A "caça à multa"

Mas nessa descida costumam ter radares escondidos ou carro estacionado?

Faço esse troço pelo menos 2 vezes por semana desde há 7 anos, quando começei a faculdade, e foi a primeira vez no dia 22-07-2007 que fui apanhado...

Além do mais, costumo fazer essa descida a 120km/h. Naquele dia, como era domingo a tarde, quase sem transito, lá cheguei aos 171km/h, embora sem consciencia, pois vinha distraído.

Mas como já disse, não acho mal a multa. 170km/h é velocidade bastante excessiva para a via em questão.

É uma questão de mentalidade. Fica o aviso ao forum: A1- Vialonga é mesmo para ir a 100km/h

Sim um colega meu tmb já lá tinha sio multado e a menos que tu(157), porque eles levam os 100 a sério esteja sol ou chuva e vento(que neste ultimo caso a zona tem tendencia para aquaplanning)

Então sff explica esta: em Junho fiz a estrada entre Monforte e Portalegre e a meio do caminho fizeram-me sinais de luzes e sinal com o braço para ir devagar, imaginei logo que se tratasse do radar. Não foi preciso muito tempo e um par de kms à frente num cruzamento lá estavam eles escondidos com o radar apontado, mas como tinha sido avisado vinha a cumprir os 50kms do sinal. Até aqui tudo bem.

Passaram-se cerca de dois meses e voltei a passar e já não encontrei o sinal dos 50 que entretanto mais tarde vim a descobrir que já tinham passado para 80kms/h. Como tenho familia (incluindo forças da autoridade) nessa zona do País indaguei acerca do acontecido, quando me disseram que tinham alterado o limite e desde essa altura nunca mais o radar voltou a parar nesse cruzamento, sendo que agora apenas é colocado junto à estação de Portalegre onde o limite ainda é 50.

Agora pergunto. A estrada é precisamente a mesma, os carros que lá passam os mesmos, antes seria um ponto perigoso e agora deixou de ser?

Ele há coisas fantásticas não há??????

O sítio que tu falas é dentro ou fora de localidade?

Se é dentro, discordo do aumento do limite. Se é fora, concordo.

A estrada é a mesma, ou houve repavimentação?

É que às vezes basta uma repavimentação para a estrada ficar em melhor estado.

Outra situação é que o sinal já lá poderia estar desde "o tempo dos mouros", pelo que foi fetio um "upgrade"...

Mas tu estás contra o aumento do limite, ou contra o facto de eles terem mudado o radar para junto da estação de Portalegre, onde supostamente existem mais peões a atravessar, e onde o risco de altas velocidades é maior?

ISTO É QUE É CAÇA Á MULTA!!!!!!![8b]

Leiam!!!!!

Manuel Tobias tem 57 anos e no sábado passado foi surpreendido por dois militares da Brigada de Trânsito que se deslocaram a sua casa, uma quinta em Évora, para o multarem. As infracções em causa foram a condução sem cinto de segurança e a falta de inspecção ao veículo. A Brigada de Trânsito esclarece que é tudo «legal e louvável».

O condutor terá sido visto a circular sem cinto na variante da zona industrial de Évora e por «alguma razão os militares não puderam autuar o condutor no momento. Podiam estar ocupados com um acidente, por exemplo», explicou ao PortugalDiário o porta-voz da Brigada de Trânsito (BT), major Lourenço da Silva.

Os militares da BT de Évora apontaram a matrícula do Mercedes E300 diesel e posteriormente verificaram, através da base de dados da direcção-geral de Viação, que o veículo em questão não tinha a inspecção periódica obrigatória realizada. O passo seguinte foi, ao contrário do que é mais comum, uma deslocação ao domicílio do condutor.

«O que aconteceu foi que os militares pouparam dinheiro ao Estado. Ou seja, em vez de o cidadão receber em casa os autos com as respectivas multas, os militares foram presencialmente verificar a falta de inspecção e a identidade do condutor. É um acto absolutamente legítimo e até louvável», explicou a mesma fonte.

«Caça à multa»
Manuel Tobias queixa-se em declarações ao PortugalDiário que «é uma perseguição. Uma caça à multa». O condutor admite, no entanto, que a inspecção não estava em dia. Mas salienta que não se recorda de conduzir sem cinto já que a «primeira coisa» que costuma fazer quando entra no carro é pô-lo. «Estranho que não me tenham mandado parar na altura da eventual infracção», disse.

Segundo conta, os dois militares bateram à porta e confirmaram que se tratava do proprietário do veículo e depois solicitaram os documentos do veículo para tirar uma «dúvida». «Eu, de boa fé, fui buscar os documentos e entreguei-os julgando que era normal. Depois de ter os ditos na mão, disse-me que estava autuado porque fui encontrado há dias a circular sem cinto de segurança e que pela matrícula verificaram que a inspecção terminou no dia 31/07/2007».

As duas multas ascendem a 370 euros, 120 do cinto e 250 da inspecção. Manuel Tobias optou por não pagar e viu os seus documentos serem apreendidos. Depois de consultar um advogado, disse ao PortugalDiário que pretende pagar as multas, para depois reclamar. O condutor põe em causa a legitimidade do acto fora de flagrante delito, assim como a abordagem ao domicílio «que nem cordeirinhos» para depois o autuarem.
A Brigada de Trânsito adiantou que as multas podem ser passadas «directa ou indirectamente» e garantiu que a «lei permite» que o militar se desloque à residência. «Não é a situação mais comum, mas acontece várias vezes. Normalmente, não chega ao conhecimento do público, mas não deixa de ser um serviço bem feito».

@ http://www.portugaldiario.iol.pt

Sem cinto e sem IPO. A culpa é da BT... Ok, pronto... :sh)

Irem ter a casa dele é uma violência deviam ter esperado que ele fosse ao café e então era autuado enquando bebia a bica.

O sítio que tu falas é dentro ou fora de localidade?

Se é dentro, discordo do aumento do limite. Se é fora, concordo.

A estrada é a mesma, ou houve repavimentação?

É que às vezes basta uma repavimentação para a estrada ficar em melhor estado.

Outra situação é que o sinal já lá poderia estar desde "o tempo dos mouros", pelo que foi fetio um "upgrade"...

Mas tu estás contra o aumento do limite, ou contra o facto de eles terem mudado o radar para junto da estação de Portalegre, onde supostamente existem mais peões a atravessar, e onde o risco de altas velocidades é maior?

Não existem peões em nenhum dos dois sitios, estamos a falar do meio do Alentejo e apenas existem cruzamentos. Não houve qualquer alterações de pavimento nem seja do que for. A unica alteração foi mesmo dos sinais.

O minha pergunta é simples e até sei a resposta, é porque é que deixaram de estar naquele preciso lugar onde segundo me disseram era normal estarem. Só porque agora já era mais dificil gastar o rolo????

Só para teres noção dos peões que possam existir, são os dois cruzamentos no meio do nada sendo que o que tem a estação perto depois casas, são logo ali porque estamos a falar do Alentejo, mas são as uns kms de distancia, sendo que com o calor que normalmente lá se sente...

As casas que se vêm no cruzamento são de um monte, mas são para guardar maquinaria, não morando lá ninguem.
cruzamento_1.JPG

cruzamento_2.JPG

Viva,

Uma coisa é certa: nunca haverá consenso neste tema. Além da questão de consciência é necessário uma responsabilização. Qualquer um de nós inconscientemente procura encontrar justificações (que não nós) para argumentar sobre uma multa ou acidente.

Por outro lado, por vezes, nós aparentamos não saber o que queremos. É comum em várias áreas da sociedade: se não existe policiamento/fiscalização, anda tudo ao abandono, o Governo não quer saber do povo, mas, se houver um policiamento ou fiscalização apertados, existe um Governo prepotente, que não dá liberdade ao povo. Nos recentes casos da noite isso sucedeu. No início protestava-se pela falta de policiamento. este surgiu. Protestou pelo excesso. Por vezes não sabemos o que queremos...

Em termos de policiamento prefiro um local onde ele é visível. Oferece segurança. Sabemos que se algo suceder de errado podemos ser socorridos, e a sua presença impede alguns actos menos próprios dos restantes transeuntes. E penso que deveríamos ver a policia nesse sentido: algo que existe para nos servir e proteger (o célebre lema Norte-Americano "To Serve and Protect") e não como uma força repressora. Mas admito que existem falhas. Estamos a falar de algo composto por humanos e isso é meio caminho para ferros.

Marco

Os 50 kmh no tunel do Marquês são outro bom exemplo da caça á multa. A inclinação daquilo só te permite descer o túnel a menos de 50 kmh se fores sempre com o pé no travão ou com uma 1ª ou 2ª bem esganiçada e a lançar CO2 para a atmosfera. Qualquer destas opções causa desgaste desnecessário nos materiais. Mesmo assim os olhinhos de quem lá passa vão mais concentrados no velocímetro do que no asfalto o que já tem levado muita gente a subir o separador na saída do tunel para a rotunda. Não é que aquilo tenha condiçoes para se passar a 100 kmh nem nada que se pareça, mas multar quem passa a 55 kmh porque achou por bem tirar os olhos do velocímetro e colocá-los na estrada, enfim...[:vm)]

Eu fui um dos sorteados...a 55 km/h !!
Gostava de encontrar alguem que numa condução normal consegue perceber se vai a 50 ou 54 km / h...sem estar a olhar para o velocímetro, o qual, nunca dá velocidade real.

Fui confirmar a multa ( que não paguei..) e diz que fui detectado a 58km/h, a que corresponde a velocidade real de 55 km/h.

Última edição:
Se existe um movimento de caça à multa? Eu penso que não, mas alguns relatos fazem pensar que sim. Agora, que nós usualmente culpamos tudo o resto pelos nossos erros e encontramos um bode espiatório que não nós, isso é muito certo (na situação do meu pai no aeroporto, mesmo com a sinalzação vertical e horizontal, a primeira reacção foi desculpar-se porque o check in estava atrasado!). Em muitos caços será que existe uma caça à multa ou nós é que não queremos admitir (consciente ou inconscientemente) os nossos erros?

Marco

Eu penso que não há uma caça à multa. Mas o trabalho da BT é fazer-se cumprir o código.

Mesmo que nem sempre seja justo, as regras são para ser cumpridas por todos. Se somos apanhados a não cumprir temos de acarretar com as responsabilidades.

Se as pessoas tiverem cuidado em príncipio não têm problemas.

Eu próprio se refletir bem, também reclamo com os outros muitas vezes. Muitas delas com razão. Mas por vezes também eu faço m€rd@..

Eu penso que não há uma caça à multa. Mas o trabalho da BT é fazer-se cumprir o código.

Mesmo que nem sempre seja justo, as regras são para ser cumpridas por todos. Se somos apanhados a não cumprir temos de acarretar com as responsabilidades.

Se as pessoas tiverem cuidado em príncipio não têm problemas.

Eu próprio se refletir bem, também reclamo com os outros muitas vezes. Muitas delas com razão. Mas por vezes também eu faço m€rd@..

Concordo totalmente.

Sei que há polícias que não são santos, mas seremos nós quando infrigimos o CE? Porque será que quando alguém vai a 160 ou 170 km/h numa AE e se "cola" um Subaru da BT atrás a dar máximos, dizemos logo que eles é que vão mal, pq vão colados? Porque não dizemos: Po**a, vou em excesso de velocidade! Atenção, que não desresponsabilizo os agentes da BT que fazem estas atitudes, que em minha opinião tb são condenáveis, mas a nossa primeira reacção é culpar a polícia, os sinais mal colocados ou os outros. Eu também cometo infrações e tal como já foi dito, apenas tenho de assumir os meus erros, embora me custe, como é óbvio. Mas, claro que é um tema que nunca terá consenso. Aliás considero que o principal motivo dois acidentes em Portugal é a velocidade excessiva, mas as manobras perigosas tb tem uma grande parte de responsabilidade. Só para dar um exemplo, e não querendo ser muito longo no comentário, no dia 04 de Julho no IC2 (EN1), na zona de Pombal, sentido sul-Norte, ceca das 23H00, fui ultrapassado por um Audi A5 numa descida com duplo traço contínuo, quando circulava a cerca de 90 km/h. O que dizer disto: sem comentários![8b]

Para o Marco.Veloso é de louvar este teu tópico. Eu não concordo que haja caça à multa, a PSP/GNR são duas forças policiais que têem como uma das suas funções, fiscalizar e regularizar o transito nas vias da sua jusridição. Eu já fui autuado duas vezes em Lisboa , por ter estacionado em cima do passeio mas, tinha a plena consciencia de estar a infringir. Eu já passei no túnel do marquês e não tive problemas de qualquer especie em controlar a minha velocidade, aliás não tenho nenhum problema em tentar cumprir qualquer dilpoma sobre a legislação rodoviária em vigor, uma vez que tento estar actualizado em relação às alterações da demais legislação rodoviária e quando vou a circular com o meu carro também cometo infracções, tenho plena consciencia em que posso ser apanhado mas, como não pretendo contribuir com mais impostos dos que me são retirados antes de receber o ordenado, prefiro cumprir, não custa nada. A prevenção rodoviária começa e acaba em todos nós.

Já agora, não sei se é impressão minha, ou digam se estou errado, mas quando vou a Espanha, noto que os condutores portugueses no país vizinho conduzem de forma diferente, mais calma e mais civilizada. Porque será?:confused:

Eu não concordo que haja caça à multa, a PSP/GNR são duas forças policiais que têem como uma das suas funções, fiscalizar e regularizar o transito nas vias da sua jusridição.

Dito por alguem q trabalhava na embaixada e uma vez apanhou uma multa, o guarda disse que tinha de a passar porque senao o chefe deles desancava-os. Tinham de ir pra rua fazer um certo X nº de multas por dia.
Ola bem vindo ao mundo real?

Dito por alguem q trabalhava na embaixada e uma vez apanhou uma multa, o guarda disse que tinha de a passar porque senao o chefe deles desancava-os. Tinham de ir pra rua fazer um certo X nº de multas por dia.

Viva,

Então, e se todos os condutores cumprirem excrupulosamente o CE, e como tal, sem qualquer margem de erro para serem autuados, o que vai suceder a esses agentes? Vão ser todos "desencavados"? Vão ser despedidos pois não contribuem para aumentar a riqueza do Estado, que aparentemente no orçamento de Estado surge uma fonte de riqueza, a para dos impostos, que devem designar "caça à multa"? Hum...

Acho que é preciso ter cuidado com o que ouvimos de terceiros, sermos críticos e procurarmos conter a especulação da palavra.

Mas, honestamente, com a má condução que se pratica, se fosse director/responsável por uma brigada/esquadra orientava os meus agentes para conseguirem o máximo de punições possíveis. Pois se não o conseguissem significava que uma enorme quantidade de prevaricadores não era sancionada. E honestamente, acredito piamente que muita da má condução deste país só é contido e resolvida com punição forte e severa.

Marco

Se todos conduzissem dentro da lei era o caos em mtos sitios. Ha zonas em que o transito em vez de fluir acumulava-se e entupia. E com engarrafamentos aumentava o nº de toques entre carros. Alem do aumento de acidentes em percursos longa distancia devido ao aumento sono. Isso nao é tdo tao linear como queres indicar.
E depois gostava q explicasses se essas medidas eram pra ser cumpridas tb pelos "representantes do estado"

Se todos conduzissem dentro da lei era o caos em mtos sitios. Ha zonas em que o transito em vez de fluir acumulava-se e entupia. E com engarrafamentos aumentava o nº de toques entre carros. Alem do aumento de acidentes em percursos longa distancia devido ao aumento sono. Isso nao é tdo tao linear como queres indicar.
E depois gostava q explicasses se essas medidas eram pra ser cumpridas tb pelos "representantes do estado"

Viva,

Provavelmente o "caos" existe por não se cumprir a lei! Por se entrar nas rotundas "à socapa", por estacionar onde não se deve impedindo a correcta circulação dos demais veículos, por transitar com viaturas onde a sua criculação é proibida, etc. O "mundo perfeito" é utópico, mas garantidamente, se todos cumprissemos todas as leis e regras (não só na condução, mas em todas as áreas) a sociedade seria muito melhor - incluindo o trânsito. Por isso não concordo que o cumprimento do CE leve ao "caos". Acredito que numa situação excepcional, estranhada e bem pontual isso até possa acontecer (pois o CE não é perfeito). E de notar que se se cumprir o CE mantém-e uma distância de segurança razoável, logo não haveriam "toques".

E sim, obviamente a lei deveria ser cumprida por todos, mesmo os "representantes do Estado". Não vejo o porquê dessa questão. Da mesma maneira que em situações devidamente justificadas possam e devam ser desrespeitadas. Mas que sejam devidamente e explicitamente justificadas. E que não se caia na argumentação falaciosa e mesquinha de, por exemplo, referir que a GNR circulava excedendo a velocidade quando perseguia um condutor que cometeu uma contra-ordenação.

Marco

O meu pai foi multado no antigo ip5 por um radar desses escondidos a 91km/h

Um amigo meu foi multado na N222 em gaia a 73km/h (limite na zona de 70km/h).

Essa de Subarus se colarem na traseira já me fizeram, mas foi com um 530D. Infelizes do ***.

Além das leis, é preciso ter bom senso. Policias que não cumprem escrupulosamente as leis na estrada são às duzias. Especialmente os de auto-estrada.

O meu pai foi multado no antigo ip5 por um radar desses escondidos a 91km/h

Um amigo meu foi multado na N222 em gaia a 73km/h (limite na zona de 70km/h).

Essa de Subarus se colarem na traseira já me fizeram, mas foi com um 530D. Infelizes do ***.

Além das leis, é preciso ter bom senso. Policias que não cumprem escrupulosamente as leis na estrada são às duzias. Especialmente os de auto-estrada.

A velocidade real devia ser mais alta e dá esses valores esquisitos depois de fazerem o desconto para compensar qualquer erro que o radar possa ter e consideram sempre que o possível erro prejudicaria o condutor.

Quanto aos polícias não cumprirem escrupulosamente as regras é muito simples, não têm de cumprir.

Eu vivo no mundo real e sei o que se passa dentro das forças de segurança, Tenho muitos amigos que são polícias, e os polícias não têem cotas de obrigação para passar x nºs de contra-ordenações por dia, a passagem de contra-ordençãoes de trânsito faz parte de um sem números de competencias definidas na lei geral da PSP/GNR. Eu cometo infracções quase todos os dias, sei que as cometo e qual a penalização a que estou sujeito mas, não venho para aqui chorar que fui autuado pela PSP/GNR e dizer mal deles, tenho apenas que dizer mal de mim porque infringi. E como disse no outro post , como não quero ser autuado tento cumprir ao máximo, é facil e poupa-me muitos euros na carteira[;)].

Voltar
Superior