso podes escrever o que entenderes ou não escreveres...

Sim...e isso dá razão à tua afirmação? As seguradoras se esse campo não estiver preenchido mandam-te um inquérito para completares. E , desde logo vão achar estranho o não preenchimento. A declaração de sinistro é para ser preenchida na íntegra.

Olá Boa noite.

Não te preocupes. Preencheram e assinaram a DAAA, portanto, agora só tens que preencher o verso e o proprietário do carro entregá-la na seguradora. O seguro vai pagar o outro e tu vais pagar o seguro agravado e os danos do teu carro.

Se precisares de mais ajuda, vai colocando aqui as tuas dúvidas! [;)]

Última edição:
Sim...e isso dá razão à tua afirmação? As seguradoras se esse campo não estiver preenchido mandam-te um inquérito para completares. E , desde logo vão achar estranho o não preenchimento. A declaração de sinistro é para ser preenchida na íntegra.

Falha lamentavel essa da quadrícula..... [:D][:D][:D][:D]

Voltar
Superior