A gasolina 98 octanas é melhor?

A gasolina 98 octanas é melhor?

• Sim

Votos: 33 49,3%
  • Não

Votos: 6 9,0%
  • É, mas não há guito para ela

Votos: 23 34,3%
  • Não, é sempre atestar com 95.

Votos: 5 7,5%

• Total de eleitores
    67
  • Sondagem encerrada .
Estado
Não está aberto a mais respostas.
É definitivamente mais rápida a desaparecer do depósito. E esse mérito ninguém lhe tira.

Falso .

E digo falso tambem no assunto de serem para os milionarios .

Tenho um fiesta de 94 1.1 e fiz o teste :

10 euros de 95 dava me para 100 km

10 euros de 98 dava me para 120 e tinha outra resposta o motor .

Porque ?? porque pura e simplesmente teria de carregar menos no acelarador para andar o mesmo que com a 95, logo injectaria menos gasolina , que significa os 120 km

Agora fica mais cara ??? absolutamente nao ( no meu caso) porque pura e simplesmente metia sempre 10 euros , e se com 10 euros 98 fazia mais kilometros tinha apenas uma conclusao : 98 octanas ficava me mais barato que a 95

abcs

Boa tarde!

Respondendo ao titulo do tópico, sim a 98 Oct. é melhor.

Para quem acha que é uma gasolina cara (eu também acho e muito lol), e não mete porque "os depositos" vão ficar mais caros, acho que fazem mal.

Eu em todos os carros que ja fiz a experiencia, resultou:
Meter x LITROS de gasolina de 95 Oct. e ver os Kilometros que se faz, e o mesmo para a 98 Oct.. O resultado é que com o mesmo número de litros, a gasolina 98 Oct. faz mais kilometros do que com a de 95 Oct. Logo se eu for metendo sempre 20 ou 30 euros de combustivel cada vez que vou á bomba, faço sempre o mesmo numero de kilometros e ás vezes mais do que com 95 Oct.. Por isto é que compensa meter 98 Oct. em vez de 95 Oct. porque nunca gastam mais dinheiro, visto que com menos litros fazem os mesmos ou mais Kilometros.

Depois é uma gasolina melhor com aditivos bem melhores, daí o motivo de dar mais performance e não sujar tanto os injectores e valvulas do carro. Tudo isto contibui para um bom funcionamento do motor e por sua vez os consumos e performance.

Quem não nota muita diferença a nivel de performance pode ser derivado a muita coisa, mas não impede que usem na mesma nem que seja por ser uma gasolina mais limpa.

Abraço.

Boa tarde!

Para quem acha que é uma gasolina cara (eu também acho e muito lol), e não mete porque "os depositos" vão ficar mais caros, acho que fazem mal.

Meter x LITROS de gasolina de 95 Oct. e ver os Kilometros que se faz, e o mesmo para a 98 Oct.. O resultado é que com o mesmo número de litros, a gasolina 98 Oct. faz mais kilometros do que com a de 95 Oct. Logo se eu for metendo sempre 20 ou 30 euros de combustivel cada vez que vou á bomba, faço sempre o mesmo numero de kilometros e ás vezes mais do que com 95 Oct.. Por isto é que compensa meter 98 Oct. em vez de 95 Oct. porque nunca gastam mais dinheiro, visto que com menos litros fazem os mesmos ou mais Kilometros.

Depois é uma gasolina melhor com aditivos bem melhores, daí o motivo de dar mais performance e não sujar tanto os injectores e valvulas do carro. Tudo isto contibui para um bom funcionamento do motor e por sua vez os consumos e performance.

Quem não nota muita diferença a nivel de performance pode ser derivado a muita coisa, mas não impede que usem na mesma nem que seja por ser uma gasolina mais limpa.

Abraço.
Gasolina de 98 octanas quer dizer apenas isso (e já aqui referi as vantagens). O facto de ter ou não melhores aditivos não tem a ver com isso, mas com as marcas, respectivas políticas e posicionamento de produto. Como aqui nos referimos à 98 do Jumbo, partimos do principio que não terá aditivos.[;)]

Boa tarde!

Abraço.

Sou da mesma opinião, com os 30 euros faço tantos km com 95 como com a 98 octanas.

E 98Low Cost vs 95Premium, alguém tem opinião?

Já fiz essa experiência, e o meu carro não gostou nada da 98Low Cost...

Fez me um consumo de 9L/100km e normalmente com 95 "Premium" faço 7.5L/100km

Não quero eu dizer que isto se aplica a todos os casos, mas foi o que vi e a partir dai nunca mais experimentei...

Boas Motronic,

A gasolina 98 Oct. tem sempre aditivos diferentes da 95 Oct.

Aliás, a gasolina em Portugal vem toda do mesmo sítio, a diferença das gasolina entre gasolineiras é os aditivos que cada uma adiciona á sua gasolina, sendo que ela quando é comprada já vem com aditivos.

Abraço.

Só meti uma vez 95 no meu (e foi por engano), e notei que ele demorava mais a desenvolver, dá-me ideia que com 98 é como se ele tivesse uma "resposta" mais rápida ao acelerador...

P.S: Trata-se de um NA 1.8

é muito dificil testar em um carro se compensa 98 face ah 95, existe sempre varios factores que podem influenciar o consumo, vento, densidade do ar, pressao dos pneus etc.

Normalmente em carros normais a 95 é ideal a não ser que o fabricante diga o contrario.

Ter mais octanas é mais benefico para um motor,principalmente se existir uma condução desportiva.
Resiste mais ao calor da combustao evita assim alguma pré combustao que possa existir.

Ainda não percebi é como certas pessoas ainda aferem médias sem atestar o depósito.

A maneira mais fededigna será encher o depósito, andar até ficar vazio e voltar a encher, sendo que depois fazer uma conta de regra três simples.

E isto, será de fazer diria uns 5 depósitos e não apenas num só, para assim se ter uma ideia mais abrangente que envolva maioria dos tipos de percursos.

Última edição:
Ainda não percebi é como certaas pessoas ainda aferem médias sem atestar o depósito.

A maneira mais fededigna será encher o depósito, andar até ficar vazio e voltar a encher, sendo que depois fazer uma conta de regra três simples.

E isto, será de fazer diria uns 5 depósitos e não apenas num só, para assim se ter uma ideia mais abrangente que envolva maioria dos tipos de percursos.

Ora aqui está [;)]

E convém de facto ser ao longo de vários depósitos...basta mudar o tipo de condução, o stress daqueles dias, o trânsito estar pior, estar de chuva, doer o dedo grande do pé direito (acelera-se menos [:D])...

No meu já experimentei (e noutros que fui tendo também) 98 octanas da BP (até ultimate 100 na altura dela) e não consegui apurar diferenças nenhumas.

Sendo assim só uso 95. Normalmente da BP pois tenho desconto e pouca paciência para a fila do Jumbo. Mas sempre que passo lá perto sem fila, e sem gasolina, atesto lá...a diferença é nula -> atesto sempre e faço sempre médias.

Do MX5 tenho médias feitas desde que o comprei [:D]

A quantidade de erros e de imprecisões que vai neste comentário ....nem merece resposta....por mim é fechar o tópico se o assunto já foi debatido noutros....a pesquisa serve para isso....

Há cada um...
Curioso que o texto estava cheio de erros e imprecisões, mas tentar derruba-lo..."tá queto".:sh)
Eu sugiro é a pesquisa pelos tais tópicos.
Encontrarás respostas iguais.

O que o Motronic disse está 101% correcto.[:D]

Falso .

E digo falso tambem no assunto de serem para os milionarios .

Tenho um fiesta de 94 1.1 e fiz o teste :

10 euros de 95 dava me para 100 km

10 euros de 98 dava me para 120 e tinha outra resposta o motor .

Porque ?? porque pura e simplesmente teria de carregar menos no acelarador para andar o mesmo que com a 95, logo injectaria menos gasolina , que significa os 120 km

Agora fica mais cara ??? absolutamente nao ( no meu caso) porque pura e simplesmente metia sempre 10 euros , e se com 10 euros 98 fazia mais kilometros tinha apenas uma conclusao : 98 octanas ficava me mais barato que a 95

abcs

Caro:
Garanto-te que esse carro não faz nem melhores consumos nem piores com a mudança de s/c 95 para 98 octanas porque pura e simplesmente o motor não necessita e nem sequer está concebido de forma a tirar alguma vantagem da gasolina de 98 octanas.

Depois, fazer médias com 10€ é ridículo.
Dá cerca de 7/8 litros de combustível, o que se traduz numa média completamente mal feita.

Boa tarde!

Abraço.

1. A gasolina de 98 octanas não é mais limpa
  2. A gasolina de 98 octanas não faz melhores consumos em todos os motores
  3. Nem toda a gasolina de 98 octanas tem aditivos
  4. A gasolina de 98 octanas não faz melhor ao motor se este não estiver concebido para a utilizar obrigatoriamente
  5. A gasolina de 98 octanas não faz o carro andar mais depressa pelas mesmas razões do ponto 4.
A "octanagem" da gasolina é uma forma de impedir que o motor tenha auto-detonação, isto é, a gasolina explodir no cilindro antes da faísca da vela.
Uma gasolina com mais octanas é mais resistente a esta queima precoçe e acontece em motores com maior taxa de comrpessão (se não sabem o que é, pesquisem) e compreenderão porque é que a gasolina tem a tendência a explodir precocemente nestes motores.

Inventar teorias só desinforma.

Ainda te dás ao trabalho Mad?

Isto é recorrente, de tempos a tempos (e tem anos aqui no AHO) lá vem o tema à baila e as receitas milagrosas que desafiam qualquer lógica...

Para mim o construtor é que concebeu o carro, e é ele que sabe qual o combustível adequado...e normalmente até indica no próprio depósito a aconselhada.

Certos motores só podem/devem andar com 98octanas minimo por causa da elevada taxa de compressão, logo risco de auto-detonação.

Outros podem até aproveitar a maior octanagem, isto é se tiverem um knock-sensor em conjunto com um mapeamento de centralina diferente que o faça "adaptar-se" e aproveitar a maior octanagem.

A maioria dos motores não se enquadram nestes 2 pontos!

Ainda te dás ao trabalho Mad?

Isto é recorrente, de tempos a tempos (e tem anos aqui no AHO) lá vem o tema à baila e as receitas milagrosas que desafiam qualquer lógica...

Para mim o construtor é que concebeu o carro, e é ele que sabe qual o combustível adequado...e normalmente até indica no próprio depósito a aconselhada.

Certos motores só podem/devem andar com 98octanas minimo por causa da elevada taxa de compressão, logo risco de auto-detonação.

Outros podem até aproveitar a maior octanagem, isto é se tiverem um knock-sensor em conjunto com um mapeamento de centralina diferente que o faça "adaptar-se" e aproveitar a maior octanagem.

A maioria dos motores não se enquadram nestes 2 pontos!

Este post devia ficar fixo!! [;)]

Boas Motronic,

A gasolina 98 Oct. tem sempre aditivos diferentes da 95 Oct.

Aliás, a gasolina em Portugal vem toda do mesmo sítio, a diferença das gasolina entre gasolineiras é os aditivos que cada uma adiciona á sua gasolina, sendo que ela quando é comprada já vem com aditivos.
Os únicos aditivos que tem que ter diferentes, são precisamente os que aumentam o I.O. Para além desses, pode perfeitamente não ter mais nenhum. [:p]

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior