A6 ou Mazda 3

Frocsensation

New member
Boa tarde,
estou a pensar trocar de carro. Neste momento tenho uma Fabia 1.4tdi.
a partir de 2019 devo fazer entre 20000 a 24000 km anuais.
tenho e, vista uma a6 19.tdi 110cv de 1999 com 183000 km ou uma Mazda 3 de 2005 1.4 a gasolina com 125000km (este provavelmente passado um tempo iria para gpl).
Ambas as opções 4000 euros. ajudas e opiniões são bem vindas

abrsco

sao segmentos diferentes, diesel vs gasolina, 6 anos de diferença..

A6 com quase 20 anos e apenas 183000kms? ou tens 100% certeza desses kms ou diria que terá outros tantos feitos em marcha atrás...

esse Mazda 3 está caro e a fazer esses kms anuais, vai pesar bastante na carteira pois os 84cv consomem um bocado

Bem sei que os recursos são escassos, mas comprar algo de jeito com EUR 4.000,00 para fazer esses kms anuais será bastante complicado.

Tudo sob pena de comprares algo com muitos problemas ocultos que podem dar despesas equivalentes ao valor de aquisição.

Não valerá a pena manter a SKODA mais uns tempos até juntares mais algum dinheiro para comprares uma coisa mais "segura"? [;)]

Bem sei que os recursos são escassos, mas comprar algo de jeito com EUR 4.000,00 para fazer esses kms anuais será bastante complicado.

Tudo sob pena de comprares algo com muitos problemas ocultos que podem dar despesas equivalentes ao valor de aquisição.

Não valerá a pena manter a SKODA mais uns tempos até juntares mais algum dinheiro para comprares uma coisa mais "segura"? [;)]

Mas as a Skoda nestas viagens é bastante insegura e desconfortável. Mas sim analisando bem parece a melhor solução.

Nem um nem outro, na minha opinião.
O A6 será um poço de problemas com essa idade e o Mazda 3 dessa altura tem graves problemas de corrosão (que naturalmente não serão tão severos cá, mas ainda assim...)

O a6 tem os livros todos de revisões, qualquer duvida dos km peço as folhas das inspeções. O Mazda parece-me mais fiável... vem de Standvirtual e outro de particular.

Mesmo entre inspecções, pode se retirar quilometragem... o que não quer dizer que seja o caso, mas fica a indicação. [;)]

Quanto ao "vem do standvirtual"... o "standvirtual" é apenas uma plataforma onde pessoas decidem anunciar as viaturas. Não é por estar lá, que será um stand a vender... Desde que se esteja disposto a pagar o anúncio, qualquer um anuncia.

Mas presumo que ao referires isso, que ao teres visto o anuncio que seja um stand em si que o venda e como tal, tenhas um ano de garantia sem exclusões de coberturas.

A minha opinião é idêntica à do LATMGB

A Fabia pode não ser a opção óptima, mas nesse cenário tentando mantê-la mais um tempo até criares melhores condições parece-me uma solução sensata.

quantos nao tiram 100k / 200k / 300k kms mesmo entre inspeções? nao ha cruzamento de valores... há casos mesmo à descarada!

Tendo ja um fabia a gasóleo é manter isso ao máximo..... pouco vale a vender.... logo é usar ate morrer de vez

Nem um nem outro, na minha opinião.
O A6 será um poço de problemas com essa idade e o Mazda 3 dessa altura tem graves problemas de corrosão (que naturalmente não serão tão severos cá, mas ainda assim...)

Que problemas são esses? Eu tenho um e corrosão que tenha notado só num pilar de uma porta... algo com cerca de 2/3mm se tanto...

Mas as a Skoda nestas viagens é bastante insegura e desconfortável. Mas sim analisando bem parece a melhor solução.

Porque o achas inseguro?

Como é que estão os amortecedores, alguma vez foram trocados?

Que quilometragem tem o Fabia?

Mas sem sombra de dúvidas, que podendo o melhor é manter, rentabilizando o carro (já que é um motor que até gasta pouco) e daqui a uns tempos, podes ver melhor o mercado.

Última edição:
Porque o achas inseguro?

Como é que estão os amortecedores, alguma vez foram trocados?

Que quilometragem tem o Fabia?

Mas sem sombra de dúvidas, que podendo o melhor é manter, rentabilizando o carro (já que é um motor que até gasta pouco) e daqui a uns tempos, podes ver melhor o mercado.

Pois eu já a tenho a 91000km e nunca troquei.
tem 191000.

ou investes 300/400/500 na fabia ou arranjas algo intermédio entre o A6 e o mazda 3. ou arranjas algo a GPL com mais algum (por 4 mil euros nem compras nada de jeito minimamente recente para transformar a GPL e muito menos já transformado) ou então um segmento B ou com sorte um C com cerca de 200 mil mas mais recente que a tua fabia. não sei a idade dela, mas pode durar mais algum tempo.

já agora, não esperes que te dêem as folhas das inspeções. umas desaparecem, outras na maior parte dos casos os centros de inspeções ficam com elas e dão-te uma nova e retiram-se muitos kms entre inspeções, sejam eles 20 ou 30 mil ou 60 mil. com sorte também esse A6 é importado e aí é quase impossível saberes os kms reais, especialmente num carro tão antigo.

O mais sensato parece ser manter o Skoda.
Uma boa revisão, troca de amortecedores, sinoblocos etc e vai parecer outro carro. Ver também o sistema de travagem e pneus.

Voltar
Superior