A gasolina 98 octanas é melhor?

A gasolina 98 octanas é melhor?

• Sim

Votos: 33 49,3%
  • Não

Votos: 6 9,0%
  • É, mas não há guito para ela

Votos: 23 34,3%
  • Não, é sempre atestar com 95.

Votos: 5 7,5%

• Total de eleitores
    67
  • Sondagem encerrada .
Estado
Não está aberto a mais respostas.
A meu ver depende do motor.. certos motores ao usar uma gasolina com menos octanas nota-se. Normalmente motores de maior cilindrada mas também outros. E alguns fabricantes recomendam mesmo gasolina com mais octanas mas depois depende se o dono se preocupa com isso ou não.

Ha também motores que fazem mais quilómetros com a 98.. mas não acho que se possa dizer que é melhor ou pior.. é diferente.

É melhor se o teu carro estiver afinado para ela...
Se o carro estiver afinado para SC95 e meteres 98 ganhas em eficiência...
Se o carro estiver afinado para SC98 e meteres 95 perdes eficiência...

Se compensa o ganho\perda de eficiência face ao custo de combustível? Isso é subjectivo e só compete a ti decidir [;)]

Para além de ser daqueles tópicos que já foi por várias vezes discutido à exaustão, a sondagem peca por não incluir a única opção que faz sentido: Há carros que só podem usar 98, nomeadamente, motores mais apurados, e carros não catalizados (anteriores aos anos 90 na Europa).

O pessoal esquece-se que a s/c 95 apareceu para os carros catalizados. Os restantes, usavam Super (I.O. 97), ou s/c 98 (mesmo essa não é para todos. Alguns motores necessitam dos aditivos à base de chumbo ou substitutos comparáveis).

Quando os catalizadores passaram a ser obrigatórios, muitos motores viram a sua taxa de compressão baixar, precisamente para se adaptar à s/c 95, sendo essa a principal causa da perda de potência em relação às versões não catalizadas.

Resumindo: para além de alguns motores (não todos) poderem adaptar a gestão electrónica para tirar partido do rendimento superior potencialmente disponibilizado pela 98, compensando o custo acrescido, há motores que só devem ser abastecidos com combustíveis com I.O. superior a 97, sob o risco de se danificarem devido à detonação.

Para os motores cuja gestão electrónica não está preparada para tal, usar 98 não causa qualquer dano, mas também não oferece vantagem, uma vez que a 98 é sempre mais onerosa.

Eu uso 98. O meu swiffer agradece, porque parece que gosta mais dessa.

Quanto a ser uma gasolina melhor não sei, por isso não respondi à sondagem.

bem... noto uma diferença brutal usando a 98 ao invés da 95.. e mesmo o fabricante recomenda a 98

portanto, só em casos mais extremos meto 95!!

Para além de ser daqueles tópicos que já foi por várias vezes discutido à exaustão, a sondagem peca por não incluir a única opção que faz sentido: Há carros que só podem usar 98, nomeadamente, motores mais apurados, e carros não catalizados (anteriores aos anos 90 na Europa).

O pessoal esquece-se que a s/c 95 apareceu para os carros catalizados. Os restantes, usavam Super (I.O. 97), ou s/c 98 (mesmo essa não é para todos. Alguns motores necessitam dos aditivos à base de chumbo ou substitutos comparáveis).

Quando os catalizadores passaram a ser obrigatórios, muitos motores viram a sua taxa de compressão baixar, precisamente para se adaptar à s/c 95, sendo essa a principal causa da perda de potência em relação às versões não catalizadas.

Resumindo: para além de alguns motores (não todos) poderem adaptar a gestão electrónica para tirar partido do rendimento superior potencialmente disponibilizado pela 98, compensando o custo acrescido, há motores que só devem ser abastecidos com combustíveis com I.O. superior a 97, sob o risco de se danificarem devido à detonação.

Para os motores cuja gestão electrónica não está preparada para tal, usar 98 não causa qualquer dano, mas também não oferece vantagem, uma vez que a 98 é sempre mais onerosa.

[:vm)]

Não percebi porque colocas-te o smile a vomitar ao comentário do Motronic.

O que ele refere não está errado. [;)]

Eu votei "Não", e justifico.
A gasolina 98, a meu ver, só subsiste para alimentar os veículos antigos, cuja gestão de motor, por ser arcaica, dá-se melhor com aquele combustível.
Depois, em termos de veículos modernos, há as duas vertentes: os que se dão com as duas (95 e 98) e os que se dão só com 95.
O meu golf V6 4 motion, por exemplo, não pode nem cheirar a 98 - não só não fica mais veloz, como ainda consome 30 % mais, em média. De resto, no manual de utilizador a recomendação aponta inequivocamente para a 95.
Bom tópico este!![kiss]grande nto![;)]

Última edição:
Eu votei "Não", e justifico.
A gasolina 98, a meu ver, só subsiste para alimentar os veículos antigos, cuja gestão de motor, por ser arcaica, dá-se melhor com aquele combustível.
Depois, em termos de veículos modernos, há as duas vertentes: os que se dão com as duas (95 e 98) e os que se dão só com 95.
O meu golf V6 4 motion, por exemplo, não pode nem cheirar a 98 - não só não fica mais veloz, como ainda consome 30 % mais, em média. De resto, no manual de utilizador a recomendação aponta inequivocamente para a 95.

1- Não tem nada a ver com "gestão arcaica" do motor![:D] O problema é a taxa de compressão![:p]

2- Todos os carros preparados para 95 podem levar 98, 100, e por aí fora, sem qualquer problema. O contrário é que não acontece! Por outras palavras: não existem carros "que se dão só com 95" [:D]

3- Vê lá bem esse manual. É quase certo que aponta para 95 como mínimo![;)]

Estado
Não está aberto a mais respostas.
Voltar
Superior