Acidentado com 10 anos e sem documentos...

Não, não fui culpado... Mas aos olhos da seguradora do outro homem eu não deveria andar na estrada, e como na altura não tive quem me aconselhasse em como eu deveria proceder, não fiz nada...

Independentemente disso tu foste lesado materialmente... têm de te pagar o arranjo do carro. Já passou muito tempo?

[EDIT]
Já reparei que foram 2 anos. Tenta informar-te se podes reabrir o processo e reclamar o devido!

Cmpts

Última edição:
Independentemente disso tu foste lesado materialmente... têm de te pagar o arranjo do carro. Já passou muito tempo?

[EDIT]
Já reparei que foram 2 anos. Tenta informar-te se podes reabrir o processo e reclamar o devido!

Cmpts

Tenho muitas dúvidas que isso seja assim. Legalmente ele não tinha direito de andar na via pública, ou seja, a seguradora poderá sempre alegar que não tem nada que pagar a quem andava fora da lei.

Tenho muitas dúvidas que isso seja assim. Legalmente ele não tinha direito de andar na via pública, ou seja, a seguradora poderá sempre alegar que não tem nada que pagar a quem andava fora da lei.

Realmente, então eles andam sempre a arranjar forma de fugir com o (_|_)
à seringa ... se ele não tinha seguro não sei não. Não me parece.

Ainda bem que aprendeste lição. Existe muita gente que faz a primeira e volta a fazer até estar mesmo bem fuzido.

Eu vendia o carro.

Acontece que eu na altura por dificuldades financeiras não tinha o seguro em dia, e após o acidente a GNR levou-me os documentos...
Bela desculpa... [8b]
Na altura a minha situação financeira era realmente muito dificil...
Trabalhava como servente nas obras, ganhava cerca de 700€ mês, e tinha que dar para pagar 245€ da prestação do carro, 150€ de renda, comida, electricidade, gáz, água, gasolina, etc...

Espero bem que tenhas aprendido a lição, pois ter um carro, não basta só ter guito para pagar a mensalidade. teu testemunho, é prova disso mesmo. Não tinhas dinheiro para pôr de lado, por mês, cerca de 25€ para seguro, então, não compravas o carro, ponto final!

:sh)

eu às vezes fico parvo com certas mentalidades......

O carro é teu, tens dinheiro para o reparar, o que esperas ? apr:)

Já está pago, é um bom carro, tem uma batida mas com possivel reparação ... que estás à espera ? valor para vender o carro ? e utilizares um carro que já é teu, em vez de te meteres noutro carro/crédito e afins ?

Repara o carro, avisa que vai a IPO-B, qdo a oficina der o carro por reparado, tens garantia de 6 meses sobre a reparação, se não estiver em condições o arranjo seguinte é à conta deles.

É mais facil vender [8b] até parece que nao te custou a ganhar....:sh)

Pois, deveria ter sido assim, mas infelizmente não foi...

Vo ver se arranjo peças para o carro durante este mês, se não consguir baratas despacho-o...

Já me falaram sobre isso dos seguros, mas isso tem um prazo de 15 dias acho eu...

Quando me falaram já era tarde...

Não tenhas pois é mesmo assim. É o mesmo que estares a cair de bêbado parado num semáforo vermelho e o de trás te dar uma traseirada. Tu tambem não devias andar na estrada nesse estado, mas "pagas as tuas contas" com a justiça e o responsável pelo acidente de viação é o que te bateu quando estavas parado.

Neste caso a situação é ainda mais óbvia dado que o facto do veiculo ter ou não seguro válido não influiu em nada na ocorrência do acidente.

Tal como no exemplo que dei, se de facto não foi o responsável pelo acidente, o Fernando Gonçalves deveria ter acertado contas com as autoridades/justiça pelo facto de não possuir seguro válido e ser ressarcido pela outra seguradora dos danos sofridos no seu veiculo.

[;)]

Não te metas em (mais) trabalhos e despacha isso.

Essas "recuperações" só são rentáveis para quem tem oficina ou muito tempo disponível para procurar peças, andar em cima da oficina e fazer ele próprio alguns arranjos.

Para além disso, as IPO tipo B chumbam tudo o que mexe, pelo que até podes arranjar o carro e ele chumbar por outra coisa qualquer. Já aconteceu por diversas vezes.

Por isso, o melhor é arranjar um sucateiro que te fique com isso por uns 500 a 800€, juntar aos 3 ou 4.000€ da reparação e comprar um carrito por 5.000€.
Com esta verba já arranjas um bom carro com menos 3 ou 4 anos que esse e com um historial mais feliz.

Quanto ao seguro, não vale a pena dizer mais nada mas compreendo a tendência para o facilitismo em condições mais dificeis.

O prazo de prescrição na responsabilidd extra-contratual (q é o caso dos acidentes de viação) é de 3 anos a contar do acidente (na letra lei diz a contar da data em q o lesado teve conhecimento do seu dto sendo q neste caso o conhecimento do dto é tu achares q n tiveste culpa). Para efectivares a responsabilidd do outro e se ainda tiveres pco dinheiro vai á seg social e preenche o req, de apoio judiciário (eles lá ajudam.) se tiveres dto a isso nomeiam-te um advogado e nd tens q pagar.

Qto ao carro imagina q ele novo vale 5000 e tu gastas 4000. A diferença é de 1000. Imagina q n reparando consegues vender o motor e td por 1500. nesta caso mais vale vender e o dinheiro serve p comprares um carro pequenito e ainda dá p pagares o seguro na boa.

Boa Tarde, antes de mais, desculpem lá não ter respondido antes mas estava a trabalhar e só agora é que tive oportunidade para o fazer...

Bem, realmente eu não posso (nem devo) nunca discordar da vossa opinião acerca da falta se seguro...

Como alguns de vocês disseram, foi uma lição que aprendi (infelizmente à força), e que fica para toda a vida...

Na altura a minha situação financeira era realmente muito dificil...
Trabalhava como servente nas obras, ganhava cerca de 700€ mês, e tinha que dar para pagar 245€ da prestação do carro, 150€ de renda, comida, electricidade, gáz, água, gasolina, etc...

É o que dá querer ser independente e viver sozinho... É muito difícil...

Mas o problema maior nem foi esse...

O problema foi que o meu patrão começou a pagar-me com atraso, primeiro foram 15 ias, depois 1 mês, assim sucessivamente até chegar aos 3 meses sem ordenado... Antes disso o denheiro até ia dando.. À conta mas ia dando...

Foi muito complicado mesmo, quase fiquei sem carro porque não tinha como pagar a prestação (depois acabei por ficar por causa do acidente), não fui para a rua porque a dona das casas onde eu morava foi compreensiva e comia quase por caridade...

Sei que nada disto serve de desculpa para o facto de eu andar sem seguro, na altura deveria ter parado o carro e não deveria andar mais com ele... Apenas vos estou a mencionar tudo isto para vos dar uma ideia daquilo que se passou...

Na altura precisava do carro para me deslocar para o trabalho, e por abusar da sorte, tramei-me...

No fim de contas até sinto que tive sorte no acidente... Praticamente só o meu carro e o do outro condutor é que sofreram, o homem até se declarou como culpado no local, nunca me veio pedir contas...
Posto isto, sinto que tive muita sorte, pois nem quero imaginar se eu tivesse sido culpado ou pior ainda, se alguem ficasse com lesões graves ou morresse mesmo, aí sim, eu estava mesmo tramado...

Alguns de vocês neste momento devem estar a pensar "Mas o que é que este gajo sem dinheiro, sem nada fazia com um carro daqueles?"

Pois, realmente na altura foi um negócio de um puto (eu) que queria ter um grande carro sem ter dinheiro...

Mais uma lição... Nunca comprem um carro sem antes terem a certeza que terão capacidade para o pagar...

Fiz um crédito de 60 meses, e agora passado todo esse tempo, gastei o dinheiro, parti o carro, e cometi asneira em cima de asneira...

Créditos para carros, só se for mesmo muito pequeno, ou então juntar o dinheiro e só depois comprar...

E esta é a história do meu acidente...

Quanto ao carro, quero agradecer as vossas respostas, vou procurar nas sucatas para ver se encontro algumas peças...

PauloFVF: para recuperar os documentos tenho que arranjar o carro e submete-lo à inpecção especial... Só depois disso mos devolvem...

Nerusom: Vou verificar, depois posto aqui... Este é o de iLS ou seja, só tem 105 cavalos... O SRi tem 125 acho eu...

Abraço

Off-Topic (até porque já te censuraram e responderam à questão) queria apenas frisar o seguinte: Não sei se tens, ou não, alguma formação académica superior - até pela profissão que dizes ter tido.

Mas foi das raras vezes que li um texto no forum sem um único erro de ortografia, mesmo que dos mais comuns.
E por isso estás de parabéns !

Off-Topic (até porque já te censuraram e responderam à questão) queria apenas frisar o seguinte: Não sei se tens, ou não, alguma formação académica superior - até pela profissão que dizes ter tido.

Mas foi das raras vezes que li um texto no forum sem um único erro de ortografia, mesmo que dos mais comuns.

MUITO BEM. Também por aqui foi notado!

Notei precisamente o mesmo! Além de uma grande simplicidade e sentido de arrependimento e responsabilidade. apr:)apr:)

Circular sem seguro é sempre um acto irresponsável, mas sobre isso não te vou censurar mais até porque já explicaste bem a situação e parece que aprendeste com o erro do passado.

E para quem diz que, quem não tem dinheiro não tem vícios, parece-me atendendo a várias situações, falso moralismo. Quantos de vós não compraram já um carro ou pediram um crédito que vos deixasse "à justa", ou tiveram um sonho que sempre quiseram realizar, um dia lá vos apareceu a oportunidade da vossa vida, e sem pensar duas vezes seguíram o coração e foram em frente? Nem tudo é assim tão linear...

Neste caso, o nosso amigo, ao que parece, até tinha possibilidades de pagar o crédito e as contas, ao que lhe falhou a entidade patronal que o deixou pendurado...[s)]

Volto a frisar que andar sem seguro é um acto irresponsável e censurável, mas devemos ao menos tentar ser mais compreensivos e menos agressivos perante certas situações.[;)]

Bom, em relação ao motor do carro, pode ser um Civic 1.5i LS Vtec (115cv) ou um 1.6i SR Vtec (125cv). Não estou a ver nenhum motor 1.6i LS 100cv, mas posso estar equivocado...

Em relação à reparação, é complicado mandar bitaites sem saber exactamente como foi o estrago, se houve danos estruturais, se houve deterioração do veículo ao longo destes 2 anos e por aí fora.
Por outro lado, depende muito da vontade que tens em fazer a recuperação, caso seja um carro com valor sentimental e o pretendas manter de futuro. Acho que acaba por depender muito disso.

Seja como for que decidas, boa sorte! [;)]

[EDIT]

Cmpts

Se no sinistro o Fernando não teve responsabilidade, naturalmente que pode reabrir e reclamar do acidente. Relembro o meu tópico:

http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=13021

Resumidamente, andava num carro emprestado, tive um acidente sem responsabilidade e o carro não tinha seguro válido, fiquei com uma nota de apreensão do veículo porque disse que não tinha os documentos comigo.
Independentemente da situação fiz uma reclamação do acidente na seguradora do "culpado" e esta pagou a reparação.

As seguradoras "arranjam" cada desculpa para fugirem às responsabilidades. Quando se trata de pagar é tarde mal e nunca quando é para receberem até acções judicais colocam...

O facto de andares na via publica, sem seguro, não tem desculpa, mas gostei da tua coragem e humildade, ao reconheceres o erro, sem meias desculpas, justificando a situação, sem que tivesses obrigação para isso.

Além disso, com um discurso correcto.

Infelizmente não é o normal neste fórum.

Com respeito ao carro, só depois de fazeres contas, podes ver se o valor que vais gastar se justifica.

Duvido que esse civic valha os 6000 € que se falou aqui.

Pelo meu Civic iLS 1.5 VTEC tb de 1996 (3 portas) ofereciam-me há quase 2 anos por volta dos 3000 €.

Está bem que esse é o coupé e talvez valha mais qualquer coisa, mas daí aos 6.000 €...

Mas tem em atenção que não há muitos civic coupé à venda, pelo que se quiseres mesmo o coupé talvez seja melhor arranjar esse.

Também reparei nesse pormenor e é de elogiar pois, infelizmente, escreve-se muito mal neste fórum. Isto não é o Messenger, IRC e não são SMS. Há tempo para escrever com cuidado para que todos percebam as intenções de quem participa.

E existem ferramentas fabulosas, gratuitas, por exemplo a Google Toolbar, que tem um corrector ortográfico de Português de Portugal!

Cmpts

Eu vi um [:p]

Fernando, aprendeste da pior maneira, mas de certa forma compreendo a tua acção...

Quanto ao arranjo do carro penso que tudo vai depender do preço a que irás encontrar as peças.

Desejo-te muito boa sorte para a resolução do teu problema.

Última edição:
Fernando acho que esse negocio não é lucrativo para ti!podes sondar preços para melhor fundamentares a tua decisão!eu vendia o que sobrava do carro a sucateiras e comprava outro! O facto de teres andado sem seguro foi condenavel, mas não serei eu nem ninguem deste forum que te irá julgar por isso, certamente tivestes a tua pena!mas ninguem pode julgar a vida dos outros sem conhecer as pessoas ou as circunstancias da vida!embora condene um condutor sem seguro!mas infelizmente por varias razões acontece muito!abraço e que tudo se resolva pelo melhor!

Voltar
Superior