A "Ordem do Status"!

O que é o STATUS??? :sh) :sh) :sh)
O status é o valor acrescentado que a sociedade, de forma inconsciente, atribui a um certo modelo ou segmento automóvel, sem que no entanto tal se reflicta num aumento do valor/qualidade real do carro.

Tal é normal acontecer, pois o carro é um bem de custo elevado e dado como um dos primeiros indicadores de riqueza, sendo por vezes usado como catarse para certos problemas do foro psicológico.

Só para informar que a expressão "carro a Diesel" é errada, porque não existe em Portugal tal combustível. Existe é o gasóleo, usado nos carros com motor Diesel.

Nos EUA é que se chama Diesel a tudo, até ao que metem nas batatas fritas. [:D]
é bom ter um carro a gasolina não é?

venham-me para ca com um V8 a andar a oleo de fritar batatas, que eu espeto-lhes logo com um V8 atmosferico e altamente rotativo... he hew

O status é o valor acrescentado que a sociedade, de forma inconsciente, atribui a um certo modelo ou segmento automóvel, sem que no entanto tal se reflicta num aumento do valor/qualidade real do carro.

Ora aqui está uma definição acertada.
O status, no sentido em que é usado aqui, é uma medida da promoção social induzida pelo uso de determinado objecto.

Infelizmente neste país compra-se carros de marcas premium apenas por questão de status. Na zona onde moro posso afirmar que é o zona europeia, talvez mundial com mais parolos pé rapados/novos-ricos por m2. O que está na moda agora é o CLS, vê-se um cada esquina, e claro, todos diesel. Até há o clan CLS, o pai tem um azul, a mãe cinza e a filha fica com um preto. É um espectaculo! E depois têm a mania que são empresários!Ainda por cima maus pagadores. Conheço muitos que gozam com o trabalho das pessoas ao pagar ordenados de mer****. Conheço outros que passam necessidades e endividam-se só para ter um premium alemão. Conheço outros que dão balúrdios por carros a diesel pra ao final de 2 anos terem feito 8.000 kms. Conheço alguns que preferem um importado com 500.000km e 3 rodas só pela imagem de marca. Estes parolos pé rapados/novos-ricos pensam que são os carros que dão status mas é precisamente o contrário, nós é que damos status à marca!

Felizmente também há muita gente de bom nível que adquire viaturas premium porque de facto são apreciadores e fiéis à marca, se bem que alguns admitam que já não é o que era precisamente porque qualquer parolo pé rapado/novo-rico tem um. E também porque já podemos encontrar viaturas de qualidade idêntica ou superior e a um melhor preço.

Cumps.

A meu ver, "status" é uma imagem "trabalhada" (chamem-lhe fachada, vá [:D] ) que alguém ostenta, apoiando-se na compra e consequente "exibição" de artigos CAROS (não necessariamente de marcas reputadas, ou com qualidade acima da média).

A história dos VW (e do Golf, durante muito tempo, e sem ofensa ao Taveirada [;)] ) passa por aí: é uma marca que adquiriu prestígio recentemente com base nos carros fiáveis que teve no passado, ao que muito ajudou o fenómeno Carocha. A certa altura passaram a ser carros "iguais aos outros", mas batante mais caros, por serem "de marca".
Logo, eram cobiçados pelas pessoas que se alimentam de "status".

Ostentar uma grande casa, um carro caro, um relógio de marca "bem", uns sapatos de 40 contos, um fatinho da Sacoor e tal... é sempre bom para o "status". Mas, muitas vezes, não é sinónimo de qualidade. Nem é sinal de que a pessoa se sinta bem com a escolha que fez porque, pela própria definição de "status", a escolha é, muitas vezes, feita para agradar aos outros, e não à própria pessoa.

Para verem a extensão do "status", conheço casos de pessoas que metem a família a sandes durante um par de anos para ter o Sportcoupé à porta.
Ou que vão ao talho comprar carne "da mais barata, para dar ao cão", e depois é o jantar. E isto é verídico.

Em termos automóveis, o que define o "status" são duas condições apenas: o seu valor e a sua imagem de mercado. Ou seja, quanto mais caro e mais "na moda" estiver o carro, mais "status" confere ao seu proprietário. Sempre se passou isto com outros artigos, especialmente com a roupa. Lembro-me das Chevignon, que eram caríssimas e se desfaziam ao fim dos meses, ao passo que as Levi's da feira duravam uma vida (ainda tenho algumas! [:D] ).

O "status" tem tudo que ver com escolhas irracionais, mas em vez de serem motivadas pela paixão são motivadas pelo que o resto do mundo pensa de nós e das nossas escolhas.

Se querem identificar o que é que confere "status", basta ver o que está na moda.

Fatinho da Sacoor? Status.
Ir buscar carros à Alemanha (para dizer "fui buscá-lo à Alemanha")? Status.
Familiares alemães a gasóleo? Status.
Dieseis em geral? Status (menos comerciais [:D] ).

É moda? É status.

Olhem os All Star e os Vans que voltaram "à moda"? Status!
Uns All Star no meu tempo compravam-se no Jumbo a 4 ou 5 contos.
Agora custam o triplo [:D] Status!
Os Vans, que só apareceram no declínio dos Redley (bem mais fixes), já eram mais elitistas que estes. Hoje em dia, no seu "come back", estão brutalmente caros.

Se pegassem no Peugeot 107 ou no Aygo ou no C1 e os metessem à venda por 25 mil euros, ia haver gente a comprar. E ia virar moda, e "status". Porquê? Porque sem ia comprá-los quem tivesse dinheiro para "gastar". Logo, as famílias mais ricas é que os iam ter (a filhinha que acabou de tirar a carta e acha o carro "girinho", e tal).
Logo, ia passar a ser moda. Mas ia ser uma moda da malta rica e, logo, ia conferir "status".
É muito simples [:D]

E como isto dos fóruns gera muita confusão e dá azo a muitas (e más) interpretações, deixem-me explicar que eu não sou contra pessoal que compra coisas caras ou de marca. Nem sou contra quem vai buscar carros à Alemanha (porra, o meu Pai mandou vir um Smart de lá [:D] esse reconhecido topo de gama [:)] ).

O que define estas coisas é a atitude, é a forma e a motivação com que o fazemos.
Comprar um Porsche Boxster porque gosto e porque posso, é uma coisa. Comprá-lo e tendo que, para tal, privar a minha família de certas coisas básicas, ou fazê-lo simplesmente porque o carro é caro e eu quero que os outros vejam que eu posso comprá-lo (mesmo que tenha que fazer sacrifícios), é outra coisa completamente diferente.

Daí que seja difícil aferir, ao certo, quem é que faz as suas escolhas pelo "status" ou simplesmente porque gosta delas e pode optar.
É por isso que não se devem fazer juízos de valor.

penso que a Motorpress deve destacar rapidamente um psicologo, psiquiatra e um sociologo rapidamente para o fórum isto é uma mina de sensações (e patologias) para ser objecto de análise.

Fico francamente espantado (ainda) com estes tópicos (repost 1.764.836.864) a quantidade de pessoas descontentes, com a sua vida, ordenado, carro, etc... depois existe o mais comum dos erros todos os que se passeiam em carros alemães a diesel (em especial das marcas dos "status") são todos otários, com o rei na barriga, cretinos, novos-ricos etc.

Um grande LOL para isto.

Boxer: um fatinho Sacoor é status para quem?? Já há muito tempo que são feitos nas Maurícias ou algo do género, se me falarares de um Palzileri ;)

Olhem os All Star e os Vans que voltaram "à moda"? Status!
Uns All Star no meu tempo compravam-se no Jumbo a 4 ou 5 contos.
Agora custam o triplo [:D] Status!
Os Vans, que só apareceram no declínio dos Redley (bem mais fixes), já eram mais elitistas que estes. Hoje em dia, no seu "come back", estão brutalmente caros.

Pah, eu tenho ténis All Star e Vans e ando de Alfa Romeo e de Fiat. Como é que explicas isso? [:D]

penso que a Motorpress deve destacar rapidamente um psicologo, psiquiatra e um sociologo rapidamente para o fórum isto é uma mina de sensações (e patologias) para ser objecto de análise.

Fico francamente espantado (ainda) com estes tópicos (repost 1.764.836.864) a quantidade de pessoas descontentes, com a sua vida, ordenado, carro, etc... depois existe o mais comum dos erros todos os que se passeiam em carros alemães a diesel (em especial das marcas dos "status") são todos otários, com o rei na barriga, cretinos, novos-ricos etc.

Um grande LOL para isto.

Boxer: um fatinho Sacoor é status para quem?? Já há muito tempo que são feitos nas Maurícias ou algo do género, se me falarares de um Palzileri ;)

Eu frisei: "status" não é sinónimo de qualidade.
Os fatos Sacoor sempre foram uma valente cagada [:D]
Mas isso nunca impediu que, para muita gente, fossem sinónimo de "status". Basta que sejam um bocado mais caros.

Da mesma forma que não disse (e, porra, até expliquei [:D] ) que ter um carro alemão a gasóleo é sempre sinónimo de "a pessoa que o comprou só quer saber do status". Eu disse que o status se define pela ATITUDE, pela forma como se fazem as coisas.
Quem tem esses carros porque gosta deles, tudo bem.
Quem os tem por achar que os outros o vão ver como uma pessoa "importante" ou com dinheiro, é parvinho e é um "status freak" [:D]

Ou nao !!! Há 1 video no youtube em q metem um serie 3 e um C6 a filmar as corridas de cavalos , e a imagem do serie 3 parecia um terramoto, o do C 6 nem mexia [;)]. Sao mesmo bons os bms [:)]. Vou ver se arranjo o link e assim podemos rirmo-nos todos ao mesmo tempo [:)]

Foi no top gear, e não foi um serie 3... foi um serie 5.

Eu frisei: "status" não é sinónimo de qualidade.
Os fatos Sacoor sempre foram uma valente cagada [:D]
Mas isso nunca impediu que, para muita gente, fossem sinónimo de "status". Basta que sejam um bocado mais caros.

Da mesma forma que não disse (e, porra, até expliquei [:D] ) que ter um carro alemão a gasóleo é sempre sinónimo de "a pessoa que o comprou só quer saber do status". Eu disse que o status se define pela ATITUDE, pela forma como se fazem as coisas.
Quem tem esses carros porque gosta deles, tudo bem.
Quem os tem por achar que os outros o vão ver como uma pessoa "importante" ou com dinheiro, é parvinho e é um "status freak" [:D]

Pessoalmente prefiro de boa qualidade e bom!
Muitas vezes isso anda de mão dada com as marcas conotadas com prestígio ou o famigerado status e mais caras, por isso mesmo são as mais ambicionadas.

OT: Um bom fato Dielmar ou D'Homem (para descer a fasquia) dão 20 a 0 aos Sacoor e se calhar são mais baratos, digo eu...

Infelizmente neste país compra-se carros de marcas premium apenas por questão de status. Na zona onde moro posso afirmar que é o zona europeia, talvez mundial com mais parolos pé rapados/novos-ricos por m2. O que está na moda agora é o CLS, vê-se um cada esquina, e claro, todos diesel. Até há o clan CLS, o pai tem um azul, a mãe cinza e a filha fica com um preto. É um espectaculo! E depois têm a mania que são empresários!Ainda por cima maus pagadores. Conheço muitos que gozam com o trabalho das pessoas ao pagar ordenados de mer****. Conheço outros que passam necessidades e endividam-se só para ter um premium alemão. Conheço outros que dão balúrdios por carros a diesel pra ao final de 2 anos terem feito 8.000 kms. Conheço alguns que preferem um importado com 500.000km e 3 rodas só pela imagem de marca. Estes parolos pé rapados/novos-ricos pensam que são os carros que dão status mas é precisamente o contrário, nós é que damos status à marca!

Felizmente também há muita gente de bom nível que adquire viaturas premium porque de facto são apreciadores e fiéis à marca, se bem que alguns admitam que já não é o que era precisamente porque qualquer parolo pé rapado/novo-rico tem um. E também porque já podemos encontrar viaturas de qualidade idêntica ou superior e a um melhor preço.

Cumps.

Adorei este post! Concordo a 1000%!

...e viva o KIA cee'd! (private joke [;)])

Quanto ao user que nos explicou que "não existe combustível Diesel", de facto eu sei disso pois o combustível é gasóleo, e o Motor é que é Diesel.

Mas... pergunta a alguém que comprou o seu carro a gasóleo pelo Status, se ele alguma vez diz "gasóleo"... Ai que horror! "Óleo"? Não, credo, o MEU carro não usa ÓLEO...[:vm)]

Última edição:
Voltar
Superior