A "Ordem do Status"!

Dizem que o Citroën perde valor muito depressa, acho que quem fala assim não está a pensar bem pois a compra de um carro não é uma aplicação financeira, aliás em termos financeiros é o pior investimento que se pode fazer... por isso mais vale comprar por gosto.

Exactamente. Por exemplo, no norte da europa status é ter um bom nível cultural. São sociedades mais desenvolvidas em que quem compra um bom carro apenas o faz porque gosta de carros e os vizinhos olham e chegam a esta simples conclusão "fulano gosta de carros".

Na Holanda um professor universitário tem imenso status e vai trabalhar de bicicleta.

Grande verdade. Mas o "tuga" acha que o "status" está em imitar a imagem daqueles que realmente têm um estatuto admirável.
Ou seja, se o tal professor universitário vai trabalhar de bicicleta, mas tem um carro XPTO, o "tuga" vai querer ter um carro XPTO para "aparentar" gozar de um "status" semelhante.
Claro que acabam por falhar miseravelmente, porque, e como já dizia Saint-Éxupèrry, "o essencial é invisível aos olhos" [;)]

O "tuga" vive de aparências, e quanto a isso não há nada a fazer.

Mas isso há em todo o lado, e não é só em Portugal. Tal como também há excepções. E há factores culturais que determinam isso.

Conheço pessoas, por cá, que têm dinheiro que nunca mais acaba e andam de Citroen C1, por exemplo. E, no entanto, investiram na sua cultura, e detêm uma bagagem cultural fora de série. São opções.

Dizem que o Citroën perde valor muito depressa, acho que quem fala assim não está a pensar bem pois a compra de um carro não é uma aplicação financeira, aliás em termos financeiros é o pior investimento que se pode fazer... por isso mais vale comprar por gosto.
Precisamente! Todos os carros desvalorizam demasiado e demasiado depressa (menos para quem os compra, claro...[;)] ). Um carro não é sequer um mau investimento, porque a palavra não faz o menor sentido neste caso. Um carro é um bem de consumo. E como todos os bens de consumo, representa apenas custo (e usofruto por parte do proprietário). Logo, convém que o carro que compramos, nos satisfaça, pois caso contrário, não passa mesmo de (muito) dinheiro deitado à rua.

Conheço pessoas, por cá, que têm dinheiro que nunca mais acaba e andam de Citroen C1, por exemplo. E, no entanto, investiram na sua cultura, e detêm uma bagagem cultural fora de série. São opções.

Exacto... acredita que eu até acho que estou a ficar preconceituoso, pois sempre que vejo um carro premium fico logo logo a pensar que é um ser culturalmente inferior a quem eu vejo com citadinos novos.

Precisamente! Todos os carros desvalorizam demasiado e demasiado depressa (menos para quem os compra, claro...[;)] ). Um carro não é sequer um mau investimento, porque a palavra não faz o menor sentido neste caso. Um carro é um bem de consumo. E como todos os bens de consumo, representa apenas custo (e usofruto por parte do proprietário). Logo, convém que o carro que compramos, nos satisfaça, pois caso contrário, não passa mesmo de (muito) dinheiro deitado à rua.

Isso é tudo 100% correcto, mas para aqueles que vêm uma carrinha 320d como um "status booster", tal negócio constitui sempre um "investimento", nem que seja na imagem [:D]

Assim podem dizer "ah e tal, o meu BM".
Aliás, topa-se logo quando alguém tem uma postura "basofiana" [:)]
Em vez de dizer "o meu carro", diz "o meu BM/Mercedes/Audi", mesmo que esteja a falar com pessoas que estão fartas de saber qual é o seu carro.

(Claro que referirmo-nos ao nosso carro pela marca ou modelo NESTE FÓRUM é normal, porque estamos a falar de carros e convém identificá-lo, e tal... tenho que explicar tudo senão caem-me em cima... bolas... [:D] ).

Exacto... acredita que eu até acho que estou a ficar preconceituoso, pois sempre que vejo um carro premium fico logo logo a pensar que é um ser culturalmente inferior a quem eu vejo com citadinos novos.

Não é uma regra mas, lá está, começa a notar-se uma certa tendência, sim.
Isso também é ajudado pelo fenómeno do "novo riquismo" [:D]

Pessoas que enriquecem depressa têm, por vezes, necessidade de se afirmar em termos sociais (o tal "status"), e mostrar, através da ostentação de bens de consumo caros, o seu novo "estatuto". Volto a frisar que estou a falar de alguns casos, não estou a generalizar.

Já as pessoas habituadas a ter dinheiro, estão um bocado a marimbar-se para isso. Aprenderam dança, instrumentos clássicos, tiveram uma educação com tudo do bom e do melhor e, se não se deixaram "estragar" por tudo isso, tornaram-se pessoas incrivelmente inteligentes e mantiveram a sua simplicidade, despindo-se de preconceitos.
E, como tal, sabem que um carro não diz rigorosamente nada sobre o seu "status".

Mas lá está, há sempre excepções. O ser humano, pela sua diversidade, é complicado de estudar e de "organizar por rótulos". Diria mesmo impossível.
Tanto que uma discussão deste tipo não leva a parte alguma [:D]

Exacto... os meus pais queriam que eu comprasse um VW, disseram que até tentariam me ajudar a pagar e tal... mas isso nem sequer me passou pela cabeça.

Conheço uma pessoa que só anda de Audi e BMW (foi alternando entre marcas), por influência dos pais. Tanto que estes fizeram sacrifícios para que isso acontecesse. Ouvi mesmo, da boca dos pais dessa pessoa, expressões como "ah, mas o meu filho anda de Audi!", ou "não, o meu filho não vai andar num Renault" (mas a mãe anda).
E quantos não haverá assim? Lá está... exemplo perfeito do "status".

E a carrinha que ele tem agora nem lhe traz qualquer vantagem: uma porrada de quilómetros em cima, espaço quase nulo para os passageiros do banco traseiro, acesso deplorável pelas portas traseiras... mas é um Audi [8b]

Bela e interessante discussão!!!!![;)]

Estão aqui posts muito bem construidos e que reflectem com exactidão a sociedade em que vivemos e em que alguns querem fazer parecer que vivem...mas de uma forma triste....

Bela e interessante discussão!!!!![;)]

Estão aqui posts muito bem construidos e que reflectem com exactidão a sociedade em que vivemos e em que alguns querem fazer parecer que vivem...mas de uma forma triste....

Exacto, o "status" tem a ver com isso: a contraposição entre a realidade efectiva e a realidade perceptível.

"Vejam-me pelo que aparento ser, e não pelo que realmente sou".

Bons pontos de vista ; )

Mas há quem compre uma das tais marcas de status, muito em moda, apenas por gosto. Se formos para o mercado de clássicos então, é às resmas.

O meu pai vai comprar um 520d, que agora parecem cogumelos, não porque é um BM, mas sim porque é um bom produto dentro da sua gama, para nós dos mais equilibrados, e acima de tudo porque gosta do carro!

Quem como nós gosta de carros, normalmente não faz grandes negócios eheh

Cump.

Bons pontos de vista ; )

Mas há quem compre uma das tais marcas de status, muito em moda, apenas por gosto. Se formos para o mercado de clássicos então, é às resmas.

O meu pai vai comprar um 520d, que agora parecem cogumelos, não porque é um BM, mas sim porque é um bom produto dentro da sua gama, para nós dos mais equilibrados, e acima de tudo porque gosta do carro!

Quem como nós gosta de carros, normalmente não faz grandes negócios eheh

Cump.

Claro que há! Mas, lá está... também já tivemos o cuidado de ressalvar essa posição.

Se eu abrir um tópico a dizer que EU não gosto do Mégane, aparece logo uma catrefada de gajos que têm Méganes a dizer "ah e tal, mas o carro é bom, o carro é poupadinho, o carro é giro". E, no entanto, eu só disse que EU não gosto do carro, não disse que o carro é mau seja em que aspecto for [;)]
É um problema comum nos fóruns, mas apenas por ser comum aos seres humanos que vivem em sociedade.

Mas importa também pensar quais as razões de ser a BMW, Mercedes, Audi, Lexus, VW, etc a ter o chamado status, e não ser outra qualquer.

Quando uma marca atinge um posicionamento mais elevado alguma razão terá de estar por trás disso.

Penso que um percurso consistente a fazer produtos de qualidade superior ajuda muito a essa imagem.

Quem procura (e paga) qualidade de topo não vai comprar um Citroen, nem um Fiat.

Mas importa também pensar quais as razões de ser a BMW, Mercedes, Audi, Lexus, VW, etc a ter o chamado status, e não ser outra qualquer.

Quando uma marca atinge um posicionamento mais elevado alguma razão terá de estar por trás disso.

Penso que um percurso consistente a fazer produtos de qualidade superior ajuda muito a essa imagem.

Quem procura (e paga) qualidade de topo não vai comprar um Citroen, nem um Fiat.

Sim, tudo tem uma explicação e uma origem.
Mas há sempre aqueles que vivem hoje à custa de uma imagem conquistada no passado, ainda que tenha havido um decréscimo da qualidade dessa imagem. E isso fomenta os fenómenos de "status".
Aliás, essas marcas alimentam-se disso.

Voltar
Superior