Acidente! Ajuda.

estradanm1.jpg

Numa via destas, com visibilidade em largos metros, como é que se tem uma passa daquelas... (mesmo que ambos tivessem julgado terem prioridade, eu não avançaria no lugar do que vira)

Continuo a supreender-me ao ver cenas destas... e vejo muitas, infelizmente...

Sendo todos estes facto que relataste verdadeiros, o outro gajo só pode ser anormal, então ao usar aquela via não olha para a esquerda?

Pela maneira como o carro ficou o outro condutor poderia facilmente ter morrido.

Obviamente deveria estar ali um sinal de STOP, não sei se não se poderá imputar parte, ou total responsabilidade a quem gere a sinalização naquele local.

eu até faço um cenário hipotético que torna plausível a não culpabilidade de quem estava a fazer a inversão de sentido, mesmo que lá estivesse um stop.

o gajo estava parado na via da inversão, olha para a esquerda e não vê ninguém, apenas um carro que vinha na faixa da esquerda (que vai dar à outra estrada para norte). arranca. entretanto o tal carro dá conta que estava enganado e que queria ir pela faixa da direita, para poder seguir em frente. muda rapidamente de faixa (eventualmente pisando o traço contínuo), mas encontra o outro carro a fazer inversão. trava a fundo e batem.

estrada2qk8.jpg

a responsabilidade do acidente nunca seria do carro que fazia inversão de marcha, mas era provável que fosse declarado culpado

Isso é uma hipotese, responsabilizar a entidade, no entanto há o problema de saber ha quanto tempo falta o sinal, se já tinha sido comunicado, etc...

eu até faço um cenário hipotético que torna plausível a não culpabilidade de quem estava a fazer a inversão de sentido, mesmo que lá estivesse um stop.

o gajo estava parado na via da inversão, olha para a esquerda e não vê ninguém, apenas um carro que vinha na faixa da esquerda (que vai dar à outra estrada para norte). arranca. entretanto o tal carro dá conta que estava enganado e que queria ir pela faixa da direita, para poder seguir em frente. muda rapidamente de faixa (eventualmente pisando o traço contínuo), mas encontra o outro carro a fazer inversão. trava a fundo e batem.

estrada2qk8.jpg

a responsabilidade do acidente nunca seria do carro que fazia inversão de marcha, mas era provável que fosse declarado culpado

Tens uma imaginação muito fértil mas não foi isso que se passou [;)]
Após sair da ponte o rapaz meteu-se na direita e assim foi até ao embate.

Edit: Nesse cruzamento para norte não se pára, porque se tem prioridade

Face ao local estou mais inclinado a concordar com o Metal King, mas a postura da CM pode vir ajudar a esclarecer.

No entanto é normal que essa questão possa suscitar discussão... e como disse, sendo entendido por quem vai decidir ser um entroncamento, aplicar o 30º

E tendo em conta a duvida que isto possa suscitar, mais a falta do stop, mais o rasto de travagem, mais o volume dos danos, poder haver uma partilha de responsabilidade...

Última edição:
Causa nº 1 acidentes - Falta distancia seguranca entre carros
Causa nº 2 acidentes - Falta atencao nos cruzamentos

Entram à doidos em zonas de cruzamentos depois o que esperam? Em cruzamentos baixo sempre a velocidade para 20kms/h ou se tiver visibilidade no minimo tenho o pé em cima do travao para me prevenir. Para mim têm os 2 culpa, mas legalmente vai ser o carro nº 2 a ganhar pela ausencia do STOP.

Causa nº 1 acidentes - Falta distancia seguranca entre carros
Causa nº 2 acidentes - Falta atencao nos cruzamentos

Entram à doidos em zonas de cruzamentos depois o que esperam? Em cruzamentos baixo sempre a velocidade para 20kms/h ou se tiver visibilidade no minimo tenho o pé em cima do travao para me prevenir. Para mim têm os 2 culpa, mas legalmente vai ser o carro nº 2 a ganhar pela ausencia do STOP.

Podes explicar porque achas que têm os dois culpa?
Cumprimentos [;)]

O carro 2 estava numa via que serve, apenas e só, para inverter o sentido de marcha. E quando se inverte o sentido de marcha tem que se dar prioridade. O sinal de STOP não faz lá falta nenhuma.

A distância de travagem do carro 1 não é nada abonatória sobre a velocidade a que circulava (seguramente superior a 50 Km/h).

Portanto o acidente dá-se porque existiu a concorrência no mesmo local (e tempo) de 2 transgressões ao código de estrada: falta de cedência de prioridade na inversão do sentido de marcha (carro 2) e excesso de velocidade (carro 1).

50% de culpa para cada um e está a coisa resolvida!

Acho que têm os 2 culpa porque nada justifica num cruzamento com boa visibilidade ambos nao terem mais cuidado a "entrar" no cruzamento. Aqui a frente de minha casa tenho um cruzamento onde estao sempre haver acidentes e quem vai na via mais rapida nao é uma nem duas as vezes em que pouca ou nenhuma atencao têm ao passar ali. E JazzFM o carro 2 vai ter legalmente razao, se vires o grafico ele podia continuar em frente pela avenida como se fizesse apenas 90º e nao inversao de marcha.

Acho que têm os 2 culpa porque nada justifica num cruzamento com boa visibilidade ambos nao terem mais cuidado a "entrar" no cruzamento. Aqui a frente de minha casa tenho um cruzamento onde estao sempre haver acidentes e quem vai na via mais rapida nao é uma nem duas as vezes em que pouca ou nenhuma atencao têm ao passar ali. E JazzFM o carro 2 vai ter legalmente razao, se vires o grafico ele podia continuar em frente pela avenida como se fizesse apenas 90º e nao inversao de marcha.

:sh)

Têm ambos culpa por não terem cuidado a entrar no cruzamento? Afirmas coisas que só o podias fazer caso tivesses presente no momento do acidente :sh) . Aquilo é uma recta bem grande é normal que não abrandes (em demasia) naquele cruzamento porque á partida qq carro que faça inversão de marcha ali tem obrigatoriamente de PARAR, não é abrandar, é parar mesmo!

Infelizmente o caso ainda está para durar.. [8b]

Voltar
Superior