A Febre dos Infotainment

Este forum não é local adequado para averiguar do peso do infotainment na escolha de uma viatura, pois os seus utilizadores não espelham os normais clientes. Nos EUA há uns anos que este é já um dos fatores mais importantes de decisão.

Aproveito para dizer que para mim ter um carro sem Carplay ou Google Auto está fora de questão. Para quem está muito tempo dentro do carro só não fica fan disto se nunca experimentou. Tornou até a minha condução mais segura porque passei a usar comandos de voz, raramente olho para o telemovel pois comando tudo o q é basico no ecran e mesmo que tivesse um carro mais velho instalava um radio novo só para ter. Isso de puristas meus caros, é para quem conduz por prazer. Quem faz muitos kms todos os dias quer coisas que lhes facilitem a vida. Ir dar uma voltinha à serra é uma coisa e conduzir horas por dia com muitas chamadas, podcasts, mensagens é outra.

Desde que dê para fazer chamadas e ouvir musica por bluetooth serve.

Gostava de ter android auto em todo o caso pois dá algum jeito em viagens maiores para usar o waze, mas não é imperativo pois o telemovel serve.

Tem que ter bons bancos e apoio de braço (Boa ergonomia diga se) Ac auto, xenon/Led. (Faço 100 km/dia e 30/40% são de noite e tenho alguma falta de vista)

De resto quanto mais motor dentro do que a carteira permite melhor [:cool:]

Há quem prefira ou goste de usar um telefone básico de teclas (dá para chamadas, mensagens, traz alguns jogos, alguns até têm 4G e permitem usar um browser simples) e há quem não viva sem ter um smartphone topo de gama. No que diz respeito à tecnologia nos carros é a mesma coisa.

É um bocado isso.
Para mim desde que tenha Bluetooth está bom.
Quando comprei a Caddy não quis navegação. Além de poupar 500 euros, evito ter de comprar actualizações dos mapas e afins.
Tenho Android auto mas preciso de o activar. Acho que são 200 ou 300 euros. Sinceramente não me faz falta e continua assim, por activar.

É um bocado isso.
Para mim desde que tenha Bluetooth está bom.
Quando comprei a Caddy não quis navegação. Além de poupar 500 euros, evito ter de comprar actualizações dos mapas e afins.
Tenho Android auto mas preciso de o activar. Acho que são 200 ou 300 euros. Sinceramente não me faz falta e continua assim, por activar.
E se pudesses ter um carro com toda a tecnologia atual disponível, dispensavas a mesma?
Prefiro de longe ter mais tecnologia do que o pack desportivo da moda, mesmo em carros com motores entrada de gama.

E se pudesses ter um carro com toda a tecnologia atual disponível, dispensavas a mesma?
Prefiro de longe ter mais tecnologia do que o pack desportivo da moda, mesmo em carros com motores entrada de gama.

Há certos equipamentos que se vierem de série não me importo. Há outros que se tiver de pagar não os coloco.
Dou-te o exemplo da última compra que fiz:
Escolhi a pintura metalizada pois não queria o carro branco.
Escolhi os sensores à frente (atrás eram de série) porque o carro tem quase 5 metros. Já não quis pagar mais pelas câmaras.
Escolhi o faróis xenon porque é um bom upgrade face aos de halogéneo e quando vou para o trabalho é de noite.
Basicamente foi isto. Não quis navegação até porque de série já trazia o infotainment com possibilidade de Android auto. Pensei em activar o mesmo mas quase 2 anos depois ainda não senti falta.
Faço uns 20.000 kms ano mas uns 60 ou 70% são casa-trabalho-casa. 20 a 30m de viagem para cada lado. Não vou andar a ligar GPS, wazes e afins.
Comprei um cartão de memória, gravei os meus álbuns favoritos e está bom. Se me farto, tenho o rádio.

Por aqui roda um com infotainment e cockpit digital e gosto bastante do equipamento, agora se tivesse de escolher entre um motor mais potente ou esse tipo de gadgets nem tinha conversa, power all the way!

Este forum não é local adequado para averiguar do peso do infotainment na escolha de uma viatura, pois os seus utilizadores não espelham os normais clientes. Nos EUA há uns anos que este é já um dos fatores mais importantes de decisão.

Aproveito para dizer que para mim ter um carro sem Carplay ou Google Auto está fora de questão. Para quem está muito tempo dentro do carro só não fica fan disto se nunca experimentou. Tornou até a minha condução mais segura porque passei a usar comandos de voz, raramente olho para o telemovel pois comando tudo o q é basico no ecran e mesmo que tivesse um carro mais velho instalava um radio novo só para ter. Isso de puristas meus caros, é para quem conduz por prazer. Quem faz muitos kms todos os dias quer coisas que lhes facilitem a vida. Ir dar uma voltinha à serra é uma coisa e conduzir horas por dia com muitas chamadas, podcasts, mensagens é outra.
Não tentes fazer do teu caso um exemplo geral.
Porque não é.

Eu conduzo diariamente várias dezenas de KM e não sinto falta dessas coisas.

Sim, pode melhorar a qualidade de vida a bordo? Sem dúvida, tal como o AC ou a DA, entre outros.

Mas para o trânsito meto o waze no telemovel e está feito, e nem que a porca torça o rabo, nunca mexo no telemovel.

O pack desportivo da moda , deduzo que muita gente só queira por fins estéticos.

Porque qual a piada de ter um pack sport num motor diesel?

Mas nada contra.

Nem em viagens grandes, nem pequenas. Nem com muitos afazeres, nem com poucos.

Simplesmente não preciso nem sinto falta de usar esses sistemas. O telefone já faz o que preciso sem mais chatices.

Também não vejo televisão, filmes ou séries no carro. Prefiro ver em casa, com um som mínimamente em condições e num "ecrã" grande.

Mas cada um sabe de si.

Ligo pouco ou nada ao infotainment. Há uns dois meses fiz um TD ao Mazda 3 e uma das coisas que mais gostei é que o carro não tem um tablet espetado no tablier como a maior parte das marcas, em vez disso tem um pequeno ecrã na parte de cima e nada mais. Para mim o carro só tem que ter um bom sistema de som, o resto dispenso.

Mas não critico quem gosta, claro.

Última edição:
Cada vez mais detesto os infotainement incorporados.

Rapidamente ficam desactualizados e nem sempre são de qualidade.

Por mim, deixavam essa possibilidade de escolha ao cliente, ter ou não ter, e poder colocar material de outras marcas exteriormente.

Para ter informações sobre o carro, está lá o painel de instrumentos.

Há quem prefira ou goste de usar um telefone básico de teclas (dá para chamadas, mensagens, traz alguns jogos, alguns até têm 4G e permitem usar um browser simples) e há quem não viva sem ter um smartphone topo de gama. No que diz respeito à tecnologia nos carros é a mesma coisa.
Mas entre ter um básico de qualidade e um smartphone xpto mas chinoca, há um mundo de diferença...

Há 20, 30 anos devia haver topicos assim em relação ao ar condicionado, direção assistida, abs, radio com painel destavel e leitor auto reverse.......

Há 20, 30 anos devia haver topicos assim em relação ao ar condicionado, direção assistida, abs, radio com painel destavel e leitor auto reverse.......

Sim, mas não compares sistemas de segurança ou conforto com infotainments. Isso e a moda de retirarem botões físicos para realização de tarefas simples como o volume do rádio ou ajustar o ac.

Essencial para mim ter Android Auto e um ecra de dimensão generosa . Uma das razoes para ter trocado o ultimo carro foi precisamente isso.

Sim, mas não compares sistemas de segurança ou conforto com infotainments.

Se um sistema de infotainment te alertar que existe uma fila de trânsito lento imediatamente à frente na auto-estrada é um sistema de segurança?
E se te indicar que a pressão dos pneus está muito baixa ou que tens um furo lento?
E se te informar que o carro está com um problema no motor, ou bateria baixa, e tens potência reduzida?
A fronteira entre infoentretenimento, segurança e conforto está a esbater-se.

É uma das 3 razões que me está a fazer pensar seriamente em trocar de carro no próximo ano após as apresentações dos novos modelos da Nissan e Honda.

Quero Android Auto, quero luzes LED e quero vender o meu antes de chegar aos 100.000km e enquanto tem garantia [;)]

Voltar
Superior