6÷2(1+2)=?

6÷2(1+2)=?

• 1

Votos: 78 30,4%
  • 9

Votos: 179 69,6%

• Total de eleitores
    257
Mas como ha' tantos iluminados, gostava que demonstrassem, aqui ao ignorante, a aplicacao pratica, aleada a' mecanica, 'a fisica...sei la'...uma utilidade pratica. E' pedir muito, ou ...." tambem, tu Brutus "

Não é uma questão de iluminação.
Uma constante não tem aplicação prática. Essa expressão representa apenas um 3 que é um constante.

Pode ser o que tu quiseres: 3 maçãs , 3 bolos, 3 vinténs... etc

Se tivesse uma variável, já poderíamos arranjar exemplos práticos. Mas não tem.

estou a ver que não gostas de bolos de chocolate...

a questão está, à partida, envenenada. é uma questão de notação. a partir do momento em que a forma de escrever uma expressão pode ter 2 interpretações distintas por dois grupos em que um deles não é negligenciável, conclui-se que a escrita está pouco clara. APESAR das regras ditarem qual a ordem pela qual se deve seguir.

arranjar uma aplicação indica que a expressão foi interpretada por mim de uma certa forma, e que outra interpretação, sendo incorrecta, levaria a outra aplicação (no caso dos bolos, 6 bolos são divididos em dois grupos, 1 com 1 pessoa, outro com 2.)

Lamento, mas discordo. A expressão em causa representa um ponto numa função linear. A interpretação da funçao é só uma. E aquela forma de escrever a expressão só tem uma interpretação correcta.

Lamento, mas discordo. A expressão em causa representa um ponto numa função linear. A interpretação da funçao é só uma. E aquela forma de escrever a expressão só tem uma interpretação correcta.

a ver:
a segunda interpretação estava incorrecta, tal como referi. corresponde a 6÷(2(1+2))

o que queres dizer com " A expressão em causa representa um ponto numa função linear"? :confused:

a ver:
a segunda interpretação estava incorrecta, tal como referi. corresponde a 6÷(2(1+2))

o que queres dizer com " A expressão em causa representa um ponto numa função linear"? :confused:

Imagina que escrevo x/2(1+2)=9. Temos uma função linear que cujo valor é 9 quando X=6. Mas isso não altera em absolutamente nada a interpretação das regras das operações a efectuar. Nada disso é posto em causa. Portanto, seja constante, seja função, as regras dos operadores são exactamente as mesmas.

Eu gosto de aprender com quem sabe. Peco um pouco mais de paciencia:

6/2x3 - Tenho 6 laranjas para repartir por 2 amigos, por dia, durante 3 dias. Resultado: vou dar a cada amigo 9 laranjas. Certo ou errado ?

6/2x3 - Tenho 6 laranjas para repartir por 2 grupos de amigos, com 3 individuos cada grupo. Resultado: vou dar 1 laranja a cada amigo. Certo ou errado ?

No primeiro caso, tenho que ir roubar laranjas ao vizinho, para poder dar 9 larajnas a cada um.

No segundo caso, dou as laranjas que tenho.

Quem comenta ?:confused:

(6/2)x3 - Tenho 6 laranjas para repartir por 2 amigos, por dia, durante 3 dias. Resultado: vou dar a cada amigo 9 laranjas. Certo ou errado ?

6/(2x3) - Tenho 6 laranjas para repartir por 2 grupos de amigos, com 3 individuos cada grupo. Resultado: vou dar 1 laranja a cada amigo.

a expressão que apresentaste corresponde à primeira que editei.

6/2x3 - Tenho 6 laranjas para repartir por 2 amigos, por dia, durante 3 dias. Resultado: vou dar a cada amigo 9 laranjas. Certo ou errado ?
Tens 6 laranjas para repartir por 2 amigos, e agora queres repartir durante 3 dias. Quantas laranjas dás por dia a cada amigo. A expressão que corresponde será: 6/2/3 e não 6/2x3. Sería 6/2x3 para teres o numero total de laranjas que deste a cada amigo depois dos 3 dias.

6/2x3 - Tenho 6 laranjas para repartir por 2 grupos de amigos, com 3 individuos cada grupo. Resultado: vou dar 1 laranja a cada amigo. Certo ou errado ?

Certo. Tens 6 laranjas para repartir por 2x3 individuos. Logo: 6/(2x3)

Última edição:

No primeiro caso, tenho que ir roubar laranjas ao vizinho, para poder dar 9 larajnas a cada um.

No segundo caso, dou as laranjas que tenho.

Quem comenta ?:confused:

A multiplicação e a divisão têm a mesma prioridade. Como tal a prioridade é dada de acordo com a sequência em que é apresentada a operação.

:confused:

O que tu estás a dizer com esta expressão é que tens 3 laranjas por dia, durante 3 dias.
1º 6/2
2º 1º x 3

Esta discussão já faz lembrar aquela de quando começa o séc. XXI, ou quando é que termina a primeira década do mesmo, etc. [:D]

Isso é que é mais complicado, pois existe um erro de 6 anos no nascimento de Cristo [;)]

Mas como não existia zero, ano 0, o Século / Milénio começou a 01-01-2001

Última edição:
Não é para competir com o caro e nobre colega Omega, mas depois disto tudo, deu-me na cabeça, pegar no tlm e ligar ao meu filho com 12 anos e colocar-lhe a questão.

Resposta:

Ora, seis a dividir por dois dá 3, dois mais um dá 3, três vezes três dá 9.

Não contei os segundos, mas foi o tempo de dizer o que está escrito.

Pois ele está no 6º ano...apenas...

Eh pa'...desculpa mas nao acredito !

Entao...2 pernas e 2 bracos sao...ora deixa ver...7 membros...Acertei ?

E o meu vizinho, o maneta, tem so' 6 membros...certo ? ( o que ele vai ficar satisfeito, quando eu lhe disser ) [;)]

Não, claro que não acertaste. [:p] [:D]

Se estivermos a falar de dois "3", temos 6, certo? Ou se falarmos de duas... metades, tens 1, ou se falares de dois... quartos, tens 0,5! Então, depende de que "2" estamos a falar! [:p]

Esquece, foi só um devaneio para espalhar ainda mais confusão! [:)]

A quem colaborou comigo, e me ensinou, o meu sincero obrigado. apr:)

basicamente é isto... se só houver multiplicações e divisões:

A/B*C/D*E*F=

A regra é seguir a ordem... de A a F.

Se houver parêntesis a regra é fazer os parêntesis e só depois o resto:

A/B*(C+D)*E*F ou A/B(C+D)*E*F

ou seja:
1. C+D=G
e depois: A/B*G*E*F

Assim sendo:
6÷2(1+2)=9

Voltar
Superior