ISTO É QUE É CAÇA Á MULTA!!!!!!![8b]
Leiam!!!!!
Manuel Tobias tem 57 anos e no sábado passado foi surpreendido por dois militares da Brigada de Trânsito que se deslocaram a sua casa, uma quinta em Évora, para o multarem. As infracções em causa foram a condução sem cinto de segurança e a falta de inspecção ao veículo. A Brigada de Trânsito esclarece que é tudo «legal e louvável».
O condutor terá sido visto a circular sem cinto na variante da zona industrial de Évora e por «alguma razão os militares não puderam autuar o condutor no momento. Podiam estar ocupados com um acidente, por exemplo», explicou ao PortugalDiário o porta-voz da Brigada de Trânsito (BT), major Lourenço da Silva.
Os militares da BT de Évora apontaram a matrícula do Mercedes E300 diesel e posteriormente verificaram, através da base de dados da direcção-geral de Viação, que o veículo em questão não tinha a inspecção periódica obrigatória realizada. O passo seguinte foi, ao contrário do que é mais comum, uma deslocação ao domicílio do condutor.
«O que aconteceu foi que os militares pouparam dinheiro ao Estado. Ou seja, em vez de o cidadão receber em casa os autos com as respectivas multas, os militares foram presencialmente verificar a falta de inspecção e a identidade do condutor. É um acto absolutamente legítimo e até louvável», explicou a mesma fonte.
«Caça à multa»
Manuel Tobias queixa-se em declarações ao PortugalDiário que «é uma perseguição. Uma caça à multa». O condutor admite, no entanto, que a inspecção não estava em dia. Mas salienta que não se recorda de conduzir sem cinto já que a «primeira coisa» que costuma fazer quando entra no carro é pô-lo. «Estranho que não me tenham mandado parar na altura da eventual infracção», disse.
Segundo conta, os dois militares bateram à porta e confirmaram que se tratava do proprietário do veículo e depois solicitaram os documentos do veículo para tirar uma «dúvida». «Eu, de boa fé, fui buscar os documentos e entreguei-os julgando que era normal. Depois de ter os ditos na mão, disse-me que estava autuado porque fui encontrado há dias a circular sem cinto de segurança e que pela matrícula verificaram que a inspecção terminou no dia 31/07/2007».
As duas multas ascendem a 370 euros, 120 do cinto e 250 da inspecção. Manuel Tobias optou por não pagar e viu os seus documentos serem apreendidos. Depois de consultar um advogado, disse ao PortugalDiário que pretende pagar as multas, para depois reclamar. O condutor põe em causa a legitimidade do acto fora de flagrante delito, assim como a abordagem ao domicílio «que nem cordeirinhos» para depois o autuarem.
A Brigada de Trânsito adiantou que as multas podem ser passadas «directa ou indirectamente» e garantiu que a «lei permite» que o militar se desloque à residência. «Não é a situação mais comum, mas acontece várias vezes. Normalmente, não chega ao conhecimento do público, mas não deixa de ser um serviço bem feito».
@
http://www.portugaldiario.iol.pt