Acidentado com 10 anos e sem documentos...

Boas...

Antes de mais quero dar os parabés a toda esta comunidade que pelo que tenho conseguido ver, se entreajuda bastante...

Tenho um Honda Civic Coupe 1.6iLS de 97, acidentado à cerca de dois anos...
Acontece que eu na altura por dificuldades financeiras não tinha o seguro em dia, e após o acidente a GNR levou-me os documentos...
Na altura ainda andava a pagar o carro e como o dinheiro era pouco, não o mandei arranjar...
Mas agora, passados dois anos, já acabei o crédito, e como tenho mais alguma liberdade finançeira gostava de o arranjar...
O problema é que pelo que me estiveram a dizer, já não compensa...
O valor comercial do carro anda entre os 3500 e os 4500 euros, e eu talvez tenha que gastar um pouco mais do que isso para o por a andar...
Para vos dar uma ideia, aquilo precisa de:
-para-choques;
-guarda-lama lado direito;
-capot;
-vidro frontal;
-radiador;
-farol lado direito;
-transmissão lado direito;
-etc;
Isto já sem contar grelhas, outas pequenas coisas, mais mão de obra...
Mas a despesa maior está nos airbags, tanto do condutor como do passageiro...
Estiveram-me a dizer que custa cerca de 1000 euros cada um...
Eu gostava de arranjar o carro, primeiro porque é o meu "Justiceiro" [:cool:] Segundo porque o motor está a funcionar na perfeição...
Ainda ontem coloquei-lhe o radiador, cheio de fugas, cloquei-lhe água, e o carro trabalhou na perfeição, o motor não aqueceu, o AC funciona (o radiador do AC não está danificado), ainda funciona tudo muito bem...
E passado isto lá vem a dúvida:
Será que compensa arranjar tudo?
Ou vendo às peças?
Será que consigo um bom preço pelo motor sem documentos?
Gostaria desde já agradecer a todos os que me puderem ajudar nestas questôes...
Obrigado

Bem eu vou ajudar, até porque se estive-se na mesma situçao gostaria de ser ajudado, alem de nao concordar com o que fizeste penso que temos de nos ajudar uns aos outros, pois comentarios desnecessarios todos sabem fazer, o mal esta feito agora resta arranjar soluçoes, e azares acontecem a todos, nao estou com isto a tentar desculpar o que aconteçeu.

Mas passando ao carro.

Toda a chaparia arranjas relativamente barato, quanto aos air bags, tenta numa sucata, ou em alguma empresa especializada nisso, mas penso que os 2 para esse carro devem rondar os 800 euros, nao vai para os valores que dizes,

Quanto aos documentos, depois de teres o carro reparado, tens de o submeter a uma ipo de tipo B e fazer o seguro, depois agarras nisso e vais a dgv levantar os documentos

Do principio ao fim é um processo ainda demorado mas com calma consegues

Felicidades e que te tenha servido de liçao, nao voltes a andar sem seguro

Bem eu vou ajudar, até porque se estive-se na mesma situçao gostaria de ser ajudado, alem de nao concordar com o que fizeste penso que temos de nos ajudar uns aos outros, pois comentarios desnecessarios todos sabem fazer, o mal esta feito agora resta arranjar soluçoes, e azares acontecem a todos, nao estou com isto a tentar desculpar o que aconteçeu.

Mas passando ao carro.

Toda a chaparia arranjas relativamente barato, quanto aos air bags, tenta numa sucata, ou em alguma empresa especializada nisso, mas penso que os 2 para esse carro devem rondar os 800 euros, nao vai para os valores que dizes,

Quanto aos documentos, depois de teres o carro reparado, tens de o submeter a uma ipo de tipo B e fazer o seguro, depois agarras nisso e vais a dgv levantar os documentos

Do principio ao fim é um processo ainda demorado mas com calma consegues

Felicidades e que te tenha servido de liçao, nao voltes a andar sem seguro

apr:) apr:) apr:)

[;)]

O andar com seguro não é apenas para te salvaguardar os outros.

Imaginas que tens um acidente e destroi o veiculo de outra pessoa nas mesmas condições.

Como vai ele recuperar?

Se procurares com tempo as peças numa sucata, mesmo os Airbags, fica-te bem mais em conta. Só tu sabes o estado real do carro para decidir se vale a pena ou não.

curiosidade:

andavas sem seguro e tiveste um acidente, a unica penalização que sofreste, foi ficar sem os documentos e, imagino eu, apenas enquanto o carro não mostrasse condições para circular em segurança, foi isto?

eu não sei porque pago seguro....

Se procurares com tempo as peças numa sucata, mesmo os Airbags, fica-te bem mais em conta. Só tu sabes o estado real do carro para decidir se vale a pena ou não.

Concordo plenamente... convém também avaliar muito bem a parte da mecânica, pois por vezes as maiores supresas no orçamento estão aí escondidas...

Assim "de longe" não me parece que compense arranjar. Mesmo sem airbags estás a gastar no carro uma grande percentagem do que ele vale. E se os airbags até dispararam o carro poderá ter que ir à mestra tratar dum empenozito...

Quem tem dificuldades financeiras e não pode pagar seguro, então tb n tem carro.

Ele ou pagava a prestação ou o seguro...! [:D]

Boas...

Antes de mais quero dar os parabés a toda esta comunidade que pelo que tenho conseguido ver, se entreajuda bastante...

Tenho um Honda Civic Coupe 1.6iLS de 97, acidentado à cerca de dois anos...
Acontece que eu na altura por dificuldades financeiras não tinha o seguro em dia, e após o acidente a GNR levou-me os documentos...
Na altura ainda andava a pagar o carro e como o dinheiro era pouco, não o mandei arranjar...
Mas agora, passados dois anos, já acabei o crédito, e como tenho mais alguma liberdade finançeira gostava de o arranjar...
O problema é que pelo que me estiveram a dizer, já não compensa...
O valor comercial do carro anda entre os 3500 e os 4500 euros, e eu talvez tenha que gastar um pouco mais do que isso para o por a andar...
Para vos dar uma ideia, aquilo precisa de:
-para-choques;
-guarda-lama lado direito;
-capot;
-vidro frontal;
-radiador;
-farol lado direito;
-transmissão lado direito;
-etc;
Isto já sem contar grelhas, outas pequenas coisas, mais mão de obra...
Mas a despesa maior está nos airbags, tanto do condutor como do passageiro...
Estiveram-me a dizer que custa cerca de 1000 euros cada um...
Eu gostava de arranjar o carro, primeiro porque é o meu "Justiceiro" [:cool:] Segundo porque o motor está a funcionar na perfeição...
Ainda ontem coloquei-lhe o radiador, cheio de fugas, cloquei-lhe água, e o carro trabalhou na perfeição, o motor não aqueceu, o AC funciona (o radiador do AC não está danificado), ainda funciona tudo muito bem...
E passado isto lá vem a dúvida:
Será que compensa arranjar tudo?
Ou vendo às peças?
Será que consigo um bom preço pelo motor sem documentos?
Gostaria desde já agradecer a todos os que me puderem ajudar nestas questôes...
Obrigado

antes de mais convém verificares se o preço que vais pagar pelo arranjo já não te permite comprar outro igual...[;)]

convém tb verificar se não afectou chassis ou charrion, o que obrigaria a que o levasses a um banco de ensaio para endireitar...

se fosse a ti, vendia-o a peças e comprova outro! com paciência és capaz de ganhar uns 2000 € vendendo tudo![;)]

Em primeiro lugar : bem-vindo ao Forum ...visto que não foi recebido da melhor maneira :sh)

Em segundo lugar caros colegas que falais de cor..pois nunca terão tido certamente de ver a vida desgraçada financeiramente em apenas algumas semananas ou meses...rezem para nunca passem por tal situação.

Em terceiro não digo que seja correcta a atitude do fernando, mas não julguemos precipitadamente a vida do Homem. (se bem que é condenável)

E por ultimo Fenando penso que não seja rentavel reparar o carro.

Em primeiro lugar : bem-vindo ao Forum ...visto que não foi recebido da melhor maneira :sh)

Em segundo lugar caros colegas que falais de cor..pois nunca terão tido certamente de ver a vida desgraçada financeiramente em apenas algumas semananas ou meses...rezem para nunca passem por tal situação.

Em terceiro não digo que seja correcta a atitude do fernando, mas não julguemos precipitadamente a vida do Homem. (se bem que é condenável)

E por ultimo Fenando penso que não seja rentavel reparar o carro.

Idem...
Acho que vais deitar dinheiro fora ao reparar o carro.
Se realmente gostas desse modelo procura um igual e fica com esse para material suplente ou vende a peças.

Julgo que se calhar não compensa arranjar, a menos que numa sucata consigas as peças todas...

Já agora sabes o código(nome) desse motor?

depende muito.................

eu acho que compensa, porque esses carros são caros no mercado dos usados..............!....

esse carro é vendido no mercado de usados por um valor que ronda os 6000€ mais coisa menos coisa!

arranja-o nem que seja para vender!

se fosse um carro com baixa cotação nao valia a pena, mas esse vale!

[;)]

agora que já aprendeste nao voltes a andar sem seguro!

e olha, como é que recuperas os documentos?

Boa Tarde, antes de mais, desculpem lá não ter respondido antes mas estava a trabalhar e só agora é que tive oportunidade para o fazer...

Bem, realmente eu não posso (nem devo) nunca discordar da vossa opinião acerca da falta se seguro...

Como alguns de vocês disseram, foi uma lição que aprendi (infelizmente à força), e que fica para toda a vida...

Na altura a minha situação financeira era realmente muito dificil...
Trabalhava como servente nas obras, ganhava cerca de 700€ mês, e tinha que dar para pagar 245€ da prestação do carro, 150€ de renda, comida, electricidade, gáz, água, gasolina, etc...

É o que dá querer ser independente e viver sozinho... É muito difícil...

Mas o problema maior nem foi esse...

O problema foi que o meu patrão começou a pagar-me com atraso, primeiro foram 15 ias, depois 1 mês, assim sucessivamente até chegar aos 3 meses sem ordenado... Antes disso o denheiro até ia dando.. À conta mas ia dando...

Foi muito complicado mesmo, quase fiquei sem carro porque não tinha como pagar a prestação (depois acabei por ficar por causa do acidente), não fui para a rua porque a dona das casas onde eu morava foi compreensiva e comia quase por caridade...

Sei que nada disto serve de desculpa para o facto de eu andar sem seguro, na altura deveria ter parado o carro e não deveria andar mais com ele... Apenas vos estou a mencionar tudo isto para vos dar uma ideia daquilo que se passou...

Na altura precisava do carro para me deslocar para o trabalho, e por abusar da sorte, tramei-me...

No fim de contas até sinto que tive sorte no acidente... Praticamente só o meu carro e o do outro condutor é que sofreram, o homem até se declarou como culpado no local, nunca me veio pedir contas...
Posto isto, sinto que tive muita sorte, pois nem quero imaginar se eu tivesse sido culpado ou pior ainda, se alguem ficasse com lesões graves ou morresse mesmo, aí sim, eu estava mesmo tramado...

Alguns de vocês neste momento devem estar a pensar "Mas o que é que este gajo sem dinheiro, sem nada fazia com um carro daqueles?"

Pois, realmente na altura foi um negócio de um puto (eu) que queria ter um grande carro sem ter dinheiro...

Mais uma lição... Nunca comprem um carro sem antes terem a certeza que terão capacidade para o pagar...

Fiz um crédito de 60 meses, e agora passado todo esse tempo, gastei o dinheiro, parti o carro, e cometi asneira em cima de asneira...

Créditos para carros, só se for mesmo muito pequeno, ou então juntar o dinheiro e só depois comprar...

E esta é a história do meu acidente...

Quanto ao carro, quero agradecer as vossas respostas, vou procurar nas sucatas para ver se encontro algumas peças...

PauloFVF: para recuperar os documentos tenho que arranjar o carro e submete-lo à inpecção especial... Só depois disso mos devolvem...

Nerusom: Vou verificar, depois posto aqui... Este é o de iLS ou seja, só tem 105 cavalos... O SRi tem 125 acho eu...

Abraço

Última edição:
Espera lá, não foste culpado do acidente? Então não deverias estar com estas questões pois a reparação do teu carro deveria ter sido paga pela seguradora do outro carro.

Ou pensas que não foste culpado e até foste, ou então trataste muito mal da situação.

Não, não fui culpado... Mas aos olhos da seguradora do outro homem eu não deveria andar na estrada, e como na altura não tive quem me aconselhasse em como eu deveria proceder, não fiz nada...

Fernando, acho que mais que te dar na cabeça, agora importante é ajudar na situação. Acho que erros na vida todos nós fizemos, e importante é que a lição tenha vindo ao de cima. Não me parece sinceramente que condenar quem sabe que errou, ajude alguem seja no que for.

Quanto ao teu carro, honestamente, eu penso que o carro não vale comercialmente mais de 4000€, a questão é o carro ter estado parado muito tempo e possivelmente terá outras coisas a arranjar que não seja só que te parece visivel.

Se neste momento podes ter outro carro o meu conselho é, venderes o carro que tens a quem compre salvados que eles sabem o que fazer para depois recuperarem os documentos. Hoje em dia, qualquer acidente mais aparatoso dá apreensão de documentos. E com o que eventualmente tenhas de parte e mais o que resultará dessa venda comprares um outro carro tendo em conta a tua actual situação economica.

Parece-me que ja aprendeste, infelizmente á tua custa, que é não se deve dar um passo maior que a perna. Agora esta feito, esta feito...há que olhar em frente e retirar a lição de vida disso que certamente tu já retiraste e não te metes noutra igual [;)]

Asneiras todos fazemos [;)]

Voltar
Superior