A "caça à multa"

Ainda me lembro de ver um sinal vermelho fixo em plena marginal e que os automobilistas iam passando devagar. Eu queria ver o completo caos que era se ficassem 2 burrogessos parados à frente duma fila de milhares carros. Este país está cheio de mentecaptos é só o que tenho a dizer a quem ainda critica quem nao ficou parado nesse sinal vermelho. Quando a BT tem de cortar uma via tem meios e materiais próprios para isso aliás acho sui géneris a explicacao que a BT nao estava nesse local para impedir o transito de avancar, mas estava mais à frente a passar multas.

Já que chamas mentecaptos a quem critica quem passou um sinal vermelho DE UM TÚNEL pergunto-te:tu também passavas?Posso chamar-te mentecapto caso a tua resposta seja afirmativa?

Última edição:
O sinal vermelho deveria barrar a entrada a quem sabe o que o vermelho significa.Se alguns foram "ratos" e não quiseram saber,arcaram com as consequências...

O facto dos automobilistas terem sido multados por entrarem no túnel, até compreendo, mas a senhora ter sido multada por seguir o correcto que é fazer inversão de marcha, não compreendo, então iria ficar ali o dia todo até que ficasse resolvido? Porque é que as autoridades existentes no local, não encaminharam as pessoas que estavam à espera, para seguirem outros caminhos?

O facto dos automobilistas terem sido multados por entrarem no túnel, até compreendo, mas a senhora ter sido multada por seguir o correcto que é fazer inversão de marcha, não compreendo, então iria ficar ali o dia todo até que ficasse resolvido? Porque é que as autoridades existentes no local, não encaminharam as pessoas que estavam à espera, para seguirem outros caminhos?

O túnel só tem um sentido.Ela ao fazer inversão de marcha podia ter provocado outro acidente,caso outro "rato" tivesse decidido passar o vermelho...Concordo que as autoridades deviam ter agido de forma a ser seguro os condutores fazerem inversão de marcha,mas se a condutora agiu sem permissão dos agentes não tem razão.

Quando apanhas um acidente numa autoestrada também fazes inversão de marcha para não chegares atrasado? :confused:

É que a diferença de uma AE para este túnel é que... aqui não existem bermas e a visibilidade é pior.

Os sinais transito e incluo todos os sinais mesmo os de sentido estao lá para coordenar o transito excepto em casos de emergencia. Imagina que iniciava-se um incendio no túnel como já aconteceu e mais que uma vez onde morreram pessoas, neste caso o que é que as pessoas iam fazer? Ficar lá pra nao desrespeitar o código? Um acidente dentro de um túnel é uma situacao potencialmente bastante perigosa e em tribunal qualquer um ganha esta accao.
Eu continuo a perguntar pq é que a BT nao estava à entrada do túnel a desviar o transito mas estava lá dentro a passar multas?
Os sinais vermelhos e verdes estao lá para regular a passagem do transito à vez, nao é para assinalar acidentes. Para isso existem uns sinais amarelos a dizer "desvio". Imagine-se que caía uma ponte e antes dela havia um sinal vermelho, também nao se mandava ninguem da BT para cortar o transito e arriscava-se às pessoas entrarem pelo rio dentro acham realmente esta situacao normal, o de assinalar acidentes com sinais vermelhos? Ridiculo

Última edição:
Os sinais transito e incluo todos os sinais mesmo os de sentido estao lá para coordenar o transito excepto em casos de emergencia. Imagina que iniciava-se um incendio no túnel como já aconteceu e mais que uma vez onde morreram pessoas, neste caso o que é que as pessoas iam fazer? Ficar lá pra nao desrespeitar o código? Um acidente dentro de um túnel é uma situacao potencialmente bastante perigosa e em tribunal qualquer um ganha esta accao.
Eu continuo a perguntar pq é que a BT nao estava à entrada do túnel a desviar o transito mas estava lá dentro a passar multas?

Porque na entrada do túnel tem um semáforo que estava não verde, nem amarelo, mas sim vermelho!

Na marginal com um sinal vermelho fixo durante pelo menos 2horas por avaria como eu já vi, queria-te ver ali parado a pôr milhares carros à espera que te lembrasses que o sinal vermelho podia ter uma avaria. Existem sinais apropriados para todas as situacoes, e a BT nao pôr os sinais apropriados nessa situacao é negligencia da grossa

Na marginal com um sinal vermelho fixo durante pelo menos 2horas por avaria como eu já vi, queria-te ver ali parado a pôr milhares carros à espera que te lembrasses que o sinal vermelho podia ter uma avaria. Existem sinais apropriados para todas as situacoes, e a BT nao pôr os sinais apropriados nessa situacao é negligencia da grossa

Não é da responsabilidade da BT, é da PSP.

Eu acho que deveria existir um placard com informação à entrada, mas imagina num país estrangeiro, na entrada de um túnel com semáforo vermelho e alguma coisa escrita... avançavas, mesmo sem perceber o que estava escrito?
É por isso que os semáforos são universais.

Nesse caso da marginal, tinhas opção?
No caos do túnel tinhas, bastava seguir pela avenida.
Não compares os 2, porque também já tentei traçar paralelismos anteriormente e disseram-me que não se podia comparar.

A situação resolvia-se com um placard à entrada, os simbolos são comuns a toda a CE (acidente, transito lento...) e apenas o texto é aplicado na lingua materna.

Ou mesmo sem um placard electrónico à entrada bastava que a policia lá colocasse um simples sinal a dizer "Perigo Acidente" e iam-se embora sem deixar lá nenhum agente. Perdiam 2 minutos e evitavam esta confusão.

Mas isto é a minha opinião como programador [:D] É que para mim o utilizador tem que ser o gajo mais mentecapto à face da terra que vai tentar de tudo para fazer asneira e eu tenho que evitar que esse comportamento passe a minha validação. Na estrada deveriam usar a mesma filosofia.

Que o pessoal é bem multado, isso é, mas esta situação podia ser evitada se alguém usasse a cabeça de vez em quando.

Pessoalmente, agradeço ao user jccgold e ai eduardomaio por darem a sua contribuição. Parece que finalmente alguém compreendeu o meu ponto de vista (pessoal como cidadão) e profissional.

Nunca esteve em discussão a justiça ou injustiça das multas (salvo o caso dos que foram multados indevidamente...), mas sim a atitude dos agentes da autoridade (ou seus responsáveis) perante o acidente em concreto. Até aposto como algum dos agentes pensou : " talvez alguém devesse estar ali em cima a abanar um cone..."

Desabafo isto, pq, por momentos pensei que era a única pessoa deste tópico a pensar que a situação foi tratada com "anormalidade"

Estás então a dizer que devia estar um polícia,à entrada do túnel que estava fechado tendo os semáforos vermelhos,a servir de baby-sitter aos condutores para eles não se portarem mal,quais crianças,e a dizerem o que quer dizer o sinal vermelho quando está à entrada de um túnel?Não compreendo para que serviria tal redundância.Se os semáforos estivessem desligados entenderia,assim não.Passar com o vermelho,neste caso,foi casmurrice,idiotice,burrice...Até porque há alternativas próximas.

Estás então a dizer que devia estar um polícia,à entrada do túnel que estava fechado tendo os semáforos vermelhos,a servir de baby-sitter aos condutores para eles não se portarem mal,quais crianças,e a dizerem o que quer dizer o sinal vermelho quando está à entrada de um túnel?Não compreendo para que serviria tal redundância.Se os semáforos estivessem desligados entenderia,assim não.Passar com o vermelho,neste caso,foi casmurrice,idiotice,burrice...Até porque há alternativas próximas.

Opá...se ainda não percebeste o que eu quis dizer, tb. não é com mais explicações que vais perceber.

Se continuas a ver só o lado do sinal estar vermelho. Força. Eu só agradeci a quem entendeu, ou assim parece pq partilham exactamente da minha opinião. A quem não partilha, agradeço na mesma. Fica cada um com a sua.
Agora...depois de tantos posts vou-me repetir outra vez? Não, é óbvio!

Eu percebi muito bem o que queres dizer.Apenas disse que não tem lógica,numa suposta sociedade.Se não queres ver,também não sou eu que te vou abrir os olhos.

Se percebeste, então só posso ter a esperança que não sejas agente de autoridade nesta suposta sociedade.

De resto, neste tópico não postarei mais, por considerar que nada mais há a crescentar ao q disse. Apenas te respondi antes e agora, pq dum agradecimento que fiz a 2 users, perguntaste algo que já tinha sido respondido.

Saudações

A situação resolvia-se com um placard à entrada, os simbolos são comuns a toda a CE (acidente, transito lento...) e apenas o texto é aplicado na lingua materna.

Ou mesmo sem um placard electrónico à entrada bastava que a policia lá colocasse um simples sinal a dizer "Perigo Acidente" e iam-se embora sem deixar lá nenhum agente. Perdiam 2 minutos e evitavam esta confusão.

Mas isto é a minha opinião como programador [:D] É que para mim o utilizador tem que ser o gajo mais mentecapto à face da terra que vai tentar de tudo para fazer asneira e eu tenho que evitar que esse comportamento passe a minha validação. Na estrada deveriam usar a mesma filosofia.

Que o pessoal é bem multado, isso é, mas esta situação podia ser evitada se alguém usasse a cabeça de vez em quando.

Pessoalmente, agradeço ao user jccgold e ai eduardomaio por darem a sua contribuição. Parece que finalmente alguém compreendeu o meu ponto de vista (pessoal como cidadão) e profissional.

Nunca esteve em discussão a justiça ou injustiça das multas (salvo o caso dos que foram multados indevidamente...), mas sim a atitude dos agentes da autoridade (ou seus responsáveis) perante o acidente em concreto. Até aposto como algum dos agentes pensou : " talvez alguém devesse estar ali em cima a abanar um cone..."

Desabafo isto, pq, por momentos pensei que era a única pessoa deste tópico a pensar que a situação foi tratada com "anormalidade"

Agradeces a parte do mentecapto???

Essa do "profissionalmente" está uma incógnita... será bluf?

Apenas gostava de dar uma opiniao simples sobre o assunto.

Sou uma pessoa que mora perto do tunel (mas não tinha conhecimento do acidente, a não ser por aqui) e utilizo o mesmo quase diariamente (quer para entrar na VCI na direcção do freixo, quer para ir ao shopping).

O tunel tem duas entradas, em que ambas tem uma curva bastante perigosa e de visibilidade nula. Em cada entrada tem um painel grande com todas as obrigações (como por ex. circular com os medios) e dois semaforos (um de cada lado).

Tipicamente, está sempre verde mas já vi várias vezes o sinal vermelho. Normalmente a hora de ponta e penso que o sinal vermelho está lá para não entrarem mais carros para o tunel (por um conjunto diverso de perigosos).

Neste caso em particular, acho muito bem que tenham multado os condutores que passaram o vermelho, não só pelo facto de terem desrespeitado um sinal de transito como existe várias alternativas para a utilização desse util (incluindo a av do estadio do dragao, que é mesmo por cima do tunel). Ainda por cima quanto tentam realizar inversão de marcha, andando em contra-mao.

Acredito que as pessoas que passaram não sabiam (do acidente) e preferiam arriscar (dando a desculpa que podia estar avariado) mas é importante salientar que existe alternativas!!! Agora, não podem fugir das suas responsabilidades.

Aceito que seria mais correcto para colocar um policia em cada entrada, mas existe um sinal de transito em sua substituição!! Fica mais barato colocar um semaforo do que um policia. Se ainda fosse uma via onde NÃO existisse alternativa, ainda compreenderia a necessidade da policia na entrada (porque ou ficava-se parado ou passava-se) mas neste caso acho que não era preciso.

Resumindo:
Foram multados, bem multados e havia alternativas ao tunel (em muitos casos mais do que uma alternativa consoante o destino). Só tenho pena que as multas sejam "baratas" porque se não fossem, as pessoas pensavam um bocadinho mais antes de arriscar.

Nota:
Li de situações em que pessoal passou no semaforo as 5h num cruzamento e só tenho a dizer que não tem comparação possivel, porque num cruzamento tem se a possibilidade de ver em toda a sua extensão e num tunel não.

Última edição:
Apenas gostava de dar uma opiniao simples sobre o assunto.

Tipicamente, está sempre verde mas já vi várias vezes o sinal vermelho. Normalmente a hora de ponta e penso que o sinal vermelho está lá para entrarem mais carros para o tunel (por um conjunto diverso de perigosos).

Esqueceste-te de um não ali no meio não foi?[;)]

Agradeces a parte do mentecapto???

Essa do "profissionalmente" está uma incógnita... será bluf?

1- Se V.Exa. não entendeu o sentido figurativo do uso da palavra mentecapto pelo user que citou, eu entendi.

2- Não é bom princípio pôr em causa as afirmações de outras pessoas, sempre que estas, para além do seu conteúdo opinativo, se refiram a factos da sua vida pessoal ou profissional. Igualmente dizer que alguém faz "bluff" quanto a estes factos , equivale a chamar mentiroso a tal pessoa. Algo que não lhe admito!

3- Os agradecimentos , no sentido também figurado, não o visaram, pelo que não vislumbro qual o motivo do seu comentário.

4- Se fizer uma busca pelos meus mais recentes posts, facilmente se aperceberá de qual a minha profissão, apesar disso em nada lhe dizer respeito.

Por último, no presente tópico utilizei termos depreciativos apenas quanto ao procedimente genérico das autoridades envolvidas. Se fizer um esforço verá que em momento algum faltei ao respeito aos diversos users que exprimiram a sua opinião. O mesmo não posso dizer deste seu post que acabei de comentar...

Voltar
Superior