Abrir um negócio

A ideia que muita gente tem de, "abrir o que não houver na tua rua" pode ser o principio para não correr bem.

Se não há porque será? Andam todos a dormir é, até que um dia chega o primeiro iluminado e pumba negócio a andar de vento em popa!!!! :confused:

Tenta abrir um tasco de venda de água da torneira, certamente não haverá nenhum na rua! [:D] [;)]

O que quero dizer é que tudo depende da procura. Até pode haver uma zona que tem 3 lojas de informática num raio de 150 mts e mais uma pode não ser um mau negócio, pode até ser muito bom.

.......

Compra uma roulote e vai vender para o parque das áreas de serviço nas auto-estradas. [:p]
Atenção aos certificados, acho que é necessários alguns que segundo me parece vai ao encontro do que o echos disse.

Viva Echos,

Tenho algumas dúvidas em relação aos dois primeiros requisitos, pelo menos da forma como estão aqui expostos...

Devo dizer que na prática poucas pessoas no ramo possuem estas "habilitações", mas qualquer pessoa que manobre alimentos e esteja no ramo de "Restauração e Bebidas" é obrigado a ter estas carteiras, aso contrário incorre na possibilidade de ser interditado de permanecer na profissão

Mais requisitos:

* É necessário contratar serviços externos (ou internos) de um técnico de HACCP

* Mesmo que um estabelecimento não tenha lugares sentados, como os vulgares Take Away, é exigido ter 3 WC (1 para público e 2 para funcionários com banho)

* Os equipamentos hoteleiros exigem contratar uma potência de electricidade superior ao uso privado e isso exige um pedido especial

* Todos os estabelecimentos de restauração são obrigados a ter determinados ciclos de confecção (zona de armazenagem, zona de preparação, zona de confecção, zona de entrega)

Na minha opinião é um belíssimo negócio, mas é preciso viver para ele [;)]

Palavras sábias!!! [;)]

Um estabelecimento destes (restaurante, pronto a comer, take away, pastelaria, wathever) é um casamento de 24 horas por dia, 365 dias por ano!! Convém ter isso em conta antes do primeiro passo!

Primeiro, na minha opinião, depois de teres uma ideia formada do tipo de negocio e sector no qual este está implementado, elabora ou manda elaborar um estudo de mercado para o sector que pretendes, pois ficas logo com a noção REAL das coisas, se é ou não rentavel, tenta-te virar para mercados de nicho e direccionados para um determinado publico alvo!
Quanto ao Restaurante\café, na minha opinião quando este não é feito de raiz por nós, para além de este nunca ficar "a nossa maneira" acabas por herdar a fama do espaço, e acredita que não é fácil contornar este factor, e como já foi em cima referido nínguém, salvo raras excepções, se quer ver livre de um negócio rentável!

Desde já boa sorte!

Boas pessoal

Antes de mais obrigado a todos pela ajuda.

Acho que a opção "Pronto a Comer" já está de fora, devido às razões enumeradas anteriormente, especialmente aquelas que foram ditas pelo Echos.

Uma roulote também não é má ideia, situada num local perto de uma discoteca é uma autentica mina de ouro, conheço quem começou assim com uma roulote já algo antiga mas com tudo impecável a nível de condições e limpeza e hoje já tem três e tudo rebocado por carrinhas novas em folha, isto dito por alguém que é capaz de fazer 30kms apenas para comer um hamburguer ou uma bifana das deles.[:D]

Agora saí fora daquilo que tinha planeado pois eu não estou a pensar em largar o meu trabalho, para já, pois há que prevenir o facto de a coisa poder correr mal, algo que teria de fazer caso esta situação avançasse.

Tenho que investigar bem alguns franchisings e ver a viabilidade dos mesmos...

LelodasTshirts moro perto da rotunda do touro...

Cumps.

Entre outras coisas eu sou consultor de higiene alimentar e HACCP

Não te quero desanimar, porque esse negócio é muito interessante sem dúvida, mas......

* 1 dos membros constituintes da sociedade tem de ter curso de higiene e segurança no trabalho

* todos os empregados têm de ter curso de higiene e segurança alimentar, curso de haccp (duração 2 meses)

* O capital média para abertura de um Take Away ronda os 100.000€. Caso se trate de um trespasse convém apurar as razões da cedência

PS: O micro crédito tem um valor muito limitativo. Existem ainda outras entidades tipo IAPMEI que poderás reunir para obter mais informações

Resta-te apenas a exploração de um desses espaços, mas não existe nem um take away com "activos" que ceda o seu espaço por simples exploração

Algumas duvidas....o curso é de HCCP ou de Auto-Controle alimentar ? Tinha ideia que o HCCP só pode ser implantado após um ano de laboração com codigos de boas praticas e tudo isso já implantado...

Quando falas em 100 000 euros falas do custo sem o espaço certo ? Ou seja, do equipamento total digamos assim...?

Obrigado [;)]

Devo dizer que na prática poucas pessoas no ramo possuem estas "habilitações", mas qualquer pessoa que manobre alimentos e esteja no ramo de "Restauração e Bebidas" é obrigado a ter estas carteiras, aso contrário incorre na possibilidade de ser interditado de permanecer na profissão

Mais requisitos:

* É necessário contratar serviços externos (ou internos) de um técnico de HACCP caso o dono não os tenha. Não é mais do que uma ajuda mais técnica na implementação do sistema

* Mesmo que um estabelecimento não tenha lugares sentados, como os vulgares Take Away, é exigido ter 3 WC (1 para público e 2 para funcionários com banho) correcto

* Os equipamentos hoteleiros exigem contratar uma potência de electricidade superior ao uso privado e isso exige um pedido especial faz parte do contrato industrial de electricidade

* Todos os estabelecimentos de restauração são obrigados a ter determinados ciclos de confecção (zona de armazenagem, zona de preparação, zona de confecção, zona de entrega) questões de boas práticas. Facilita existir a separação por zonas, mas o mais importante é garantir que não ocorrem contaminações cruzadas. O uso de utensílios de cores diferentes, por exemplo, ajuda a resolver esta situação.

ora ora...

Algumas duvidas....o curso é de HCCP ou de Auto-Controle alimentar ? Tinha ideia que o HCCP só pode ser implantado após um ano de laboração com codigos de boas praticas e tudo isso já implantado...

O HACCP é uma das formas de autocontrolo. Até existir o Regulamento 852/2004, apenas estava definida em Portugal obrigatoriedade de Autocontrolo, pelo DL 67/98 (sim, é de 1998-depois o pessoal queixa-se que a ASAE é má...já veio foi tarde...), sem ser especificada a metodologia. O Reg. 852/2004 (Reg. Geral de Higiene Alimentar) veio introduzir taxativamente a obrigatoriedade do Autocontrolo ser através da metodologia HACCP, o que faz sentido.
Não estão definidos prazos: o que é certo é que o HACCP "obriga" à existência de outros métodos relacionados com a Segurança e Higiene Alimentar. Aqui entram então as Boas Práticas, que mais não são do que a definição de regras de higiene e Segurança.
O HACCP consiste na Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo, mas nem todos os processos são Pontos Críticos (que tem que ser monitorizados e controlados). Assim, as Boas Práticas fornecem garantias à partida do controlo de alguns pontos, e depois o sistema HACCP dá indicações da monitorização e controlo dos pontos que são realmente críticos. Na restauração, por exemplo, temperaturas de cozedura/fritura, entre outros

Obrigado [;)]

Acima está uma opinião pessoal. BTW, os franchisings para a área alimentar são caros que dói...

Mas o HACCP é adaptado ás necessidades do espaço, penso eu !!! Há sistemas de HACCP caros, mas tambem há relativamente acessiveis dependendo da laboração...

Um pastelaria com fabrico proprio necessita de um muito mais exigente e elaborado que um de um pronto-a-comer certo ?

Mas o HACCP é adaptado ás necessidades do espaço, penso eu !!! Há sistemas de HACCP caros, mas tambem há relativamente acessiveis dependendo da laboração...

Um pastelaria com fabrico proprio necessita de um muito mais exigente e elaborado que um de um pronto-a-comer certo ?

Se alguém for ter consigo e lhe disser que vende um sistema HACCP, então mande-o embora. Um sistema HACCP não se vende. Não é um pacote de minutos de telemóvel. A implementação HACCP exige conhecimento e estudo que não é compatível com a "venda" descartável que algumas empresas fazem, induzindo os empresários em erro.

É claro que a exigência irá depender do local, das condições que tem, e da actividade exercida. Para os exemplos mencionados, uma pastelaria, exceptuando algumas situações pontuais, faz produtos standard, ou seja, sempre da mesma forma. São as bolas de berlim, os croissants, etc e tal. Um pronto a comer tem que jogar com os produtos que serve, ou seja com todas as possibilidades de combinações que utiliza. Daí que costuma dizer-se que para restauração, o melhor é implementar um sistema não por produto mas por processo. Ou seja, em vez de efectuar a análise HACCP para todos os pratos que se servem, colocam-se esses pratos em famílias (com processamentos semelhantes), e faz-se a análise para essa família de produtos.

Claro que o número de produtos / famílias será directamente proporcional ao estudo necessário e à "dimensão" do sistema.

Última edição:
ora ora...

Acima está uma opinião pessoal. BTW, os franchisings para a área alimentar são caros que dói...

Estamos de acordo [;)]

Em qualquer área do ramo é necessário elaborar fichas técnicas dos produtos confeccionados, plano de higienização, analise de riscos, diagramas, prazos de validade, etc

As boas práticas são a maior arma para evitar qualquer tipo de contaminação cruzada

Para quem pretender abrir qualquer estabelecimento do tipo, aconselho a informarem-se muito bem e é MUITO aconselhável tirarem algum curso antes, numa escola de hotelaria, para tomarem conhecimento do vastíssimo mundo que é a Restauração!

Entre outras coisas eu sou consultor de higiene alimentar e HACCP

Não te quero desanimar, porque esse negócio é muito interessante sem dúvida, mas......

* 1 dos membros constituintes da sociedade tem de ter curso de higiene e segurança no trabalho

* todos os empregados têm de ter curso de higiene e segurança alimentar, curso de haccp (duração 2 meses)

* O capital média para abertura de um Take Away ronda os 100.000€. Caso se trate de um trespasse convém apurar as razões da cedência

PS: O micro crédito tem um valor muito limitativo. Existem ainda outras entidades tipo IAPMEI que poderás reunir para obter mais informações

Resta-te apenas a exploração de um desses espaços, mas não existe nem um take away com "activos" que ceda o seu espaço por simples exploração

LOL 100,000 euros isso è muito guito eu bem digo que para abrir um negocio em Portugal e preciso ser capitalista
eu abri um restaurante com menos de 20% de esse capital, 20,000CHF na suíça mas isso sou eu que sou pobre,:sh)

Boas pessoal

Tendo em conta o recente desemprego da minha namorada, tivemos a ideia de abrir um negócio nosso, com a ajuda do micro crédito.

Agora a pergunta que se impõe é qual?

E aqui entram vocês, tendo em conta a actual conjuntura de crise, qual o negócio com maior probabilidade de se aguentar, na vossa opinião?

A nossa primeira ideia foi um pronto a comer, temos alguns exemplos perto de casa, os quais parecem estar sempre a facturar, agora a verdade é que para abrir tal estabelecimento seria necessário o mesmo já estar equipado pois não é propriamente barato faze-lo.

Agradeço a vossa ajuda naquele que acredito que é um passo importante na nossa vida!

Cumps.

amigo primeiro de tudo você tem que se especializar no negocio que vai abrir não é nada boa ideia ficar dependente de terceiros.
se você ainda apenas esta a formalizar a ideia tenha em conta e mentalize-se que é para fazer e não para ficar nos seus pensamentos, forme-se de acordo com o negocio que quer abrir.
agora qual o negocio a abrir?
isso é difícil responder terá que ser algo em que você tenha experiência algo que goste de fazer para para voce se dedicar todo o seu tempo a isso.
faça uma pesquisa na sua área sobre aquilo que falta mas toda gente procura e não tem perto! so para começar!

pense bem no que quer fazer não abra um negocio qualquer sem pensar em todos os fatores, boa sorte

Voltar
Superior