A interminável Saga Jeep!

Boas!

Atenção a esse turbo. O melhor é medir a pressão que está a debitar.
O filtro gasóleo foi novo?

Saudações Alfistas!

Não, o filtro do gasóleo não foi tocado, por isso cheira-me que se ele continuar assim que vai ser a próxima coisa a trocar. Só espero é que ele agora não comece a dar problemas uns a seguir aos outros.
Ai, ai, sem dúvida que o melhor carro que já tive foi o Corsa 1.4 Sport Si. Este Jeep é um jipe travestido[:vm)]

Interminável saga Jeep-Ajuda por favor!!!!!

Interminável saga Jeep-Ajuda por favor!!!!!

Boas,
Isto já parece uma novela e está-me a dar a volta à cabeça, mas a ver se alguém me consegue agora dar uma ajudinha, porque já não sei o que hei-de fazer mais!!
Como disse anteriormente noutro tópico, o meu Cherokee de 98 há uns tempos ficou sem gasóleo (o indicador marcava como ainda tendo, mas ficou sem) e desde então tem-se portado mal.
Começou por estar constantemente a ter soluços, parecia que ia abaixo constantemente, mas acabava por não ir. Foi ao mecânico que lhe mudou o medidor de massa de ar. Ficou melhor, mas com o motor, por vezes muito mole e outras vezes 5 estrelas.
Quando está bem, anda desembaraçado, sem molezas e com o disparo (do turbo?) a ocorrer perto das 2000 rotações e a dar-lhe vida e a responder imediatamente no toque do acelerador. Quando está mole arraaaaaasta-se. Esse disparo não existe e a resposta quando se toca no acelerador é lenta e custosa.
O mecânico não conseguiu dar com o problema. Disse que ele estava a puxar bem, mas eu sinto a diferença entre os dois "estados de espírito". Quando o fui buscar na sexta feira estava moooole, no sábado estava cheio de genica. No domingo começou com genica e acabou mole e hoje na ic19 fazia um esforço dos diabos para chegar aos 120, algo que faz facilmente quando está com a pica normal.
Alguém sabe o que poderá ser isto?
Obrigado

foste a uma oficina do representante em Portugal? É que por experiência própria, os mecânicos ditos "gerais" às vezes não sabem mexer... Sei de um caso semelhante com um Clio td que também se arrasta. A dona não quer gastar muito dinheiro com a manutenção e o mecânico não a soube desenrascar...[8b]

Se dizes que os problemas começaram após teres ficado sem gasóleo, porque é que mudaram o medidor de massa de ar? Essa desgraçada peça não é culpada de tudo o que possa estar mal no motor[8b][:D]

Após teres ficado sem gasóleo, o sistema de alimentação terá sido bem purgado? Se andar ar no sistema, poderá estar aí o problema e só se manifestar em determinada ocasiões. Imaginemos que existe uma bolsa de ar no filtro de gasóleo, e que em determinadas posições essa bolsa de ar fica alinhada com o tubo de saída para a alimentação de motor, logo o gasóleo não é servido ao motor na quantidade desejável, nem tão pouco de forma contínua e fluída. Poderá existir também ar na bomba de gasóleo....

Outra coisa, será que o turbo está de facto a fazer as pressões devidas? se o comportamento é errático e não contínuo punha de lado o turbo carbonizado, mas tentava ver se algum dos sensores está a funcionar bem. Principalmente a sensor que regula a carga do turbo (se fôr como nos TDI tem tendência para dar o berro devido a uma membrana plástica que perde a elasticidade). MAs isto só vais conseguir ver na marca ou com algum mecânico com software próprio para esse motor.

Se dizes que os problemas começaram após teres ficado sem gasóleo, porque é que mudaram o medidor de massa de ar? Essa desgraçada peça não é culpada de tudo o que possa estar mal no motor[8b][:D]

Após teres ficado sem gasóleo, o sistema de alimentação terá sido bem purgado? Se andar ar no sistema, poderá estar aí o problema e só se manifestar em determinada ocasiões. Imaginemos que existe uma bolsa de ar no filtro de gasóleo, e que em determinadas posições essa bolsa de ar fica alinhada com o tubo de saída para a alimentação de motor, logo o gasóleo não é servido ao motor na quantidade desejável, nem tão pouco de forma contínua e fluída. Poderá existir também ar na bomba de gasóleo....

Outra coisa, será que o turbo está de facto a fazer as pressões devidas? se o comportamento é errático e não contínuo punha de lado o turbo carbonizado, mas tentava ver se algum dos sensores está a funcionar bem. Principalmente a sensor que regula a carga do turbo (se fôr como nos TDI tem tendência para dar o berro devido a uma membrana plástica que perde a elasticidade). MAs isto só vais conseguir ver na marca ou com algum mecânico com software próprio para esse motor.

Relativamente ao medidor, ele de facto ficou muito diferente depois de mudado o medidor. O comportamento é totalmente diferente.

Quanto ao ar, pensei que uma vez ligado o motor que o ar desaparecia. Aliás, quando ele ficou sem gas, foi à oficina e eles tiraram o tubo do gasoleo e meteram-lhe combustivel e chuparam no tubo o combustivel, pelo que isso deveria ter purgado, não...? Há algum botão para purgar o ar no motor VM?

Eu de facto também estou virado para o turbo, aliás, o mecânico até me falou logo numa válvula qualquer, mas depois como não notou nada no carro, não lhe fez nada.

O mecânico tinha uma máquina à qual ligou o jeep, aliás, foi ela que lhe indicou a massa de ar.
Quanto à marca, são uns ladrões. Só para vos dar uns exemplos, medidor de massa de ar na marca: mais de 500€; fora da marca, mas IGUAL: 250€. Para me mudarem o óleo de um diferencial pediram-me 150€. São doidos!

Bem, se estamos a falar de erros registados e vistos por computador, e falando do medidor de massa de ar, menos mal. Muitos mecânicos a primeira coisa que indicam quando um motor não está a 100% é a MAF...logo de imediato[8b]

Em relação a purgar o sistema de alimentação, não conheço a mecânica dos Jeep, em concreto os motores VM, mas por exemplo nos motores PD TDI, sempre fui aconselhado a não deixar desferrar o depósito, pois ferrar novamente a bomba (sem ela ficar com ar) que fica no depósito é o cabo dos trabalhos. Poderá ser o caso.

A outra válvula que o mecânico te fala e que está relacionada com o turbo deve ser mesmo a que já falei, e que faz o controlo da pressão do turbo. Ou seja, caso o turbo esteja a fazer mais pressão que o exigido pela centralina, ela liberta gradualmente pressão, até ficar nivelado com o exigido.
Se a válvula estiver marada, pode não libertar o excesso de pressão (notas mais poder no motor, porquanto terás mais pressão de turbo do que o exigido pela centralina) ou não conseguir controlar os valores de pressão exigidos, não os atingindo sequer. Pelos sintomos que falas, poderá ser este o teu problema. O turbo gera pressão, a válvula abre antes de atingir a pressão exigida pela centralina, e nunca tens o motor com a potência que teria em situações normais.

Esta situação a acontecer, deverás notar mais após alguns kilómetros, com o motor mais quente. Tenta também ver se quando isso acontece, se desligares o motor e voltares a colocar a trabalhar, a situação melhora. Se sim, então indicava para essa válvula, conhecida por N75 nos motores TDI

isso não terá água no diesel?

qual o estado do filtro do diesel?

já confirmaram a possibilidade de fuga na bomba?

Se leres os meus tópicos anteriores sobre este assunto (não estou a dizer que o faças, claro[;)]), verás que essa hipótese de água no combustível foi logo o meu primeiro feeling, isto porque aconteceu o mesmo a um Pug 206 a gasolina que eu tenho e que foi abastecido na mesma bomba. Andei a chatear a Total/Cepsa e disseram-me que não tinham queixas de mais ninguém e que os combustíveis deles eram todos testados etc e tal. Por isso coloquei essa hipótese de lado.

O filtro do diesel foi mudado há 5000Kms e o mecânico acha que era preciso muito para entupir assim. Na mesma altura em que mudou a massa de ar, também teria visto se havia alguma fuga, além disso, não noto qualquer mancha no chão...

Se leres os meus tópicos anteriores sobre este assunto (não estou a dizer que o faças, claro[;)]), verás que essa hipótese de água no combustível foi logo o meu primeiro feeling, isto porque aconteceu o mesmo a um Pug 206 a gasolina que eu tenho e que foi abastecido na mesma bomba. Andei a chatear a Total/Cepsa e disseram-me que não tinham queixas de mais ninguém e que os combustíveis deles eram todos testados etc e tal. Por isso coloquei essa hipótese de lado.

O filtro do diesel foi mudado há 5000Kms e o mecânico acha que era preciso muito para entupir assim. Na mesma altura em que mudou a massa de ar, também teria visto se havia alguma fuga, além disso, não noto qualquer mancha no chão...

só vi este tópico.

se é como dizes, não sei então o que realmente possa ser.

penso que tem turbo esse motor, se realmente tem, não haverá uma fuga entre o turbo e a admissão?

aconteceu ao um colega mue com uma Avensis novinha, vinha bem e depois deixou de puxar. pode ser algum tudo que encoste e se afaste conforme as vibrações. pode ser rebuscado, mas ele há com cada coisa..

só vi este tópico.

se é como dizes, não sei então o que realmente possa ser.

penso que tem turbo esse motor, se realmente tem, não haverá uma fuga entre o turbo e a admissão?

aconteceu ao um colega mue com uma Avensis novinha, vinha bem e depois deixou de puxar. pode ser algum tudo que encoste e se afaste conforme as vibrações. pode ser rebuscado, mas ele há com cada coisa..

Pessoalmente também estaria inclinado para a hipótese de haver alguma falha no turbo, uma vez que eu não o sinto disparar como costumava. Aliás, ainda há pouco tempo o carro andou muito bem com o turbo a disparar e com muita genica, mas foi sol de pouca dura. Agora anda mole, mas mesmo assim não tão mal como já andou. Isso do turbo é fácil de diagnosticar? É uma coisa que se resolva facilmente? É que o meu mecânico de confiança mandou-me o carro de volta a dizer que ele está a puxar bem, mas lá está, como isto é uma coisa aleatória até é capaz de ter acontecido que ele experimentou o carro e ele nessa altura estava bem. agora nem tenho coragem de o levar lá outra vez senão ele ainda pensa que eu sou maluco.

Bem, mais um capítulo na novela. Vou a sair para ir almoçar, dou à chave do jeep, ele ainda dá um sinal de querer arrancar e finalmente as luzes morrem, o ponteiro da velocidade fica meio esquizofrénico e o só ouço um som repetido tac tac tac tac, ou seja, a bateria morreu.
Não me parece muito provável, mas essa moleza/falta de potência/turbo poderiam ser causadas pela bateria já estar com os pés para a cova?
E agora como é que vou para casa....?

Se os problemas surgiram depois da falta de gasóleo, eu concentrava-me na linha de combustível, desde o filtro, passando pela bomba injectora e injectores.

Começa por colocar um aditivo no gasóleo (Wynns, por exemplo), antes de voltares ao mecânico.

Epá, tenho um bocado de medo desses aditivos. Já me disseram que isso faz mal, já me disseram que faz bem...
Sinceramente não sei que hei-de fazer áquele entulho. Este carro está-se a tornar num cancro.

Alguém sabe quais as características da bateria de um Cherokee 2.5Td?

Voltar
Superior